PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Até mesmo o mais estável dos relacionamentos pode ficar abalado quando uma das partes tem uma amizade próxima com uma pessoa do sexo oposto. Caso seu amigo tenha uma amiga próxima e passe bastante tempo com ela, é normal ficar com um pouco de ciúmes, mas é importante confiar nele e não esperar pelo pior. Tente aceitar o relacionamento e evite problemas com a amiga dele. Se não der certo, talvez seja preciso reavaliar a relação. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aceitando o papel dela na vida dele

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante ver como ele trata você na presença da amiga para saber se há realmente alguma coisa a mais entre eles.
    • Caso seu namorado pare de demonstrar afeto quando vocês três estão juntos, há motivo para preocupação.
    • Se forem apenas amigos, os dois demonstrarão respeito por você quando estiverem juntos. Caso consiga sair com eles sem sentir alguma coisa ruim, é bem provável que você não tenha nenhum motivo para se preocupar. [1]
    • Tente fazer amizade com a amiga do seu namorado! Convide-a para ir ao bar ou para jantar. Assim, vocês se conhecem melhor. Veja quais atividades vocês podem curtir juntas.
  2. Caso acredite que ela queira roubar seu namorado, talvez seja uma boa ideia passar um tempo a sós com ela para ver se há algum motivo ou não para a preocupação.
    • Quando estiverem juntas, tente vê-la através da perspectiva do seu namorado. Ela é divertia? Conta boas piadas? Sabe ouvir? Dê o benefício da dúvida à garota e não saia à procura de defeitos ou coisas para reclamar.
    • Se o relacionamento for simplesmente uma amizade, a garota não deve ter problema nenhum em conhecer você melhor. Caso ela tenha ciúmes de você, fique esperta! [2]
    • Peça para seu namorado dar dicas sobre os interesses da amiga dele. Assim, quando estiverem juntas, vocês podem puxar papo fácil!
    • Ao passar mais tempo com a garota, você entenderá melhor a amizade de seu namorado e pode até ganhar uma amiga!
  3. Caso não lide bem com a amizade do seu namorado, é preciso resolver um problema interno seu. Quando se tem medo de falar o que pensa, é muito comum recorrer à passivo-agressividade. [3] Esse comportamento pode ser representado por algumas ações e reações como "desligar o cérebro" quando o rapaz fala algo da amiga ou planejar uma festa surpresa para ele e se "esquecer" de convidá-la.
    • A passivo-agressividade pode funcionar, mas ela também é capaz de acabar com o relacionamento de vocês. [4] Caso identifique esse tipo de comportamento, tente se controlar e agir de modo mais assertivo e respeitoso.
    • Em vez disso, tente conversar com seu namorado para descobrir por que ele gosta de passar tempo com a amiga.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando com o rapaz

PDF download Baixe em PDF
  1. Escrever tudo o que está sentindo a ajudará a organizar os pensamentos e manter o foco, sem reagir de modo exagerado. A ideia é que, ao sentar para conversar com o rapaz, ele ouça suas preocupações.
    • Foque em comportamentos e eventos específicos. Ligações tarde da noite, cuidados excessivos com a aparência antes de sair com a garota ou esconder coisas de você são alguns exemplos. [5]
  2. Veja se um amigo ou um parente concorda com sua preocupação. Por exemplo, caso a amiga more em outro estado e só veja seu namorado de vez em quando, é normal que eles queiram aproveitar melhor o tempo que passam juntos.
    • Talvez essa terceira pessoa tenha uma visão diferente da sua e esclareça algumas coisas. É possível que você esteja se preocupando com besteira.
    • O papo também permitirá que você pratique a discussão real com seu namorado. Isso é, caso você chegue à conclusão de que precisa ter uma conversa séria com ele.
    • Separar um tempo para pedir uma opinião externa permitirá que você mantenha a calma durante a conversa com o boy. Discutir de cabeça quente, logo após um incidente, nunca é uma boa ideia. Acalme-se e espere pelo menos 24 horas antes de sentar para conversar. [6]
  3. Não chegue dizendo "Precisamos conversar..." para não deixar o cara na defensiva logo de cara. Toque no assunto de modo casual quando estiverem fazendo alguma coisa. Os rapazes ficam intimidados quando precisam manter contato visual durante uma conversa séria, portanto, evite os confrontos.
    • Comece com um papo casual para ver como ele se sente. Se ele ficar na defensiva ou parecer protetor demais com relação a amiga, talvez haja um problema maior.
    • O foco da conversa deve ser o relacionamento de vocês, não o fato do rapaz sair com a garota. Se a discussão acabar caindo no fato de ele querer ou precisar sair com ela, talvez haja algum sentimento mais profundo pela menina. [7]
  4. É importante ser específica, pois talvez o rapaz não perceba o seu ciúmes. Se, por outro lado, sente que ele passa mais tempo com ela do que com você, deixe isso bem claro. Assuma o que está sentindo e direcione a conversa para o relacionamento de vocês, não para a amiga do rapaz. Alguns exemplos de frases na primeira pessoa:
    • "Me sinto deixada de lado quando você e a Luiza fazem algumas coisas, principalmente coisas que nós combinamos de fazer juntos. Parece que você não quer a minha presença."
    • "Fico triste quando você cancela nossos planos e sai com ela. A impressão que fica é de que ela é mais legal do que eu."
    • "Fico nervosa quando vejo fotos de vocês nas redes sociais, pois minhas amigas me perguntam se vocês estão ficando." [8]
  5. Se ele não gosta da garota além da amizade, não há motivo para se preocupar. Talvez ele não seja o responsável pela frequência com a qual eles saiam. É possível que a garota queira mais do que a amizade e esteja tentando conquistá-lo, não o contrário. Deixe que ele pense e analise o relacionamento por conta própria.
    • Deixe o rapaz ciente dos sinais de alerta que notou para que ele tente analisar se a amiga realmente deseja algo a mais. Por exemplo, digamos que ele não atenda uma ligação dela. Um pouco depois, ela enche o saco dele com mensagens e ligações? Se isso acontecer, talvez o problema seja ela, não ele. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Definindo limites para o relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. O que vocês consideram infidelidade? Os homens e as mulheres normalmente têm visões diferentes quanto ao que vale como traição. Os homens normalmente focam mais no ato do sexo, ao passo que as mulheres incluem o flerte e a proximidade emocional como formas de traição. [10]
    • Chegar a um consenso servirá como base para definir quais comportamentos não são aceitáveis. É importante ser o mais clara possível quanto às coisas que você não acredita que devam rolar em uma relação estritamente de amizade.
  2. O relacionamento é monogâmico? Seu namorado acredita que tudo bem sair com outras pessoas? Descobrir se a relação é aberta ou fechada pode ajudá-la a esclarecer se há algum outro relacionamento acontecendo simultâneo ao seu.
    • Caso decidam manter um relacionamento fechado e monogâmico, é importante que isso seja passado para a amiga do seu namorado para que ela entenda a situação. [11]
  3. Você pode, por exemplo, preferir que eles não saiam sozinhos. Caso seu namorado não esteja disposto a negociar tais coisas, talvez o relacionamento dos dois seja mais do que uma simples amizade. Se ele não tem interesses secretos com ela, não há motivo algum para fazer coisas com as quais você não se sente confortável.
    • Alguns pontos que devem ser discutidos: a frequência com a qual eles se veem, o fato de saírem sozinhos e o modo com o qual ele lida com telefonemas ou mensagens recebidas na sua presença. [12]
  4. Tente descobrir se o seu namorado acharia problema em você ter amigos homens. Talvez ele simplesmente não entenda o seu ciúmes. Obviamente, a ideia não é devolver na mesma moeda e simplesmente encontrar alguém para deixar seu namorado com ciúmes. Você deve simplesmente fazer com que ele veja as coisas de acordo com o seu ponto de vista. [13]
  5. Você deve confiar e respeitar seu parceiro, sem nunca esconder coisas dele. Se não há confiança, não há relacionamento. [14]
    • Descobrir que seu namorado está escondendo detalhes sobre a amizade que mantém com outra garota pode ser um sinal de que há algo a mais na história. Explique que isso atrapalha a sua confiança nele.
    • Ainda assim, é importante acreditar que ele será fiel a você. A menos que esteja recebendo sinais bastante claros de que o rapaz está escondendo algo, tente não caçar pelo em ovo.
  6. Você deve confiar no seu parceiro, mas se não consegue se livrar da sensação de que está rolando algo entre ele e a amiga, é melhor seguir os instintos. Se o relacionamento deles a deixa desconfortável e o seu namorado não aceita ficar distante da garota, é melhor acabar com tudo logo. [15]
    • Caso não consiga superar o ciúmes e aceitar a amizade deles, talvez seja melhor acabar com o relacionamento. É possível que você não consiga lidar com o "compartilhamento" do tempo do seu namorado. Nesse caso, é preciso analisar suas expectativas e talvez procurar um psicólogo antes de tentar entrar em um relacionamento sério.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 88 431 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade