Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo tem um colega de trabalho irritante ou um amigo que fica importuno de vez em quando — mas nem todos sabem como lidar com isso. Enfrentar pessoas assim no dia a dia é uma habilidade muito valiosa em diversas situações sociais, tanto em sentido pessoal como em profissional. Para isso, basta tentar manter a compostura e encontrar formas de evitar conflitos. Se chegar em um ponto em que isso fica impossível, você pode ter de confrontar o indivíduo em questão de forma proativa e educada.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mantendo a compostura

Baixe em PDF
  1. Por mais que seja difícil lidar com pessoas irritantes, você deve tentar manter a compostura e a calma. Ficar com raiva, nervoso ou frustrado só vai arruinar o seu dia, sem gerar qualquer solução. Respire fundo, mantenha a paz de espírito e não perca controle das suas emoções. [1]
    • Você pode praticar exercícios de respiração profunda: feche os olhos e inspire com calma pelo nariz e o diafragma; depois, expire pelo nariz. Repita esse processo algumas vezes para se acalmar e bloquear a presença da pessoa irritante.
  2. Por mais que você fique com vontade de gritar ou xingar o indivíduo irritante, reagir só vai ser ruim para o seu lado, além de dar a atenção que ele pode estar querendo chamar. Concentre-se em abstrair-se da situação e controlar seus impulsos. Essa é uma boa maneira de se acostumar à pessoa e não deixá-la arruinar o seu dia. [2]
    • Você pode tentar repetir uma palavra mentalmente — como "compaixão" ou "aceitação" — para resistir à tentação de reagir à pessoa. Diga-a várias vezes até que ela se torne um mantra.
  3. Você pode encarar a situação pelo ponto de vista dela para manter a compostura. Imagine outra perspectiva por um segundo e tente entender por que a pessoa é tão irritante. Tenha empatia e mostre compaixão para manter a calma. [3]
    • Por exemplo: talvez a pessoa tenha o péssimo hábito de apontar as partes negativas de todas as situações que vive porque teve uma infância difícil e costuma ser pessimista; ou talvez você tenha um parente que pareça feliz e animado demais, mas que é solitário e isolado dos outros, o que o leva a sempre projetar esse senso exagerado de felicidade.
  4. Quando encontrá-la, você pode ficar frustrado e até dizer algo que a deixe magoada. Para evitar isso, tente preparar algumas frases que possa falar para começar ou terminar uma conversa com o indivíduo.
    • "Hm, ainda bem que você disse isso, porque...".
    • "Que interessante. Eu não sabia disso!".
    • "Foi ótimo te encontrar, mas eu estou atrasado!".
    • "Desculpe, estou sem tempo para conversar agora. Nos falamos outra hora". [4]
  5. É muito mais difícil manter a compostura diante de uma pessoa irritante quando se está com fome, cansado ou estressado. Ponha o seu próprio bem-estar em primeiro lugar para ficar mais preparado para esse tipo de situação. Veja alguns exemplos:
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Evitando conflitos

Baixe em PDF
  1. Se passar por apuros por ter de ficar perto da pessoa irritada com frequência, você pode traçar alguns limites para não se envolver emocionalmente com ela. Esse é um importante mecanismo para evitar situações de conflito com a pessoa. [5]
    • Você pode tentar limitar o tempo que passa com a pessoa: fale com ela no trabalho, de manhã ou na hora do almoço; só atenda às ligações e responda às mensagens que ela enviar quando tiver tempo livre, em vez de ser mais imediato etc.
    • Você também pode tentar manter a calma e a cabeça fria quando ela falar com você em eventos sociais, quando não der para evitar. Isso pode ajudar a traçar um limite em relação à natureza irritante da pessoa.
    • Por exemplo: se a pessoa começar a falar algo em um jantar de família, você pode tentar se abstrair e pensar em outra coisa para tirá-la da sua mente e manter a calma.
  2. Concentre-se também em coisas boas quando estiver perto da pessoa e tente não deixá-la afetar o seu humor. Se for positivo e proativo, em vez de irritado e reativo, você vai fazê-la pensar duas vezes antes de se aproximar ou falar algo incômodo. [6]
    • Você pode, por exemplo, usar de uma linguagem corporal aberta para mostrar que está bem: faça contato visual e acene com a cabeça para mostrar à pessoa que não está perturbado, além de manter os braços relaxados e descruzados.
    • Evite fazer comentários passivo-agressivos ou dar respostas ácidas à pessoa. Em vez disso, diga coisas simples e educadas, como "Obrigado por me contar isso" ou "Que ótimo".
  3. Se não conseguir aguentá-la, mesmo depois de tentar, você pode tirá-la da sua vida. Fique distante e tente encontrar maneiras de não passar tempo perto dela. Às vezes, essa é a melhor maneira de lidar com situações do tipo. [7]
    • Você pode tentar manter-se distante por um período de tempo específico para ter espaço para si mesmo: falte a algumas reuniões de família ou escolha projetos no trabalho em que não tenha de fazer parceria com a pessoa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Enfrentando o problema

Baixe em PDF
  1. Cedo ou tarde, você pode ter de confrontar a pessoa e tentar pensar em maneiras de resolver os seus problemas. Antes disso, sente-se com ela e tente identificar os motivos pelos quais fica tão irritado. Pergunte a si mesmo: "O que fulano faz que tanto me incomoda?" ou "Que características dele mais me irritam?". Com sorte, vai encontrar uma conclusão satisfatória. [8]
    • Por exemplo: você pode ficar irritado com o fato de que seu colega de trabalho sempre chega às reuniões atrasado e é desorganizado com os clientes e, em certo momento, acabar percebendo que não é o comportamento dele que incomoda, mas sim a sua falta de profissionalismo .
    • Outro exemplo: você pode ficar irritado com o hábito de um parente sempre falar sobre si mesmo e ignorar os problemas dos outros, mas acabar percebendo que é a falta de consideração que incomoda tanto.
  2. Se quiser confrontá-la, espere até ficarem a sós, em um local reservado. Pergunte se pode falar com ela depois do expediente ou marque um encontro por telefone. Se possível, só abra o jogo pessoalmente.
    • Sempre use frases pela sua perspectiva ("Eu...") para não acusar a pessoa. Por exemplo: "Eu sinto que..." ou "Eu acho que...". Você pode começar dizendo "Olha só, eu preciso te dizer que estou incomodado com o seu comportamento".
    • Em seguida, você pode expandir o assunto e ser honesto quanto ao que é mais incômodo. Diga algo como "Eu acho que o seu atraso para reuniões e a sua falta de organização são prejudiciais para a equipe e a empresa. Tenho medo de que os clientes achem que você não é profissional".
    • Se tiver de conversar com um parente, diga "Eu acho que você só se importa consigo mesmo e não liga para os outros. Acho também que você deveria ter mais empatia".
  3. Tente encontrar resoluções para o problema ou possíveis ajustes de comportamento com ela. Por mais que seja difícil ouvir críticas, o indivíduo pode criar consciência e se dispor a mudar. [9]
    • Fale algo como "O que eu posso fazer para te ajudar?" ou "Como posso ajudar você a melhorar?". Mostre que quer colaborar para resolver a situação.
  4. A pessoa pode não conseguir entender a sua reclamação e acabar ficando irritada ou com raiva de você após o confronto. Prepare-se para a possibilidade de a conversa ficar tensa. Nesse caso, peça que algum superior no trabalho (como o representante de RH), um amigo ou um parente próximo etc. intervenha. [10]
    • Tente pedir essa ajuda antes mesmo de começar a conversa com a pessoa irritante. Assim, seus colegas ou amigos vão ficar a postos para dar sugestões de soluções para o problema.
    • Não faça fofocas ou fale mal da pessoa com outros no ambiente de trabalho, grupo de amigos ou círculo familiar — isso pode acabar piorando o problema. Em vez disso, seja respeitoso e peça conselhos e sugestões aos seus conhecidos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 994 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade