Baixe em PDF Baixe em PDF

Às vezes pode ser difícil detectar uma falsa amizade, pois os amigos falsos costumam ser muito bons em manipular e enganar. Quando você sente que uma amizade não lhe dá apoio ou reconhece suas necessidades, ela provavelmente é falsa. Em algumas situações, você terá que lidar com um amigo falso, seja ele um colega de trabalho ou alguém de seu círculo social. Não permita que essas pessoas o cansem emocionalmente. Identifique os comportamentos problemáticos e não deixe que eles o afetem. Se a amizade está virando um fardo, encontre um jeito de terminá-la de maneira elegante.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Interagindo com amigos falsos

Baixe em PDF
  1. Não é bom deixar um amigo falso sugar muito de seu tempo e energia. Saiba o quanto você consegue tolerar essa pessoa e administre seu tempo de acordo. [1]
    • Ao se doar nos relacionamentos, faça-o com cuidado. Não gaste muito tempo ou paciência com alguém que invade seus limites, o ignora ou tem atitudes desrespeitosas. Amigos falsos costumam se comportar assim.
    • Você não é obrigado a respeitar alguém sem reciprocidade. Se é difícil fazer planos ou ficar perto de um amigo falso, não há problema nenhum em afastar-se. Você pode até ficar perto da pessoa, principalmente se estão no mesmo círculo social, mas não há problema algum em evitar contato pessoal e não se deixar levar pelos dramas da pessoa. Foque sua energia em amigos verdadeiros.
  2. Esse tipo de pessoa dificilmente mudará seu comportamento, e em alguns casos ela pode se tornar insuportavelmente arrogante. Portanto, cuidado com suas expectativas ao lidar com um amigo falso. Saiba que a interação com ela será negativa. Ao preparar-se para um mau comportamento, você ficará menos confuso e afetado quando ele ocorrer. [2]
    • Se sua amiga Samanta sempre o elogia de maneira que o elogio seja uma crítica sutil, não espere mais do que isso quando for ao bar com ela. Diga a si mesmo que ela é assim e pronto.
    • Não espere muito dessa pessoa. Se você tinha investido nessa relação e ela se mostrou falsa, isso pode deixá-lo bem para baixo. De qualquer forma, é importante aceitar que não pode esperar grandes contribuições para seu bem-estar físico e emocional por parte dela.
  3. Falsas amizades podem se tornar um grande incômodo e serem difíceis de aguentar em longo prazo. Preste atenção no comportamento de amigos falsos. Observe sinais de que o comportamento está piorando. Ele pode chegar ao ponto de a pessoa fazer bullying. [3]
    • Preste sempre atenção no comportamento de um amigo falso. Pergunte a si mesmo se o comportamento dele o deixou desconfortável ou estressado ultimamente. Está ficando cada vez mais difícil lidar com esse amigo? Ele só cria caso para você e seus amigos?
    • As amizades mudam sim com o tempo. É possível que um amigo falso mude com o passar dos anos; talvez ele se torne um amigo de verdade. É importante prestar atenção nas mudanças. Se sentir que alguém está se tornando um amigo melhor, você pode até continuar aceitando essa pessoa em sua vida.
  4. Amigos falsos podem fazê-lo colocar suas necessidades em segundo plano. Pode ser que você esteja se desdobrando para aguentar alguém difícil de agradar. Se alguém traz mais momentos ruins do que bons, priorize os próprios sentimentos. Caso a amizade esteja ficando muito cansativa, não há problema nenhum em simplesmente se afastar ou simplesmente gastar menos tempo e energia com a pessoa. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ficando atento a comportamentos que causem problema

Baixe em PDF
  1. Não fique perto de pessoas que o tratem de maneira inaceitável. Ao lidar com amigos falsos, foque em identificar as atitudes intoleráveis. Caso seus amigos falsos ajam dessa maneira, afaste-se imediatamente. Os comportamentos inaceitáveis podem ser identificados pela maneira em que o afetam.
    • Se você sempre discute de maneira não saudável com essa pessoa, ela pode estar passando dos limites. Um amigo falso pode negar que o trata de maneira a fazê-lo sentir-se mal, insistindo que você está sendo muito sensível.
    • Você também não deve tolerar quaisquer atitudes que o deixem tenso, ansioso ou desconfortável. Se uma atitude afeta sua autoestima ou o faz sentir-se desvalorizado, ela é inaceitável.
  2. Às vezes um amigo falso pode cruzar a linha, deixando de ser apenas um amigo rival e se tornando um bully. Se isso estiver ocorrendo entre vocês, é prudente que você acabe com isso. Aprenda a identificar e lidar com esse tipo de comportamento. [5]
    • Pessoas que praticam bullying costumam ter baixa autoestima. É por isso que procuram pessoas para despejar suas inseguranças e frustrações. Se um amigo está se tornando um bully, ele começará a criticá-lo. Ele pode se tornar irritadiço e fazer e dizer coisas que o machuquem.
    • Pode ser difícil saber quando a pessoa passou dos limites com o bullying, mas é bom ficar atento. Com o tempo, esse tipo de pessoa pode causar danos à nossa autoestima. Preste atenção ao tratamento que recebe das pessoas. Se alguém invade seu limite constantemente sem pedir desculpas, ela provavelmente está querendo dominá-lo. É melhor acabar com esse tipo de relacionamento.
  3. É prudente identificar os amigos verdadeiros, para que seja fácil saber quem são os falsos. Amigos de verdade têm uma preocupação genuína e oferecem apoio. Eles o ajudarão a saber como deve ser tratado. [6]
    • Um bom amigo deve deixá-lo feliz. Os amigos devem ter uma aura boa e ser sempre gentis, respeitando seus limites. Ao contrário dos amigos falsos, os amigos de verdade o valorizam por ser quem é. Eles não esperam nada diferente disso.
    • Os amigos podem oferecer conselhos construtivos de vez em quando, assim como dizer abertamente quando você tiver alguma atitude preocupante. Ao contrário dos amigos falsos, eles não desejam seu mal e querem o seu melhor e sempre demonstram uma preocupação legitima com seu bem-estar.
  4. Os amigos falsos costumam ser pessoas codependentes e, por isso, manipuladores emocionais. Eles querem amizade apenas para saciarem sua necessidade de estabilidade e não sabem valorizar os outros. Pode ser que você não perceba quando um amigo é falso, pois a codependência pode ser disfarçada de amor, preocupação, e quase nunca é agressiva. Se você tem um amigo com essas características, é necessário agir para solucionar o problema. [7]
    • Um amigo codependente raramente será assertivo. Aliás, ele pode até concordar com o que você quer fazer. No entanto, mais tarde isso terá consequências e pode ser que ele diga que não gostou de acompanhá-lo. Também pode ser que ele fique extremamente exigente em público.
    • Amigos codependentes têm dificuldades em aceitar a responsabilidade sobre as próprias ações. Eles podem culpá-lo ou negar a própria culpa ao levar uma repreensão.
    • Caso esteja em um relacionamento codependente, você precisa muito considerar se esse relacionamento vale seu tempo. Relacionamentos codependentes podem ser exaustivos e, em longo prazo, prejudiciais.
  5. Amigos falsos costumam fazer chantagem. É muito importante saber detectar esse tipo de atitude e focar no próprio senso de felicidade e segurança. A chantagem emocional é uma forma de manipulação em que a pessoa faz uso da raiva ou vergonha para fazer você se comportar do jeito que ela quer. [8]
    • Amigos falsos podem ser muito bons em chantagem emocional, pois isso permite que comentários negativos fiquem escondidos atrás de elogios. Por exemplo: se você fizer algo que seu amigo falso não gosta, ele pode dizer “Pensei que você fosse melhor que isso. Não acredito que logo você fez isso”.
    • Chantagistas emocionais também podem, cheios de raiva, ameaçá-lo se você não se comportar da maneira que eles querem. Por exemplo: seu amigo pode dizer algo como “Não sei o que vou fazer se você não for a essa festa comigo. Posso sentir sua falta e acabar bebendo demais”. Chantagistas emocionais tentam responsabilizar você pelas ações deles.
    • Se alguém chantageá-lo emocionalmente, não dê corda. Evite conversas manipulativas e não responda mensagens ou e-mails tentando chantageá-lo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Definindo limites quando necessário

Baixe em PDF
  1. O primeiro passo para definir limites saudáveis é conhecer as próprias necessidades em uma relação. Todos têm certos direitos ao entrar em um relacionamento ou amizade. Identifique seus direitos para decidir de um amigo falso vale ou não seu tempo.
    • O que o deixa confortável em um relacionamento? O que você procura em um amigo? Interesses em comum, gentileza, empatia? A pessoa em questão possui essas qualidades?
    • Essa pessoa ultrapassa os limites com você? Ela se preocupa ou não com seu bem-estar emocional? Em sua vida, você certamente precisa mais de alguém empático do que de um amigo falso.
  2. Nem sempre vale a pena manter um amigo falso. Se uma pessoa está se tornando um problema cada vez maior, não tem problema se você se afastar.
    • Pense nos efeitos que esse relacionamento teve em sua autoestima. Você sente que essa pessoa desperta o seu pior? Internalizou algumas das críticas e reclamações feitas a seu respeito?
    • Você quer mesmo continuar vendo essa pessoa? Talvez você fique tenso perto dela e interaja apenas por obrigação. Se esse for o caso, pode ser que essa amizade seja falsa.
  3. Caso já esteja decidido que essa amizade não vale a pena, encontre uma maneira elegante de pôr um fim nela. Você deve dizer à pessoa de maneira direta que não a quer mais em sua vida.
    • Mesmo que isso pareça algo frio de se fazer, pode ser mais fácil por mensagem de texto ou e-mail, principalmente se a pessoa for muito estressante e cansativa. Você não precisa ser cruel ou fazer uma lista de pontos negativos. Um simples e-mail será o suficiente. Diga algo como “Me desculpe, mas acho que essa amizade não está funcionando para nenhum de nós”.
    • Mantenha suas emoções sob controle. Mesmo que você esteja com a razão, culpar-se pode piorar a situação. Saia dessa com o mínimo de rancor e dramas desnecessários.
  4. Você não precisa terminar todas as amizades falsas. Se for uma pessoa que você vê de vez e quando, pode ser mais sensato cortar os laços. Pode ser que tenham amigos em comum ou trabalhem juntos. Simplesmente aceite que se trata de alguém com quem você não vai mais interagir diretamente. Não convide a pessoa para sair a dois, e nem para pequenas reuniões entre amigos ou colegas; mantenha-na longe do centro da sua vida. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Não deixe que pessoas negativas o coloquem para baixo. Se você está triste, ansioso ou frustrado com uma amizade falsa, cuide de si mesmo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 030 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade