Baixe em PDF
Baixe em PDF
Algumas vezes, é lamentavelmente fácil perceber que ninguém se preocupa com você. Mesmo as pessoas mais populares e famosas duvidam se os mais próximos a elas realmente se importam ou não. Aprenda a superar estes momentos de dúvida e se valorizar pelo que você é. Se você costuma sentir-se inútil ou pouco amado, siga estes passos para melhorar a sua vida.
Passos
-
Desenvolva compaixão por si. Ter compaixão por si próprio é útil para se sentir melhor como um todo. Tal característica também pode ajudá-lo a ver traços positivos em outras pessoas. Você pode:
- Tratar a si como você trataria uma criança;
- Adquirir consciência de si;
- Lembrar-se de que você não está só;
- Permitir-se ser imperfeito.
-
Lute contra a sensação de inutilidade. Uma pessoa que se sente inútil frequentemente não admite que alguém se preocupe com ela. Lembre-se de que você merece ser cuidado por alguém, não importa como se sinta ou o que digam a respeito. Pratique rebater os pensamentos negativos, mesmo quando sentir vontade de ceder a eles.
- Pense como é sua reação quando alguém oferece apoio. Você discute com a pessoa, tentando provar a ela que não tem valor? Isso pode fazer com que você se sinta ainda pior, e as outras pessoas podem ficar com menos disposição para ajudá-lo. Preste atenção às suas respostas nestas situações. Aprenda a parar e dizer "obrigado" em vez de reagir dessa forma.
-
Procure amigos e conhecidos antigos. Se os amigos mais próximos e familiares não estão nem aí para você, lembre-se de pessoas gentis do passado. Procure entrar em contato com estes velhos amigos. Compartilhe seus sentimentos com um amigo da família, um professor ou conhecido que saiba ouvir.
- Falar pessoalmente ou por telefone é melhor do que através de mensagens de celular ou de um chat online. [1] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se: você recebe o que dá em relacionamentos. Se você nunca convidar alguém para fazer algo, não espere ser convidado para qualquer coisa.
-
Identifique respostas "indiferentes". Quando se está aborrecido, é fácil supor que todo mundo é mau, cruel e insensível. Na maioria das vezes, as pessoas estão apenas mais focadas em suas próprias vidas. Isso não quer dizer que elas não se importam com você. Respostas como "Vai melhorar" ou "Deixa isso pra lá" podem parecer desdenhosas, mas a pessoa que diz isso muitas vezes pensa que está dando uma ajuda verdadeira. Este tipo de pessoa pode conseguir animá-lo em outras ocasiões, mas cuidado ao falar com elas quando estiver pra baixo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Ache um novo hobby e um grupo de amigos. Se tiver poucos amigos ou familiares próximos, uma discussão pode destruir todo o seu apoio temporariamente. Encontre novas atividades para se relacionar com mais gente, e dar a si mesmo uma nova fonte de autoestima.
- Tente fazer trabalho voluntário. Ajudar o próximo pode ser uma ótima maneira de se sentir bem consigo mesmo.
- Frequente um clube, uma organização religiosa ou uma aula de faculdade pública.
- Tente conversar com estranhos para conhecê-los melhor.
-
Encontre ajuda na internet. Em momentos quando não tiver ninguém para conversar, encontre apoio de pessoas estranhas em conversas anônimas. Experimente sites em que possa desabafar e compartilhar seus problemas.
- Durante uma crise de nervos, entre em contato com atendimentos para suicidas. Estes serviços estão disponíveis online ou por telefone no mundo todo. Entre em contato com o CVV pelo site ou discando 141.
-
Tenha uma coleção de boas recordações. Quando se está deprimido, é difícil perceber acontecimentos positivos na vida. Abraços ou conversas de apoio podem não parecer verdadeiros para você, ou você pode se esquecer deles algumas horas depois. [3] X Fonte de pesquisa Quando estiver se sentindo melhor, anote todas as memórias felizes que puder. Mantenha estas lembranças em um diário ou numa caixa de papeis avulsos. Adicione uma anotação sempre que alguém lhe enviar uma mensagem alegre ou quando fizerem algo legal para você. Leia-as sempre que sentir que ninguém se preocupa com você.
-
Exponha-se a fontes de entretenimento feliz. Assistir a filmes tristes e programas depressivos afetará você negativamente. Tente evitar fontes de entretenimento negativo ou tristes, como jornais, filmes dramáticos e outros espetáculos deprimentes. Prefira comédias, stand-ups e tudo que puder colocar um sorriso no seu rosto.
-
Passe um tempo com animais de estimação. Um animal de estimação pode ser um grande aliado em tempos difíceis, principalmente um cão. Se não tiver um, pergunte a um amigo ou a um vizinho se pode levar o cãozinho deles para passear ou se pode visitar o gato.Publicidade
-
Entenda a depressão. Se você costuma se sentir sem esperanças ou sem valor, você provavelmente está deprimido. Esta é uma condição grave de saúde que necessita de tratamento. Quanto antes entender isto, mais cedo você vai achar apoio e melhorar o seu bem-estar.
-
Encontre um grupo de apoio para depressivos. As pessoas do grupo costumam partilhar suas experiências, encorajar uns aos outros, além de dar conselhos sobre modos de lidar com a depressão. [4] X Fonte de pesquisa Você pode se surpreender com o número de pessoas que entendem o que está passando.
- Faça um pesquisa online para saber a localização do grupo de apoio mais próximo.
- Há muitos grupos de apoio online ou fóruns sobre depressão, assim como ABRATA , SOS depressão, Neuróticos Anônimos ou Apoiar .
-
Escreva um diário. Dedique alguns minutos do dia para descarregar seus pensamentos e sentimentos no papel. Muitas pessoas acham que se sentem melhores quando têm a chance de "compartilhar" experiências privadas deste jeito. Com o passar do tempo, o diário vai ajudá-lo a identificar o que afeta seu humor e que mecanismos de enfrentamento ajudam ou não. [5] X Fonte de pesquisa
- Finalize cada registro com algo que possa agradecer. Relembre coisas pequenas que ajudem a melhorar seu humor, como uma boa xícara de café ou uma pessoa desconhecida que lhe sorriu.
-
Faça mudanças para ter um estilo de vida mais saudável. Obrigar-se a seguir uma rotina regular pode ajudar a melhorar seu estado de espírito, embora possa levar algumas semanas para essa atitude dar resultado. Tente dormir o suficiente todas as noites, além de levantar e se trocar a cada manhã. Saia de casa pelo menos para uma caminhada curta. Tenha uma dieta saudável e pratique exercícios regularmente para estimular o humor de modo positivo. [6] X Fonte de pesquisa
- Evite álcool, nicotina e outras drogas. Estas drogas podem fazer com que você se sinta melhor a curto prazo, mas elas geralmente dificultam o combate à depressão. Supere o vício com ajuda profissional, se necessário.
-
Faça terapia. A terapia é um tratamento eficaz para a depressão recomendado por muitos especialistas e organizações. Sessões regulares com um psicólogo o ajudam a encontrar mecanismos de enfrentamento e a fazer mudanças positivas em sua vida.
- Talvez você precise passar por diversos terapeutas até encontrar um com o qual se sinta confortável.
- Dê um tempo até que a terapia comece a fazer efeito. Muitas pessoas vão a um terapeuta semanalmente, por um período de seis meses a um ano. [7] X Fonte de pesquisa
-
Considere a ideia de usar alguma medicação. Um psiquiatra pode prescrever uma medicação para controlar a depressão. Há muitos tipos de medicamentos e talvez seja preciso experimentar alguns antes de achar um que funcione. Converse com o psiquiatra sempre para ele saber se o novo medicamento está funcionando e se você teve algum efeito colateral.
- A combinação de medicamentos e de terapia pode ser o tratamento mais eficaz, principalmente entre os adolescentes. [8] X Fonte Confiável National Institute of Mental Health Ir à fonte A medicação por si só costuma ser menos eficiente a longo prazo.
-
Pratique meditação ou faça orações. Quando estiver chateado, vá a um lugar calmo e privado. Ambientes naturais costumam ser ainda melhores. Sente-se e concentre-se em uma respiração profunda e lenta. Algumas pessoas conseguem melhorar seu estado de espírito através de meditação ou oração.Publicidade
Dicas
- Seu valor não depende da aprovação ou aceitação dos outros. Contente-se com sua própria aprovação. Viva a sua vida.
- Se realmente acha que ninguém na face da Terra se preocupa com você, lembre-se de que a comunidade que contribuiu com este artigo se preocupa com você.
- Não deixe que as pessoas o coloquem nessa situação e o deixem para baixo. Mostre a eles que você é melhor, se recusando a jogar a toalha ou se dar por vencido.
- Aja com alegria e você pode começar a acreditar nisto. Outras pessoas vão querer estar perto de você então. Sorria!
Publicidade
Avisos
- Algumas vezes você pode não ser capaz de se lembrar de uma época em que foi feliz, orgulhoso de si mesmo ou teve paz. Não se preocupe: isto só acontece porque você está neste buraco. Com certeza houve tal época; você vai se lembrar dela quando estiver se sentindo melhor.
- Se este sentimento persistir e o levar a pensamentos sérios de suicídio, procure um apoio para suicidas imediatamente. Nada e nem ninguém valem a sua vida.
- A comiseração pode ser reconfortante, mas, depois de algum momento, a conversa precisa se voltar para modos de melhorar a sua vida. Pessoas que insistem em falar sobre eventos negativos tendem a ficar deprimidas por mais tempo, mesmo falando sobre isto com os amigos. [9] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.everydayhealth.com/health-report/major-depression/depression-feeling-lonely.aspx
- ↑ http://www.healthcentral.com/depression/c/4446/126535/talk-depression
- ↑ http://www.healthcentral.com/depression/c/4446/130369/support-friends
- ↑ http://www.webmd.com/depression/guide/depresssion-support
- ↑ http://www.depressiontoolkit.org/takecare/journaling.asp
- ↑ http://www.webmd.com/depression/guide/depresssion-support?page=2
- ↑ http://psychcentral.com/lib/depression-treatment
- ↑ http://www.nimh.nih.gov/health/topics/depression/index.shtml
- ↑ http://www.apa.org/monitor/nov05/cycle.aspx
Publicidade