Baixe em PDF Baixe em PDF

Seu irmão mais novo gosta de ficar perambulando pelo seu quarto? Ele fica repetindo coisas que ouviu você falar? E, pior ainda, você já se deu mal por te gritado com ele a ponto de fazer o garoto chorar? As brigas entre irmãos são normais, e muita gente se sente incomodada com as atitudes do caçula da família, mas esse tipo de situação pode ser resolvido com diálogo e respeito. Tente resolver os conflitos numa boa, e não hesite em envolver seus pais.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando seu irmão com respeito

Baixe em PDF
  1. Você empurra o garoto quando ele passa por você no corredor? Fica olhando quando ele está no banheiro só para irritá-lo? Pega as coisas dele sem pedir? Às vezes é tão comum aperrear o irmãozinho que a gente nem se dá conta. Comece a observar a maneira com que você o trata.
    • Você pode até achar que a culpa de você o irritar é dele mesmo. É um ciclo vicioso: ele enche seu saco, você o irrita, ele o amola novamente. Esse ciclo não vai parar até que um dos dois tome a iniciativa de fazer algo diferente.
  2. Ser o irmão mais novo definitivamente não é fácil! Ele provavelmente o considera um cara descolado e faz de tudo para ser igual a você, mas não tem a maturidade suficiente para jogar os jogos que você curte ou sair com os amigos como você faz. Talvez o motivo de ele encher o saco ou procurar briga seja apenas para chamar sua atenção.
    • Quando você se coloca no lugar do outro, assume uma posição empática. A empatia ajuda na decisão sobre como agir em relação a alguém simplesmente se colocando no lugar dessa pessoa e fazendo o que você gostaria que alguém fizesse se fosse você no lugar dela. [1]
  3. Aquela regra de ouro serve para todo mundo: trate as pessoas como gostaria que elas tratassem você. [2] Só porque seu irmão é mais novo, não significa que não mereça o mesmo respeito!
    • Como você deseja ser tratado por ele? Trate seu irmão da mesma forma. Não grite, não pegue as coisas dele sem pedir e nem faça fofoca sobre ele. Pode até ser que ele não o trate da mesma maneira, mas se você demonstrar respeito e atenção, quando a briga começar, a culpa com certeza não vai ser sua.
  4. Nunca comece um diálogo gritando, ou ele vai reagir na mesma moeda. [3]
    • Cumprimente-o dizendo “Bom dia!” em um tom de voz animado. Essa simples atitude pode ditar o tom do resto do dia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Resolvendo conflitos

Baixe em PDF
  1. Caso estejam brigando muito ultimamente, ou se ele estiver em uma fase em que não para de encher o saco, converse com seu irmão e exponha tudo o que sente.
    • Não o faça chorar. Não fale com ele de forma severa, não diga o que ele tem que fazer e nem fale nada que possa humilhá-lo. Envolva-o na conversa e deixe-o expor os sentimentos também.
    • Fale em primeira pessoa. Ao invés de culpá-lo dizendo coisas como “Você é sempre tão intrometido!”, fale algo como “Fico frustrado quando você entra no meu quarto sem bater. Sinto como se você não respeitasse minha privacidade”. [4]
  2. Você sabe que não foram poucas as vezes que encheu o saco ou irritou seu irmão. Peça desculpas e diga que deseja, de agora em diante, ter uma relação melhor com ele. [5]
    • “Perdão por ter sido tão chato e por ter gritado com você. Não sei por que faço isso às vezes, mas vou tentar ser mais legal a partir de agora”.
  3. É bem provável que ambos tenham culpa nas brigas e confusões. Escreva em um papel o que você gostaria que seu irmão parasse de fazer e peça a ele para fazer o mesmo.
    • Essa lista deve ser breve e objetiva, contendo apenas as coisas mais importantes. Alguns exemplos do que você pode escrever é pedir para ele parar de interrompê-lo quando você estiver na presença de amigos, bater antes de entrar no seu quarto e não pegar suas coisas sem pedir.
    • Façam um acordo de um seguir as solicitações feitas pelo outro.
  4. [6] Conseguir ter um diálogo maduro com uma criança nem sempre é possível. Se ele começar a fazer caretas ou barulho estranhos enquanto você fala, diga “Eu estava tentando conversar, mas...” e se afaste.
    • Se ele chamar seu nome, olhe para ele (mas sem dizer nada) e espere até ele começar a falar. Então retome o diálogo.
  5. Quando ele terminar de falar, dê um abraço e diga que o ama, ainda que vocês briguem de vez em quando.
  6. Mesmo que vocês concordem em melhorar o relacionamento, eventualmente vão acabar brigando novamente. Antes de começar a gritar com o garoto, diga “Não vou brigar com você”. [7]
    • Se começarem a discutir, deixe seu irmão ganhar algumas vezes. Ele pode se surpreender e desistir de continuar a confusão. Diga “Você está certo, sinto muito. Vou para o meu quarto ler um pouco”.
    • Caso esteja realmente irritado, se afaste e diga que não está a fim de olhar para a cara dele, e muito menos de brigar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encontrando formas de levar a relação numa boa

Baixe em PDF
  1. Passar mais tempo com seu irmão e fazer coisas que ele gosta vai apaziguar a situação e fazer com que ele pare de incomodar você na tentativa de chamar sua atenção. [8]
    • Deixe alguns horários pré-definidos para brincar, ir ao parque ou colorir alguns desenhos junto com ele.
  2. Se você tiver mais de um irmão mais novo, coloque-os para brincarem juntos. Dessa forma, eles vão estar tão ocupados um com o outro, que provavelmente nem vão lembrar de você. Interfira se eles começarem a brigar, lembrando que eles são família e precisam aprender a brincar sem discutir. Fique um tempo com eles até os ânimos se acalmarem.
    • Faça de conta que você é o veterinário dos bichos de pelúcia ou escolha um jogo de tabuleiro para divertir os pequenos.
  3. Você precisa fazer uma coisa importante e seu irmão não o deixa em paz? Arranje uma ocupação para ele, como desenhar ou colorir uma gravura. Demonstre entusiasmo na hora de falar sobre a importância dessa atividade para fazer o garoto se sentir especial.
    • Não se esqueça de agradecer quando ele terminar e pendure o desenho na parede do seu quarto.
  4. Diga regularmente que o ama. Pode parecer piegas, mas todo mundo gosta de ouvir palavras doces e de saber que tem alguém com quem pode contar sempre.
    • Diga “Te amo!” de manhã antes de seu irmãozinho ir para a escola ou à noite antes de ele ir para a cama.
    Publicidade

Dicas

  • Dê espaço depois da briga. Se ele continuar mal-humorado, dê um tempo até ele se acalmar.
  • Você está ocupado e ele está a fim de brincar? Peça a ele para ir preparando a brincadeira enquanto você termina o que está fazendo.
  • Não descarregue a raiva em cima do garoto se ele começar a encher o saco – seu irmão só está tentando chamar sua atenção! Ele se espelha em você, então tente servir de exemplo e controle sua raiva ou frustração.
  • Respire fundo se ele fizer algo muito irritante. Tente evitar estresse desnecessário.
Publicidade

Avisos

  • Quando não souber o que fazer, peça ajuda a um adulto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 391 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade