PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É uma questão relevante nos corredores das escolas, nos comentários das redes sociais e nas salas de reunião de pequenas e grandes empresas: por que algumas pessoas são tão maldosas? Não importa quem você é, provavelmente já viu ou vivenciou comportamentos maldosos por parte de outras pessoas. Aprenda a lidar efetivamente com esse tipo de gente ao mesmo tempo em que se protege.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lidando com as suas próprias reações

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que não seja possível controlar o comportamento de terceiros, você pode controlar sua reação a ele. Às veze,s as pessoas são maldosas só para testar a reação dos outros, e você pode controlar a maneira de reagir e lidar com a situação. [1]
    • Você também pode controlar a interação com essas pessoas, e nas situações em que não for possível evitar o contato, pode tentar manter a distância nos momentos de folga ou intervalos. Defina um limite claro de contato com gente desagradável.
    • Se você é otimista, tente camuflar o comportamento negativo com algo positivo. Em vez de evitar a outra pessoa, seja legal com ela e tente criar uma interação benéfica. [2]
  2. Pode ser que exista um problema mais profundo escondido atrás de um comportamento negativo. Às vezes, quem mais agride é quem sofreu algum tipo de agressão em outro contexto. [3]
    • A maldade pode ser uma forma de externar frustração, irritação ou impaciência. Se perceber que alguém está vivenciando um sentimento assim, você pode dizer algo como “Você precisa de um tempo para relaxar. Vamos tirar um intervalo?” ou “Tem algo que eu possa fazer para ajudá-lo?”.
    • Conhecer melhor a pessoa ajuda a esclarecer algumas coisas. Existe a possibilidade de você estar levando as coisas para o lado pessoal ou de estar interpretando erroneamente a situação. Aproximar-se de forma mais empática vai fazer com que você enxergue a pessoa, não apenas o comportamento dela. [4]
  3. Ser assertivo significa ser firme nas próprias decisões e respeitar, ao mesmo tempo, as necessidades dos outros. Em algum momento, você pode se deparar com pessoas maldosas no caminho, e se elas não reagirem bem à compaixão, deixe claro que não vai aceitar esse tipo de comportamento arrogante.
    • Imagine, por exemplo, que está na escola e um colega deixa cair a bandeja com o lanche e pede para você pegá-la do chão. Você pode reagir de forma assertiva, fazendo contato visual e mantendo a voz calma, e dizer “Não vou fazer isso”. Ele pode continuar insistindo, mas você deve se manter firme na recusa. [5]
  4. Aproximar-se de uma pessoa maldosa exige amor próprio. Em algum momento, ela pode contaminá-lo com alguma sensação negativa. Sinta as emoções de estar ao lado de alguém assim, não ignore os sentimentos e nem aja como se eles fossem irrelevantes. [6]
    • É fácil negligenciar os próprios sentimentos, mas isso não é justo consigo mesmo e nem com a outra pessoa. Se guardar os sentimentos, em algum momento eles podem explodir.
    • Identificar os sentimentos pode ajudá-lo a entender as razões por trás do que está acontecendo. Sua reação estimula a pessoa a ser ainda pior? Às vezes, a pessoa escolhe um alvo simplesmente por estar chateada com a vida ou por achar engraçado ver a reação alheia.
    • Recue e observe como ela interage com os demais. Esse comportamento é direcionado a você ou ela age assim com todo mundo?
  5. Seja gentil consigo mesmo e faça uma autoanálise. Preparar-se para uma possível conversa vai ajudá-lo a saber como agir quando a pessoa disser algo.
    • Respire fundo e repita algumas afirmações positivas para acalmar os nervos. Vê-lo chateado é a reação que a pessoa espera, por isso o ideal é aprender como lidar com a situação sem reagir emocionalmente no momento.
  6. Concentre-se no próprio corpo e em formas de lidar com o estresse através da meditação ou da concentração. Lidar com uma pessoa desagradável pode ser estressante e exaustivo, e treinar a consciência é uma maneira de relaxar.
    • Experimente fazer um exercício de leitura corporal para aliviar a tensão. Deite-se em uma superfície plana, como a cama ou o chão. Se estiver no trabalho, você pode fazer isso sentado. Tente se desvencilhar de todos os pensamentos, exceto do que estiver sentindo em relação ao corpo. Comece com os dedos dos pés, tensionando os membros e relaxando em seguida. Depois de fazer isso com cada área, mexa o corpo até se sentir inteiramente relaxado. Esse exercício leva cerca de 15 minutos. [7]
    • No YouTube, existem vários vídeos com técnicas de relaxamento, caso prefira um processo guiado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Chamando a atenção da pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao confrontar alguém, você precisa se mostrar corajoso e confiante. Coloque os ombros para trás, levante a cabeça e faça contato visual.
    • Você pode escolher entre confrontar o comportamento da pessoa de forma confiante ou desafiá-la. Seja qual for a alternativa, ter confiança é o segredo. [8]
  2. Diga o que acha do comportamento ou das palavras dela. Muitas vezes, ela camufla um sentimento subjacente com algo negativo, o que torna ainda mais importante evitar ataques pessoais. Ela precisa saber que você está chateado com o comportamento demonstrado, e não com ela enquanto pessoa. [9]
    • "Me senti humilhado quando zombou de mim na reunião de hoje”. Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação.
    • Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo. É uma explicação clara e direta.
  3. Em vez de simplesmente apontar o erro, explique como lidar com a situação de uma forma mais gentil.
    • Você pode dizer, por exemplo, “Da próxima vez que tiver uma sugestão a respeito do meu desempenho, você pode compartilhar comigo em particular? Eu ficaria muito feliz”.
    • Outra forma de redirecionar a situação é pedir ajuda à pessoa para que ela busque pontos positivos em vez dos negativos. Deixá-la ciente de que você reconhece o valor da contribuição dela pode ser o início de uma relação melhor.
    • Seja o primeiro a levantar a bandeira da paz e criar um vínculo de amizade para solucionar um problema. Quando a pessoa recebe atenção positiva, o comportamento maldoso cessa. [10]
  4. Essa alternativa só deve ser levada em conta se você tiver tentando outras formas de solucionar a questão. Caso o contato com a pessoa seja pouco, não vale a pena envolver terceiros.
    • O bullying, por exemplo, é proibido na maioria das escolas e ambientes de trabalho. Se perceber que está sendo alvo de agressões, fale com alguém de confiança para tentar colocar um fim à situação. [11]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Protegendo-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Em certos casos, não é possível evitar o contato com a pessoa, mas você pode tentar minimizar o tempo que passa com ela. Manter a interação curta e gentil é o segredo.
    • Se sente que a pessoa se comporta de maneira arrogante sempre que precisa falar com ela, tente se comunicar através de e-mail.
    • Ao encontrar essa pessoa cara a cara, prepare o que tem a dizer com antecedência para que a conversa seja breve. “Estou indo para uma reunião, mas quero ver com você como anda o progresso daquele relatório”.
  2. Esse é um passo importante para conseguir se afastar. Se precisar pedir ajuda, faça isso quando estiver de saída para almoçar, assim você evita ter que ficar conversando e acabar ouvindo algum comentário negativo. [12]
    • A estratégia de fuga precisa ser óbvia, como pegar seus pertences e andar em direção à saída. Você se mantém no controle da situação e pode simplesmente sair depois de uma breve conversa. Não permita que a pessoa arranje uma brecha para ser desagradável.
    • Você pode dizer algo como “Estou atrasado para o almoço, falo com você mais tarde”.
  3. Você tem a opção de evitar algumas pessoas, como um caixa desagradável no supermercado, mas quando é alguém mais próximo, como seu chefe, nem sempre tem essa alternativa. Pessoas maldosas são capazes de espalhar energia negativa, por isso é bom manter distância no intuito de manter uma perspectiva otimista. [13]
    • Em situações cujo contato é inevitável, considere cada encontro como um desafio para mostrar compaixão e paciência. Da mesma forma que pessoas maldosas espalham energia negativa, você pode espalhar uma vibração positiva.
  4. Estar rodeado de pessoas desagradáveis pode sugar suas energias. Da mesma maneira que é importante evitar essas pessoas, você precisa se esforçar para estar ao lado de quem é legal e gentil. Isso ajuda a dissipar a energia baixa. [14]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 764 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade