Baixe em PDF Baixe em PDF

Se alguém chamou você de feio, pode ser que você esteja se perguntando se isso é verdade. No entanto, o que importa é a sua percepção de si mesmo e não o que os outros pensam ou dizem. Se alguém chamou você de feio, responda calmamente, sem ficar irritado ou nervoso. Trabalhe na sua autoconfiança e auto aceitação. Encontre a beleza que há em você sem necessariamente depender da aparência. Nunca tenha receio de buscar apoio com amigos, pais ou um terapeuta se não consegue se sentir bem consigo mesmo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Respondendo o comentário

Baixe em PDF
  1. Talvez você se sinta magoado ou irritado por ter sido chamado de feio. Tente não se estressar imediatamente. Em vez disso, lide com as emoções com maturidade. [1] Tente controlar suas emoções antes de responder. Se perceber que está ficando bravo ou nervoso, respire fundo . Vá diminuindo o ritmo para respirar mais lenta e profundamente.
    • Respire pelo abdome e não pelo peito.
    • Tente contar cada respiração. Por exemplo: inspire por quatro segundos e expire por mais quatro.
  2. Não deixar se afetar por algo que alguém disse mostra que você tem controle sobre a situação. Quando as palavras de alguém são capazes de entristecê-lo, aquela pessoa ganha poder sobre você. Não dê essa chance à ela. Ignore os comentários e não reaja emocionalmente. Seu caráter fala mais sobre você que o que a sua aparência. [2]
    • Na teoria, parece fácil ignorar os comentários. Talvez você precise de um pouco de prática até que consiga.
    • Repita para si mesmo: “As ações e palavras da pessoa não precisam mudar como eu me sinto.”
  3. Tome uma atitude e não volte atrás. Se decidir falar, fale com confiança. [3] Diga que os comentários são maldosos e não refletem quem você realmente é.
    • Diga algo como: “Eu não sei porque você está me chamando de feio. Sua opinião sobre a minha aparência não diz nada sobre quem eu sou."
    • Você também pode dizer: “Não cabe a você julgar a aparência de ninguém. Eu gosto de quem eu sou, pois sou uma pessoa boa e gentil.”
  4. Talvez alguém tenha chamado você de feio por causa do seu nariz grande, cabelo enrolado ou pés grandes. Essas características não são negativas. Talvez algumas pessoas não gostem delas, mas tudo bem. Lembre-se de que a pessoa está julgando você e que não é preciso levar isso de forma negativa.
    • Você pode dizer: “Sim, meu nariz é grande. Como se eu não soubesse.”
    • Ou, então: “Aparência não é tudo. E sim, meus braços são peludos.”
  5. O humor pode ajudar a eliminar a tensão de qualquer situação. No entanto, não use humor para retrucar com um insulto, mas para mostrar que as palavras das pessoas não podem afetá-lo. [4]
    • Aumente o comentário e diga algo como: “Sim, eu acho que sou bem feio. Estou aguardando o dia em que alguém vai me beijar para eu virar um príncipe!”
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aceitando quem você é e ganhando confiança

Baixe em PDF
  1. Acima de tudo, o que você pensa sobre si é muito mais importante do que o que os outros pensam. As pessoas podem ter muitas opiniões, mas as que mais importam são as suas. Aprenda a priorizar a forma como você se enxerga em relação a forma como os outros enxergam você. [5]
    • Se alguém chamá-lo de feio, lembre-se de que sua opinião é mais importante e que ninguém é capaz de fazer você se sentir feio.
  2. Muitas pessoas tendem a se criticar demais. Se você conhece bem os seus defeitos ou reconhece apenas o que não gosta em si mesmo, tente fazer uma lista das suas qualidades. Olhe no espelho e concentre-se no que você gosta no seu corpo. Pode ser a cor dos seus olhos, tom de pele, lábios, mãos, qualquer coisa!
    • Faça uma lista das partes do corpo que você mais gosta e lembre-se dela quando estiver se sentindo para baixo.
    • Você pode incluir coisas que gosta de fazer com o seu corpo, como: “Meu corpo é atlético e eu danço muito bem.”
  3. Ninguém pode definir o que é bonito, normal ou belo. O velho ditado já diz que “a beleza está nos olhos de quem vê” e isso se aplica à atração também. Se você se sente mal com a sua aparência ou com o que ouviu dos outros, comece a trabalhar na auto aceitação. Tenha compaixão por si mesmo. Veja-se como uma pessoa imperfeita e abrace suas imperfeições. [6]
    • Por exemplo, diga a si mesmo: “Eu não sou perfeito em quem eu sou ou na minha aparência, mas sou capaz de me aceitar independentemente das imperfeições.”
    • Uma pessoa não acha você atraente. E daí? Isso não significa que todo mundo pensa assim. Aceite-se como você é e lembre-se que não é possível agradar a todo mundo.
  4. Se ser chamado de feio afetou a forma como você se vê, é hora de mudar isso. Concentre-se em dizer algo para si mesmo que ajude a alimentar os pensamentos positivos na sua cabeça. Pense em afirmações no presente e repita-as para si mesmo todos os dias. Talvez você não acredite nelas no começo, mas continue praticando e veja como se sente. [7]
    • Por exemplo, diga ou escreva “eu sou bonito” ou “meu valor vai além da aparência”.
    • Escreva afirmações no espelho do banheiro para vê-las todas as manhãs. Você pode usar post-its ou marcadores para lousa.
  5. Tenha confiança em tudo que fizer. Se não sabe como se sentir confiante ou não se sente capaz de desenvolver confiança, aja como se fosse uma pessoa confiante. Por exemplo, pergunte-se: “O que uma pessoa confiante faria agora? Como ela responderia à essa situação?”. Comece a se enxergar como uma pessoa confiante, mesmo que não acredite nisso. As pessoas tendem a zombar menos de quem parece ser confiante. [8]
    • É como dizem: “Finja até ser verdade.” Logo você verá que se sentir confiante será cada vez mais fácil.
    • Por exemplo: pode ser que alguém zombe de você no corredor da escola. Continue andando de cabeça erguida e mostre como você se sente bem em ser quem é.
  6. Se você se sentir mal porque alguém disse que você é feio, faça algo para se sentir bem. Embora não seja possível mudar a aparência imediatamente, é possível voltar sua atenção para coisas que façam você ficar mais feliz, calmo e à vontade. Isso pode ajudá-lo a lidar com o estresse e a se sentir melhor no geral. [9]
    • Por exemplo: saia para caminhar, tome um banho, escreva no seu diário ou ouça música.
    • Envolva-se em atividades divertidas, como esportes, artes marciais ou culinária.
  7. Faça algumas coisas para cuidar da imagem. Pratique a boa higiene, seja trocando de roupa (meias e roupas íntimas, principalmente), tomando um banho, escovando os dentes ou usando desodorante. Cuide de si mesmo para se sentir mais confiante. Separe um tempo de manhã para arrumar o cabelo, vestir alguma roupa legal que reflita seu estilo e crie um visual que você goste. [10]
    • Escolha um estilo que mostre quem você é. Use roupas confortáveis, de bom caimento e que façam você se sentir bem.
    • Ser chamado de “feio” é diferente de ser chamado de “relaxado”. Tome uma atitude a respeito da sua imagem e daquilo que é possível melhorar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Buscando apoio

Baixe em PDF
  1. Não importa se você precisa de apoio ou de alguém para conversar — um adulto sempre pode ajudar. Pode ser um professor, pai, mãe, treinador, coordenador pedagógico ou líder espiritual. A pessoa pode ser um ombro amigo e pode dar conselhos sobre como lidar com pessoas que tentam magoar seus sentimentos. Talvez ele ou ela possa, inclusive, ajudar a intervir na situação ou confrontar a pessoa que ofendeu você. [11]
    • Adultos se lembram de como era ser adolescente e podem dar conselhos de acordo com as próprias experiências. Você pode se surpreender em como eles podem ser úteis e compreensivos.
  2. Se você tem "amigos" que ficam fazendo provocações ou chamando você de feio, pare um momento para pensar se eles realmente são seus amigos. Um amigo de verdade se importa com você e não fica zombando da sua aparência nem tenta colocar você para baixo. Fique perto de quem faz você se sentir bem. Conviver com pessoas populares e descoladas, mas que deixam você mal, não vai ajudar em nada. [12]
    • Mesmo que seus amigos mais próximos não sejam os mais populares, o importante é estar em um grupo onde você é respeitado, bem tratado e se sinta bem consigo mesmo.
    • Fique próximo de pessoas que gostem de você por quem você é, e não que valorizam apenas a popularidade ou a aparência. Sua personalidade deve ser valorizada e não só sua aparência.
  3. Se está com problemas relacionados ao bullying, percepção pessoal ou autoestima, um terapeuta pode ajudá-lo. [13] Aprenda formas de lidar com seus sentimentos e melhorar sua autoestima. Se você também sofre de ansiedade ou depressão como resultado do bullying, seu psicólogo pode ajudá-lo a se sentir melhor.
    • Encontre um psicólogo (ou peça para seus pais procurarem um) no seu plano de saúde ou nas clínicas da região. Peça recomendações também para um médico ou amigo.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre considere a fonte. Se a pessoa em questão sempre zomba dos outros e geralmente é grossa, não perca seu tempo e sua energia com ela. Nada que ela disser vai ajudá-lo a manter sua autoestima.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 386 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade