Baixe em PDF Baixe em PDF

Um edredom de plumas pode ser uma opção quentinha e aconchegante para pôr na cama. Para mantê-lo limpo e macio, é preciso lavá-lo de tempos em tempos. Com essa limpeza de rotina, dá para conservar o edredom com cara de novo por muito tempo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cuidando do edredom

Baixe em PDF
  1. O tecido pode ficar gasto com o uso excessivo ou prolongado. Manchas, rasgos, mofo e outras coisas indesejáveis podem aparecer sem que você perceba. Observe se há penas soltas: os edredons de pluma são tradicionalmente recheados com penas de ganso, pato ou outras aves com plumagem macia [1] e uma nuvem de penas voando é um sinal óbvio de que o tecido rasgou. Costure o rasgo com agulha e uma linha da mesma cor da peça. Limpe as manchas assim que elas surgirem.
  2. Geralmente, não é necessário limpar um edredom de plumas com uma frequência maior do que essa em condições normais de uso. Ele só precisa de uma lavagem a seco no máximo uma vez por ano. A exceção é se houver um acidente e ele ficar extremamente sujo. Nesse caso, pode valer a pena mandar lavá-lo profissionalmente para tirar o peso da consciência. [2]
    • Algumas marcas alertam que a lavagem frequente ou com muita força pode prejudicar as penas que mantêm o edredom quente. A lavagem inadequada pode retirar o óleo natural delas e deixar o edredom menos eficaz. Além disso, ele pode encolher. [3]
    DICA DE ESPECIALISTA

    James Sears

    Profissional de Limpeza de Lares
    James Sears é um especialista em tudo que for relacionado à faxina: de limpeza de ambientes ao oferecimento de experiências transformadoras para o lar, reduzindo a bagunça e renovando seus cômodos. James se formou na University of Southern California. É um pioneiro na indústria da limpeza e lidera uma equipe na Neatly. Seu grupo de especialistas em limpeza atua em Los Angeles e Orange County, California.
    James Sears
    Profissional de Limpeza de Lares

    Antes de limpar o edredom, leia a etiqueta. A maioria dos fabricantes recomenda lavar o edredom uma vez a cada três ou quatro anos; fazê-lo mais vezes pode remover o óleo das penas. Ao invés de lavar, pendure-o no varal em um dia de sol. Uma outra alternativa é polvilhar bicarbonato de sódio nele e deixá-lo agindo durante a noite.

  3. Seja para limpá-lo ou apenas para tirar os fiapos, é melhor não fazer isso em cima de lençóis e do colchão. Leve-o para um local limpo e seco, com um piso que possa ser molhado, como o da lavanderia, do banheiro ou da varanda.
  4. Essa capa serve para revestir o edredom e mantê-lo limpo. Você pode comprar uma capa que sirva para edredons de vários tamanhos. O zíper fecha em volta da peça para protegê-la. Ao encontrar sujeiras ou manchas, dá para tirar a capa para lavar sem ter que se preocupar com mais nada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lavando

Baixe em PDF
  1. O edredom de plumas costuma ser bem volumoso e uma máquina pequena não vai conseguir dar conta. As máquinas domésticas com tampa superior geralmente têm um "agitador" no centro do tambor que pode rasgar ou danificar o tecido. Se você não tiver um equipamento com capacidade grande, prefira levá-lo a uma lavanderia. Lá há máquinas grandes com abertura frontal, adequadas para lavar esse tipo de peça. [4]
    • O edredom não deve ocupar todo o espaço do tambor. A máquina deve ter um tamanho suficiente para o edredom e ainda sobrar um pouco e espaço. Assim, a água e o sabão conseguem alcançar todas as partes do tecido e não apenas as que estiverem do lado de fora.
    • Se você não tiver certeza, verifique o manual da lavadora, onde deve constar o tamanho máximo que uma peça pode ter para ser lavada com segurança. [5] Se não tiver o manual, faça uma pesquisa na internet buscando a marca e o modelo.
  2. Depois de colocar o edredom na máquina, adicione um sabão neutro, use água morna e escolha o ciclo para tecidos delicados. A água quente ou fria pode danificá-lo. [6] Tente mergulhá-lo completamente na água.
    • Se o edredom for branco, sinta-se à vontade para adicionar água sanitária. Geralmente, é seguro usar o produto mesmo que não haja indicação na etiqueta. [7]
    • Ponha a máquina para funcionar por um ou dois minutos antes de colocar o edredom dentro dela. Dessa forma, o sabão dilui na água, garantindo uma lavagem mais uniforme, o que é ainda mais importante no caso de itens muito volumosos. Caso contrário, o sabão pode não conseguir atingir todos os lugares! [8]
  3. Verifique se todo o sabão saiu da peça antes de retirá-la da máquina. É melhor pecar pelo exagero do que se arrepender mais tarde. Antes de começar a centrifugação, retire-a da máquina e esprema um pouco da água com as mãos. Assim, o edredom também fica mais leve, tornando a centrifugação mais eficaz.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Secando

Baixe em PDF
  1. Quando o ciclo de lavagem terminar, retire-o da máquina. Ele deve ter um aspecto mais liso, suave e menos volumoso do que o habitual.
    • Se for branco, ele pode parecer manchado. Não se preocupe: isso é temporário. As manchas se devem ao fato de que as plumas estão molhadas, mas logo o tecido deve ficar uniforme, à medida que for secando.
  2. Esse processo é mais demorado do que na secadora, mas é mais provável que ele não encolha ou seja danificado. Seja paciente, pois um edredom de plumas demora bastante para secar. Coloque-o em cima de uma superfície limpa e ensolarada e espere.
    • Evite secar um edredom de plumas no varal. Pode surgir mofo no tecido se ele for deixado no vento.
    • Esse passo pode ser feito antes da secagem na secadora. Diminua o risco de bolor nas plumas ao finalizar o processo na secadora.
  3. Se você usar o equipamento, evite altas temperaturas. Edredons brancos podem secar com mais segurança em temperaturas mais altas do que os coloridos, mas mesmo assim eles correm o risco de encolher. Prefira uma mais baixa, a não ser que esteja com muita pressa.
    • Coloque bolas para secar roupa, um tênis de lona sem cadarços ou bolas de tênis dentro da secadora junto com o edredom. Qualquer um desses itens ajuda a desmanchar os bolos de penas que possam ter se formado durante a lavagem, deixando o edredom macio e acelerando o processo. [9]
  4. Qualquer que seja o método de secagem escolhido, fique de olho no edredom para ver se tudo corre bem. Verifique se o tecido está secando de modo uniforme e não apenas em alguns pontos. Arrume-o e distribua as penas, afofando e batendo no tecido. [10]
    • Passe a mão no edredom de vez em quando e sinta se há bolos de plumas. Se elas estiverem aglomeradas, significa que a peça ainda está úmida e precisa de mais tempo na secadora.
  5. Quando o edredom estiver completamente seco, afofe-o e coloque-o de volta na cama. Todo o processo de secagem pode levar algo em torno de quatro a 12 horas, dependendo do método e do ajuste de temperatura usado. Tenha paciência e não apresse as coisas. Depois de seco, ele já pode ser usado.
    Publicidade

Dicas

  • Antes de guardar o edredom, verifique se ele está totalmente seco. Se ainda estiver úmido, a peça pode mofar. Guarde-o em um local fresco e bem ventilado do guarda-roupa ou closet.
  • Não lave a peça com muita frequência. O excesso de lavagens pode danificar as plumas. Uma alternativa para não ter que lavá-lo tanto é comprar um kit de lavagem a seco e usar uma capa de proteção.
Publicidade

Avisos

  • Se for lavar o edredom em casa, saiba primeiro a capacidade da sua lavadora e secadora. Se a peça for grande demais para os equipamentos, você pode quebrá-los ao forçar a barra.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sabão neutro.
  • Água sanitária (se for o caso).
  • Bolas para secadora, tênis de lona ou bolas de tênis.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 713 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade