Baixe em PDF Baixe em PDF

Pode ser estranho e angustiante se é a primeira vez que está sentindo atração por alguém do mesmo sexo. Na verdade, você pode até não saber o que fazer a seguir. Você precisa analisar seus sentimentos e decidir como agir para lidar com essa queda. Se quiser namorar essa garota, você precisa conhecê-la, decidir se vale a pena correr riscos por ela e confessar seus sentimentos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Procurando uma resolução para os seus sentimentos

Baixe em PDF
  1. Algumas vezes, é difícil definir o sentimento de interesse quando se conhece alguém. Você pode querer passar bastante tempo com uma pessoa e pensar muito sobre ela, mas não está segura do que isso significa exatamente. Reflita sobre seus verdadeiros sentimentos para seguir em frente.
    • Faça uma distinção entre amizade e atração sexual. Você tem fantasias que envolvem beijar a garota ou apenas quer passar algum tempo com ela? Talvez você queira apenas passar um tempo ao lado da garota por gostar dela. Ainda assim, caso pense em encontros mais românticos, você pode acabar desenvolvendo fantasias mais picantes.
    • Tentar escrever sobre suas experiências pode ajudá-la a esclarecer seus sentimentos. Às vezes, pode ser difícil descobrir a diferença entre gostar muito de uma amiga e ter sentimentos românticos por ela. Fazer uma lista dos seus sentimentos pode ajudar você a descobrir se o que você quer com a garota é amizade ou romance.
    • Você também pode discutir seus sentimentos com um amigo próximo. Conte sobre os sentimentos e pergunte por que está confusa.
  2. Não entre em pânico! [1] Ter uma queda por alguém do mesmo sexo não a torna estranha. Em vez disso, mostra que você é uma jovem em busca de maturidade que está descobrindo seus desejos e vontades, o que é perfeitamente normal.
    • Saiba que existem milhares de mulheres que tiveram que lidar com a mesma confusão. Muitas delas já acharam uma solução e você irá achar também!
    • Essa é uma chance para explorar sua identidade sexual. Leia sobre como a identidade sexual é formada e o que acontece quando as pessoas se tornam maduras sexualmente. Isso pode ajudar a acalmar quaisquer medos que tiver pois o que você está sentindo é perfeitamente normal.
  3. Não lute contra os seus desejos naturais. Aceite-os com orgulho. É importante ser verdadeira consigo mesma!
    • Se você acha que pode ser lésbica ou bissexual, considere buscar apoio na comunidade LGBT. Essas pessoas irão entender seus sentimentos e dar a você o apoio necessário.
    • Considere entrar em grupos que discutam homossexualidade na sua comunidade.
    • Você também pode encontrar comunidades online, em fóruns como os encontrados no site emptyclosets.com.
  4. Você mal consegue admitir sua sexualidade para si mesma; como espera que os outros a admitam? Por outro lado, desejar que seus sentimentos sumam ou decidir que ninguém nunca vai saber sobre eles não os farão desaparecer.
    • Na verdade, esconder quem você realmente é pode impactar seus relacionamentos e impedir que aproveite plenamente as relações com as pessoas de quem gosta.
    • Você não precisa anunciar aos quatro ventos que tem uma queda por essa menina, assim como não precisa manter em total segredo. Manter essa paixão em segredo sugere que é algo errado, mas não é. Se está hesitante em falar para muitas pessoas, escolha um amigo e conte a ele ou ela sobre os seus sentimentos.
    • Busque ajuda de algum conselheiro confiável se achar que contar para sua família ou para pessoas próximas é arriscado. O conselheiro poderá ajudar você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Agindo de acordo com a menina que você gosta

Baixe em PDF
  1. Se aproxime dela se ainda não a conhece. [2] Se vocês têm algum amigo em comum, peça-lhe para apresentá-las. Se não tiverem, encontre alguma maneira de se apresentar. Por exemplo, se ela estiver lendo um livro que você nunca leu, pergunte casualmente sobre o tema do livro. Ou se vocês fazem alguma aula juntas mas nunca conversaram, puxe uma conversa sobre a aula. Basicamente, encontre um assunto para iniciar uma conversa e tente interessá-la.
    • Se já conhece a menina, aprenda mais sobre ela. Essa é uma boa oportunidade para ponderar se gosta dela de forma romântica ou não.
    • Conhecê-la melhor também pode dar a você a oportunidade de descobrir se ela está aberta a uma relação com alguém do mesmo sexo.
  2. É importante expressar seus sentimentos de forma honesta e clara. Você pode começar a conversa dizendo: “eu adorei conhecê-la” ou “eu amo passar tempo com você.” A partir disso, diga que está interessada romanticamente nela.
    • Essa conversa pode ser bem difícil. Pode também levar algum tempo até a conversa se encaminhar para esse rumo. A amizade de vocês deve estar bem solidificada antes de abordar esse assunto.
    • Não apresse essa conversa! Dê um tempo e decida qual é o momento certo. Se ela estiver desviando ou de mau humor, escolha outro momento para abordar esse assunto.
  3. Esse passo pode ser difícil, principalmente se gostar muito da garota. Entretanto, é uma boa ideia estar preparada para a rejeição e, ao mesmo tempo, estar confiante de que ela possa retribuir. Essa é uma atitude sensata para quando for chamar alguém para sair!
    • No pior dos casos, ela pode insultá-la, deixá-la para baixo ou zombar dos seus sentimentos. Caso isso aconteça, não deixe afetá-la. Obviamente, ela não é o tipo de pessoa com quem deva se relacionar. [3]
    • Caso a garota não retribua seus sentimentos, não é o fim do mundo. Existem muitas pessoas disponíveis para você, tanto homens quanto mulheres.
    • Se ela rejeitá-la, fique calma. O primeiro instinto pode ser sentir-se decepcionada e sozinha. Lembre-se de sentir orgulho dos seus sentimentos, e não vergonha.
    • Se a menina não retribuir seus sentimentos, pode ser que ela conte a outras pessoas sobre sua atração por alguém do mesmo sexo. Esteja preparada para que as pessoas saibam antes de correr o risco com essa garota. [4]
  4. Faça planos para passar um tempo com essa garota se ela estiver aberta às suas investidas. Não adianta apenas dizer que gosta dela. Pergunte se ela quer passar um tempo com você ou a convide para sairl. De qualquer forma, não perca a oportunidade se ela der brechas!
    • Sair para jantar e depois ir ao cinema é o clássico primeiro encontro. Vocês podem se conhecer melhor durante o jantar e relaxar enquanto assistem ao filme.
    • Existem muitas atividades que podem ser feitas num primeiro encontro. Escolha algo que ela goste de fazer. Não precisa ser muito chique ou caro. Pelo contrário, vocês podem dar uma caminhada pela natureza ou dar uma volta no shopping. Tente fazer o que ela gosta!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com as implicações dos sentimentos por uma pessoa do mesmo sexo

Baixe em PDF
  1. Seu caso pode se tornar público se você convidar a garota para sair, especialmente se vocês estudam na mesma escola. Prepare-se para essa situação e pense em como vai reagir.
    • Pense nas pessoas que são importantes para você e se deveria contar a elas sobre seus sentimentos antes que saibam pelos outros. Pode ser uma conversa difícil, mas é melhor do que ouvirem fofocas.
    • Revelar seus sentimentos por uma pessoa do mesmo sexo não significa ter a obrigação de contar a todos, nem que escolheu a orientação sexual definitiva. Por exemplo, você pode começar simplesmente contando para seu melhor amigo sobre os sentimentos e que não sabe a influência disso na sua orientação sexual.
    • Revelar esses sentimentos em um lugar ou em um ambiente familiar que não apoia gays pode ser difícil. Você precisa equilibrar o desejo de ser autêntica e as preocupações com a sua segurança e bem-estar. Acima de tudo, faça as escolhas que forem certas para você!
  2. Pode ser que sua família não pule de felicidade ao saber da sua atração por alguém do mesmo sexo. Seria ótimo se isso acontecesse, mas a maioria das famílias passa por um período de ajuste antes de aceitar esse tipo de atração. Para lidar com a falta de apoio da sua família, planeje como irá contar e se prepare para uma aceitação gradual em vez de entusiasmo imediato.
    • Já que conhece bem sua família, escolha um momento em que os membros dela estiverem de bom humor e abertos a uma conversa séria.
    • Tente ficar calma. Se aborrecer e apontar que sua família não é compreensiva não os fará entender. O que os dará mais chance de entender são informações. Ensiná-los gradualmente sobre a naturalidade da atração por alguém do mesmo sexo irá mudar a opinião deles mais facilmente do que ficar brava e gritar com eles. [5]
    • Não espere pelo impossível. Alguns membros da família provavelmente sempre serão homofóbicos. É muito triste, mas é verdade. Mantenha as expectativas baixas e graduais para aqueles que são muito homofóbicos. Dessa forma, você pode se surpreender positivamente com o progresso em vez de ficar desapontada com a falta de progresso.
  3. Nem toda a resistência que está sentindo pode estar vindo de fora. Pode ser difícil aceitar que você tem uma atração por alguém do mesmo sexo se foi ensinada a vida inteira que isso é errado. Para lidar com a homofobia internalizada, você precisará ser muito honesta consigo mesma sobre os sentimentos e se esforçar para aceitá-los como sentimentos naturais e maravilhosos.
    • Lutar contra a homofobia internalizada é difícil e pode levar mais tempo que tomaria para fazer sua família aceitar seus sentimentos. Lembre-se, entretanto, de que o objetivo final de amar a si mesma e ser feliz vale o esforço que fará para se livrar dos sentimentos ruins que estão na sua cabeça.
    • Lutar contra sentimentos conflituosos pode tomar mais do que apenas disposição. Em muitos casos, é necessário um profissional, que pode ser um conselheiro, terapeuta ou outro especialista da área da saúde para ajudá-la a resolver os sentimentos. Essas pessoas podem ajudá-la a identificar em que os seus sentimentos negativos são baseados e como fazer para eliminá-los gradualmente.
    • Aceitar que tem uma atração por alguém do mesmo sexo pode ser difícil se você continua envolvida com pessoas que não apoiam seus sentimentos. Por exemplo, se continua envolvida em uma igreja que não apoia relacionamentos de pessoas do mesmo sexo. Nessa situação, você deve decidir o que é melhor. Se o envolvimento é importante, você precisa tomar algumas atitudes para que nada do que digam sobre atração por pessoas do mesmo sexo a machuque. Pode ser uma variedade de coisas, desde se ausentar quando coisas negativas são ditas sobre esse assunto até conversar com um terapeuta sobre esse conflito.
    Publicidade


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 499 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade