Baixe em PDF Baixe em PDF

Isso é para quem já namorou alguém do trabalho, teve um relacionamento e depois terminou com ele/ela, e ainda precisa trabalhar com essa pessoa. Este artigo irá te mostrar como lidar com isso, não importa qual seja a situação atual ou passada entre vocês dois.

  1. Você ainda gosta dele? Admita (a si mesmo, não ao seu ex). Você verdadeiramente não dá mais a mínima pra ele? Você ainda está com raiva, triste ou magoado pelo término?
  2. Você vai ser amigo(a) dele, ou não vai mais falar com essa pessoa de forma alguma? Se você ainda considera a possibilidade de namorar essa pessoa novamente, é fortemente sugerido que se mantenha uma amizade, mesmo que não tão próxima. Se você tem certeza de que quer seguir em frente com sua vida, decida se consegue lidar com o fato dessa pessoa continuar em sua vida como um amigo, ou se será necessário realmente cortá-la da sua vida por completo. Se você não tem certeza do que está acontecendo entre vocês dois, a melhor coisa a fazer é ser gentil com seu ex.
  3. Você não vai querer incitar a raiva ou crises de choro com isso. Lembre-se de que você está no trabalho, então mantenha as coisas profissionais.
  4. Não discuta, de qualquer forma, o seu relacionamento com todas as pessoas no trabalho, e nem diga qualquer coisa ruim sobre o seu ex por trás das costas dele(a). Eles ficarão sabendo disso mais cedo ou mais tarde, e essa situação não fará com que você pareça uma pessoa muito legal. Também considere que, tirando você e seu ex, você provavelmente não vai querer que todos saibam da sua vida. Isso é algo privado e deve ficar somente entre vocês.
  5. É muito difícil observar seu ex flertar com outras pessoas no trabalho, ou às vezes até clientes, mas aceite que ele(a) seguiu em frente e faça o mesmo.
  6. Não saia correndo e nem os ignore, pois isso só faz você parecer imaturo.
  7. Seja superior. Mesmo que ele ou ela seja ruim, rude ou ignorante com você, lembre-se de que você é maduro e profissional, e aja para refletir isso.
  8. Se não falar com essa pessoa ou ignorar a presença dela no trabalho ajudar os dois a trabalhar melhor, então faça isso. No entanto, não tenha medo de falar com ele(a) se você precisar discutir algo relacionado ao trabalho.
  9. Não passe mensagens para outros funcionários para ameaçar seu ex a ser demitido ou para flertar com outras pessoas para deixá-lo com ciúmes... isso é bobagem e não vale o seu tempo. Se você quer fazer algo para fazer com ele(a) te queira de volta, faça isso quando não estiver no trabalho. Se você fizer isso no trabalho, será algo muito óbvio e não vai parecer crível a ninguém, incluindo seu chefe.
  10. Como em qualquer término, leva algum tempo para esquecer alguém, e ser obrigado a ver essa pessoa no trabalho definitivamente não vai tornar as coisas mais fáceis, mas em algum momento você vai conseguir esquecê-la. Apenas dê tempo ao tempo.
    Publicidade

Dicas

  • Não deixe suas emoções interferirem em seu trabalho. Não fique de mau humor se tiver que trabalhar com essa pessoa, porque assim você estará permitindo que ela te distraia, e te impedindo de realizar um ótimo trabalho em sua posição.
  • Lembre-se de que você é um profissional, por isso aja de acordo.
  • Divirta-se no trabalho... não deixe que seu ex estrague seu dia, semana ou ano.
  • Sempre, sempre seja gentil. Não importa o quanto a pessoa tenha te machucado ou te desrespeitado, tratá-la com o máximo respeito só vai mostrar a pessoa madura e de bom coração que você é (mesmo que essa pessoa não mereça isso).
  • Se a pessoa te perguntar algo sobre o relacionamento de vocês, como o que deu errado, ignore-a e continue seu trabalho.
Publicidade

Avisos

  • Pense duas vezes antes de namorar outra pessoa do trabalho... não cometa o mesmo erro duas vezes.
  • Não deixe que outros funcionários se envolvam nisso, pois as coisas podem ficar feias.
  • É difícil trabalhar com seu ex, e nunca será algo fácil de lidar, mas faça isso da maneira certa.
  • Talvez você ainda precise lidar com essa pessoa por um longo tempo, por isso pense agora nas suas ações e em como elas poderão afetar sua futura vida profissional com essa pessoa.
  • Se você estiver realmente chateado e de coração partido, é possível considerar mudar de emprego, mas não tome nenhuma decisão precipitada antes de realmente pensar sobre isso.
  • Cuidado com os boatos iniciados por seu ex para te prejudicar e lide com eles o mais rápido possível, antes que as coisas fujam do controle.
  • Se o seu ex começar a levar a sério a vingança em relação ao término (espalhando fofocas feias, etc.), fale com seu chefe e deixe que ele lide com isso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 299 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade