Baixe em PDF
Baixe em PDF
Lidar com uma pessoa que simplesmente se recusa a admitir os próprios defeitos ou aceitar o criticismo alheio pode ser bastante frustrante. Todo mundo pode assumir uma postura orgulhosa de vez em quando, mas todos nós já encontramos pessoas que parecem agir dessa forma 24 horas por dia. Lidar com alguém assim vai exigir alguma sutileza, mas você poderá deixar as coisas mais fáceis se tiver paciência e se preparar com antecedência.
Passos
-
Estabeleça limites bem claros. Antes de interagir com a pessoa orgulhosa, fale com ela e determine o objetivo da conversa — seja bem claro e específico sobre a questão que deseja discutir, e atenha-se a esse assunto. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: "Quero conversar sobre nossas avaliações de desempenho e a política de aumentos salariais da empresa".
- Seja firme ao defender seus limites. Não há nada errado em dizer coisas como "Sei que você está animado com o trabalho na prefeitura, mas nós concordamos em falar sobre outra coisa. Vamos manter o foco da conversa no projeto comunitário que estou coordenando".
-
Tenha respostas na ponta da língua. Se você sabe do que vai falar e sente que pode prever alguns dos comentários da pessoa orgulhosa, planeje suas respostas com antecedência. [2] X Fonte de pesquisa Ela não vai conseguir frustrá-lo facilmente se você já estiver preparado para ser frustrado.
- Escreva um roteiro para a conversa e pratique sua parte se você costuma ficar nervoso durante situações de confronto.
- Se a pessoa disser algo como "Viu o memorando que enviei? Ninguém nunca fez um trabalho tão bom!", você poderia responder com: "Vi! Na verdade, queria conversar sobre o vocabulário usado no texto".
-
Utilize associações de palavras para guiar a conversa na direção desejada. Caso sinta que está preso em um único assunto, tente mudar gradualmente o foco da conversa, tomando cuidado para não ser abrupto demais. Quando conseguir mudar ligeiramente a direção da conversa, deixe que o novo assunto se desenvolva um pouco antes de voltar a redirecionar o foco — aos poucos, você vai conseguir chegar no tópico desejado.
- Por exemplo, digamos que a pessoa orgulhosa queira falar sobre como o comitê votou a favor dela — nesse caso, você poderia mudar o rumo da conversa iniciando uma discussão sobre os problemas da democracia.
-
Use um acordo para mudar de assunto . Algumas vezes, a melhor maneira de lidar com o orgulho alheio é fazendo a pessoa pensar que concordamos com ela. [3] X Fonte de pesquisa Use o método do 'sim, mas' para trazer um novo assunto para a conversa. Por exemplo:
- "Concordo que a equipe possa ser mais produtiva, mas as coisas seriam mais fáceis se o sistema não estivesse tão desorganizado".
- "Sim, acho que isso poderia funcionar, mas as consequências seriam devastadoras".
- "Sim, vou terminar o relatório, mas minha prioridade é a apresentação que precisarei fazer hoje à tarde".
-
Defenda seu ponto de vista. Ceder à vontade do outro só vai prejudicar sua capacidade de negociação e deixar a pessoa orgulhosa menos receptiva ao seu ponto de vista no futuro. [4] X Fonte de pesquisa Prefira mudar de assunto se ela não quiser concordar com sua opinião.
- Por exemplo: "Nós estamos dando voltas ao redor desse assunto, portanto, retomar a discussão depois de analisarmos as contas será mais produtivo".
- Lembre-se de ser firme e usar declarações como "Isso será útil..." ou "Eu sei...", e também de evitar frases como "Eu acho..." ou "Eu acredito...".
-
Identifique e evite os gatilhos negativos. Uma pessoa orgulhosa vai assumir uma postura teimosa quando for confrontada com fatos ou verdades que não coincidem com o ponto de vista dela. [5] X Fonte de pesquisa Portanto, preste atenção nas palavras, frases ou assuntos que possam provocar tal teimosia. Anote todos os gatilhos e evite mencioná-los em conversas futuras.
-
Peça ajuda. Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.Publicidade
-
Não leve as coisas para o lado pessoal . Você não é a causa desse comportamento negativo e, se sentir que não está sendo ouvido, isso não significa que sua contribuição não seja importante. Os indivíduos orgulhosos têm dificuldade para aceitar conselhos porque costumam encará-los como criticismo.
-
Confie no seu próprio senso de realização. Receber um elogio ou a aprovação de uma pessoa orgulhosa é algo bastante improvável, já que ela quase nunca reconhecerá as realizações alheias porque está concentrada demais em si mesma. Portanto, dê um tapinha nas suas próprias costas quando conseguir terminar uma tarefa difícil ou alcançar um objetivo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Respire e mantenha-se calmo. Algumas vezes, podemos sentir que estamos falando com uma porta quando tentamos dialogar com uma pessoa orgulhosa, e saber com quem estamos lidando só vai ser útil até um certo ponto. Às vezes, tudo o que resta é relaxar e respirar profundamente para permitir que o sentimento de frustração vá embora, mas isso exige um pouco de prática e paciência .
- Tome cuidado para que sua respiração profunda não soe como um suspiro indignado — você não quer mostrar que está frustrado, já que isso só pioraria a situação.
-
Afaste-se. Às vezes, abandonar a situação e fazer uma pausa é a melhor atitude que podemos tomar. Talvez você sinta que tem desperdiçado muito tempo e energia em um relacionamento tóxico, e isso pode fazer com que qualquer um fique mentalmente esgotado e se sinta mal consigo mesmo. Portanto, tire uma folga da pessoa que vem causando tanto estresse.
- A separação não precisa ser permanente — você pode retomar o relacionamento a qualquer momento, mas deixe bem claro que seus limites terão que ser respeitados. Diga que precisa de espaço para pensar e que vai procurar a outra pessoa quando estiver pronto.
Publicidade
Dicas
- Se nada mais der certo, tente levar a pessoa para jantar. Nós somos mais receptivos e tolerantes quando estamos com a barriga cheia. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/roya-r-rad-ma-psyd/dealing-with-arrogant-people_b_990331.html
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/communication/12-ways-deal-with-stubborn-people-and-convince-them-listen.html
- ↑ http://changingminds.org/techniques/resisting/yes_but.htm
- ↑ http://www.cbsnews.com/news/5-steps-to-becoming-unflusterable/
- ↑ https://www.eomega.org/article/how-to-recognize-deal-with-emotional-triggers
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/pieces-mind/201407/self-validation
- ↑ http://blogs.discovermagazine.com/notrocketscience/2011/04/11/justice-is-served-but-more-so-after-lunch-how-food-breaks-sway-the-decisions-of-judges/#.WYyB2Hd96b8
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 89 676 vezes.
Publicidade