Baixe em PDF
Baixe em PDF
A vida é uma mistura de momentos felizes, normalidades e situações difíceis. Mesmo que as pessoas tentem viver muitos momentos de alegria e seja fácil cair em uma rotina, são as situações difíceis que nos colocam à prova. É normal ter dificuldades ao longo da vida em estágios e idades diferentes. Em cada um deles, você terá que apelar para a sua força interior para conseguir lidar com a situação se tornando mais forte e experiente no processo.
Passos
-
Perceba o quanto o seu caráter é formulado ou revelado durante momentos difíceis. Se não passasse pelo desafio, nunca saberia qual é o tamanho da sua capacidade e destreza para lidar com adversidades, além de nunca se dar conta da sua força interior. Todo mundo consegue acessar a tal força interior, desde que não permita que o medo ou as preocupações assumam o controle. Use a máxima para se manter focado no que importa de verdade: superar a situação do seu jeito.
- Perceba que parte do que você está passando é para se reinventar. Mude o que não estiver dando certo para você e encontre uma versão sua mais forte e resiliente no final do túnel.
- Você escolheu esse caminho? Às vezes, uma situação difícil surge por conta do seu propósito de vida, seja ele relacionado à fé, à carreira, à família, à ciência ou ao que for. Neste caso, lembre-se do motivo que o fez escolher tal caminho e encontre a força na importância que ele tem para você.
-
Não desperdice seu livre arbítrio. Desistir e deixar outra pessoa ou coisa tomar a decisão por você é muito fácil. Cair em uma depressão profunda é uma forma de perder seu arbítrio, bem como deixar outra pessoa tomar todas as decisões e só acatar, mesmo que não concorde. Não tomar uma decisão também é uma forma de renegar seu arbítrio e, mesmo assim, é uma decisão (a de não fazer nada) e pode prejudicar sua habilidade de cuidar de si mesmo durante momentos difíceis.
-
Controle o que puder, mas aceite que há muitas coisas que não podem ser controladas. Você pode controlar como reage e como escolhe reagir, mas tem muito menos controle sobre o que os outros escolhem fazer e menos ainda sobre as circunstâncias ao seu redor. A sensação de desamparo vem muito facilmente quando sentimentos que não podemos controlar o que os outros fazem ou dizem que nos afeta, mas você pode controlar como reage a isso. Mesmo que pareça difícil, você tem escolha. A pergunta, na verdade, é se você está disposto a tomar decisões benéficas que aumentem a sua força para lidar com as dificuldades que está enfrentando ou não.
-
Procure ter serenidade. Se deixar levar pela raiva, frustração, ansiedade e inveja é muito fácil. É bem comum que as pessoas sintam dores no corpo e sintam emoções tóxicas por meio de dores que não passam. É importante reconhecer o que está sentindo e, então, encontrar formas de manter a compostura e a tranquilidade mental ao lidar com situações difíceis.
- Praticar meditação pode ajudar você a manter a calma ao enfrentar as pressões da vida.
- Saia um pouco da situação. Vá treinar, tomar um ar ou conversar com um bom amigo. Procure se distrair temporariamente para renovar os ânimos.
-
Use o humor para ajudar a lidar com o problema. Encontrar o riso em meio a situações difíceis alivia a tensão e ajuda a esclarecer as coisas de uma forma criativa. Usar humor não é renegar a seriedade da situação, mas sim de encontrar uma forma de lidar com ela com positividade. [1] X Fonte de pesquisa
-
Procure por pontos positivos. Situações ruins, muitas vezes, trazem consigo soluções, mudanças benéficas ou novos caminhos. Se você procurar por oportunidades em vez de ficar focado no que está dando errado, terá uma chance de encontrar uma saída e se manter focado no lado bom. Console-se sabendo que há algum ponto positivo: você só precisa procurar com vontade. [2] X Fonte de pesquisa
- Momentos difíceis podem ser criativos e inspiradores. Pode parecer um jeito estranho de enxergar a situação, mas, com certeza, é mais libertador, pois permite que você procure soluções.
-
Busque ajuda. Quando se sentir sozinho, procure a ajuda das pessoas. Mesmo que sinta que quem está ao seu redor o decepcionou ou se distanciou, sempre há alguém disposto a ajudar em algum lugar. Converse com seus amigos, parentes, um médico, ou psicólogo ou alguma plataforma social (com seu nome ou de forma anônima). Converse com pessoas que escutem de verdade e ajudem você.
- Se estiver considerando uma tentativa de suicídio e precisar de ajuda imediata, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida). [3] X Fonte de pesquisa
-
Compreenda que o medo de mudar atrasará a sua vida. Muitas situações difíceis surgem porque nós temos o costume de nos apegarmos ao passado. A mudança pode ser positiva quando nos faz crescer, melhorar ou evoluir na vida ou em uma situação em especial. Não é fácil encarar mudanças, mas, ao olhar para trás, muita gente que passa por grandes mudanças percebe que, sem elas, nunca conseguiriam sair da mesmice. [4] X Fonte de pesquisa
- Volte ao exercício de procurar o lado bom da situação e aceite a mudança. Ter uma atitude bem positiva com relação às mudanças fará você lidar melhor com a situação e transformar o que parece difícil em algo que dá para lidar. Você não precisa adorar o que está vivendo agora, só torne o momento suportável até que se adapte ao seu "novo normal".
Publicidade
Dicas
- Procure evoluir, e não ficar mais amargurado por conta do momento difícil que está vivendo.
- Aprenda a deixar as coisas para lá. Já dizia Buddha: guardar rancor é igual a pegar um carvão aceso na intenção de jogá-lo em alguém. Na prática, quem vai se machucar é você.
- Trate as pessoas com respeito. Mesmo que esteja passando por uma fase difícil, a forma como você trata os outros é muito importante. Atitudes mostram muito mais do que palavras, e as pessoas não esquecem tão fácil quando alguém faz algo de ruim para elas. Não é para ser uma frase de para-choque de caminhão, mas sim um recado para manter o respeito e a sua dignidade diante dos outros.
- O conflito faz parte da vida e, se for encarado adequadamente, é saudável nos relacionamentos humanos. Fugir do conflito, na verdade, piora situações que já estão ruins.
- Invista nas suas qualidades em vez de focar nas coisas que são difíceis para você.
Publicidade
Avisos
- Algumas pessoas são companhias tóxicas durante momentos difíceis. Evite, principalmente, quem coloca você para baixo, quem se incomoda com mudanças positivas na sua vida ou quem tenta manipular você.
- Se estiver cogitando cometer suicídio e precisar de ajuda imediata, ligue para 188. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Publicidade