PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As mochilas são itens essenciais para estudantes e para quem vai viajar ou acampar. Com o tempo, a umidade, as comidas e o uso contínuo acabam desgastando a mochila, deixando-a suja e fedida. As mochilas de qualidade são desenvolvidas para resistirem ao desgaste natural uso e não são muito difíceis de serem limpas. A maioria das mochilas pode ser lavada na máquina de lavar com sabão comum, mas alguns materiais precisam ser lavados à mão. Com alguns produtos de limpeza leves e um pouco de trabalho manual, é possível limpar a mochila e, quem sabe, aumentar o tempo de vida útil dela.

Método 1
Método 1 de 2:

Lavando a mochila à mão

PDF download Baixe em PDF
  1. Vire a mochila do avesso e aspire-a para remover pequenas partículas de sujeira dos cantos. [1] Quando terminar, deixe os zíperes abertos.
    • Coloque todos os pertences que estavam na mochila em um saco plástico para não correr o risco de perder algo importante durante a lavagem.
    • Caso algum dos itens esteja sujo, limpe-o enquanto a máquina é lavada para não sujá-la ao recolocar os pertences.
  2. Bata-a para remover o pó e a sujeira. Em seguida, utilize um pano úmido para limpar o exterior dela e retirar o grosso da sujeira. Desse modo, você não sujará a água que será utilizada na limpeza. [2]
    • Caso a mochila possua algum tipo de estrutura, remova-a antes da lavagem.
    • Retire alças e bolsos removíveis da mochila e limpe-os separadamente para garantir uma limpeza completa para a mochila inteira.
    • Corte fios soltos próximos dos zíperes [3] para que a mochila fique como nova após a limpeza.
  3. Sempre siga as instruções de lavagem para que você não danifique a mochila durante a limpeza. As etiquetas normalmente ficam na costura interna do compartimento principal e recomendam como se deve lavar e secar a mochila para garantir a durabilidade da mesma.
    • Alguns produtos e técnicas de limpeza podem danificar a mochila (removendo sua impermeabilidade, por exemplo), portanto, siga as instruções da etiqueta.
    • Se não encontrar a etiqueta, teste o produto de limpeza que deseja utilizar em uma área pequena e escondida da mochila.
  4. Utilize um removedor de manchas para cuidar de pontos manchados, mas evite o alvejante. Com uma escova de dentes velha, esfregue a mochila para remover o resíduo e deixe o produto assentar por até meia hora. É provável que a mancha saia quando a mochila for lavada.
    • Se não tiver um removedor de manchas, mergulhe a escova de dentes em uma solução de partes iguais de sabão líquido e água.
  5. Na falta de um tanque, faça isso em uma bacia ou pia. Você precisará de bastante água para lavar todos os bolsos e compartimentos da mochila.
    • Evite a água quente, pois ela pode desbotar o tecido.
    • Caso a etiqueta o instrua a não submergir a mochila completamente, tente limpá-la com um pano úmido.
  6. Escolha um produto suave livre de corantes, fragrâncias e substâncias químicas fortes para não danificar o tecido da mochila e nem remover as propriedades impermeabilizantes dela. Além disso, as fragrâncias e os corantes podem irritar sua pele. [4]
  7. Você pode deixar a mochila completamente de molho ou umedecer a escova ou o pano e utilizá-los para limpar a mochila relativamente seca. A escova é melhor para áreas bastante sujas, enquanto o pano é ótimo para a limpeza geral.
    • Uma escova de dentes pode ajudá-lo a remover manchas teimosas e a limpar áreas de difícil acesso.
    • Utilize uma esponja ao limpar materiais delicados para prevenir danos.
  8. Remova todos os resíduos de sabão com água morna.
    • Torça a mochila com toda sua força. Enrole uma toalha e coloque-a dentro da mochila para absorver uma boa parte da água restante.
    • Tome cuidado com os zíperes e áreas de espuma ao torcer a mochila para não danificar essas áreas.
  9. Não utilize a secadora: deixe a mochila secar naturalmente pendurada de ponta cabeça e com os zíperes abertos.
    • Experimente secar a mochila ao céu aberto. A luz solar ajudará a desodorizá-la.
    • A mochila deve estar completamente seca antes que você possa reutilizá-la. Guardar uma mochila úmida cria um ambiente propício para o crescimento de mofo e bolor.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lavando a mochila na máquina de lavar

PDF download Baixe em PDF
  1. Remova todos os pertences para que eles não sejam danificados durante a lavagem. Remova as sujeiras de dentro da mochila virando-a do avesso e utilizando um aspirador de pó nos cantos mais apertados. [5] Deixe os compartimentos da mochila abertos para que a mochila seja limpa completamente durante a lavagem.
    • Guarde os pertences em um saco plástico para não correr o risco de perder os itens pequenos enquanto limpa a mochila.
    • Limpe qualquer item que esteja sujo para não sujar a mochila após a limpeza.
  2. Limpe toda a sujeira superficial dela com um pano úmido para garantir que partículas de pó e terra não se misturem com a água que será utilizada na limpeza. [6]
    • Remova quaisquer estruturas de metal da mochila antes de lavá-la.
    • Remova também bolsos e alças desmontáveis para limpá-los separadamente. Por conta do tamanho diminuto, esses itens poderiam ficar presos na máquina e danificar a mochila.
    • Corte quaisquer fios soltos próximos dos zíperes, pois eles podem acabar danificando o material da mochila.
  3. Praticamente todas as mochilas possuem etiquetas com instruções de limpeza. As etiquetas normalmente incluem recomendações sobre lavagem e secagem para que você limpe a mochila do melhor modo possível mantendo ao máximo sua durabilidade e impermeabilidade. A etiqueta normalmente fica na costura lateral do compartimento principal da mochila.
    • A limpeza violenta ou com produtos químicos nocivos pode danificar a mochila e sua impermeabilidade, portanto, siga as instruções da etiqueta e, sempre que estiver em dúvida, utilize o ciclo suave da máquina de lavar ou lave-a à mão.
    • A maioria das mochilas é feita de lona ou náilon, tecidos que costumam poder ser lavados na máquina.
  4. Aplique um produto de remoção de manchas (evite o uso de alvejante) nas áreas manchadas e esfregue com uma escova de dentes macia. Deixe o produto agir por meia hora e as manchas devem sair durante a lavagem.
    • Uma solução composta por partes iguais de água e sabão líquido funciona como tratamento para manchas caso você não possua uma opção comercial em casa. Mergulhe uma pequena escova de dentes na solução e esfregue a mancha.
  5. Coloque-a dentro de um saco de lavagem ou uma fronha velha antes de colocá-la na máquina de lavar. Adicione uma ou duas colheres de chá de sabão suave conforme enche a máquina com água. Lave a mochila em água morna ou fria utilizando o ciclo delicado da máquina. [7] Ao fim da lavagem, retire a mochila do saco ou da fronha e seque-a com um pano.
    • A fronha evita que as alças e os zíperes fiquem presos na máquina, o que pode causar danos na mochila e na máquina. [8] Você também pode virar a mochila do avesso para o mesmo propósito.
    • A mochila pode acabar ficando presa durante a centrifugação, o que pode desequilibrar a máquina. Pause o ciclo e arrume a mochila antes de prosseguir. [9]
  6. Pendure-a no varal para secá-la naturalmente. Deixe os compartimentos abertos para secá-los completamente.
    • A mochila deve estar completamente seca antes de ser utilizada ou guardada, pois a umidade aumenta as chances de surgimento de mofo ou bolor.
    Publicidade

Dicas

  • Lave a mochila sozinha na primeira lavagem. Você pode acabar manchando outros itens ao lavá-los junto da mochila.
  • Leve uma mochila cara ou que possua valor sentimental à uma lavanderia profissional para não correr o risco de danificá-la.
Publicidade

Avisos

  • As instruções acima não são válidas para mochilas de couro, camurça ou vinil.
  • As instruções acima também não se aplicam às mochilas de acampamento que possuem armação de ferro.
  • Você pode acabar removendo a impermeabilização (comum nas mochilas de náilon) de uma mochila ao lavá-la com água e sabão. Além disso, o tecido de náilon ficará menos brilhante. Compre um agente impermeabilizante para tratar o tecido após a limpeza.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 162 549 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade