Baixe em PDF Baixe em PDF

Latitude e longitude são medidas utilizadas para descrever a localização de um determinado lugar no globo terrestre. Dessa forma, após aprender a ler e interpretá-las em um mapa, você poderá determinar as coordenadas geográficas de qualquer ponto do planeta. Embora os mapas online facilitem a determinação dessas medidas, saber como encontrá-las manualmente pode ser extremamente útil em algumas situações. Para ler a latitude e a longitude corretamente, você deve primeiro entender os conceitos básicos por trás dessas medições. Em seguida, é preciso aprender como identificar marcadores de latitude e longitude em um mapa e definir os locais exatos representados por uma coordenada.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo a latitude e a longitude

Baixe em PDF
  1. A latitude é uma medida da distância para o norte ou para o sul da linha do Equador, a qual está localizada no ponto médio da Terra, entre os dois polos. A terra é dividida em 180 linhas de latitude, chamadas de paralelos. 90 deles estão ao norte do Equador e os outros 90 estão ao sul. [1]
  2. A longitude é uma medida da distância para o leste ou para o a oeste de uma linha vertical imaginária que percorre o centro do globo, do Polo Norte ao Polo Sul, chamada de meridiano de Greenwich. Existem 360 linhas de longitude, chamadas de meridianos, 180 delas estão localizadas a leste de Greenwich e as outras 180 estão localizados a oeste. [2]
    • O meridiano oposto ao meridiano de Greenwich é chamado de antimeridiano de Greenwich. [3]
  3. As medidas de latitude e longitude são normalmente expressas em graus (°), minutos (′) e segundos (″). A distância total de um paralelo ou meridiano para outro é de 1°. Para produzir medições ainda mais precisas, cada grau pode ser subdividido em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos (logo, cada grau possui um total de 3600 segundos). [4]
    • A latitude e a longitude são medidas em graus em vez de unidades absolutas de medição (como milhas ou quilômetros) porque a Terra é esférica. Embora a distância entre os graus de latitude seja constante (aproximadamente 111,12 km), a forma da Terra faz com que a distância entre os graus de longitude diminua à medida que se aproxima dos polos. [5]
  4. Ao medir a latitude em qualquer direção, o Equador é considerado o ponto de partida, a 0° de latitude. Da mesma forma, o meridiano de Greenwich é o ponto de partida para medidas de longitude, representando 0° de longitude. Cada medida de latitude ou longitude é expressa em termos da distância em relação ao ponto de origem, seja qual for a direção. [6]
    • Por exemplo, o Polo Norte está a 90° N, o que significa que ele está 90° ao norte da linha do Equador.
    • O antimeridiano de Greenwich está 180° a leste ou a oeste (não há diferença nesse caso) do meridiano de Greenwich.
    • A Grande Esfinge de Gizé, no Egito, está localizada a 29°58′31″ N e 31°8′15″ L. Dessa forma, ela está a menos de 30° ao norte do Equador em latitude e aproximadamente 31° a leste do meridiano de Greenwich em longitude.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Determinando coordenadas de latitude e longitude em um mapa

Baixe em PDF
  1. É mais provável encontrar essas informações em mapas de grandes áreas ou em mapas menores projetados para reproduzir um terreno com extrema precisão, como mapas topográficos. Na internet, é possível pesquisar e encontrar esse tipo de mapa com certa facilidade.
  2. Dê uma olhada no mapa e localize a área cujas coordenadas deseja saber. Marque o ponto exato com um alfinete ou um lápis.
  3. A latitude é indicada em um mapa por uma série de linhas horizontais uniformemente espaçadas, que vão de um lado ao outro do mapa, enquanto a longitude é indicada por uma série de linhas verticais uniformemente espaçadas, correndo de cima para baixo. Procure números ao longo das bordas do mapa, os quais representam a coordenada de cada linha. [7]
    • As linhas de latitude são marcadas ao longo das bordas leste e oeste do mapa. Já as de longitude, são marcadas nas bordas norte e sul.
    • Dependendo da escala do mapa, as coordenadas poderão ser representadas em frações de graus em vez de graus inteiros. Por exemplo, pode haver uma coordenada representada a cada minuto dentro de um grau em vez de somente a cada grau (por exemplo, 32° 0′, 32°1′ e assim por diante).
    • O mapa também deve indicar onde a latitude e a longitude descritas estão em relação ao Equador e a Greenwich (por exemplo, norte ou sul, leste ou oeste).
    • Tome cuidado para não confundir as linhas de latitude e longitude com as linhas UTM, as quais representam outro tipo de sistema de coordenadas que pode ser encontrada em mapas. Os números UTM são geralmente marcados em um texto menor (e sem símbolos de graus), além de possuírem linhas com uma cor diferente das linhas de latitude e longitude.
  4. Pegue uma régua e um lápis e faça uma linha horizontal que ligue seu ponto até a borda leste ou oeste do mapa, paralelamente à linha de latitude mais próxima.
  5. A partir do mesmo ponto, use a régua e o lápis para desenhar uma linha vertical reta até a borda norte ou sul do mapa, paralelamente à linha de longitude mais próxima.
  6. Dependendo da escala do mapa, você poderá estimar até mesmo os segundos. Observe onde suas linhas de latitude e longitude interceptam as linhas de coordenadas na borda do mapa e calcule a posição aproximada do ponto.
    • Caso o mapa mostre os segundos, encontre a medida de segundo mais próxima do local onde as linhas que você fez interceptam a escala de latitude ou longitude na borda do mapa. Por exemplo, se a sua linha de latitude estiver cerca de 5″ acima da linha de 32°20′ N, seu ponto estará em uma latitude de aproximadamente 32° 20′5″ N.
    • Caso o mapa mostre os minutos, mas não os segundos, você poderá estimar sua latitude ou longitude dividindo o espaço entre cada linha em 10, onde cada divisão corresponde a seis segundos. Logo, se a sua linha de longitude cair cerca de 2/10 para a esquerda da linha de 120°14′ E, então a longitude é de aproximadamente 120°14′12″ E.
  7. Coordenadas geográficas são o lugar onde as linhas de latitude e longitude convergem em um único ponto. Olhe para os números que você obteve para a latitude e longitude de seu ponto e coloque-os juntos (por exemplo, 32° 20′5″ N, 120°14′12″ E). [8]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 155 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade