Baixe em PDF Baixe em PDF

O humor feminino pode ser fortemente influenciado pelas flutuações hormonais provocadas pelo ciclo menstrual, principalmente durante os dias que antecedem a menstruação. Não é incomum que uma mulher na TPM esteja perfeitamente contente em um determinado momento, mas no minuto seguinte comece a chorar — e isso pode ser bastante frustrante para as outras pessoas, particularmente quando se transformam no alvo da raiva de alguém e sentem que não fizeram nada de errado. No entanto, você poderá viver em paz com sua namorada se souber lidar com a TPM da forma certa — evitando brigas, aliviando o estresse da sua parceira, e sendo amoroso e solidário.

Método 1
Método 1 de 3:

Tirando um pouco do peso das costas dela

Baixe em PDF
  1. A sensação de dor e inchaço não deixa ninguém com vontade de sair de casa, portanto, consulte sua namorada antes de confirmar a presença do casal em qualquer tipo de evento, ou de convidar os amigos para uma visita na sua casa. Seja particularmente cuidadoso com eventos que envolvam alguma atividade física ou que obriguem sua parceira a se arrumar bastante. [1]
    • Por exemplo, não prometa viajar para a praia com os amigos do casal se você souber que a menstruação da sua namorada está chegando — converse com ela primeiro.
  2. Se sua namorada sempre lava a louça ou prepara o jantar, assuma esse papel quando ela estiver na TPM (e quando não estiver também). Além de ficar feliz com a sua iniciativa de realizar mais tarefas domésticas, ela se sentirá menos estressada no geral. [2]
    • Pergunte se ela precisa de ajuda, ou simplesmente tome a iniciativa e faça o que precisa ser feito — observe quais cômodos e objetos precisam de uma faxina, arregace as mangas e comece a limpar.
  3. Talvez sua namorada se alimente de forma extremamente saudável na maior parte do tempo, mas fique com vontade de comer uma pizza inteira durante a TPM — independentemente da situação, evite fazer comentários sobre qualquer mudança na alimentação dela. Se a pessoa amada reclamar que algumas roupas estão apertadas, ofereça-se para caminhar junto com ela ou simplesmente diga que ela está linda. [3]
    • Sugira opções saudáveis se quiser lidar com a TPM e ajudar sua namorada a manter uma alimentação saudável ao mesmo tempo. Por exemplo, se ela estiver com vontade de comer pizza, sugira que vocês preparem uma em casa em vez de pedir por telefone.
  4. As mulheres podem ficar muito mais emotivas e agitadas durante a tensão pré-menstrual, portanto, ajude a mulher amada a relaxar: prepare um banho quente, faça uma massagem nos ombros da sua namorada, ou até mesmo medite junto com ela — tudo isso vai deixá-la mais tranquila. [4]
  5. O sono pode fazer maravilhas para uma mulher na TPM, portanto, evite perturbar as horas de descanso da sua namorada — não a faça ficar acordada até tarde nem assista à televisão com o volume alto enquanto ela tenta dormir. Em vez disso, pratique atividades que vão acalmá-la e ajudá-la a pegar no sono, como acender uma vela aromática de lavanda ou preparar um chá quentinho. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando conflitos

Baixe em PDF
  1. Calcule o momento do mês em que ela deverá entrar na TPM e marque esses dias em um calendário (mas lembre-se de escondê-lo da sua namorada). Você poderá ser mais paciente se souber que a pessoa amada está nessa fase difícil, e existem diversos aplicativos para iPhone e Android que poderão ajudá-lo a monitorar o ciclo menstrual dela. Tenha em mente, porém, que muitas mulheres têm ciclos irregulares. [6]
  2. Mesmo que saiba que ela está prestes a menstruar ou que esteja acostumado a presenciar os mesmos sintomas todos os meses, mantenha essa observação para si mesmo. Muitas mulheres ficarão ofendidas com a insinuação de que só estão irritadas porque estão "naqueles dias", principalmente se já estiverem de mau humor, e sua parceira poderá sentir que você está duvidando ou fazendo pouco caso da opinião dela quando tenta justificar tudo com a TPM. [7]
    • Em vez de dizer algo como “Nossa, você deve estar na TPM”, diga “Parece que você não está de bom humor agora, quer que eu prepare um banho quente ou alguma coisa para comer?”.
  3. Você sabe que ela está mais temperamental do que o normal, portanto, não dê más notícias nem faça surpresas que poderão deixá-la ainda mais chateada, a menos que seja alguma coisa que realmente não possa esperar. O ideal é aguardar por um momento em que ela esteja com a cabeça fria e possa dar total atenção à situação.
    • Por exemplo, caso uma ex-namorada tenha falado com você, espere alguns dias para compartilhar a notícia com a pessoa amada.
    • No entanto, algumas coisas precisam ser comunicadas imediatamente, como uma demissão, algum tipo de traição ou uma mentira que você tenha contado.
  4. Perguntas como "Essa roupa me deixa gorda?" já costumam ser complicadas nos melhores momentos de um relacionamento, mas podem ser particularmente delicadas durante a TPM. Tente evitar esse tipo de assunto quando sua parceira estiver prestes a menstruar, ou procure levantar a autoestima dela de todas as formas possíveis — a positividade vai ajudá-lo a melhorar o humor da mulher amada.
    • Por exemplo, se ela perguntar se está gorda, responda: "Não, você está linda hoje".
    • Se ela tentar puxar briga por causa de alguma bobagem, como você ter deixado um pouco de sujeira em um dos pratos depois de lavar a louça, simplesmente responda: "Desculpe, amor. Vou lavar mais uma vez e aí podemos assistir a um filme".
  5. Quando a outra pessoa não estiver sentindo-se muito bem, evite entrar em brigas para decidir o que o casal vai fazer ou a qual programa de televisão os dois vão assistir. Não crie caso por causa de filmes, séries, comidas ou passeios durante esses poucos dias do mês — simplesmente passe o tempo ao lado da sua namorada, fazendo o que ela quiser fazer.
    • No entanto, é claro que ela precisará ser compreensiva no caso de algum evento ou circunstância especial. Por exemplo, você ainda deve assistir ao jogo do seu time de coração se ele estiver na final do campeonato, mas prometa à sua namorada que ela poderá assistir ao que bem entender depois que a partida acabar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Oferecendo apoio

Baixe em PDF
  1. Seja paciente . Lidar com uma pessoa de pavio curto pode ser muito difícil, mas não perca a cabeça e brigue com sua namorada se ela gritar com você ou fizer algo para provocá-lo — tal reação só vai piorar as coisas. Em vez disso, faça algumas respirações profundas, retire-se da situação por um momento e só volte quando for capaz de conversar com calma. [8]
    • Pegue mais leve com ela, mas mantenha seus limites — mesmo que não esteja sentindo-se bem, a pessoa amada não tem o direito de gritar ou de insultá-lo.
  2. Não leve para o lado pessoal. As emoções podem tomar conta de uma mulher durante a TPM, e sua melhor defesa é permanecer calmo e centrado. Em vez de brigar com sua namorada, simplesmente diga "Certo, eu entendo. Vamos falar sobre isso depois", mesmo que acredite que ela não esteja sendo racional. [9]
  3. . Lembre-se de um momento em que tenha ficado de mau humor por causa de alguma alteração física: você já dormiu pouco em uma noite e se sentiu irritadiço no dia seguinte? Coloque-se no lugar da sua namorada — além de vivenciar sintomas físicos incômodos, ela é afetada emocionalmente pela constante flutuação dos hormônios.
    • Use tais reflexões como um meio de sentir mais compaixão pela mulher amada.
  4. Quando sua namorada estiver na TPM, converse com ela e pergunte do que ela precisa. Embora tomar a iniciativa e fazer as coisas por conta própria seja ótimo, talvez ela tenha alguma necessidade que você ainda não tenha levado em conta — como precisar que alguém resolva algum problema dela ou até mesmo de um simples abraço. Independentemente da necessidade, faça o seu melhor para ajudá-la.
    Publicidade

Dicas

  • Não faça piadas sobre a menstruação.
  • Às vezes, um simples "amo você" no momento certo pode ser o suficiente para combater uma emoção negativa provocada pela TPM — abraços e beijos também funcionam muito bem.
  • Muitas mulheres conseguem aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual com medicamentos que não necessitam de prescrição médica. Familiarizar-se com esses remédios vai ajudá-lo a ganhar muitos pontos com sua namorada, portanto, sempre tenha um deles por perto ou se ofereça para ir à farmácia.
  • Embora algumas mulheres não queiram transar durante a menstruação, outras podem ficar com mais vontade, particularmente quando o sexo aumenta o bem-estar físico e emocional delas. Caso não se sinta confortável transando com sua namorada menstruada, leia Como fazer sexo durante a sua menstruação para aprender algumas opções úteis.
Publicidade

Avisos

  • Não aja como se as emoções dela não fossem reais — elas são completamente reais e simplesmente estão intensificadas pelos hormônios.
  • Não aceite tudo. As pessoas têm diferentes estados emocionais, mas sempre conservam a capacidade de tomar decisões. Não confunda problemas como o transtorno bipolar e o transtorno de personalidade borderline com a tensão pré-menstrual. Se sua namorada o maltrata com frequência, é sua responsabilidade abandonar o relacionamento e encontrar uma nova parceira que o trate com o devido respeito.
  • Não tente culpar a menstruação da sua namorada pelos problemas do relacionamento. Procure além disso se realmente quiser encontrar a verdadeira raiz do problema.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 159 608 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade