Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não importa se são os livros da aula de filosofia ou o jornal da manhã, ler pode ser entediante. Treine-se para fazer leitura dinâmica e passar por essas tarefas de forma muito mais rápida. O aumento da velocidade de leitura leva a menos entendimento, mas com a prática, será possível superar parte desse efeito.
Passos
-
Pare de falar consigo mesmo. Quase todo leitor "subvocaliza", ou mexe a garganta enquanto se imagina falando as palavras. [1] X Fonte de pesquisa Esse movimento pode ajudá-lo a se lembrar de conceitos, mas também é um grande empecilho para a velocidade. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte Confiável Science Direct Ir à fonte Aqui estão algumas formas de manter esse hábito no mínimo:
- Masque chiclete ou cante com os lábios fechados enquanto lê para ocupar os músculos usados para subvocalizar. [4] X Fonte de pesquisa
- Se costuma mover os lábios enquanto lê, coloque o dedo sobre eles.
-
Cubra as palavras que já leu. Durante a leitura, seus olhos muitas vezes voltam para as palavras já lidas, na maioria das vezes fazendo movimentos curtos que não melhoram a compreensão. [5] X Fonte de pesquisa Use uma ficha de leitura para cobrir as palavras depois de lê-las e treine para não abusar desse hábito.
- Essas regressões também acontecem quando você não consegue entender algo. Se os seus olhos voltarem várias palavras ou linhas, esse é um sinal de que você precisa desacelerar.
-
Entenda os movimentos dos olhos. Durante a leitura, seus olhos se movem em espasmos, parando em algumas palavras e pulando outras. Você só pode ler com os olhos parados. Aprendendo a fazer menos movimentos por linha, você lerá bem mais rápido. Mas tome cuidado: as pesquisas revelam limites para quanto os leitores podem ver de cada vez. Por exemplo, os leitores de língua inglesa: [6] X Fonte de pesquisa
- Podem ler oito letras à direita da posição do olho, mas apenas quatro letras à esquerda, o que dá cerca de duas a três palavras por vez.
- Percebem letras nove a quinze espaços à direita, mas não conseguem lê-las claramente.
- Os leitores normais não processam palavras em outras linhas. Treinar-se para pular linhas e ainda assim entendê-las seria muito difícil.
-
Treine seus olhos para fazer menos movimentos. O cérebro normalmente decide para onde mover os olhos com base no comprimento e na familiaridade das próximas palavras. [7] X Fonte de pesquisa Você poderá ler mais rápido treinando os olhos para se moverem para partes específicas da página em vez disso. Tente o exercício a seguir: [8] X Fonte de pesquisa
- Coloque uma ficha de leitura sobre uma linha do texto.
- Faça um X na ficha, sobre a primeira palavra.
- Escreva outro X na mesma linha. Coloque-o três palavras à frente para entender bem, cinco palavras à frente para textos fáceis ou sete palavras à frente para passar pelos pontos principais.
- Faça mais Xs com o mesmo espaçamento até atingir o fim da linha.
- Leia rapidamente movendo a ficha para baixo e tentando concentrar os olhos apenas no espaço logo abaixo de cada X.
-
Leia em um ritmo mais rápido do que pode entender. Muitos programas alegam aumentar sua velocidade de leitura treinando seus reflexos primeiro e depois praticando até que seu cérebro possa acompanhar, o que não foi estudado a fundo. Esse método com certeza aumenta a velocidade com a qual você passa pelo texto, mas a compreensão pode ser pouca ou nenhuma. Tente o seguinte se quiser velocidades de leitura extremas, e pode ser que entenda mais depois de alguns dias de prática:
- Passe um lápis pelo texto. Cronometre esse movimento de modo que possa dizer "um um milhar" em um ritmo calmo e terminar junto com o final da linha.
- Passe dois minutos tentando ler no ritmo do lápis. Ainda que não consiga entender nada, mantenha-se focado no texto e não deixe seus olhos se moverem durante esse tempo.
- Descanse por um minuto e depois leia ainda mais rápido. Passe três minutos tentando ler no ritmo de um lápis que se move ao longo de duas linhas toda vez que você diz "um um milhar".
-
Experimente um software RSVP. Caso não consiga atingir seus objetivos com as técnicas acima, tente a RSVP (sigla em inglês para Apresentação Visual Serial Rápida). Nessa abordagem, o aplicativo para celular ou software de computador faz o texto piscar uma palavra por vez, o que permite a você escolher a velocidade de leitura que quiser. Se deixar rápido demais, no entanto, você não conseguirá lembrar-se de uma grande porcentagem das palavras. Esse método pode ser útil para obter um resumo rápido de uma notícia, mas não para estudar ou ler por diversão.Publicidade
-
Saiba quando ler dessa maneira. Essa técnica pode ser usada para se obter um entendimento raso sobre um texto, por exemplo, ao procurar coisas interessantes em um jornal ou para entender os conceitos importantes de um livro ao se preparar para uma prova. Não é uma boa substituta para a leitura atenta.
-
Leia os títulos e subtítulos. Comece lendo apenas os títulos dos capítulos e quaisquer subtítulos no começo das seções grandes. Leia a manchete de cada artigo de jornal ou o sumário de uma revista. [9] X Fonte de pesquisa
-
Leia o começo e o final da seção. Os livros didáticos geralmente contêm introduções e resumos de cada capítulo. Em outros textos, leia apenas o primeiro e o último parágrafo de um capítulo ou artigo.
- Você poderá ler rapidamente se estiver familiarizado com o assunto, mas não tente ler o mais rápido possível. Você estará economizando tempo pulando a maior parte do texto, mas precisa entender o que está lendo.
-
Circule as palavras importantes ao longo do texto. Caso ainda queira aprender mais, passe os olhos rapidamente pela página, em vez de ler normalmente. Agora que tem uma noção do texto, pode pegar palavras-chave que marcam áreas importantes. Pare e circule as seguintes: [10] X Fonte de pesquisa
- Palavras repetidas várias vezes;
- Ideias principais, muitas vezes incluindo palavras do título ou subtítulo da seção;
- Nomes próprios;
- Texto em itálico, negrito ou sublinhado;
- Palavras que você não reconhece.
-
Examine as imagens e os diagramas. Eles muitas vezes apresentam bastante informação sem precisarem de muita leitura. Passe um ou dois minutos tentando entender completamente cada um.
-
Leia a primeira frase de cada parágrafo se estiver confuso. Caso tenha-se perdido no assunto, leia o começo de cada parágrafo. As primeiras frases ensinarão a você os pontos principais. [11] X Fonte de pesquisa
-
Estude usando suas anotações. Volte e olhe para as palavras que circulou. Consegue lê-las e obter um senso geral do assunto do texto? Caso fique confuso com alguma palavra, tente ler algumas frases ao redor dela para se lembrar do tópico e circule outras palavras nesse processo.Publicidade
-
Cronometre sua velocidade de leitura. Acompanhe seu progresso cronometrando-se todo dia, ou toda vez que tentar esses exercícios. Tentar superar sua melhor velocidade pode dar bastante motivação. Aqui está como cronometrar sua leitura em palavras por minuto: [12] X Fonte de pesquisa
- Conte o número de palavras em uma página, ou conte o número em uma linha e multiplique pelo número de linhas na página.
- Coloque um temporizador em dez minutos e veja o quanto consegue ler nesse tempo.
- Multiplique o número de páginas que ler pelo número de palavras por página e divida o valor por dez para obter suas palavras por minuto.
- Você pode usar um teste de velocidade de leitura on-line, mas provavelmente lerá em um ritmo diferente na tela do que em uma página impressa. [13] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
-
Defina objetivos para si mesmo. Sua velocidade de leitura deverá melhorar se você repetir um ou mais desses exercícios diariamente. Muita gente consegue dobrar sua velocidade de leitura depois de várias semanas. Crie metas para se motivar a continuar praticando:
- De 200 a 250 palavras por minuto é a velocidade de leitura esperada para alguém de doze anos ou mais. [14] X Fonte de pesquisa
- 300 palavras por minuto é a velocidade de leitura de um estudante de faculdade médio.
- A 450 palavras por minuto, você estará lendo mais rápido do que um estudante de faculdade procurando pelos pontos principais de um texto. O ideal é conseguir fazê-lo com compreensão quase total.
- A 600 ou 700 palavras por minuto, você estará lendo tão rápido quanto um estudante de faculdade procurando por uma palavra. A maioria das pessoas consegue aprender a ler nessa velocidade com cerca de 75% da compreensão normal.
- A 1000 palavras por minuto ou mais, você estará atingindo o nível de leitores competitivos, o que geralmente requer técnicas extremas que pulam a maior parte do texto. A maioria das pessoas não consegue se lembrar de muita coisa nessa velocidade.
Publicidade
Dicas
- Faça uma pausa a cada 30 ou 60 minutos para se manter focado e reduzir o cansaço ocular.
- Pratique em um ambiente quieto e bem iluminado e use tampões de ouvido, se necessário.
- Analisar e mudar sua leitura pode tornar-se difícil porque você começa a se concentrar nas técnicas, e não no texto. Veja se não está lendo rápido demais e se consegue entender direito o que leu.
- Caso não consiga melhorar sua velocidade de leitura, faça um exame de vista.
- Leia textos importantes quando estiver alerta e bem descansado. Algumas pessoas funcionam bem de manhã, enquanto outras pensam melhor à tarde. [15] X Fonte de pesquisa
- Afastar a página provavelmente não vai acelerar a leitura. A maioria das pessoas já ajusta automaticamente para a distância que permite velocidade máxima. [16] X Fonte de pesquisa
- Exercícios de zigue-zague que tentam fazer com que seu olho se mova da esquerda para a direita e de novo para a esquerda provavelmente não funcionarão. A maioria das pessoas que treina dessa maneira ainda move os olhos da esquerda para a direita, linha por linha.
Publicidade
Avisos
- Depois de um ponto, ler mais rápido sempre resultará em menor compreensão ou em pior memória do texto.
- Cuidado com produtos para velocidade de leitura caros. Muitos deles oferecem conselhos ou exercícios semelhantes ou exercícios não apoiados por pesquisas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Material de leitura.
- Tampões de ouvido (se estiver em um local barulhento).
- Cronômetro.
- Ficha de leitura.
Referências
- ↑ http://www.mindtools.com/speedrd.html
- ↑ http://www.amsciepub.com/doi/abs/10.2466/pr0.1989.65.2.487?journalCode=pr0
- ↑ http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022537180906283
- ↑ http://www.spreeder.com/blog/how-to-read-faster-by-eliminating-subvocalization/
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Timothy_Slattery/publication/228625379_Eye_movements_as_reflections_of_comprehension_processes_in_reading/links/0912f51128fc53c7c7000000.pdf
- ↑ http://people.umass.edu/astaub/StaubRayner2007_proof.pdf
- ↑ http://people.umass.edu/astaub/StaubRayner2007_proof.pdf
- ↑ http://www.gradschools.com/article-detail/speed-reading-1564
- ↑ http://www.mindtools.com/rdstratg.html
- ↑ https://www.aacc.edu/tutoring/file/skimming.pdf
- ↑ http://www.brainpickings.org/index.php/2013/01/16/how-to-read-faster-bill-cosby/
- ↑ http://fourhourworkweek.com/2009/07/30/speed-reading-and-accelerated-learning/
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18802819
- ↑ http://www.jstor.org/stable/10.2307/i40000840
- ↑ http://www.learningtechniques.com/speedreadingtips.html
- ↑ http://www.aaopt.org/relationships-between-print-size-preferred-viewing-distance-and-reading-speed
Publicidade