Baixe em PDF
Baixe em PDF
Está começando a aprender violão agora? Pois então você precisa aprender a ler diagramas de acordes para saber onde colocar cada um dos dedos no braço do instrumento. Com três ou quatro acordes, você já conseguirá começar a tocar centenas de músicas populares e se manter motivado no início da jornada, já que para chegar a um nível mais avançado, é preciso saber também um pouco de teoria musical. Existem diagramas de acordes para todos os instrumentos de cordas, como o ukulele, a viola e o baixo.
Passos
-
Segure o violão em pé, de frente para você. Com o instrumento de pé e virado para você, olhe para o braço dele. Essa é a orientação dos diagramas de acordes. A barra grossa na parte superior representa o nut do instrumento. Trata-se daquele ossinho branco, preto ou cor de creme que segura as cordas por cima dos trastes. [1] X Fonte de pesquisa
- Os diagramas de acordes costumam ficar posicionados na vertical. Todavia, é possível que você encontre alguns na horizontal por aí.
-
Identifique as cordas no diagrama. O diagrama tem seis linhas verticais — cada uma correspondente a uma das seis cordas do violão. A mais à esquerda é a corda mais grave, isto é, o mizão. [2] X Fonte de pesquisa
- Presumindo que esteja usando a afinação padrão, as notas serão, da esquerda para a direita: E, A, D, G, B, E. Alguns diagramas já trazem o nome das cordas em uma das extremidades da figura, mas de qualquer forma agora você já sabe qual é qual.
- Normalmente os diagramas se referem às cordas com números, de maneira que você possa identificá-las independentemente da afinação usada. A corda mais grossa e mais grave é a 6ª. Ao lado dela você tem a 5ª e por aí vai até a mizinha, a 1ª e mais fina.
-
Conte os trastes para saber onde colocar os dedos. As linhas horizontais no diagrama de acordes representam os trastes do violão. Os trastes são as tiras de metal que dividem o braço em várias casas. O traste mais próximo do nut é o primeiro. Depois dele vem o segundo, o terceiro e por aí vai. [3] X Fonte de pesquisa
- A maioria dos diagramas traz os quatro primeiros trastes. No começo, enquanto ainda estiver aprendendo alguns acordes básicos, você usará só as quatro primeiras casas.
-
Associe cada dedo a um número do diagrama de acordes. Os diagramas associam um número a cada um dos quatro dedos da sua mão esquerda. O dedão normalmente é usado para apoiar o braço do instrumento enquanto os outros dedos montam as posições. É possível que, no futuro, você até use o dedão para um ou outro acorde mais complexo, mas isso é bastante raro. Nesses casos, ele aparece como a letra "P". Eis a numeração universal dos dedos: [4] X Fonte de pesquisa
- 1: dedo indicador;
- 2: dedo do meio;
- 3: dedo anelar;
- 4: mindinho.
Publicidade
-
Afine o instrumento antes de começar a tocar. Se necessário for, use um afinador eletrônico. Hoje em dia a maioria dos kits de violão para iniciantes vem com um afinador. Caso não tenha um ainda, providencie-o, pois ele será útil na jornada. [5] X Fonte de pesquisa
- Também existem aplicativos de afinador para smartphone. Apesar de não serem tão precisos quanto os afinadores eletrônicos, eles dão para o gasto.
- Sempre que pegar o violão para praticá-lo afine-o antes de tudo. É muito importante afinar o instrumento diariamente para ir se acostumando e treinando os ouvidos para reconhecer os tons corretamente.
-
Coloque os dedos nas casas indicadas no diagrama de acordes. Os diagramas têm pontos pretos dentro das casas indicando onde você deve colocar cada um dos dedos para formar o acorde em questão. Em alguns casos, haverá um número dentro de cada ponto; em outros, os números estarão escritos embaixo. Coloque cada dedo na casa e na corda a ele correspondente. Atenção: não coloque os dedos em cima dos trastes, e sim logo atrás deles. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se olhar um diagrama para o acorde de Dó Maior (C), você verá pontos pretos na casa 3 da corda A, na casa 2 da corda D e na casa 1 da corda B. O dedo 3 (anelar) vai na corda A, o dedo 2 (o do meio) vai na corda D, e o dedo 1 (indicador) vai na corda B.
- Coloque cada um dos dedos na corda e na casa correspondentes. Toque todas as seis cordas e ouça o som dos acordes. Se alguma delas trastejar ou soar abafada, é porque você está encostando nela indevidamente. Ajuste a posição dos dedos para que nenhum deles encoste nas cordas próximas. No começo vai ser assim mesmo, mas você melhora com o tempo.
-
Veja quais cordas deve tocar em cada um dos acordes. Alguns acordes exigem que você toque todas as seis cordas do violão, mas nem todos são assim. Para cada corda que você não deve tocar, haverá um X correspondente no diagrama. Quando houver um círculo (O) acima da corda, isso significa que você deve tocá-la solta, ou seja, sem prendê-la em nenhuma casa. Não toque nenhuma das cordas marcadas com um "X". [7] X Fonte de pesquisa
- Normalmente, as cordas que não se toca são as mais graves, ausentes em alguns dos acordes mais simples. Para tocar o C, por exemplo, você precisa evitar o mizão. Para tocar o D, você deve evitar o mizão e também a corda A.
- Repare que, no diagrama do C, a 3ª e a 1ª cordas tem um O associado a elas. Isso significa que você deve tocar as cordas G e mizinha soltas.
-
Com os dedos em suas devidas posições, toque as cordas para fazer soar o acorde. Agora que já mapeou e montou o acorde no braço, toque as cordas correspondentes. Mais uma vez, tenha o cuidado de não encostar nas cordas soltas com a beirada dos dedos. Se fizer tudo certo, você ouvirá o acorde representado no diagrama. [8] X Fonte de pesquisa
- Não importa se você tocar para cima ou para baixo; o acorde é o mesmo. É claro que ele soará um pouquinho diferente a depender da direção da sua mão direita. Pratique alguns padrões de batida com o mesmo acorde para ir se acostumado à sonoridade dele.
Publicidade
-
Para os acordes que vão além da 4ª casa, leia o número da casa. Alguns acordes mais avançados exigem que se use mais do braço, ainda que na mesma posição. Atente-se ao fato de que, nesses casos, o diagrama traz na parte superior um número indicando em que casa começa o acorde. Vá contando a partir dali. [9] X Fonte de pesquisa
- Se o diagrama começa na 7ª casa, por exemplo, as próximas serão as casas 8, 9 e 10.
- É fácil perceber que o acorde não começa na 1ª casa pois, nesses casos, o diagrama não tem aquela linha grossa representando o nut do violão. Em uma olhadela você perceberá que não se trata da 1ª casa.
-
Coloque um capo na casa indicada no diagrama. Quando vir uma letra "C" junto de um número em um diagrama, entenda que precisa colocar um capotraste na casa correspondente ao número. O capotraste é um dispositivo simples que serve para prender as cordas em determinada casa, alterando o tom do violão. O capo é excelente para iniciantes pois permite tocar versões simplificadas de músicas complexas. [10] X Fonte de pesquisa
- Enquanto você estiver usando o capotraste, ele cumprirá o mesmo papel do nut do instrumento. A 1ª casa passa a ser, portanto, aquela logo após o capo.
-
Faça uma pestana quando vir uma linha curva sobre o nut. Sempre que houver uma linha curva sobre o nut, isso significa que você precisa colocar o dedo indicador sobre todas as cordas na casa indicada. Use os outros dedos normalmente. [11] X Fonte de pesquisa
- Alguns diagramas usam uma barra por cima das cordas. Com o tempo você vai se acostumando com os diferentes tipos de diagramas de acordes.
- Está começando agora? Então você talvez ainda não tenha o jeito e a força para fazer a pestana corretamente. Vá praticando até aprender, pois a pestana mudará o nível do seu jogo. Você abrirá as portas para milhares e milhares de músicas dentro do sertanejo, do rock e do pop.
Publicidade
Dicas
- Por padrão, os diagramas de acordes são normalmente pensados para músicos destros. Você é canhoto? Nesse caso, procure diagramas para canhotos na Internet. Caso não os encontre, aprenda a adaptar mentalmente o diagrama para destros. Logo você pegará o jeito com esse exercício mental. [12] X Fonte de pesquisa
- Caso ainda não consiga montar a posição de determinado acorde, procure por versões diferentes do mesmo acorde. É possível que encontre um jeito mais fácil de fazê-lo.
Publicidade
Avisos
- Você não vai aprender a tocar da noite para o dia. Mesmo quando já se sabe os acordes para determinada música, é necessário muito treino e paciência até que se consiga alternar entre eles na hora certa sem gaguejar. Tenha paciência e persevere.
Publicidade
Referências
- ↑ https://takelessons.com/blog/guitar-chord-charts-z01/
- ↑ https://www.guitarscholar.co.uk/lessons/how-to-read-chord-diagrams.php
- ↑ https://www.guitarscholar.co.uk/lessons/how-to-read-chord-diagrams.php
- ↑ https://www.libertyparkmusic.com/read-guitar-chord-diagrams/
- ↑ https://takelessons.com/blog/how-to-tune-a-guitar/
- ↑ https://www.libertyparkmusic.com/read-guitar-chord-diagrams/
- ↑ https://www.libertyparkmusic.com/read-guitar-chord-diagrams/
- ↑ https://www.guitarscholar.co.uk/lessons/how-to-read-chord-diagrams.php
- ↑ https://www.jazzguitarlessons.net/blog/jazz-guitar-chord-chart-beginners
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 32 528 vezes.
Publicidade