Baixe em PDF
Baixe em PDF
Caso tenha um irmão mais novo, provavelmente vocês já devem ter brigado bastante. É comum haver uma certa rivalidade entre irmãos [1] X Fonte de pesquisa . Tentar resolver uma briga com um irmão mais novo pode ser frustrante e desgastante. Brigas entre irmãos são coisas completamente normais, mas é importante saber como resolver os conflitos por conta própria. Com um pouco de paciência, é possível ter uma relação pacifica com seu irmão.
Passos
-
Respire fundo. É preciso parar por alguns instantes e respirar fundo para conseguir pensar sobre o problema usando a razão em vez das emoções.
- Um ótimo exercício para ajudá-lo a relaxar é o método da respiração em quatro tempos. Inspire por quatro segundos, segure o ar por quatro segundos, expire por quatro segundos, descanse por quatro segundos, em seguida, respire duas vezes normalmente. [2] X Fonte de pesquisa . Repita quantas vezes for necessário até ficar calmo.
- Tentar resolver as coisas quando se está com os nervos à flor da pele só piora a briga.
-
Dê um espaço para si mesmo. Fique um pouco distante do seu irmão, se necessário. Vá para outro quarto para pensar sobre o problema. [3] X Fonte de pesquisa .
- Tome um pouco de ar fresco. Ficar ao ar livre e próximo da natureza é uma ótima maneira de relaxar. [4] X Fonte de pesquisa . Avise aos seus pais e vá fazer uma caminhada ou fique no quintal.
-
Distraia-se. Reserve 20 minutos para fazer algo que goste. Ouça uma música que adora [5] X Fonte de pesquisa ou leia um capítulo de um livro. Deixe os problemas de lado um pouco para conseguir enxergar as coisas mais claramente.
-
Escreva sobre seus sentimentos. Pegue um caderno e passe um tempo escrevendo sobre o problema. Coloque todo seu estresse e suas frustrações no papel. Isso vai ajudá-lo a resolver o problema mais rapidamente [6] X Fonte de pesquisa .
-
Coloque-se no lugar da outra pessoa. As crianças geralmente começam as brigas com os irmãos mais velhos por medo ou ciúme. [7] X Fonte de pesquisa . Geralmente eles só estão querendo chamar a atenção. [8] X Fonte Confiável Michigan Medicine Ir à fonte . Tenha empatia por seu irmão e pense sobre o que pode estar causando essa atitude.
- Descobrir a raiz do problema pode ajudá-lo a solucionar tudo de forma mais fácil. Lembre que seu irmão não está tentando magoá-lo, crianças não sabem lidar muito bem com seus sentimentos, por isso elas costumam se revoltar.
Publicidade
-
Inicie a conversa. Ter uma discussão aberta é a melhor maneira de resolver qualquer problema.
- Encontre um local calmo e chame seu irmão para conversar sobre a situação.
- Comece com uma atitude positiva. Caso você esteja chateado ou na defensiva, ele vai perceber.
-
Fale sobre como se sente. Caso esteja triste com seu irmão pelo comportamento dele, deixe isso claro. Ele pode não entender as consequências dos próprios atos, portanto, seja honesto quanto ao que está sentindo.
- Uma boa forma de conversar sem parecer agressivo é começando a frase com “eu”. [9] X Fonte de pesquisa . Por exemplo: "Eu me sinto _____________ quando você ___________ porque ___________." Isso evitará que seu irmãozinho se sinta atacado.
-
Saiba quando pedir desculpas. Você pode achar que não fez nada de errado, mas as crianças pequenas costumam ser mais sensíveis. Deixe claro que você está do lado dele e está tentando resolver o problema pedindo desculpas.
- Às vezes é preciso deixar o orgulho de lado para resolver um conflito, principalmente ao lidar com alguém mais jovem.
-
Escute seu irmão. Crianças pequenas costumam achar que ninguém dá atenção aos seus problemas. Mostre que você se preocupa e quer entendê-lo ouvindo o que ele tem a dizer.Publicidade
-
Demonstre seu amor. Mesmo se brigar com seu irmão, no final do dia ele ainda fará parte da família. Faça ele perceber que você se importa e o ama, dessa forma ele ficará menos propenso a querer brigar. Mostre o seu amor por meio das suas palavras ou atitudes.
-
Reconheça as conquistas do seu irmão. Quando ele tirar uma nota boa na escola, ou ajudá-lo de alguma forma, faça um elogio. Isso ajudará a criar uma relação de apoio entre vocês. [10] X Fonte de pesquisa
-
Planeje atividades para fazer juntos. Passar um tempo juntos vai fortalecer o relacionamento de vocês e fazer seu irmão sentir que está recebendo mais atenção.
- Programe um horário fixo para passar com seu irmão. Essa é uma ótima maneira de demonstrar o carinho sentido por ele. Provavelmente ele vai dar mais espaço a você caso tenham um tempo específico para brincar.
- Ofereça ajuda com a lição de casa ou em outros projetos. Seu irmãozinho provavelmente o admira e ajudá-lo é uma boa maneira de mostrar que você está ao lado dele.
-
Dê o exemplo. Você é uma fonte de inspiração para seu irmão e ele com certeza faz escolhas sobre como se comportar baseado no que você faz.
- Caso esteja sempre chateado e brigando com seu irmão, ele vai tratá-lo da mesma forma. Seja paciente e bondoso para que ele possa retribuir da mesma forma.
Publicidade
-
Peça para seu irmão respeitar o seu espaço. Embora seja importante ter um bom relacionamento com ele, também é preciso ter um tempo para você. Fale de forma gentil e explique que precisa de um tempo sozinho todos os dias.
- Fale com seu irmão de forma bem gentil. Pode ser difícil para o pequenino entender que você o ama, mas ainda precisa de um tempo sozinho.
-
Peça ajuda aos seus pais. Eles podem não entender que você já está mais velho e precisa de um pouco mais de privacidade. Converse com eles sobre suas necessidades, dessa forma vocês podem encontrar maneiras de evitar as brigas com seu irmão.
-
Saia mais de casa. A distância física vai ajudá-lo a sentir-se mais independente e a companhia do seu irmão será mais agradável quando você estiver em casa.
- Faça atividades depois da escola. Inscreva-se em alguma atividade esportiva ou em aulas de teatro, por exemplo. Converse com seus pais para se matricular em um curso ou veja se a sua escola oferece essas atividades.
- Caso divida o quarto com seu irmão, crie um espaço em outro local da casa que seja apenas seu. Comece a fazer as lições de casa na cozinha ou no sofá. Você pode não ter seu próprio quarto, mas criar um espaço fixo para estudar ou ler pode ajudá-lo a sentir-se mais independente.
- Uma biblioteca é um ótimo local para passar um tempo fora de casa. Converse com seus pais sobre visitar uma biblioteca depois da escola ou nos finais de semana.
Publicidade
Dicas
- Envolva seus pais quando necessário. Caso a briga fuja do controle e você não consiga lidar com a situação, busque a ajuda de um adulto responsável.
- Seus irmãos são seus futuros amigos. Pode parecer difícil agora, mas conforme crescerem, o relacionamento vai mudar. Muitos irmãos percebem que as diferenças desaparecem com o tempo.
- Seja paciente. Lembre-se de que ele é mais novo que você e não sabe como expressar o que sente. Você também já teve essa idade e provavelmente passou pelas mesmas coisas. Tente ter um pouco de empatia com relação ao momento que seu irmão está vivendo.
- Finja que você não se importa quando ele estiver perturbando.
Publicidade
Avisos
- Não seja violento. Isso só vai piorar as coisas, além de ser perigoso.
- Caso não se sinta seguro ou se o seu irmão estiver o machucando fisicamente, fale com seus pais imediatamente.
- Nunca grite com seu irmão, isso só vai fazer a briga piorar.
Publicidade
Referências
- ↑ http://kidshealth.org/kid/feeling/home_family/sibling_rivalry.html?tracking=K_RelatedArticle#
- ↑ http://www.pbs.org/thisemotionallife/blogs/7-quick-ways-calm-down
- ↑ http://pbskids.org/itsmylife/family/sibrivalry/article7.html
- ↑ http://www.pbs.org/thisemotionallife/blogs/7-quick-ways-calm-down
- ↑ http://www.pbs.org/thisemotionallife/blogs/7-quick-ways-calm-down
- ↑ http://www.oprah.com/health/Fast-Stress-Relief-Calm-Down-Quickly/4
- ↑ http://www.theatlantic.com/health/archive/2014/11/sibling-rivalry-a-history/382964/
- ↑ http://www.med.umich.edu/yourchild/topics/sibriv.htm
- ↑ http://pbskids.org/itsmylife/friends/friendsfight/print_imessage.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 23 801 vezes.
Publicidade