Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tem um parente ou amigo seu agindo de uma forma que você sabe que não é sincera? Alguém o irritou ou provocou recentemente com uma personalidade obviamente "falsa"? Se sim, você não está sozinho. Pessoas falsas estão por toda parte e costumam estar desesperadas por atenção. Por sorte, com alguns truques simples, você pode se livrar da influência que esses fingidos, implicantes e outros tipos de falsos têm na sua vida.
Passos
-
Evite a pessoa falsa. Sempre que estiver lidando com alguém que faz com que se sinta irritado ou desrespeitado, a melhor resposta quase sempre é uma das opções mais simples. Simplesmente evite a pessoa que está fazendo mal para você. Passe o mínimo possível de tempo próximo. Quando menos tempo você passa com a pessoa, menos chances ela vai ter de atingi-lo. [1] X Fonte de pesquisa
- A melhor parte dessa forma de lidar é que também é uma maneira sutil de punir alguém por ser falso. Quando a pessoa age assim, não tem o privilégio de passar o tempo com você.
-
Se não puder evitar a pessoa falsa, mantenha as interações curtas. Tomar decisões sobre com quem você passa seu tempo sozinho é fácil. No entanto, algumas situações sociais podem forçá-lo a socializar com gente falsa assim mesmo (por exemplo, se a pessoa aparece em um evento com mais gente). Nesse caso, ainda é bom evitar ser rude, então não ignore completamente a pessoa. Em vez disso, tente agir com educação sem ser amigável demais. Assim, você tem menos chances de começar um diálogo com ela. [2] X Fonte de pesquisa
- Uma boa maneira é simplesmente evitar falar com a pessoa até que ela fale com você ou você precise ir até ela por algum outro motivo. Seja educado, mas um pouco distante. Mais ou menos como você agiria com um desconhecido.
-
Não deixe que o comportamento falso e irritante o atinja. Manter a calma perto de pessoas falsas é muito importante, mesmo que o irritem muito. [3] X Fonte de pesquisa
- É quase sempre melhor sair de perto de uma situação irritante do que explodir com alguém que está irritando você sendo falso. Não tenha medo de dar a si mesmo alguns momentos para esfriar a cabeça se perceber que sua calma está se esvaindo.
- Mesmo assim, se disserem algo desrespeitoso para você, não precisa aguentar quieto. Pessoas falsas precisam saber que há limites, então responda com algo do tipo "Eu não gosto quando você diz este tipo de coisa perto de mim".
-
Não se rebaixe ao nível da pessoa. Se tornar falso também não deve ser uma opção quando você lida com a falsidade alheia. Resista ao impulso de "se vingar" da pessoa falsa cedendo a fofocas infantis e comentários rudes. Lembre-se de que se você agir assim, as outras pessoas podem não conseguir diferenciar a falsidade da pessoa com quem você está brigando da sua. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Comente diretamente sobre a falsidade. Uma coisa é um colega ou conhecido agir assim. No entanto, quando um amigo próximo começa, sua vida pode ser seriamente afetada porque é muito mais difícil evitar ou ignorar. Se notar uma mudança repentina no comportamento do seu amigo ou ele começar a agir de uma forma que você sabe que não é real, diga algo. Prepare-se para alguma resistência. Ninguém gosta de ouvir que está fazendo algo errado. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se perceber que seu amigo está saindo com gente ruim e mesquinha para parecer "legal", diga a ele que está surpreso com isso. Seja educado, mas não deixe de mencionar que você acha as prioridades dessas pessoas terríveis.
-
Faça perguntas para entender a origem da falsidade. Entender o porquê de seu amigo estar agindo assim pode facilitar a superação do comportamento falso. Perguntar sobre o novo comportamento do seu amigo pode ajudar a entender o que está acontecendo, mas é importante manter o respeito. Você não quer deixá-lo triste se puder evitar. Tente perguntar coisas como:
- "Viu, eu percebi que você anda agindo diferente. O que está acontecendo?"
- "Então, você tem andado com um pessoal diferente, né?"
- "De ondem surgiram as coisas novas que você tem dito ultimamente?"
-
Tenha uma conversa sincera se o problema for grave. Até certo ponto, o que seu amigo decide fazer é problema dele. Mas se a vontade de ser legal "de mentira" levá-lo a fazer coisas que ele não deveria, é seu dever como bom amigo intervir. Você pode não conseguir evitar que seu amigo faça certas coisas, mas pode alertá-lo dos riscos. [6] X Fonte de pesquisa
- Se seu amigo estiver envolvido com coisas que coloquem a segurança dele em risco (como, por exemplo, drogas), você pode contar para um coordenador da escola ou os pais dele. Eles podem ficar bravos, mas é melhor que deixar passar.
- Só faça isso se estiver realmente preocupado com a segurança dele. Não é sua função patrulhar as escolhas do seu amigo.
-
Converse com outros amigos sobre o problema. Lembre-se de que você nunca precisa combater a falsidade sozinho. Se você notar que um dos seus amigos está sendo falso, seus outros amigos provavelmente também notaram. Converse com eles quando seu amigo falso estiver longe. Eles podem ter outras perspectivas ou informações que tornem tudo mais fácil de entender. Juntos, vocês podem tomar uma decisão sobre como lidar com o novo comportamento.
- Tente evitar que as conversas se tornem uma sessão de "todos contra um". Lembre-se de que seu objetivo é falar sobre como o seu amigo está agindo diferente do normal. Não é uma desculpa para fazer piadas ou reclamar dele sem parar.
-
Esteja disposto a "dar um intervalo" na amizade. A verdade é que você não pode forçar alguém a deixar de ser falso. Se estiver com problemas para mostrar a luz ao seu amigo, afaste-se um pouco. Deixe a relação esfriar antes de voltarem a se falar. Evite sair sozinho com a pessoa e limite suas interações quando estiverem em um grupo. Mostrar ao seu amigo que o comportamento falso está afastando quem ele gosta pode persuadi-lo a parar. Senão, pelo menos vai limitar a capacidade que ele tem de deixá-lo irritado.Publicidade
Dicas
- Perder um amigo por causa da falsidade pode ser difícil. Mesmo que você se sinta muito machucado, não permita que o problema consuma toda a sua vida. Se estiver incomodando muito, tire um tempo para você. Sua própria felicidade deve ser a coisa mais importante.
- Uma ideia extra é tratar as pessoas falsas da mesma forma que elas o tratam. Não é certeza que vá funcionar, mas às vezes pode mostrar para a pessoa que o comportamento dela o deixa magoado.
Publicidade
Referências
- ↑ https://ideapod.com/16-signs-fake-people/
- ↑ https://www.themuse.com/advice/the-smart-way-to-deal-with-that-twofaced-coworker-who-drives-you-nuts
- ↑ https://www.enkirelations.com/how-to-deal-with-fake-people.html
- ↑ https://ideapod.com/16-signs-fake-people/
- ↑ https://www.enkirelations.com/how-to-deal-with-fake-people.html
- ↑ https://www.thinkuknow.co.uk/11_13/worried-about-a-friend/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 168 221 vezes.
Publicidade