PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É fácil se ferir quando alguém o ignora, mas algo importante a se lembrar é que geralmente há um pano de fundo que você talvez não esteja enxergando. Caso tenha sido ignorado e se sinta ferido, experimente conversar com a pessoa a fim de descobrir o que há de errado.

Método 1
Método 1 de 4:

Resolvendo a situação

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Evite tirar conclusões. Sentir-se ignorado é frustrante, e fica fácil assumir o pior. Tente não pensar que a outra pessoa agiu de forma maliciosa ou causou o abandono intencionalmente. Imagine cenários alternativos pelos quais a situação pode ter acontecido, como por exemplo:
    • Ela está distraída por conta de algo, como problemas em casa ou no trabalho;
    • Você a perturbou sem perceber, e ela se sente ferida;
    • Ela simplesmente não tem tanta compatibilidade com você, e prefere passar tempo com outras pessoas;
    • Está guardando algum segredo (como uma festa surpresa) e teme que poderia abrir a boca em uma conversa;
    • Por alguma razão ela se sente nervosa perto de você (tem uma quedinha ou se sente intimidada);
    • Não é uma pessoa muito sociável, e trata a todos dessa mesma maneira.
  2. 2
    Reflita em suas ações recentes. Isso pode ser um grande desafio. As pessoas geralmente não querem admitir que fizeram algo de errado ou talvez sequer percebam quando ofenderam alguém. Respire fundo e avalie as suas interações recentes. Houve tensão? Os sentimentos da pessoa poderiam estar feridos?
    • Caso perceba ter feito algo de errado, planeje-se para uma retratação. Mesmo que ela não tenha se comportado da melhor maneira, é sempre melhor agir de forma elevada nessas situações.
    • Se a reflexão se tornar difícil, pratique diferentes técnicas de meditação .
    • Caso tenha dificuldade em enxergar a situação de forma objetiva, peça a alguém que saiba o que tem acontecido a fim de aprender uma nova perspectiva.
  3. 3
    Convide-a para conversar em privado. Às vezes, a melhor forma de chegar à raiz do problema é estar lado a lado a fim de quebrar o clima. Envie um e-mail ou uma carta perguntando se é possível terem uma conversa a sós em espaço e ocasião determinados.
    • Escolha um momento silencioso para a conversa, estando ambos livres e sem distrações.
    • O encontro privado permite a vocês lidar com quaisquer problemas que existam em seu meio (se presentes) sem o constrangimento do confronto público.
    • Caso esteja muito nervoso ou pense que as coisas podem não ir como esperado, você pode pedir a algum terceiro (um amigo mútuo, um conselheiro ou uma figura de autoridade) que ajude a mediar a situação.
  4. 4
    Seja sempre agradável. Caso veja que você está fazendo esse esforço, ela poderá voltar a conversar normalmente. Agir de forma rude só contribuirá para fortalecer e complicar ainda mais essa separação.
  5. 5
    Explique os seus sentimentos. Faça afirmações com " eu " para dizer como se sente. Tente descrever os padrões sem julgamentos, e comente acerca de seus sentimentos. Aqui estão alguns exemplos:
    • " Ultimamente, quando nós três saímos, você tem conversado quase que exclusivamente com a Sara, enquanto eu escuto. Sinto que estou ficando de lado. "
    • " Mãe, eu já vi que gosta de jogar bastante com os meus irmãos e fico feliz que a relação entre vocês é positiva, mas às vezes me sinto como alguém fora do círculo. Queria que passássemos mais tempo juntos. "
    • " Amor, eu tenho notado que sai com amigos depois do trabalho e não volta até muito tarde. Sinto a sua falta, e quero passar mais tempo com você. "
    • " Ficou chateado comigo? Notei que você não tem respondido as minhas chamadas e mensagens pelas últimas duas semanas. "
  6. 6
    Ouça de coração aberto. É possível que ela não perceba estar causando a sensação de abandono, ou mesmo que esteja passando por algum problema que você não conheça. Esteja disposto a aceitar uma explicação razoável.
  7. 7
    Disponha-se a colaborar em uma solução realista. Converse sobre os meios através dos quais ambos podem trabalhar a fim de melhorar a relação. Tirar do peito o que precisa sair e chegar a uma conclusão pode ajudá-los a descobrir como avançar.
    • " Se eu ler a mesma série de livros que você, isso daria a nós três algo em comum para conversar? Porque eu me disporia a isso, ela parece ser uma ótima história. "
    • " Pelo que entendi, você joga mais com eles porque a convidam para jogar. E, se quiser passar mais tempo com você, eu posso pedir. É isso mesmo? "
    • " Não percebi que estava trazendo tanto desgaste. Talvez poderíamos separar duas noites na semana para nós, e eu posso tentar sair mais com os amigos para não me sentir tão só? "
    • " Eu não posso mudar a minha orientação sexual. Se tiver problemas com o fato de eu ser gay, esse é um problema seu e você não precisa passar tempo comigo no futuro. "
  8. 8
    Saiba quando abrir mão. Se ela não estiver disposta a conversar, for um momento inadequado ou a situação evoluir para gritos e acusações, pode ser melhor se afastar. Você pode então revisitar o tema em outra época ou reavaliar se vale a pena manter essa relação.
    • " Você parece bastante distraído agora, seria melhor conversarmos a respeito mais tarde?'"
    • " Eu gostaria de ter uma relação mais próxima. Mas, se isso não for uma prioridade para você, não precisamos prosseguir na conversa. "
    • " Não quero brigar com você. Talvez seja bom darmos um tempo por agora. "
    • " Se você começar a me xingar, vou apenas ir embora. "
    • " Vamos conversar sobre isso depois, quando estivermos mais calmos. "
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Sabendo quando abrir mão

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Não leve para o lado pessoal. A maioria das pessoas se depara com alguém que as ignora em algum ponto da vida. Tire o poder das mãos do responsável não mostrando que isso tem afetado a sua mente. [1] Faça disso um problema dele, não seu.
    • Reconheça e aceite o fato de que nem todos gostarão de você. Mesmo as pessoas mais agradáveis e populares no mundo se encontrarão de vez em quando com outras que não as apreciarão.
  2. 2
    Concentre-se na estrada, não na parede. Essa nem sempre é a coisa mais fácil a se fazer, mas se você passa tempo desenvolvendo os próprios objetivos, as opiniões e ações dessa pessoa não serão mais tão importantes. [2] Pense nelas como a parede metafórica que não necessariamente está no caminho, mas que existe.
  3. 3
    Ignore-a também . Se ela não quer se associar com você por qualquer razão, faça o mesmo. Ao ignorá-la, você pode levá-la a melhor perceber as suas ações. Essa também é uma ótima forma de manter a sua calma e, mesmo que consuma o seu interior, pode ser uma solução produtiva ao longo do tempo.
  4. 4
    Dê tempo e espaço. Algumas pessoas simplesmente precisam de espaço dos amigos. Isso talvez não pareça justificável, mas muitas pessoas o ignorarão quando sentirem vontade. Essa pode ser a sensação mais dolorosa e frustrante possível, mas seja paciente e dê tempo ao tempo.
  5. 5
    Não force a mudança. Você nem sempre poderá transformar o humor de alguém que está sendo rude em polidez e educação. [3] Às vezes, a melhor opção é deixá-lo descobrir por conta própria o que precisa ser entendido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Desenvolvendo a sua autoconfiança

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Defina limites saudáveis com outras pessoas. Isso pode ser difícil se você não tem ainda esse hábito, mas com ele as suas relações e a sua saúde mental se beneficiarão muito no final. Seja autêntico com as pessoas ao seu redor e fale do que você precisa e de quais serão os seus limites, e será muito mais fácil satisfazer as suas necessidades. [4]
    • Explique os seus limites de forma clara, dizendo aos outros quais serão as consequências se eles forem violados.
    • Se, por exemplo, a pessoa amada o ignora e joga no celular todas as vezes em que vocês saem para almoçar, diga algo como: " Tenho me sentido alguém ignorado e desvalorizado por você ficar tanto tempo no celular. Se não quiser aproveitar esse tempo comigo, basta me dizer e eu faço outros planos para almoçar. "
    • Se aqueles em sua vida não estiverem habituados à sua imposição de limites, é possível que reajam inicialmente com decepção, surpresa ou mesmo raiva. Entretanto, se realmente se importam com você, aprenderão a respeitar os seus limites.
  2. 2
    Faça listas. Invista tempo em desenvolver três listas: as suas forças, as suas conquistas e as coisas que você admira em si mesmo. [5] Você pode pedir a um familiar de confiança que o ajude com essa tarefa. Mantenha-as em um local seguro e leia-as sempre que se sentir para baixo.
    • Você também pode buscar as boas qualidades que outras pessoas escreveram ou disseram a seu respeito.
  3. 3
    Mantenha uma boa higiene. Cuide bem de si mesmo, prestando atenção especialmente ao estilo de cabelo, ao comprimento das unhas e à limpeza dos dentes. [6]
  4. 4
    Limpe o seu espaço. Você ficará surpreso ao descobrir quanto sua saúde mental pode ser fortalecida com uma boa faxina. Concentre-se no cômodo sendo trabalhado no momento. Você poderia inclusive pedir a alguém que o ajude a reorganizar os móveis nele presentes. [7]
  5. 5
    Comece a praticar um hobby. Envolva-se com uma atividade como pintura, música, poesia ou dança. [8] Praticar habilidades artísticas aprimora a expressão pessoal e fortalece o senso de domínio próprio. Como consequência, isso significará interações mais positivas com outras pessoas. [9]
  6. 6
    Contribua. Participar de uma organização de voluntários em sua comunidade pode ser uma experiência muito positiva. Fazer a diferença aprimora a sua opinião positiva de si mesmo. [10]
  7. 7
    Separe tempo para trabalhar os sentimentos. Muitas inseguranças sobre outras pessoas surgem da autoestima. Tente separar as sensações da realidade da situação. Isso não será fácil porque o ser humano é geralmente um ser emocional, mas é importante fazer o esforço de enxergar o acontecimento com uma visão imparcial. Você poderia praticar exercícios de escrita diversos para ajudar a fluir as ideias.
  8. 8
    Se necessário, busque auxílio profissional. Caso esteja sofrendo com o episódio, há pessoas que podem ajudar. Terapeutas ou conselheiros estudantis dão a mão constantemente a pessoas nessa mesma situação. Se for aluno de alguma instituição educacional, você pode buscar um conselheiro com a vantagem de que não custará nem um centavo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Construindo amizades mais fortes

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Faça amizades novas e plenas . Se os seus amigos o ignoram ou não valorizam quem você é, pode ser uma boa hora de encontrar alguns novos. Procure por pessoas que o apoiem e compartilhem os seus interesses, em vez de ignorá-lo ou desmerecê-lo.
    • Caso não saiba bem onde encontrar amigos, experimente fazer parte de um clube ou uma organização para pessoas com interesses iguais aos seus.
    • Se tem amigos que o desmerecem ou ignoram constantemente, ou que violam os seus limites, pode ser melhor se distanciar ou cortar laços completamente .
  2. 2
    Cuide bem dos amigos e entes queridos que estão ao seu lado. Aqueles que você já tinha antes de ser ignorado provavelmente ainda são seus amigos. Se o clima houver ficado chato porque você se envolveu com outras pessoas, seja honesto e abra o coração.
    • Façam uma atividade que ambos costumavam desfrutar.
  3. 3
    Abra-se para outros. Compartilhe medos, falhas e inseguranças. [11] Mostrar-se vulnerável é uma sensação difícil de vivenciar com alguém, mas isso pode formar um elo ainda mais forte entre as pessoas envolvidas. Vocês podem inclusive revezar o compartilhamento de histórias difíceis do passado um do outro.
  4. 4
    Mantenha abertas linhas de comunicação diversas. Quanto mais canais houver para a comunicação, melhor. [12] Pode ser um desafio no mundo moderno manter-se em dia com todas as formas de se comunicar. Pelos amigos, esteja sempre atualizado nas redes sociais e no celular.
  5. 5
    Faça do momento de contato algo valioso. Não há qualquer problema em chamar um amigo apenas por chamar. Experimente pedir conselhos sérios ou apenas compartilhar algo útil que aconteceu recentemente. [13]
  6. 6
    Faça a si mesmo disponível. Se o seu amigo está passando por algo, é você quem deve fazer tempo para ele. Ninguém gosta de uma amizade unilateral e, caso tenha planos, tente contorná-los ou dê um aviso para abandonar os compromissos de antes porque algo importante aconteceu.
    Publicidade

Dicas

  • Evite fazer uma cena. Independente de quão nervoso ou frustrado esteja se sentindo, explodir (especialmente em público) geralmente só piora a situação. Em vez disso, faça uma pausa — diga que você precisa de alguns instantes ou sair para tomar ar, e afaste-se.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 583 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade