PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Inevitavelmente, todos precisamos lidar com pessoas maldosas ou grosseiras durante a vida. Não importa se é um completo desconhecido na fila do supermercado, um vizinho ou um colega de trabalho, sempre haverá alguém que vai irritá-lo. No entanto, existem diferentes meios de lidar com tal tipo de pessoa, de acordo com a situação. Se ela fez uma ofensa pessoal ou se você precisa encarar a grosseria diariamente, a melhor opção poderá ser confrontar a pessoa diretamente para evitar que a situação se repita. Se ela é um estranho completo cuja grosseria não faz o menor sentido e não vale seu tempo, é provável que o melhor seja retirar-se da situação.

Método 1
Método 1 de 2:

Confrontando a pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não conseguirá confrontar alguém de forma produtiva se estiver bravo ou agressivo.
    • Caso sinta-se chateado ou desgastado depois de ouvir um comentário grosseiro, respire fundo antes de abordar o assunto. Quanto mais nervoso parecer, menos a pessoa vai ouvi-lo.
    • Tome um momento com antecedência para pensar cuidadosamente no que dizer, em vez de começar a gritar impulsivamente. O autor do comentário grosseiro estará menos propenso a discutir se perceber que não conseguiu desconcertá-lo. Aja de forma superior, demonstrando autoconfiança e controle sobra as próprias emoções.
    • Não se envolva em nenhum tipo de discussão ou briga física — isso só vai piorar a situação. Caso esteja com medo de perder a cabeça, leve um amigo para ajudá-lo a se controlar.
  2. Evite fazer rodeios ou assumir uma postura passivo-agressiva. Encare a pessoa de frente, faça contato visual e vá direto ao ponto, falando sobre o que o aborreceu. Ela não terá a chance de aprender com o próprio erro se não souber o que fez de errado.
    • Se alguém furar a fila do supermercado, não dê um suspiro dramático e revire os olhos na esperança de que a pessoa note tal reação. Aborde o assunto diretamente, dizendo: "Desculpe, mas acho que eu estava na sua frente" ou "Sinto muito, mas a fila começa lá atrás".
  3. Caso se sinta desconfortável ao chamar a atenção de alguém com seriedade, use o humor para aliviar a tensão.
    • Caso a pessoa sentada ao seu lado no metrô esteja mastigando um sanduíche de boca aberta e fazendo muito barulho, sorria e casualmente diga algo como: "Nossa, esse sanduíche deve estar bom mesmo, hein?", dando risada em seguida. Se ainda assim ela não entender, diga: "Você se incomodaria em fazer menos barulho enquanto come?".
    • Cuidado para que o humor não soe sarcástico ou passivo-agressivo. Seja amigável e sorria. O comentário deve soar como uma piada da qual vocês dois sejam capazes de rir, não como uma observação atrevida que possa provocar uma discussão.
  4. A gentileza é a melhor forma de combater a grosseria. Seja superior e não desça ao nível da pessoa. [1]
    • Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
    • Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. Por exemplo: "Pare, por favor, eu acho isso grosseiro e ofensivo. Não gosto desse comportamento", ou" Não existe nenhuma necessidade para esse tipo de comentário [agressivo, grosseiro, ofensivo, etc.] aqui. Obrigado".
    • Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. O comportamento pode ser um grito por socorro, ou talvez elas estejam em busca de um ouvido compreensivo. Caso conheça bem o autor da grosseria, pergunte se algo o incomoda ou se ele precisa de ajuda. No entanto, tome cuidado para não soar sarcástico. Diga algo como: "Percebi que você anda mais [irritado, tenso, etc.] ultimamente. Está tudo bem? Posso ajudar de alguma forma?". [2]
    • Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você. É possível que a outra pessoa esteja fazendo o melhor que pode, e é impossível para você saber pelo que ela está passando. Pensar nessas coisas o fará ter mais empatia.
  5. Caso a pessoa tenha proferido uma ofensa pessoal ou dito alguma coisa com a qual você discorde fortemente, exponha sua opinião educadamente ou pergunte por que ela está agindo assim.
    • Tente compreender o ponto de vista dela, perguntando: "Na minha opinião, o que acabou de falar é grosseiro e desrespeitoso. O que o levou a dizer isso?" A pergunta poderia dar início a um diálogo ou debate saudável, mas cuidado para que as coisas não saiam do controle.
    • Caso a situação se transforme em uma discussão acalorada e a pessoa continue agindo de forma grosseira e desrespeitosa, retire-se do ambiente. Aceite que você fez tudo o que podia fazer e deixe isso para lá.
    • Tenha em mente que alguns indivíduos são extremamente resolutos em suas opiniões. Nem sempre todo mundo concordar em tudo e, às vezes, mesmo tentando, você não conseguirá mudar a opinião de alguém.
  6. As sentenças começadas em "você" acusam e jogam a culpa na outra pessoa, o que pode colocá-la na defensiva. Em vez disso, diga como as ações dela o afetam pessoalmente. [3]
    • Por exemplo, caso um familiar não pare de fazer comentários sobre seu peso, diga algo nas linhas de: "Sinto-me inseguro e fico mal comigo mesmo quando você diz essas coisas sobre meu corpo", em vez de "Você é tão chato e grosseiro".
  7. Ninguém gosta de ter os próprios erros apontados na frente de todo mundo, portanto, quando alguém for grosseira dentro de um grupo, espere por um momento em que vocês dois possam conversar a sós. [4]
    • Se um amigo fizer comentários racistas ou sexistas durante um almoço em grupo, espere até que as outras pessoas tenham ido embora ou ofereça-se para acompanhá-lo de volta ao trabalho ou à aula, assim vocês poderão falar a sós. Outra opção é enviar uma mensagem de texto mais tarde: "Queria falar com você sobre uma coisa. Tem um minuto depois da aula?".
    • Uma conversa em particular também evita que as outras pessoas assumam lados no conflito, o que apenas pioraria a situação e poderia criar uma divisão dentro de um grupo de amigos. [5]
  8. Caso já tenha confrontado o comportamento de alguém, mas a pessoa continue agindo da mesma forma, aceite que você fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar o relacionamento com ela.
    • Ninguém pode obrigar uma pessoa a ser educada se ela quiser ser grosseira, e tentar "corrigi-la" não é sua responsabilidade. Aliás, esforçar-se demais para mudar o comportamento de alguém poderá fazer com que ela se comporte de forma ainda pior. Às vezes, simplesmente precisamos aceitar a grosseria alheia, perceber que a culpa não é nossa e deixar a pessoa livre para encontrar as próprias soluções. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Ignorando a grosseria

PDF download Baixe em PDF
  1. Não expresse nenhum tipo de emoção. Mesmo que esteja ficando irritado, não cai no jogo da pessoa deixando ela notar que conseguiu atingi-lo.
    • Permaneça calmo e sereno. Feche os olhos e respire fundo se começar a sentir que está perdendo a paciência.
    • Mantenha uma cara séria ou inexpressiva, interrompendo qualquer interação com a pessoa e mostrando que ela não merece seu tempo.
  2. Quando fazemos contato visual com alguém, mostramos que reconhecemos a presença dessa pessoa e validamos as ações dela. Olhe para outra direção, encarando algum objeto na distância.
    • Evite olhar para o chão, pois tal linguagem corporal expressa submissão e insegurança. Mantenha o olhar firme e erguido para demonstrar autoconfiança e autocontrole. [7]
  3. A linguagem corporal pode dizer muitas coisas. Vire-se e aponte os pés e os ombros na direção oposta à da pessoa. Cruze os braços na frente do corpo para passar uma imagem pouco receptiva e indiferente.
  4. Se possível, caminhe rapidamente na direção oposta à da pessoa e não olhe para trás. Mantenha a cabeça erguida e exiba autoconfiança enquanto se retira do ambiente. [8]
    • Caso ache esquisito sair sem falar nada, dê uma resposta breve. Isso mostrará que ouviu, mas não concorda com o que foi dito. Simplesmente diga algo como "Tudo bem" ou "Não sei" antes de ir embora.
    • Caso um colega de classe insista em esfregar na sua cara o quanto ele se deu bem na prova do dia anterior, apenas sorria e diga: "Que bom". Depois, dedique sua atenção a coisas mais importantes.
    • Se conhece a pessoa e precisará interagir com ela novamente, como no caso de um amigo ou colega de trabalho, afastar-se por alguns minutos propiciará uma chance para que ela se acalme. Com sorte, quando encontrá-lo novamente, o autor da grosseria terá mudado de comportamento.
  5. Evite a pessoa . Mantenha distância para que essa negatividade não o desanime regularmente. [9]
    • Isso será fácil se a pessoa for um completo desconhecido — provavelmente, você nunca precisará vê-la novamente.
    • Porém, caso não suporte alguém que precise ver diariamente, limite o contato com ele ao máximo. Se puder mudar de mesa no trabalho ou tomar algum outro tipo de medida para evitar esbarrar com essa pessoa, faça isso. A ausência dele fará uma grande diferença em sua vida. [10]
    • Se a pessoa for alguém que você conhece bem, afaste-se dela. Faça com que ela entenda as consequências das próprias ações. Se a grosseria persistir, bloqueie a pessoa nas redes sociais e corte completamente a relação.
    Publicidade

Dicas

  • Aceite que a grosseria é uma característica humana e que é impossível se dar bem com todo mundo. Lembre-se de que todos temos momentos irracionais — de fato, em algumas situações, nós podemos ser as pessoas indelicadas!
  • Não leve para o lado pessoal. Muitas vezes, o desrespeito é resultado de uma insegurança ou problema pessoal que não tem nenhuma relação com os outros. Mesmo que alguém esteja descontando a frustração "em" você, isso não significa que esteja frustrado "com" você. Não internalize esse comportamento maldoso como um defeito seu, em vez disso, aborde a questão de maneira objetiva.
  • Mesmo que o comportamento tenha algo a ver com você e o ofenda pessoalmente, dê um passo atrás e perceba que pode determinar a forma como isso o afeta. Retire forças da grosseria dessa pessoa e decida tratar a questão como um problema dela, não seu. Confie em si mesmo e não permita que essas palavras desagradáveis o atinjam.
  • Controle-se ao responder, sendo educado e evitando dizer coisas que possam causar mais problemas. Isso demonstrará maturidade e, consequentemente, vai ajudá-lo a manter a dignidade. [11]
  • Aja de forma oposta: sorria, demonstre compaixão e pergunte como a pessoa está. Se a grosseria for um grito por socorro, essa demonstração de bondade poderá ser exatamente do que a pessoa precisa no momento. Tente distribuir vibrações positivas, em vez de desperdiçar energia com as negativas. [12]
  • Apenas converse sobre tais confrontos com os amigos mais próximos. Não há nada errado em querer desabafar a respeito de uma situação emocionalmente difícil, mas depois mude o foco para outra coisa. Ser superior tem a ver com não transformar a situação em algo mais grave do que realmente é. Além disso, você não vai querer que os boatos se espalhem e acabem chegando aos ouvidos do autor da grosseria.
  • Observe como os outros lidam com a pessoa. Provavelmente, você não é o único que a considera grosseira, portanto, tente observar como os outros interagem com ela nos momentos de grosseria, e se os métodos deles funcionam ou não. Isso poderá ajudá-lo a ter outras ideias sobre como lidar com a situação. [13]
Publicidade

Avisos

  • Não retribua a maldade da pessoa, isso só vai mostrar que ela consegue incomodá-lo. Além disso, você se igualará ao autor da grosseria ao agir assim.
  • Não mude por causa dela — isso só vai fazer com que a pessoa se sinta superior. Muitas vezes, os indivíduos grosseiros implementam jogos sutis de poder com o objetivo de levar alguém a fracassar ou a mudar para beneficiá-los.
  • Não faça nada que possa piorar o conflito, como começar uma briga. É melhor se afastar do que tentar persuadir ou diminuir a pessoa. [14]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 211 029 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade