PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As pessoas se sentem sozinhas por diversas razões, incluindo a falta de habilidades sociais e o isolamento intencional. Alguns indivíduos podem até mesmo sentirem-se solitários quando estão cercados de gente, por não terem nenhuma relação significativa com essas pessoas. [1] Todo mundo se sente sozinho de vez em quando, mas essa sensação nunca é agradável. Existem diversas formas de lidar com a solidão, como conhecer novas pessoas, aprender a valorizar o tempo que passamos sozinhos e estreitar os laços com a família. Continue lendo para saber mais.

Método 1
Método 1 de 4:

Compreendendo o sentimento de solidão

PDF download Baixe em PDF
  1. Para fazer mudanças que realmente o ajudarão, você precisará de certo tempo para descobrir por que se sente só. Por exemplo, digamos que você ache que é sozinho porque não tem amigos o suficiente e, sendo assim, tente sair de casa e fazer mais amigos. Você ainda poderá sentir-se solitário depois de fazer novos amigos, caso seu sentimento de solidão seja resultado da falta de relacionamentos significativos, mesmo com muitos amigos. Para determinar o motivo pelo qual você se sente sozinho, considere algumas das seguintes perguntas:
    • Quando você se sente mais solitário?
    • Algumas pessoas fazem com que você se sinta mais sozinho quando está perto delas?
    • Há quanto tempo você se sente assim?
    • O que você sente vontade de fazer devido à solidão?
  2. Escrever um diário poderá ajudá-lo a entender melhor os sentimentos de solidão, além de ser uma ótima forma de aliviar o estresse. [2] Para começar, escolha um lugar confortável e programe-se para dedicar cerca de 20 minutos diários para escrever. Você poderá começar escrevendo sobre a forma como estiver se sentindo no momento ou sobre o que estiver pensando, ou pode usar um tema. Os temas podem incluir:
    • “Eu me sinto só quando…”
    • “Eu me sinto sozinho porque…” [3]
    • Quando você começou a sentir-se sozinho? Por quanto tempo vem sentindo-se assim? [4]
  3. Algumas pesquisas sugerem que a meditação pode aliviar os sentimentos associados com a solidão e a depressão. [5] A meditação também é uma ótima forma de entrar em contato com os sentimentos de solidão e começar a entender de onde eles vêm. Aprender a meditar requer tempo, prática e orientação, portanto, o ideal é encontrar uma aula de meditação na sua região. Se não houver aulas disponíveis na região, você pode comprar CDs que o ensinarão a meditar em casa.
    • Para começar a meditar, encontre um local tranquilo e fique confortável. Você pode sentar em uma cadeira ou em uma almofada no chão, com as pernas cruzadas. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Conforme você se concentra na respiração, não tente distrair-se dos pensamentos. Permita que eles entrem e saiam da sua mente.
    • Sem abrir os olhos, observe o mundo ao redor. Preste atenção também na forma como você estiver se sentindo. O que está ouvindo? Quais aromas está sentindo? Como se sente fisicamente? E emocionalmente? [6]
  4. Pode ser difícil descobrir por que nos sentimos solitários e como superar esse sentimento. Um profissional licenciado em saúde mental poderá ajudá-lo a entender o problema e a trabalhar para superar a solidão. Sentir-se solitário pode indicar a presença de depressão ou de outro transtorno mental oculto. Conversar com um terapeuta poderá ajudá-lo a entender o que está acontecendo e a escolher o melhor curso de ação.
    DICA DE ESPECIALISTA
    A Dra. Chloe Carmichael é psicóloga. Possui clínica particular em Nova Iorque. Com uma década de experiência no ramo, Chloe é especialista em problemas de relacionamento, controle de estresse, baixa autoestima e coaching de carreira. Chloe também deu aulas na Long Island University e atuou como professora adjunta na City University, em Nova Iorque. Chloe completou seu Doutorado em Psicologia Clínica na Long Island University em Brooklyn, Nova Iorque. Fez estágio no Lenox Hill Hospital e no Kings County Hospital. É credenciada pelo American Psychological Association e é autora do livro "Nervous Energy: Harness the Power of Your Anxiety" e do "Dr. Chloe's 10 Commandments of Dating".

    Nossa especialista concorda: se quiser explorar o porquê de se sentir sozinho, procurar um terapeuta qualificado é uma excelente opção. Tente participar de um clube, sair mais para conhecer gente e fazer uma lista de amigos e pessoas importantes em sua vida para entrar em contato com eles. Se nada disso funcionar e você se sentir desorientado, um terapeuta pode ajudá-lo a lidar com seus pensamentos e sentimentos.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Consolando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. A solidão é uma parte natural do ser humano, mas pode fazer com que você se sinta anormal. Converse com um amigo ou familiar sobre a forma como está se sentindo. Ao contar seus sentimentos para alguém, você também pode perguntar se essa pessoa já passou por isso. O processo de entrar em contato com alguém e compartilhar sua história o ajudará a entender que não está sozinho. [7]
    • Tente dizer algo como, “Ultimamente venho sentindo-me solitário e estava pensando se você já se sentiu assim”.
    • Se você não tiver um amigo ou familiar com quem conversar, procure um professor, conselheiro, padre ou pastor.
  2. Em vez de preocupar-se o tempo todo com a solidão, faça atividades que distraiam a mente do problema. Faça uma caminhada, ande de bicicleta ou leia um livro. Explore atividades e hobbies e não tenha medo de tentar coisas novas. As experiências proporcionam uma base sobre a qual você pode falar em situações sociais (interagindo, assim, com mais pessoas) e permitem que você inicie conversas que interessarão aos outros.
    • Mantenha-se ocupado. Muito tempo ocioso faz com que os sentimentos de solidão ataquem. Mergulhe no trabalho ou nas atividades extracurriculares.
  3. Se você nem sempre tem alguém com quem socializar, não deixe que isso o impeça de sair e se divertir. Por exemplo, se quiser sair para jantar ou assistir a um filme, leve-se ao cinema ou a um bom restaurante. Embora, a princípio, fazer sozinho as coisas que você faria apenas com outra pessoa possa parecer estranho, não se detenha. Sair e fazer coisas sozinho não é estranho! Quando você se lembrar por que costumava fazer essas coisas, poderá desfrutar delas novamente.
    • Se você quiser sair para comer ou tomar um café sozinho, leve um livro, revista ou jornal para manter-se ocupado quando você normalmente estaria conversando. Tenha em mente que as pessoas saem sozinhas de propósito só para terem tempo para "elas mesmas", ninguém vai olhar para você sentado sozinho e supor que não tem nenhum amigo.
    • Pode levar algum tempo para que você se acostume com a sensação de sair sozinho. Não desista se as primeiras tentativas forem um pouco desconfortáveis.
  4. Se você estiver sentindo muita falta de uma companhia, considere a adoção de um cachorro ou gato em um abrigo de animais. Não é por acaso que, há séculos, os bichos de estimação são nossos companheiros domésticos, e ganhar a confiança e o carinho de um animal poderá ser uma experiência profundamente gratificante.
    • Seja um dono responsável. Garanta que seu animal de estimação seja castrado ou esterilizado e apenas comprometa-se a trazer um bichinho para a sua vida se estiver preparado para lidar com as tarefas diárias envolvidas nos cuidados dele.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tornando-se sociável novamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Para fazer novos amigos, você terá de sair de casa e participar de diferentes atividades. Considere entrar em uma liga esportiva, matricular-se em um curso ou praticar voluntariado dentro da sua comunidade. Se você for muito tímido, encontre um grupo de ajuda para a ansiedade social, mesmo que seja on-line. Procure atividades na sua região através de sites como o Craigslist Brasil, jornais regionais ou sites de notícias locais. [8]
    • Não participe de alguma atividade com o único objetivo de fazer amigos ou conhecer pessoas. Tente ir sem expectativas de qualquer natureza e divertir-se, independentemente do que acontecer. Procure atividades pelas quais você se interesse e que também envolvam grupos de pessoas, como clubes do livro, grupos religiosos, campanhas políticas, concertos e exposições de arte.
  2. Muitas vezes, fazer novos amigos exige que você dê o primeiro passo e convide outras pessoas para fazer alguma coisa. Não espere que as pessoas se aproximem: você deverá abordá-las. Convide alguém para conversar ou tomar um café. Você sempre deve demonstrar interesse em outras pessoas antes que eles demonstrem interesse em você. [9]
    • Ao tentar fazer novos amigos, seja você mesmo. Não tente impressionar uma pessoa nova agindo como se fosse alguém que não é. Isso pode acabar com uma nova amizade antes mesmo que ela comece.
    • Seja um bom ouvinte. Preste muita atenção quando alguém estiver falando. É importante ser capaz de responder ao que uma pessoa acabou de dizer para demonstrar que você está ouvindo, ou ela poderá achar que você não se importa. [10]
  3. Esforçar-se para aprofundar as relações com a família também poderá ajudá-lo a deixar de sentir-se tão só. Mesmo que você não tenha uma ótima relação com um familiar, ainda pode tentar consertar as coisas, começando com um convite. Por exemplo, você poderia convidar um membro da família que não vê há algum tempo para almoçar ou tomar um café.
    • Ao tentar reconstruir ou aprofundar o relacionamento com familiares, você pode usar algumas das mesmas estratégias que usaria para fazer novos amigos. Tome a iniciativa de convidar a pessoa para fazer alguma coisa, seja você mesmo e seja um bom ouvinte. [11]
  4. Atraia as pessoas na sua direção, proporcionando uma companhia agradável. Em vez de ser crítico, seja cortês. Nos comentários casuais, não aponte defeitos nas roupas, hábitos ou cabelos alheios. As pessoas não precisam ser lembradas de que têm uma pequena mancha na camisa, quando não podem fazer nada a respeito. O que elas precisam ouvir é que você acha o suéter delas muito bonito, ou que leu o artigo que elas publicaram. Não exagere, apenas mencione de forma casual quando gostar de alguma coisa. Esse é um dos melhores quebra-gelos que existem e desenvolve a confiança de forma constante através do tempo, conforme as pessoas passam a entender que você não vai criticá-las. [12]
  5. Às vezes, conectar-se on-line com outras pessoas pode ser mais fácil do que interagir pessoalmente, mas mantenha em mente que a interação on-line não é um substituto completo das relações cara-a-cara. [13] No entanto, em alguns momentos, as comunidades on-line podem ser ferramentas valiosas para compartilhar pensamentos e experiências, ou fazer perguntas para aqueles que estão passando por situações semelhantes. Muitas vezes, os fóruns on-line permitem que você ajude os outros enquanto também é ajudado.
    • Lembre-se de manter-se seguro quando estiver on-line. Nem todo mundo é o que diz ser e muitas pessoas mal-intencionadas tiram vantagem da solidão alheia.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Aproveitando a solidão

PDF download Baixe em PDF
  1. Solidão é quando você se sente infeliz por estar sozinho. A solitude é quando você se sente feliz sozinho. Não há nada errado com a solitude e com querer ou gostar de ficar sozinho. Um tempo para si mesmo pode ser útil e agradável.
  2. Normalmente, quando dedicamos a maior parte do tempo para outras pessoas, tendemos a esquecer de nós mesmos. Se você estiver passando por um período de solidão, tire proveito dessa fase fazendo coisas que deseje fazer para si mesmo. Essa é uma oportunidade maravilhosa e você merece ser feliz!
  3. Geralmente, malhar e cuidar do corpo são as primeiras coisas deixadas de lado quando estamos muito ocupados. Se você estiver passando menos tempo com outras pessoas do que o normal, tente usar esse tempo para praticar atividades físicas. Se você treinar em uma academia, poderá até mesmo fazer novos amigos ou conhecer alguém especial!
  4. Reservar um tempo para praticar um novo hobby poderá ajudá-lo a superar os sentimentos de solidão, mesmo se estiver praticando o hobby sozinho. Você pode aprender a tocar um instrumento, a desenhar ou a dançar. Aprender essas habilidades com outras pessoas vai ajudá-lo a conhecer gente, mas também proporcionará uma válvula de escape criativa para os sentimentos. Transforme a solidão em algo bonito!
    • Prepare uma refeição agradável ou asse bolos e biscoitos para os amigos ou vizinhos. Cozinhar uma refeição é gratificante e você poderá canalizar sua atenção em algo nutritivo.
    • Considere participar de um clube do livro para encontrar outras pessoas que também gostem de ler. [14]
  5. Muitas vezes, as pessoas sonham em realizar algo muito grande, mas têm mil desculpas para não fazê-lo. Você já quis escrever um livro? Dirigir um filme? Use a solidão como uma desculpa para fazer algo grande. Quem sabe, talvez isso se transforme em algo que ajudará outras pessoas a lidar com a solidão.
    Publicidade

Dicas

  • Não considere os conhecidos casuais como verdadeiros amigos, em quem você pode confiar qualquer coisa. Desenvolva a confiança gradualmente e aceite-os como são. Não há nada de errado em ter um monte de conhecidos, um número razoável de amigos com quem você se sinta confortável pessoalmente e um grupo bem menor de amigos íntimos, com quem você confie informações pessoais. Pense nos contatos como uma série de círculos concêntricos.
  • Tenha em mente que é possível sentir-se "só em uma multidão". Você pode ter amigos, familiares e conhecidos, mas ainda assim sentir-se solitário. Para algumas pessoas, é difícil conectar-se com aqueles que nos rodeiam. Nesse caso, a terapia pode ajudar.
  • Aprenda a ser feliz consigo mesmo. Quando você gosta/ama quem você é, isso é visível. As pessoas gostam de cercar-se de indivíduos otimistas e confiantes.
  • Entenda que você não precisa estar em um relacionamento para ser feliz. Talvez você ache difícil ver os amigos saindo e namorando, ou sinta que há algo errado com você porque não está em um relacionamento. Mas você não precisa sair com alguém para sentir que faz parte de um grupo ou que está cercado de pessoas que se importam com você. Faça novos amigos e comece a namorar apenas quando estiver pronto.
  • Lembre-se de que você se sente inibido porque todo mundo se sente inibido. As outras pessoas não estão se concentrando nos seus defeitos — é bem mais provável que estejam concentrando-se nos defeitos delas mesmas.
  • Crie uma atmosfera e um clima positivo. Perceba que a solidão pode ser a hora certa para experimentar algo novo, relaxar ou estimular a criatividade. Afinal, algumas das personalidades mais famosas passaram muito tempo sozinhas.
  • Seja você mesmo! Você não deve ser outra pessoa para fazer os outros gostarem ou ficarem com você. Pessoas diferentes têm estilos diferentes e singularidades. Passe um tempo consigo mesmo e conheça algumas das qualidades que possui. As pessoas vão gostar de você por quem você é, não por quem deseja ser.
  • Às vezes, é você quem se isola dos outros. Não seja essa pessoa, mesmo que você tenha que passar por momentos desconfortáveis durante curtos períodos. É melhor ter a chance de sair, conhecer pessoas e experimentar coisas novas. Ame a si mesmo para que os outros possam amá-lo também.
  • Para aqueles com crenças religiosas, considere confraternizar com pessoas que compartilhem da sua religião. A maioria das igrejas deve ter algum tipo de confraternização periódica. Se sua igreja não tiver um evento desse tipo, considere começar um.
  • Pense em um lugar feliz ou de que você goste.
  • Ouça músicas ou leia livros narrados na segunda pessoa (você) para sentir que alguém está falando com você.
Publicidade

Avisos

  • O uso excessivo de comunidades on-line como forma de socializar pode causar dependência e outras complicações. Use as redes sociais como uma ferramenta para contatar pessoas da região que compartilhem dos seus interesses e faça um esforço para encontrá-las pessoalmente. Essa pode ser uma boa forma de filtrar interesses mútuos, mas não espere que as pessoas comportem-se off-line da mesma forma como se comportam on-line.
  • Se você estiver sentindo-se sozinho, considere sair das redes sociais, como Facebook e Twitter, elas não beneficiam a vida social. Às vezes, as pessoas podem ser cruéis nesses sites e, além disso, ver as atualizações alheias com atividades divertidas pode fazer você se sentir pior ainda. Em vez de ficar nas redes sociais, tente sair de casa. Faça uma longa caminhada, brinque com o cachorro ou passe o tempo com um dos seus irmãos.
  • Se você sofre com um sentimento persistente de solidão, procure ajuda médica. Esse pode ser um sinal de depressão.
  • Você encontrará pessoas ruins em grupos ruins. Tente encontrar pessoas boas em grupos bons.
  • Cultos, gangues e outros grupos tiram vantagem da solidão para influenciar negativamente pessoas vulneráveis. Tome cuidado e ouça o que os outros têm a dizer sobre qualquer grupo do qual você esteja pensando em participar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 984 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade