PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Coelhos domésticos são ótimos pets pois se adaptam bem a ambientes internos e podem ser facilmente treinados a fazerem suas necessidades nas caixinhas de areia. No entanto, ao viver com o com um coelho em casa, é bastante importante aprender como pegar e segurá-lo. Os coelhos possuem patas traseiras musculosas e fortes, logo, quando tomam impulsão com elas, o risco de machucarem a coluna é grande. [1] Porém, não é difícil aprender a pegar este bichinho de maneira segura e correta. Veja a seguir como.

Método 1
Método 1 de 3:

Levantando um coelho

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Faça com que o coelho sinta-se confortável em ser "manuseado", começando a acariciar as costas dele cuidadosamente. Faça intervalos curtos e aumente o tempo que você passa junto a ele; uma boa ideia é colocar um prato com algumas verduras para que o coelho alimente-se enquanto recebe carinho, diminuindo sua ansiedade.
    • Não faça movimentos bruscos ou sons que possam alarmar o coelhinho. Seja cuidadoso e ao coçar as costas dele, realizando os movimentos forma calma para deixá-lo tranquilo. Esta espécie é alvo de predadores, logo, quando sentem-se ameaçados, coelhos irão correr e tentar se esconder.
    • Sente no chão para ficar mais próximo de uma superfície, além de evitar de ficar "muito alto" em relação ao bichinho, assustando-o.
  2. 2
    Saiba como não se deve pegar um coelho. Nunca pegue este animal pelas orelhas, pelo rabo ou patas. [2] Coelhos são extremamente delicados e você pode machucá-los bastante se tentar levantá-los da maneira incorreta. [3] Tentar pegar coelhos pelo rabo, pelas orelhas ou membros fará com que ele reaja, tentando fugir. Isto pode causar fraturas, o deslocamento de um membro ou o rompimento de músculos e tecidos. [4]
    • Um coelho que seja novo à casa deve ser pego e seguro no colo por adultos. Crianças podem acariciar o animal enquanto ele estiver no chão ou no colo de uma pessoa sentada no chão.
    • Ficar perto do chão por um tempo é uma boa medida preventiva, pois se o coelho tentar fugir, ele não irá cair muito, evitando lesões.
  3. 3
    Treine a técnica de colocar a palma de sua mão embaixo do peito do coelho e levantar as patas dianteiras para longe do chão, colocando-as de volta na superfície logo em seguida. Recompense-o com um petisco depois do exercício - isto irá ajudar com que ele se acostume com a sensação de ser levantado. [5]
  4. 4
    Com cuidado, use a pele atrás do pescoço do coelho para segurá-lo pela nuca. Não o pegue pela nuca apenas e sim utilize esta parte para ter mais controle, evitando que ele vá para frente ao mesmo tempo que usa o outro braço para colocar as patas traseiras juntas à parte de baixo do coelho, fazendo uma "bolinha" com o pet.
    • Sua mão livre (que não está segurando a nuca) deve ser posicionada na parte traseira do coelho, colocando suas patas embaixo do próprio corpo, em direção à parte frontal enquanto segura as patas para cima com sua mão. Isto evitará que o bichinho tente pular e acabe se machucando.
    • As opiniões divergem quando o assunto é pegar coelhos pela nuca. Porém, este movimento, se feito cuidadosamente, não irá machucá-los. [6] [7]
  5. 5
    Use as duas mãos para levantar o coelho. Coloque uma embaixo do peito e outra embaixo da parte traseira do corpinho. A posição deve ser confortável tanto para ambos. Certifique-se de que você possui controle firme (mas sem apertar) sobre o corpo do pet para que ele não salte de suas mãos ao levantá-lo.
    • Não esqueça de limitar o movimento das patas traseiras com segurança, deixando sua mão na parte de trás do corpo e deixando estas patas na direção da cabeça do animal. Lembre-se, você está segurando as patas traseiras de forma que elas fiquem apontadas para frente, na direção da cabeça, oposta a que o coelho irá tomar impulso para tentar escapar.
    • Agachar e ficar mais perto do coelho pode ajudar para que você não tenha que abaixar-se e levantá-lo. Fique no nível do chão para tentar pegar o animal.
  6. 6
    Utilize a abordagem correta. A melhor maneira de levantar um coelho é através de uma gaiola, pela parte de cima, ou num local confinado de sua casa. Pode ser muito mais complicado de levantar este animal através de uma gaiola que abre apenas pelo lado, pois eles irão correr e se esconder quando você aproximar-se. Portanto, tentar pegá-lo num cômodo com vários móveis será ainda mais difícil.
    • Ao retirar o pet de uma gaiola de transporte que abre pelo lado ou pela frente, tente começar pelas costas dele, pegando primeiro as patas traseiras. Desta maneira, se escapar de seu controle, ele voltará para a gaiola e não irá para o chão. [8]
    • Use apenas uma mão para direcionar a cabeça do coelho para longe de você, na direção da parte de trás da gaiola enquanto você segura cuidadosamente sua nuca. A outra mão deve ficar sobre o "bumbum" do animal para que as patas fiquem voltadas para frente até que ele vire uma "bolinha". Depois, basta levantar o coelho, com as patas traseiras em sua direção, colocando-o sobre seu braço de maneira que ele consiga esconder sua cabeça.
    • Se for tirá-lo de uma gaiola de transporte que abre por cima, a mesma técnica pode ser empregada, só não esqueça de não deixá-lo suspenso pela nuca.
    • Caso este coelho seja calmo e não se importe muito em ser manipulado, provavelmente você conseguirá pegá-lo com uma mão abaixo do peito dele e outra no "bumbum", sem precisar "usar" a nuca.
    • Saiba que, se o coelho sentir que pode cair, ele irá se debater e tentará descer. Se isto acontecer, coloque-o de volta na gaiola de transporte e tente pegá-lo de uma forma diferente ou use a nuca para controlá-lo melhor.
  7. 7
    Tente persuadir o pet a sair do "esconderijo", sem arrastá-lo para fora. Se o bichinho tende a correr para baixo de móveis, pegue uma guloseima para atraí-lo antes de tentar pegá-lo no colo. Melhor ainda: arrume o local para não deixar que o coelho fuja e se esconda, não tendo acesso a esconderijos e locais de difícil acesso. Tente usar um gradeado que confine o animal mas que ainda possibilite-o de movimentar-se livremente.
    • Nunca puxe as patas ou rabo de coelhos para que fiquem mais perto de você. A melhor maneira de fazer isto é segurando cuidadosamente a nuca para que ele não fuja e para que você possa colocar seu braço em volta dele, segurando suas patas traseiras. Nunca segure ou balance um coelho utilizando-se de muita força, pois isto irá machucá-lo.
  8. 8
    Procure por sinais que mostrem que o coelho não permitirá que você o pegue no colo. Caso ele dê uma patada com a pata traseira ao aproximar-se, saiba que é um aviso de que você está no território dele e ele não está muito feliz com sua presença, fazendo com que seja mais complicado de controlá-lo - prepare-se.
    • Novamente, lembre-se de utilizar uma área para confinar o coelho, evitando acesso aos "esconderijos" e que lhe permita ter mais controle sobre o animal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Segurando e carregando um coelho

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Segure o coelho com a cabeça um pouco mais alta que a parte traseira. Não aponte a cabeça dele para baixo porque ele pode tentar pular, fugindo de seus braços e se machucando.
  2. 2
    Levante o coelho cuidadosamente ao lado de seu corpo (ou na frente do meio de seu abdômen), embaixo de seu braço. Ele ficará muito mais seguro ao poder esconder-se um pouco. Segure e carregue-o com firmeza em seu braço, aninhado na dobra do cotovelo. [9] Algumas pessoas comparam esta maneira de segurar o bichinho como se estivessem prendendo uma bola de futebol americano ou rúgbi.
    • Se você for destro, coloque a cabeça dele na parte inferior de seu braço esquerdo. Envolva seu braço esquerdo pelo corpo do coelho enquanto utiliza a mão esquerda para segurar com firmeza as patas traseiras dele por baixo do próprio corpo.
    • Coloque sua mão direita cuidadosamente sobre o pescoço do pet, pronto para segurar sua nuca caso ele se mexa repentinamente.
    • Não balance o coelho pelo ar ou estenda demais seu corpo.
  3. 3
    Passe-o para outra pessoa da maneira correta. O ideal é colocar o coelho numa mesa e segurá-lo enquanto a outra pessoa começa a levantá-lo. Não tente passar o pet para alguém estando longe de uma superfície, pois isto pode fazer com que ele fique nervoso e caia de uma altura grande.
  4. 4
    Limite qualquer possibilidade de lesões. Se parecer que está perdendo o controle sobre o coelho ao carregá-lo, agache-se imediatamente ao chão ou para perto de uma superfície para diminuir sua queda. Isto também lhe possibilita a tentativa de pegar novamente o pet no colo, recobrando o controle.
  5. 5
    Use uma gaiola para transporte ou algo para envolver coelhos ainda mais "nervosos". Alguns destes animais ficarão ainda mais irritados ao serem "manipulados" e independente da quantidade de petiscos ou de carinho, o comportamento não mudará. Para estes coelhos, o melhor é colocá-los numa gaiola de transporte para carregá-los ao invés de pegá-los no colo.
    • Use uma mão para segurar a nuca, obtendo mais controle sobre o coelho, e a outra mão para aninhar a parte traseira, fazendo uma "bolinha" do bichinho e transferindo-o para a gaiola de transporte.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Colocando um coelho no chão

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Com cuidado, desça o coelho até o chão (ou numa gaiola de transporte que abra por cima) enquanto o segura na dobra do cotovelo. Existe a chance de soltar o coelho sem querer, fazendo com que ele caia da maneira errada e se machuque, portanto, certifique-se de que tem total controle o tempo todo sobre ele, já estes animais geralmente pulam ao verem o chão.
  2. 2
    Coloque o coelho na frente da gaiola de transporte começando pelas patas traseiras, ou seja, com ele de frente para você. Este método diminui a chance dele pular e se machucar. [10]
  3. 3
    Recompense o pet com um petisco. Depois de passar um bom tempo em seus braços sem se debater ou lhe morder, este coelhinho obediente merece uma guloseima! Enquanto dá o alimento, faça carinho nele . Quando perceber que não é tão ruim ficar em seus braços, ele irá se acostumando aos poucos e as coisas serão mais fáceis quando desejar levantá-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Não recompense o mau comportamento do coelhinho. Se ele lhe arranhar, geralmente com as patas traseiras, não o coloque imediatamente de volta na casinha/gaiola, se puder. Provavelmente você não estava segurando-o com firmeza suficiente contra seu corpo. Desde que você não esteja machucado demais, abrace-o e deixe-o bem perto de seu peito, sobre seu braço, até que ele fique mais calmo e depois solte-o no chão, lentamente e com cuidado. A ideia é evitar recompensá-lo pelo mau comportamento dando liberdade a ele; claro que você precisará continuar a trabalhar neste sentido e até proteger seus braços com mangas compridas durante o treinamento, para que ele aceite as limitações e se conforme em ser "manipulado" por você.
  • Peça ajuda para alguém que já tenha experiência em segurar coelhos, evitando machucados no bichinho e e em você.
  • Os coelhos devem ser manuseados quando bem jovens para que fiquem acostumados com as barreiras e limitações que existem ao serem levantados e tirados das gaiolinhas.
  • Tenha paciência. Coelhos são animais escavadores e que andam pelo chão; a princípio eles não se sentirão à vontade quanto estiverem no alto, pois não é da natureza deles.
  • Caso o animal não pare de se mexer e pareça estar agitadíssimo, cubra os olhos dele - isto pode acalmá-lo.
  • Dar petiscos pode ajudar no treinamento e que o coelho aceite mais facilmente ser "manuseado". Dê as guloseimas e acaricie-o cuidadosamente.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe o coelhinho cair! Eles podem se machucar seriamente.
  • Sempre segure as patas traseiras para evitar que o animal consiga pular para longe de seus braços. Isto também não deixará ele lhe arranhar com as patas traseiras.
Publicidade

Referências

  1. http://www.raising-rabbits.com/symptoms-of-spinal-injury.html
  2. http://www.rabbitrehome.org.uk/care/handling.asp
  3. http://rabbit.org/an-uplifting-experience/
  4. http://www.rabbitrehome.org.uk/care/handling.asp
  5. http://www.rabbitrehome.org.uk/care/handling.asp
  6. http://www.ahwla.org.uk/site/tutorials/BVA/BVA08-Rabbit/Rabbit.html
  7. Susan A. Brown, “Clinical techniques in rabbits,” Seminars in Avian and Exotic Pet Medicine, Volume 6, Issue 2, April 1997, Pages 86-95.
  8. http://rabbit.org/an-uplifting-experience/
  9. Susan A. Brown, “Clinical techniques in rabbits,” Seminars in Avian and Exotic Pet Medicine, Volume 6, Issue 2, April 1997, Pages 86-95.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 084 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade