PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Cobertores, assim como outras roupas de cama, precisam ser lavados com certa frequência. Edredons e colchas que são muito usados precisam ser lavados uma vez ao mês para evitar acúmulo de manchas e poeira. A maioria dos cobertores pode ser lavada à máquina nas configurações adequadas, mas, se não tem certeza de como lavar o seu, é possível lavá-lo à mão.

Método 1
Método 1 de 4:

Lavando à mão

PDF download Baixe em PDF
  1. Se não tiver uma banheira, use uma bacia grande o suficiente para acomodar o cobertor debaixo d’água. Acrescente um pouco de sabão em pó e espalhe. Você fará basicamente a mesma coisa que uma máquina de lavar faria na configuração mais suave, só que manualmente, o que dá maior controle sobre como o cobertor será tratado e garante que todas as partes fiquem bem limpas. [1]
    • Não encha a bacia com muita água ou ela vai transbordar a hora que colocar o cobertor.
  2. Com movimentos suaves, arraste-o para frente e para trás na água com sabão. Trabalhe em etapas. Pegue uma parte do cobertor, lave, deixe de molho e vá para a próxima parte. Faça isso até o cobertor ficar completamente limpo. [2]
  3. Retire o cobertor da banheira e deixe o excesso de água escorrer. Dobre-o na metade duas ou três vezes e, com as duas mãos, pressione-o para retirar o excesso de água. Pressionar é melhor do que torcer, pois assim não há o risco de estragar o tecido e deformar o cobertor.
  4. Enxague o cobertor rapidamente em água limpa. Isso removerá qualquer resíduo de detergente que pode ter sobrado. Mova o cobertor dentro d'água, mexendo uma parte por vez. Confira se não há nenhum resto de sabão na peça. [3]
    • Esvazie e encha a banheira com água limpa até que ela continue transparente mesmo depois de enxaguar. Talvez seja preciso fazer isso diversas vezes.
    • Tecidos como lã, seda e linho devem ser lavados à mão, pois são fibras naturais que podem ser permanentemente danificadas se lavadas através de outros métodos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Lavando na máquina

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo do tamanho, talvez você tenha problemas em acomodá-lo na máquina. Máquinas com porta frontal sem agitadores são as melhores nesse caso, pois o tambor é mais espaçoso, permitindo que o cobertor se mova. Se o cobertor é grande demais para a máquina ou é feito de algum material especialmente delicado, lave-o à mão.
    • Leve o cobertor para fora e chacoalhe-o para remover quaisquer restos de poeira ou sujeira solta antes de lavar.
    • Máquinas de lavanderias são maiores do que as residenciais e podem ser a melhor opção se o cobertor for muito grande ou grosso.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kadi Dulude

    Especialista em Limpeza de Lares
    Kadi Dulude é proprietária da Wizard of Homes, um serviço de limpeza de Nova Iorque. Kadi gerencia um time de 70 profissionais de limpeza registrados. Seus conselhos sobre limpeza já foram publicados na Architectural Digest e New York Magazine.
    Kadi Dulude
    Especialista em Limpeza de Lares

    Leia a etiqueta do cobertor antes de lavá-lo na máquina. Siga atentamente as instruções indicadas na etiqueta. Alguns cobertores só podem ser lavados a mão, enquanto outros só podem ser levados à máquina na configuração "Delicado".

  2. Se o cobertor nunca foi lavado, pode ser uma boa ideia testá-lo rapidamente para ver se a tinta usada para tingi-lo não se soltará na máquina. Mergulhe uma parte colorida do cobertor na água fria por alguns minutos. Então, pegue um pedaço de tecido branco ou papel-toalha e pressione na parte molhada. Observe se o papel ou o tecido ficaram manchados. Se houve perda substancial de tinta, lave o cobertor à mão. [4]
    • Evite lavar um cobertor novo ou muito colorido com outras roupas.
  3. Ao lavar cobertores na máquina, sempre use água fria e use o ciclo mais suave disponível. Máquinas de lavar podem ser agressivas com as roupas: por isso as peças ficam tão limpas. A desvantagem é que com toda a torção, agitação e batidas, o cobertor pode perder um pouco a forma. Similarmente, a água quente pode encolher os fios, causando desbotamento. Esteja ciente de tudo isso para proteger seu cobertor corretamente. [5]
  4. Coloque uma pequena quantidade de sabão na máquina depois de colocar o cobertor. Dessa forma, ele será espalhado uniformemente na água, criando uma solução suave de lavagem para que não tenha que colocar o sabão direto no cobertor. A maioria dos produtos são adstringentes e podem desbotar e desgastar alguns tecidos, então, escolha um próprio para peças delicadas e tenha cuidado. [6]
    • Um pouco é mais do que suficiente: um quarto da tampinha é a quantidade ideal.
  5. Coloque o cobertor dentro da máquina, distribuindo bem o peso no tambor, ou o cobertor não será lavado corretamente e os movimentos vão deixar a máquina em desequilíbrio. Se a máquina que está usando possui um agitador central, envolva o cobertor levemente em volta do agitador enquanto você o acomoda na máquina. [7]
  6. Deixe a peça passar pelo processo de lavagem. Se o cobertor é de um material sintético ou pesado, deixe-o na máquina durante todo o ciclo. No entanto, você pode tirá-lo após 5 minutos caso o tecido seja sensível, sem a necessidade de passar por uma lavagem completa, com enxágue e centrifugação. [8]
    • Quanto mais tempo o cobertor ficar na máquina, maior a chance de ele sair esgarçado ou danificado. A centrifugação, em particular, pode ser muito forte pra certos tecidos.
    • Tecidos que podem ser lavados à máquina incluem algodão e materiais sintéticos, como poliéster e náilon, que não esticam ou encolhem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Secando na máquina

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao secar o cobertor na máquina, mantenha a configuração entre baixa e média. Temperaturas altas podem encolher o cobertor ou fazer com que os materiais sintéticos, como poliéster, fiquem chamuscados. Se está secando um cobertor de penas ou de lã, deixe a secadora no modo de rolagem. [9]
    • Como o modo de rolagem não utiliza calor, é preciso muito mais tempo para secar completamente. Use-o apenas se estiver preocupado em prejudicar o tecido.
    • Novamente, algodão e sintéticos são materiais mais resistentes, que podem ser levados à secadora (apenas tome cuidado com altas temperaturas em tecidos sintéticos, que podem queimar).
  2. Mais uma vez, confira se ele está distribuído igualmente. É necessário haver folga, algum espaço de movimento para o cobertor na máquina.
    • Limpe o coletor de fiapos antes de secar. Itens felpudos, como roupas de cama, tendem a soltar fiapos que podem causar incêndios caso acumulem.
  3. Se o cobertor é pesado ou foi lavado muitas vezes, deixe-o na secadora por todo o ciclo na configuração baixa. Seque cobertores de tecidos delicados em vários ciclos curtos e fique de olho durante o processo. Coloque a secadora na temperatura desejada ou monitore o processo de secagem. [10]
    • Secar um cobertor de tecido delicado por rolagem pode levar horas. Reinicie a secadora ao fim do ciclo e repita até que o cobertor não esteja mais úmido.
    • Secar demais pode danificar ou encolher o tecido. Escolha o tempo apropriado para o cobertor que você está secando e verifique de tempos em tempos.
  4. Retire o cobertor da secadora enquanto ainda estiver ligeiramente úmido. Na maioria dos casos é preferível deixá-lo secar ao ar, pois isso ajudará a deixá-lo naturalmente macio conforme a umidade restante se dissipa. Estique o cobertor e pendure-o no varal ou coloque-o em uma superfície ampla e plana. Deixe-o lá até que esteja completamente seco. [11]
    • Um varal de chão ou tábua de passar podem ser úteis para secar o cobertor se você não tiver um varal de parede ou teto.
    • Vire o cobertor regularmente para expor os dois lados ao ar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Secando naturalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se decidir secar o cobertor no ar após lavá-lo, é bom remover o máximo de umidade possível. Assim, você economizará tempo na secagem. Apenas pressione, sem torcer ou amarrotar.
  2. Em um varal ou tábua de passar, alise e suspenda o cobertor para deixá-lo secar. É melhor deixá-lo em uma área externa para permitir um melhor fluxo de ar, mas, se não for possível, ligue um ventilador ou deixe-o pendurado durante a noite.
    • Alise as rugas e dobras antes de pendurar o cobertor, senão ele ficará com marcas e não secará por igual.
    • O cobertor deve estar perfeitamente esticado ao ser pendurado. Quanto maior a superfície, mais rápida será a secagem.
    • Lãs, sedas, linhos e quaisquer cobertores com fios mais soltos, como crochê, devem ser secos ao ar livre. Essa é a forma mais suave de secar os tecidos mais delicados para que fiquem sempre protegidos para outras lavagens.
  3. Você pode colocá-lo entre duas toalhas secas e enrolar ou dobrar tudo. As toalhas vão absorver a umidade do cobertor em ambos os lados, fazendo com que ele seque mais rápido. Coloque um objeto pesado, como um livro, em cima para ajudar a pressionar o cobertor úmido e aumentar o contato entre o cobertor e as toalhas. [12]
    • Uma vantagem do método da toalha é que não é preciso amaciar o cobertor depois de seco, já que ele estará dobrado ou enrolado.
    • Usar um objeto mais pesado do que um livro pode deformar o cobertor ou deixar marcas.
  4. Se não tem muito espaço ou não quer usar o método das toalhas, encontre um espaço limpo e plano para esticar o cobertor. Coloque algumas toalhas embaixo dele para absorver a umidade e vire-o conforme necessário para permitir que ambos os lados recebam um fluxo de ar suficiente. Esse método demora mais do que os outros, mas requer pouquíssimo esforço. Pode ser necessário passar o cobertor a ferro depois de seco para eliminar as rugas e dobras. [13]
    • O método também é útil para cobertores feitos de tecidos delicados, como lã, que podem ficar deformados facilmente quando são colocados na máquina de lavar ou secar.
    • Use o ferro em temperatura baixa e passe-o apenas uma ou duas vezes sobre o cobertor.
    Publicidade

Dicas

  • Enxágue pelo menos duas vezes ao lavar o cobertor à mão. O sabão pode causar irritações se sua pele for sensível.
  • Para melhores resultados, adicione sabão na água antes de colocar o cobertor para que o produto se espalhe bem. Se você apenas jogar o detergente por cima, ele pode ficar impregnado em apenas uma parte do cobertor.
  • Use um sabão ou detergente próprio para peças delicadas. Na seção de produtos de limpeza do supermercado, você encontrará produtos específicos que se dissolvem facilmente e não fazem muita espuma, facilitando o enxágue.
  • Colocar uma ou duas bolas de tênis limpas na máquina ajudará a mover o cobertor pelo tambor, permitindo que ele seque melhor.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe o cobertor por muito tempo na secadora. Tecidos sintéticos podem queimar ou derreter quando expostos a longos períodos de calor. O calor intenso também pode fazer com que tecidos mais pesados, como algodão, encolham.
  • Não coloque o cobertor na cama se ainda estiver molhado. Você pode causar uma infestação de mofo.
  • Lave um cobertor por vez. A água e o sabão não vão circular bem se a máquina estiver cheia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 238 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade