Baixe em PDF Baixe em PDF

É comum se sentir insegura após uma traição. Ao descobrir o caso do seu marido, você pode ficar se questionando se não é boa o suficiente e ficar na dúvida se ele vai voltar a trair. Esses sentimentos são naturais, mas a insegurança cobra o seu preço, e isso pode interferir na sua felicidade e no futuro do seu relacionamento. Se quiser continuar com o seu marido (ou mesmo se não quiser), é preciso saber lidar com a insegurança. O primeiro passo é trabalhar a autossuficiência emocional. Quando estiver bem resolvida nesse quesito, você vai conseguir trabalhar o relacionamento e reconstruir a confiança.

Método 1
Método 1 de 3:

Conquistando a segurança em si mesma

Baixe em PDF
  1. A infidelidade do seu companheiro não significa que você seja merecedora de uma traição ou do desrespeito. Você merece a dignidade e a honestidade em qualquer relacionamento, e não é culpa sua se o seu marido agiu pelas suas costas.
    • Dê a volta por cima recordando as suas qualidades e conquistas. Tente fazer uma lista de todas as suas características positivas. Pode ser qualquer coisa, como ser uma amiga leal, saber tocar violão ou ter concluído o ensino superior. Escreva todos esses atributos em um papel e olhe sempre a lista. Se tiver problemas para se lembrar de coisas positivas sobre si mesma, peça ajuda a um amigo de confiança ou a alguém da família.
  2. . Muitas vezes você vai se pegar pensando se o seu esposo vai voltar a trair. Esses pensamentos são extremamente prejudiciais, por isso é importante aprender a reconhecê-los e a redirecionar a sua atenção quando eles vierem à mente.
    • Tente substituir um pensamento indesejado sobre a traição por algo positivo. Por exemplo, se você por acaso começar a pensar “Eu sei que o meu marido vai me trair novamente, e não há nada que eu possa fazer para impedir essa situação!”, substitua esse pensamento por algo como “Estou fazendo o que posso para me recuperar da infidelidade do meu esposo e me orgulho do meu esforço e do progresso que conquistei até agora”. [1]
  3. Concentre-se em manter uma boa alimentação, em dormir bem e em fazer exercícios. Lidar com uma circunstância difícil, como a infidelidade, é mais fácil quando as necessidades físicas estão em ordem. [2]
    • Atividades voltadas para si mesma, como meditar e escrever um diário, podem ser benéficas para a sua saúde emocional.
    • Evite o consumo de álcool, drogas ou outras substâncias prejudiciais à saúde em busca de conforto. Você pode se sentir melhor por um tempo, mas essas substâncias vão piorar os problemas a longo prazo.
  4. Reserve algumas horas por semana para se dedicar a alguma atividade prazerosa ou para começar algo que você sempre teve interesse. Desenvolver uma nova competência ou exercitar a criatividade podem ajudá-la a se sentir mais autossuficiente. [3]
    • Comece a ler mais, aprenda alguma arte ou faça um curso interessante.
  5. Quando você compartilha a sua vida com alguém, é fácil deixar a pessoa ditar as suas emoções. Lembre-se de que você é autossuficiente e que pode encontrar a felicidade fora de qualquer relacionamento.
    • Tente imaginar a situação por outra perspectiva. Por exemplo, quando o seu marido ficar irritado ou deprimido, imagine que ele acabou de entrar em uma montanha-russa e você está em pé, do lado de fora, assistindo. A montanha-russa representa as emoções que ele está sentindo, mas você não precisa entrar nessa com ele.
  6. Problemas de autoestima e confiança podem surgir depois da descoberta da traição. Da mesma forma que pode ser útil buscar ajuda como casal, você também pode se beneficiar das consultas individuais. [4]
    • Você pode buscar essa ajuda individual como uma ferramenta para recuperar a confiança e para cicatrizar a ferida após a traição, caso não queira recuperar o casamento. O terapeuta também pode servir como um suporte para guiá-la através da decisão do divórcio, caso você tome essa decisão.
    • Participar de um grupo de apoio para pessoas que enfrentaram uma situação de infidelidade também serve de amparo. Compartilhar a sua história e ouvir a de outras pessoas ajudam a cicatrizar a ferida.
  7. Só depende de você a decisão de como seguir em frente após sofrer um episódio de infidelidade no casamento. Se você descobrir que a traição do seu marido é recorrente, ou se não for capaz de perdoá-lo, você tem a opção de se divorciar. O divórcio nunca é uma decisão fácil. Antes de se decidir por completo, você deve conversar com o seu marido e com algumas pessoas próximas. [5]
    • Um terapeuta também pode ajudá-la a decidir qual é a melhor alternativa para o futuro (e para o dos seus filhos também, se tiver). O profissional vai orientá-la da melhor maneira para que você possa conversar com o seu marido, com os seus filhos e com outras pessoas da família sobre o assunto.
    • Pense bastante em cada uma das alternativas antes de tomar uma decisão. Mesmo que receba conselhos para agir rapidamente, leve o tempo que precisar para se decidir.
Método 2
Método 2 de 3:

Reparando o relacionamento

Baixe em PDF
  1. Se você quiser continuar com ele, deve perdoá-lo. Prender-se ao ressentimento e à amargura só vai envenenar o futuro do relacionamento. Tome uma decisão consciente de perdoar o seu marido e seguir em frente. [6]
    • Perdoar de uma vez é difícil, principalmente se a traição tiver acontecido recentemente. Defina metas de perdão para reconstruir o seu relacionamento.
    • Tente dizer “Eu o perdoo” ou “Estou trabalhando no seu perdão” em voz alta para si mesma, para o seu marido e para outras pessoas. Ainda que não se sinta pronta para perdoar definitivamente, externar as suas intenções em voz alta pode ajudá-la no caminho para o perdão.
  2. Uma orientação profissional é uma ferramenta valiosa para ajudar a reconstruir a relação com o seu marido. O profissional vai ajudá-los a descobrir o motivo da infidelidade, além de ajudar os dois a trabalharem as emoções e a melhorar a comunicação. [7]
    • A terapia também vai ajudá-los a decidir se continuar a relação é a melhor escolha.
  3. Muitas pessoas que traem fazem isso por não ter suas necessidades atendidas em casa. Se esse motivo tiver contribuído para a infidelidade do seu marido, assuma a sua parcela de culpa na questão e tente reparar os seus próprios erros. [8]
    • A falta de intimidade emocional e a insatisfação sexual são algumas das causas mais comuns que levam as pessoas a traírem.
    • Assumir a sua parcela de culpa nos problemas do relacionamento não redimem o seu marido da infidelidade.
  4. Reserve um momento regular para conversar com o seu marido. Não falem apenas sobre a traição – falem sobre os sentimentos, o que um espera do outro e as metas para o futuro. [9] Conversem sobre coisas que não estejam relacionadas ao casamento, como as suas paixões, objetivos e sonhos. Isso pode ajudar a restaurar o entusiasmo da relação.
    • Reabra os canais de comunicação com o seu marido para ajudar a restabelecer o relacionamento após o período de segredos e mentiras da infidelidade.
    • Se você se der conta de que passa muito tempo falando da traição, reserve 15 minutos para isso e deixe o resto do tempo para outros assuntos.
  5. Depois da quebra de confiança, pode ser difícil se reconectar ao seu marido em um nível físico. Contudo, ao escolher reconstruir o casamento, esse é um passo que você precisa dar para seguir em frente.
    • Você pode recuperar a intimidade no casamento confidenciando os seus desejos mais profundos ao seu marido – seus pensamentos e sentimentos secretos. Além do mais, começar a namorar novamente pode ser uma grande ajuda. Faça uma viagem romântica com o seu esposo. Tente voltar ao tempo em que vocês trocavam mensagens românticas, deitavam em conchinha no sofá e falavam sobre o dia durante o jantar, em vez de comerem em silêncio.
    • A terapia de casal também pode ajudá-los a recuperar a intimidade sexual. Isso pode levar um tempo, pois você pode ter levantado uma barreira após a traição e talvez não queira trabalhar essa questão no momento. Tente se concentrar em recuperar o seu relacionamento, e a intimidade vai vir com o tempo. É importante que vocês dois sejam sinceros e superem totalmente o episódio para conseguirem restabelecer uma conexão física. [10]
    • O carinho é outra forma de demonstração física de afeto, e você pode começar dessa forma até se sentir pronta para a intimidade. Coisas simples, como andar de mãos dadas, dar um beijo ao se despedir e dar um abraço podem ajudar a melhorar a intimidade física.
  6. Não telefone o tempo todo para saber onde o seu marido está e nem insista para que ele passe todo o tempo livre com você. Apesar desse tipo de comportamento ser compreensível de sua parte, ele vai se sentir sufocado e isso pode acabar criando uma barreira entre vocês. [11]
    • Você pode pedir satisfações ao seu marido depois de uma traição, apenas tome cuidado para não cruzar o limite e entrar na zona do ciúme doentio ou do comportamento controlador.
  7. Fazer coisas novas pode ajudar o casal a deixar o problema da infidelidade para trás. Encontre algo que possa aproximá-los mais e a criar novas lembranças. [12]
    • Façam uma viagem de fim de semana juntos, escolham um novo hobby ou se esforcem para fazer mais coisas na companhia um do outro.
Método 3
Método 3 de 3:

Reconstruindo a confiança

Baixe em PDF
  1. A fidelidade no futuro depende exclusivamente dele. Não importa o quanto você seja cuidadosa, se ele quiser trair novamente, ele vai dar um jeito. Da mesma forma, se ele estiver comprometido a reparar o erro, você não precisa tentar controlá-lo.
    • Lembre-se de que você provou, através de todo esse processo, que é capaz de cuidar de si mesma e que pode sobreviver, independentemente do que aconteça.
  2. Sente-se na companhia do seu marido e falem sobre como gostariam que o relacionamento fosse daí para a frente. Façam planos para transformar as metas em realidade. Trabalhar em busca do mesmo interesse coloca os dois no mesmo time, ajudando o casal a reconstruir a camaradagem e a confiança. [13]
  3. É justo pedir acesso ao telefone e às atividades online do seu marido após uma traição. Contudo, ele tem direito à privacidade. Fale com ele sobre como balancear a privacidade que ele deseja ter com a satisfação que ele precisa dar. [14]
    • Se ele ficar escondendo o jogo em relação ao telefone ou ao computador, analise se ele realmente tem interesse em reconquistar a sua confiança.
  4. Ninguém pode ler a mente de ninguém, e é muito fácil imaginar problemas que não existem. Concentre-se nos fatos. Não se entregue ao medo de ser traída novamente, a menos que exista um motivo concreto. [15]
    • Faça um teste de realidade consigo mesma quando a sua imaginação vagar. Pare e se pergunte: “Por que estou pensando isso? Há motivos?”.
    • Tenha em mente que se ele a estiver traindo, você vai descobrir novamente. Não precisa ficar o tempo todo alerta, permita-se tirar de cima de você o peso dessa responsabilidade.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 606 vezes.

Este artigo foi útil?