PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lidar com a falta de respeito de outras pessoas é algo capaz de deixar qualquer um pra baixo e com bastante raiva. Em situações assim, você pode se perguntar como reagir de forma apropriada e se realmente vale a pena dar alguma resposta. Antes de qualquer outra coisa, pense no que aconteceu e avalie se a pessoa realmente teve a intenção de ser desrespeitosa. Caso sinta que é necessário agir, tire um tempo para se acalmar e pensar friamente em como proceder. Seja compreensivo, mas não tenha medo de se impor quando for necessário!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Avaliando a situação

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora uma atitude desse tipo seja algo grave, ela nem sempre é intencional. Dê o benefício da dúvida e não conclua automaticamente que o outro está tentando atingir você de forma intencional. Pergunte a si mesmo se a grosseria é recorrente e se foi ou não direcionada a você pessoalmente. [1]
    • Por exemplo, se um colega o insulta com palavrões ou o empurra intencionalmente, ele estará sendo claramente desrespeitoso.
    • Por outro lado, caso um colega de classe envie um e-mail para vários outros colegas convidando-os para um grupo de estudos, mas não inclua você, é possível que ele simplesmente tenha se esquecido de adicionar seu endereço à lista.
    • Tenha em mente que as pessoas nem sempre se dão conta de que estão tocando em um assunto delicado quando fazem um comentário desagradável.
  2. É normal interpretarmos mal as palavras ou ações de alguém. Portanto, em caso de dúvidas, questione a pessoa que agiu de forma desrespeitosa, mantendo um tom de voz calmo e usando palavras neutras e que não sejam conflituosas.
    • Em situações desse tipo, diga algo como "o que você quis dizer com isso?" para tentar esclarecer as coisas.
  3. Mesmo que o comportamento da pessoa seja claramente desrespeitoso, faça o possível para não levar para o lado pessoal. Tente ver pelo que ela está passando ou quais podem ser as motivações escondidas que justificam esse tipo de atitude. [2]
    • Por exemplo, algumas pessoas ficam extremamente irritadas quando estão estressadas ou se passando mal.
    • Pessoas cansadas ou distraídas podem simplesmente se esquecer das sutilezas sociais, como abrir portas ou dizer "oi!" ao entrar em uma sala.
    • Ser empático não significa que deva perdoar imediatamente o comportamento desrespeitoso. Tente apenas entender os problemas que o indivíduo pode estar enfrentando para reagir da maneira mais apropriada.
  4. Muitas vezes, a maneira como reagimos aos comportamentos dos outros é mais um reflexo de nosso próprio estado emocional do que qualquer outra coisa. Reflita sobre as razões que o levaram a se sentir mal e pergunte-se se sua reação é justificada. Descubra se não está simplesmente fazendo suposições com base em experiências passadas ou deixando o lado emocional falar mais alto. [3]
    • Por exemplo, você pode concluir que só está chateada por sua melhor amiga não ter atendido suas ligações porque seu ex sempre fazia isso. Lembre-se que ela pode ter saído de casa sem o celular ou estar ocupada com uma tarefa importante. Tenha mais paciência.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Confrontando a outra pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Lidar com um comportamento desrespeitoso é algo capaz de fazer nossos nervos ficarem à flor da pele. Entretanto, responder impulsivamente ou falar a primeira coisa que vem à mente apenas agravará a situação e trará conflitos desnecessários. Portanto, caso esteja nervoso, respire fundo e tente ao máximo controlar seus sentimentos. [4] Caso seja necessário, peça licença e saia do local onde houve o ocorrido por alguns minutos.
    • Tente contar até 10 ou fazer um exercício para ocupar sua mente, como olhar ao seu redor e contar quantas coisas azuis você consegue encontrar.
  2. Caso o comportamento desrespeitoso tenha sido relativamente moderado ou apenas um evento isolado, a melhor opção é ignorá-lo e deixar a vida seguir. Confrontar a pessoa provavelmente não levará a nada, apenas servirá para agravar a situação. Entretanto, se esse tipo de comportamento ocorrer com frequência ou estiver interferindo em sua vida pessoal ou em sua capacidade de trabalhar, uma resposta será perfeitamente justificável. [5]
    • Por exemplo, caso seu namorado ou cônjuge diga coisas grosseiras regularmente ou não valorize os seus sentimentos, dê um basta na situação e diga que ele precisa mudar, pois você não continuará aceitando esse tipo de tratamento.
    • Por outro lado, se um estranho entrar na sua frente na fila do supermercado, não valerá a pena gastar seu tempo e energia para confrontá-lo.
  3. Caso alguém seja desrespeitoso ou rude com você, responda com gentileza para surpreendê-lo e incentivá-lo a repensar sobre esse tipo comportamento. Em vez de ficar chateado ou retaliar imediatamente a pessoa, experimente amenizar a situação com um sorriso e palavras doces. [6]
    • Por exemplo, caso um colega de trabalho o empurre para que saia do caminho dele, você pode se mover, sorrir e dizer "desculpa, você quer uma ajuda para carregar suas coisas?".
    • Cogite uma abordagem mais assertiva somente se o comportamento rude da pessoa persistir ou venha acontecendo com frequência.
  4. Caso sinta que alguém está sendo desrespeitoso com você, a melhor opção na maioria das vezes é conversar com o indivíduo em questão cara a cara, sem incluir terceiros. Por exemplo, se você estiver lidando com um colega de trabalho rude, fale com ele antes de levar o problema ao seu chefe. Reportar a atitude a um superior pode causar ressentimento e piorar ainda mais a situação entre vocês. Além disso, caso a raiz do problema seja um simples mal-entendido, você poderá ferir os sentimentos da pessoa ou colocá-la em apuros sem necessidade.
    • Em casos extremos, no entanto, você deve levar a situação para seus superiores o quanto antes. Por exemplo, se alguém estiver praticando bullying contra você na escola ou no trabalho, não hesite em relatar o problema para um professor ou para seu chefe. [7]
  5. No calor do momento, você pode ter o impulso de atacar a pessoa para fazê-la entender o porquê de ela estar errada, mas provavelmente seus esforços serão todos em vão. O melhor a se fazer nessa situação é ter calma e dizer com clareza somente aquilo que for necessário para que a pessoa perceba que agiu mal. [8]
    • Insultar a pessoa ou fazer acusações injustas, além de não fazê-la repensar a atitude praticada, só causará mágoas desnecessárias.
    • Conversar com calma e sabedoria provavelmente desarmará a pessoa e quebrará esse ciclo de comportamentos desrespeitosos praticados por ela. [9]
  6. Quando confrontar a pessoa, fale da maneira mais clara e direta possível, explicando o problema e a forma como ele está afetando você. Em seguida, peça educadamente, mas com firmeza, para que a pessoa se justifique. [10]
    • Foque mais em você para que a outra pessoa não se sinta acuada. Diga, por exemplo, " eu me sinto mal quando fala comigo nesse tom de voz".
    • Você também pode dizer " eu prefiro que não faça esse tipo de brincadeira na minha frente, pois essas piadas são de muito mau gosto".
  7. Após ser confrontada, a pessoa provavelmente desejará apresentar o lado dela dos fatos, especialmente se ela sentir que a interpretou mal. Nesse caso, deixe-a falar sem interrupções, mostrando que você ouve e respeita tudo o que ela tem para dizer. [11]
    • Para mostrar que está realmente escutando o que ela tem para dizer, você pode acenar com a cabeça, fazer contato visual e usar frases como "certo" ou "estou escutando".
    • Tente repetir o que a pessoa disser para ter certeza de que você a entendeu corretamente. Por exemplo, diga "então você está dizendo que não estava me ignorando hoje de manhã, estava apenas distraído, certo?".
  8. Estabeleça limites se o comportamento desrespeitoso for rotineiro. Limites são indispensáveis para que qualquer tipo de relação interpessoal funcione. Por isso, é de extrema importância definir e impor limites para pessoas que agem de forma rude com você constantemente. Deixe claro que você não está mais disposto a tolerar essas atitudes e que haverá consequências se elas persistirem. [12]
    • Você pode dizer "se você continuar jogando no celular e me ignorando sempre que a gente sair, nós não vamos mais continuar juntos".
    • Caso a pessoa continue sendo desrespeitosa e viole continuamente os limites traçados, tente diminuir o tempo que você passa com ela o máximo possível ou até mesmo cortar definitivamente a relação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 431 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade