Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ninguém está realmente preparado para a fama. Tornar-se famoso traz consequências e responsabilidades novas para qualquer celebridade, político, youtuber , escritor, etc. Passar pela notoriedade sofrendo um mínimo de impacto dependerá de seus valores pessoais e de limites claros entre você e o público. Leia mais para saber como usar sua fama positivamente e manter o equilíbrio pessoal.
Passos
-
Pense no motivo de sua fama. Justamente por ser almejada pela maioria das pessoas, pode ser difícil imaginar como a fama, depois de alcançada, afetará sua vida. Trata-se de um privilégio com encargos desconhecidos pela maioria e não há nada de errado em buscar ajuda para lidar com eles. Com isso em mente, pense no momento em que você ficou popular e reflita sobre o que mudou em sua vida desde então com as seguintes perguntas:
- Seus relacionamentos íntimos estão diferentes de quando você ainda era um anônimo?
- Alguém já disse que você está agindo de maneira diferente?
- Houve qualquer tipo de mudança em sua personalidade?
-
Tenha um dia a dia saudável. A visibilidade recém-adquirida pode fazer com que a vida fique de cabeça para baixo. É importante manter a mesma vida de antes e adaptá-la às eventuais novidades que ser famoso traz, como compromissos e obrigações. Use válvulas de escape para lidar com o estresse, passe tempo sozinho quando for necessário, alimente-se direito, descanse, faça exercícios e foque em todas as outras responsabilidades de sua vida. Lembrar de que você continua sendo a mesma pessoa o trará de volta para a realidade e diminuirá a tensão quando as coisas ficarem turbulentas.
- Abrir mão dos hábitos comuns dificulta escapar das arapucas da fama, como o abuso e o vício em drogas, as dúvidas sobre si mesmo e a toda a ilusão que isso acarreta. [1] X Fonte de pesquisa
- Esforce-se para manter a notoriedade como apenas mais um aspecto de sua vida. Não dê toda sua atenção à fama, principalmente se ainda for jovem e estiver na escola. [2] X Fonte de pesquisa O sucesso é empolgante, mas ter autocontrole e ser um exemplo positivo para quem o cerca é fundamental para manter o equilíbrio.
-
Aceite as críticas e não as leve para o lado pessoal . Ser uma pessoa pública é difícil porque o público o verá da maneira que quiser. Em outras palavras, a opinião dos outros sobre você (incluindo da própria mídia) não será mantida em particular, ela será publicada nos maiores veículos de comunicação. [3] X Fonte de pesquisa
- As opiniões a seu respeito serão variadas, tanto sobre sua atuação quanto sobre você mesmo e essa é a definição de “ser famoso”. Aprenda a rir das críticas absurdas que surgirão, lembre-se de que isso é parte do jogo e não guarde rancor por algo que, por mais presente que seja, é passageiro.
-
Tenha um círculo de amigos íntimos. É importante lembrar que essas pessoas não são suas assistentes ou subordinados, mas amigos de verdade. Esforce-se para manter seus amigos verdadeiros próximos de você e eles o ajudarão a se lembrar de quem é no meio da confusão da fama.
- O sucesso pode balançar os relacionamentos pessoais, portanto prepare-se. Enquanto algumas pessoas ficarão empolgadas com isso, outras sentirão inveja e podem até se tornar competitivas.
- Tenha conversas individuais com seus amigos, diga o que sente, fale sobre seus planos, valores, sobre como lida com suas relações nesse momento e como acha que será se o sucesso ficar ainda maior.
-
Não se afaste de seu trabalho. Ficar famoso é um trabalho em si, com seus próprios compromissos, o que pode distraí-lo de seu ofício. Faça seu melhor para não deixar sua competência e esforço de lado, lembre-se de que não ficou famoso por ser quem é, mas pela qualidade de seu trabalho. Afinal de contas, isso é o que realmente inspira os fãs.
- Perseguir somente a fama o fará negligenciar o esforço que deveria ser empregado no trabalho, seu desempenho em fazer música, atuar ou preparar tutoriais será prejudicado. Seus fãs ficarão ainda mais admirados com o desenvolvimento de sua arte se você sentir a emoção de concretizar e aprimorar suas técnicas, em vez de dar atenção só para sua imagem.
-
Controle seu ego. [4] X Fonte de pesquisa Ter um dom é um presente do universo. Você pode e deve dividi-lo com os outros e se orgulhar dele, mas não se deixe levar pela fama. É difícil não se deixar levar pelo poder que isso gera, mas é o que também faz com que celebridades sejam grosseiras com os fãs (muitas vezes sem querer).
- Não deixe nenhum tipo de oportunidade passar batido, inclusive as chances de fazer trabalho voluntário. Seja grato e faça seu melhor para ajudar pessoas que possam tirar algo de bom de sua história de fama.
- Uma modelo chamada Christie Brinkley pediu para uma revista publicar fotos dela sem maquiagem para mostrar ao público que a perfeição reproduzida pela mídia não existe.
- Aprimore-se, esforce-se para ser cada vez melhor e fazer um trabalho com cada vez mais qualidade – seja um artista, não uma simples celebridade.
-
Não alimente expectativas. A mesma sociedade que cria seus heróis pode destruí-los com críticas impiedosas, já que os padrões que ela impõe são inalcançáveis até por eles mesmos. [5] X Fonte de pesquisa Assim como qualquer pessoa, você não é perfeito e não é obrigado a fazer o que os outros esperam. Tenha seus próprios padrões de sucesso e fique com eles depois do estrelato também. A bagagem adquirida com a experiência pode ser particularmente útil nesse sentido.
- Pessoas mais vulneráveis acabam assimilando esses ideais e fazendo o impossível para cumprir com essas exigências. [6] X Fonte de pesquisa
- Atores e atrizes sofrem um agravante, pois muitos fãs não entendem a diferença entre a personalidade do artista e a do personagem que ele interpreta, o que gera um aborrecimento à parte. As entrevistas e redes sociais são essenciais para esclarecer isso para o público.
Publicidade
-
Compreenda por que é tão difícil separar a vida íntima da pública. [7] X Fonte de pesquisa Existem certas liberdades que somente o anonimato permite. Embora fazer sucesso público seja muito vantajoso para algumas coisas, perdem-se privilégios também; lembre-se de que a maioria das pessoas sonha em ser uma celebridade e essa atenção é tão boa que deve ser controlada.
-
Crie seus próprios valores . [8] X Fonte de pesquisa Naturalmente, a popularidade pode fazer com que você fique encanado demais com sua imagem e com seus modos, duvidando de si mesmo. Boas medidas para não se perder são escrever um diário e conversar com amigos próximos. [9] X Fonte de pesquisa
- Outra opção é fazer terapia. Conversar com um profissional o ajudará a se descobrir e, conhecendo a si mesmo, você conseguirá manter sua personalidade estável quando os percalços da fama surgirem.
- Ter uma opinião bem embasada é particularmente útil durante entrevistas. Um posicionamento firme faz com que você sempre tenha o que falar e evite desentendimentos em assuntos polêmicos.
-
Tenha limites pessoais. Algumas oportunidades serão tentadoras e você frequentemente será obrigado a recusar, por qualquer motivo que seja. Quando for a um evento, por exemplo, diga claramente quantas perguntas está disposto a responder; também é sábio decidir de antemão se tem intenção de encontrar as pessoas que conhecer por lá em ocasiões futuras. Seja firme, mas generoso com seu tempo e tanto seus fãs, quanto a imprensa entenderão sua postura logo de cara. Assim, você evitará dar a impressão errada e não terá que ignorar pessoas inoportunas.
- Você não é obrigado a responder questões sobre sua vida pessoal; na realidade, essa é uma regra de diversas celebridades. [10] X Fonte de pesquisa
-
Não busque seu nome na internet. Pense em todos os resultados (bons e ruins) que já encontrou sobre qualquer artista e você lembrará que eles são uma mistura de enaltecimento e repúdio extremo. Não é fácil ter que lidar com a enxurrada de opiniões alheias a seu respeito e, como ser humano normal, você prestará mais atenção às negativas. [11] X Fonte de pesquisa Caso realmente queira fazer essa pesquisa, tenha cuidado com os sites de fofoca, não dê atenção a eles.
-
Use as redes sociais em seu favor. Adote uma estratégia se quiser usar as redes sociais como publicidade; para começo de conversa, seja politicamente correto. Falar uma vírgula errada sobre um assunto polêmico pode ser a desculpa que o público quer para discutir sua vida pessoal e sua personalidade; no mínimo, alguém encontrará uma razão para chamá-lo de hipócrita. Esse nível de palpite é resultado de uma forte presença online, portanto seja cauteloso.
-
Namore pessoas anônimas. Namorar com várias celebridades rende um prato cheio para a imprensa e o público fofocarem sobre sua vida íntima. Além disso, namorar uma pessoa desconhecida é importante para ter um pé fora do estrelato e manter a cabeça no lugar.
- Se você é sensível quanto à exposição de seus relacionamentos ao público (com razão), pense em ir aos grandes eventos desacompanhado e tenha uma vida amorosa reservada.
Publicidade
-
Entenda como os outros veem a fama. Tente se lembrar de como você mesmo via a fama das celebridades e esforce-se para nunca esquecer essa sensação. Ter notoriedade por muito tempo ou ser reconhecido por suas obras desde cedo dificulta entender o que os outros sentem em relação a isso. Compreender o público o ajudará a interagir com mais delicadeza com as pessoas.
- Por exemplo, a maioria dos pré-adolescentes idolatra as celebridades acima de qualquer outro exemplo de sucesso. [12] X Fonte de pesquisa Em outras palavras, você tem uma certa responsabilidade com esse grupo de fãs e deveria começar a pensar em como influenciá-los positivamente com sua história de vida.
-
Seja tranquilo e paciente com o público. A menor demonstração de desagrado é o suficiente para você ser conhecido como um artista arrogante. Dê alguns minutos do seu tempo para conversar com quem prestigia e admira seu trabalho. Seus fãs provavelmente não sabem quem você realmente é, eles só ouvem falar de sua personalidade e muitos ficarão surpresos quando descobrirem que você é uma pessoa comum e bacana.
- Quando conversar com alguém isoladamente, ouça-o com empatia, aproveite o momento com esse desconhecido também.
- Tentar ser malandro e malicioso é uma coisa que você não deve fazer quando conversar com fãs mais jovens, por exemplo.
- Seja positivo se decidir comentar o que as pessoas dizem em redes sociais, sempre brevemente e com bom humor. Caso você tenha um relações públicas que faz isso por você, veja se ele mantém essa postura também.
-
Aceite suas responsabilidades. [13] X Fonte de pesquisa Pessoas famosas têm sua cota de responsabilidade por serem formadoras de opinião. Saber que você é uma grande influência na vida do público pode ser um baque e o ideal é resistir a encarar isso com o ego. Lembre-se do Homem Aranha: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades e é seu dever respeitar todas as vidas que você afeta. Pense bem em como essa influência pode ser benéfica. Tente pensar para além de si e não deixe suas vontades pessoais tomarem conta.
-
Aproveite sua nova visibilidade. Agora que sua voz é ouvida por mais pessoas, use-a para falar sobre as causas que defende. Seu alcance é maior agora e você tem o poder de incentivar seus fãs a fazerem coisas grandiosas; reforce a necessidade de fazer o bem.
- Pense naquele casal de celebridades que vendeu os direitos das fotos do bebê recém-nascido e deram o dinheiro das vendas para a caridade, por exemplo. O simples ato de falar para a imprensa sobre caridade já faz uma tremenda diferença.
- Uma boa estratégia é usar esses temas importantes para esquivar de perguntas sobre sua vida pessoal, sempre com um bom conselho no fim. Por exemplo, se um jornalista perguntar “Como você faz para conciliar sua carreira como youtuber e seus estudos?”, você pode usar essa deixa para dar um toque sobre como lidar com a popularidade de uma maneira positiva.
-
Fique de olho em oportunistas. [14] X Fonte de pesquisa Eles são aproveitadores e farão de tudo para ter um relacionamento ou sociedade com você para pegar carona em seu sucesso e aproveitar de seu dinheiro. Com isso em mente, fique alerta para desconhecidos com propostas de trabalho que envolvam sua imagem, observe se a pessoa em questão realmente tem interesse em desenvolver um trabalho sério.
- Ter juízo e parcimônia com seu dinheiro o ensinará a discernir o que é um bom negócio e o que deve evitar em termos de parcerias comerciais.
- Além disso, ter consciência de sua renda possibilita que você saiba quais trabalhos pegar e o que pode rejeitar.
Publicidade - Ter juízo e parcimônia com seu dinheiro o ensinará a discernir o que é um bom negócio e o que deve evitar em termos de parcerias comerciais.
Dicas
- Prepare-se para se defender. Tenha uma boa equipe jurídica para momentos de necessidade.
- Construa sua marca. Seu nome é sua marca agora que você é famoso e as pessoas devem saber disso. Faça o que for necessário para resguardar sua reputação.
Publicidade
Avisos
- Se sentir que sua segurança está em risco, contrate profissionais para acompanhá-lo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/199505/the-other-side-fame
- ↑ http://www.nytimes.com/2011/07/17/fashion/how-teenagers-handle-the-webs-instant-fame.html
- ↑ https://www.academia.edu/693083/Being-in-the-world_of_celebrity_The_phenomenology_of_fame
- ↑ http://theinneractor.com/30/fame-or-not/
- ↑ http://www.goodlifecoaching.com/CreativeLife36.html
- ↑ https://www.academia.edu/693083/Being-in-the-world_of_celebrity_The_phenomenology_of_fame
- ↑ http://www.goodlifecoaching.com/CreativeLife36.html
- ↑ http://www.goodlifecoaching.com/CreativeLife36.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/199505/the-other-side-fame
Publicidade