PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ao amamentar um bebê, o leite materno passa pelos seios através de diversos ductos lactíferos. Às vezes, esses ductos podem ficar entupidos, evitando a circulação do líquido e fazendo com que caroços duros se formem nos peitos. Se desconfiar que este é o seu caso, não se preocupe! É possível continuar alimentando o bebê ao mesmo tempo que adota medidas para acabar com o entupimento.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Reconhecendo os sinais de um ducto de leite entupido

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao notar que há uma saliência dura no peito durante a amamentação, que também é bastante sensível, algum ducto de leite está entupido. [1]
  2. O peito com o caroço pode ter também um outro local com um pouco de inchaço, vermelhidão ou congestão. A sensação pode ser de dor, desconforto e de que o local está quente.
  3. Mulheres que sofrem de entupimento nos ductos lactíferos sentem dores ao alimentarem o bebê daquele lado, especialmente nas primeiras vezes, quando o leite está descendo. O desconforto poderá diminuir ou até desaparecer à medida que amamenta o bebê. [2]
  4. Algumas mulheres não têm febre com o entupimento de ductos lactíferos, mas muitas terão os sintomas típicos. Além disso, a febre pode indicar que há uma infecção presente ou que há um princípio de mastite. Ao verificar a presença de febre, consulte um médico.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Identificando as causas de entupimento dos ductos lactíferos

PDF download Baixe em PDF
  1. A causa principal dessa condição é a falta de drenagem regular e completa dos seios. [3] Isso pode ocorrer por diversas razões, como a alimentação por parte do bebê. Se ele não está conseguindo chupar o leite, não está sendo amamentado com frequência ou não está se posicionando corretamente, os entupimentos poderão surgir.
    • Não há razão para se preocupar sobre a obstrução de um ducto, mas pode ser uma boa ideia consultar um especialista em lactação ou até mesmo o pediatra do bebê para garantir que ele está bem, saudável e se alimentando corretamente.
  2. Caso use uma bomba para fazer o leite circular, ela deve ser forte o suficiente para retirar completamente o leite dos seios; do contrário, ele ficará armazenado nos ductos, aumentando a chance de entupi-los.
  3. Caso esteja usando um sutiã para amamentação que não está bem colocado e comprime os peitos, o leite pode acabar ficando preso dentro dos ductos, obstruindo-os.
  4. Quando uma pessoa está doente, a rotina dela é “atrapalhada”; ao dormir mais, a mãe poderá acabar não amamentando o filho com tanta frequência, o que possivelmente causa a obstrução dos ductos lactíferos.
    • Da mesma forma, se o bebê estiver doente, ele terá menos apetite. Sempre que ele se alimentar menos (mesmo que por dois ou três dias), muito leite ficará armazenado nos seios, obstruindo os ductos. [4]
  5. Ao parar de amamentar de uma vez (e não aos poucos), o risco de entupir os ductos dos seios aumentam.
    • Se, por alguma razão, você decidir parar de amamentar o bebê repentinamente, é possível bombear o leite dos seios nos dias seguintes (diminuindo a quantidade gradualmente) para permitir que a produção de leite também seja reduzida aos poucos. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Tratando um ducto lactífero entupido

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode haver dor ou desconforto ao realizar a alimentação usando o seio com ductos obstruídos, mas continuar a fazer isso é a melhor solução ao problema. Tente esvaziar o seio afetado completamente, diminuindo a intensidade dos sintomas.
  2. Se puder, inicie a amamentação pelo seio com o caroço. Isso ajuda a garantir que ele seja totalmente esvaziado. Além disso, os bebês chupam com mais intensidade no começo, quando estão com fome. A força exercida por eles ajuda a desalojar o leite entupido.
  3. Ao posicionar de várias maneiras o bebê em seu peito, você ajuda a garantir que todos os ductos lactíferos sejam esvaziados.
    • Alguns especialistas recomendam que o posicionamento do bebê seja feito de maneira que o queixo dele fique apontado para o lugar dolorido. A mãe poderá ter que deitar ou segurá-lo de maneira diferente para isso, mas a tentativa vale a pena.
  4. Caso o bebê não consiga esvaziar o leite no seio, use uma bomba de amamentação para retirar o que sobrou. Expulsar o leite utilizando as mãos também funcionará; o importante é esvaziar todo o seio. [6]
  5. [7] Tenha cuidado, mas seja firme e massageie a partir da região externa do seio em direção ao mamilo. Essa técnica pode ajudar a desentupir os ductos e permitir a passagem do leite.
  6. O calor pode ajudar a abrir os ductos lactíferos; tente colocar compressas quentes e úmidas sobre o seio por alguns minutos antes da amamentação.
    • Outra opção é tomar um banho quente.
  7. Algumas mulheres dizem que almofadas quentes (que são colocadas para esquentar no micro-ondas) reduzem bastante o desconforto do entupimento dos ductos lactíferos, enquanto outras juram que compressas frias são a melhor alternativa. As duas opções são adequadas. Experimente-as e veja qual a que mais têm efeito de acordo com a situação.
  8. [8] A maioria dos médicos recomenda ibuprofeno e outros anti-inflamatórios de venda livre para mulheres que estão amamentando, já que não há nenhum perigo. O incômodo diminui ao tomar a dose prescrita na bula a cada quatro horas.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Evitando problemas

PDF download Baixe em PDF
  1. A não ser que você esteja incentivando o desmame, a melhor maneira de evitar ductos lactíferos obstruídos é não deixar o leite se acumular em seus seios por muito tempo. Alimente a criança frequentemente.
  2. Se o bebê não estiver esvaziando seus seios ou se você deixar de amamentar a criança por qualquer outro motivo, remova o excesso de leite com as mãos ou com a ajuda de uma bombinha.
  3. O ferrinho do sutiã pode pressionar os ductos lactíferos. O mesmo ocorre se você usar uma peça de tamanho inadequado. Procure por sutiãs confortáveis.
  4. Essa posição pode comprimir seus ductos lactíferos.
  5. Estudos sugerem que a lecitina — em cápsulas de 1200 mg ou uma colherada da que vem em pó —de três a quatro vezes por dia pode ajudar a evitar o entupimento dos ductos.
    Publicidade

Dicas

  • O entupimento dos ductos lactíferos pode evoluir para uma mastite (inflamação dolorosa do peito). É importante não ignorar o problema. Vá ao médico ou ao pronto-socorro se os passos acima não surtirem efeito contra os sintomas ou se houver febre, o que pode indicar uma infecção. [9]
  • Algumas mulheres ficam apreensivas ao realizarem a amamentação com obstruções nos ductos lactíferos, mas não há razão para se preocupar; isso não machucará o bebê. Na verdade, a amamentação é uma das melhores maneiras de remediar o problema. Mesmo se houver uma infecção, o leite materno possui propriedades antibacterianas que protegerão seu filho. [10]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 775 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade