Baixe em PDF Baixe em PDF

Nenhuma mulher quer ser traída, muito menos durante a gravidez, que é uma situação diferente, ainda que mais comum do que parece. Casais passam por mudanças físicas e emocionais, logo, a infidelidade não é tão rara (o que não quer dizer que é uma atitude aceitável). Isto significa que você não está sozinha: muitas gestantes já enfrentaram circunstâncias parecidas, e o melhor a se fazer após descobrir a traição é respirar fundo e ler as dicas abaixo para saber como agir.

Este artigo é baseado em uma entrevista com nossa especialista em relacionamentos, Kelli Miller, que é psicoterapeuta e é autora de livros premiados. A entrevista completa, em inglês, pode ser lida aqui .

1

Fale com o rapaz sobre as ações dele.

Baixe em PDF
  1. Por outro lado, se não houver total certeza de que foi traída — se você apenas viu alguma mensagem estranha que a deixou desconfiada, por exemplo —, peça para conversarem sobre o que está acontecendo. Dessa maneira, poderão ter um papo honesto sobre o que ele faz por suas costas.
    • Comece falando “Vi algumas coisas que me deixaram bastante preocupada. A gente pode conversar um pouco sobre isso?”
    • Depois, continue dizendo “O que você está fazendo não é certo. Me dá a impressão de que está pouco se lixando com nosso relacionamento”.
    • O objetivo é deixar tudo bem às claras e dizer que você sabe que ele a traiu. Se você estiver certa da traição e mesmo assim o cara não admitir, talvez seja hora de terminar o relacionamento. Por outro lado, se ele confessar o erro e pedir desculpas, haverá possibilidade de continuarem juntos.
    Publicidade
2

Não tome nenhuma decisão precipitada.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que esteja com vontade de terminar tudo e deixar o companheiro falando sozinho, pense um pouco antes de tomar qualquer decisão. Há alguns aspectos a se levar em conta, principalmente durante a gravidez, e decidir com a cabeça quente pode causar arrependimento no futuro. Se achar possível, apenas fique longe do homem por um tempo em vez de decidir de imediato os rumos do relacionamento. [1]
    • É normal se sentir triste, irritada, injustiçada ou até não sentir nada, e está tudo bem. Você tem direito a todas essas sensações, que não devem ser reprimidas.
3

Fique um pouco separada do parceiro.

Baixe em PDF
  1. É um momento difícil de descobrir exatamente o que deverá ser feito, mais ainda enquanto ainda estiver junto com alguém que a machucou muito. Passe alguns dias ou semanas separados e pense sobre o relacionamento, a fim de determinar o futuro da relação. Você terá mais paz e espaço para refletir com calma sobre o convívio que possui com o rapaz e como será a vida a partir desse acontecimento. Além disso, é uma boa hora para fugir um pouco de todo o nervosismo e desconforto causado pela situação e se tranquilizar mais rápido. [2]
    • Devido à gravidez, será mais fácil ficar em casa e o homem sair, evitando que você tenha que levar muita coisa com você e possa relaxar no conforto do próprio lar.
    • Caso você não possa ficar com ninguém, pague a hospedagem dele em um hotel por alguns dias.
    Publicidade
4

Não se culpe.

Baixe em PDF
  1. É muito fácil fazer isso após traumas do tipo com alguém que você ama, mas o companheiro teve muitas chances de expor o que ele considerava um problema no relacionamento, e tomou a pior decisão. Ele deveria ter discutido tal questão com você em vez de procurar uma mulher fora do relacionamento.
    • Não existe desculpa pela infidelidade, mesmo que as coisas estivessem tensas devido à gravidez. Muitos casais encontram maneiras saudáveis de resolver as discordâncias e não é sua culpa, em hipótese alguma, que o cara tenha optado pela saída errada.
5

Priorize a sua saúde.

Baixe em PDF
  1. Sempre faça o que for melhor para o seu bem-estar e não descuide dos cuidados pré-natais. Vá às consultas com o ginecologista e procure atendimento médico se houver algum problema, cuidando muito bem de si própria sempre que for possível. [3]
    • Ligue para uma amiga ou parente se precisar de transporte para ir e voltar do médico.
    • Fale com o especialista sobre as situações que estão causando estresse. Ele poderá fornecer recursos para lidar com situações mais difíceis neste momento de necessidade.
    Publicidade
6

Escolham um lugar neutro para discutirem o que será feito.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que não queira reatar o relacionamento, não há saída: será preciso falar sobre o parto, quando ele visitará o filho e os direitos que terá. Escolham um lugar neutro para esse papo, como a casa de um amigo em comum, e cheguem a um acordo, sem pressa e com calma. [4]
    • Você pode dizer “Acabei de voltar do ginecologista e o bebê está ótimo. Ele deve nascer mais ou menos em um mês, mas ainda não decidi se vou deixar que você assista o parto. Me dê um tempinho para pensar”.
    • Fale, se preferir “Assim que o bebê nascer, acho que devemos dividir a guarda de forma igualitária para cada um. Você pode visitá-lo, mas quero que alguém o acompanhe, como a sua mãe ou um dos meus pais”.
    • Se não estiver pronta para abordar o futuro da relação, não se preocupe. Deixe claro que você está ali apenas para discutir como será a criação do bebê, e não sobre o que aconteceu.
7

Termine o relacionamento se não conseguir perdoar o cara.

Baixe em PDF
  1. E não se surpreenda se for o seu caso; ao notar que nunca será possível deixar a infidelidade de lado, é direito seu romper o relacionamento. Apenas lembre-se de que ele também possui o direito de ver o filho, portanto, ainda estarão em contato de vez em quando. [5]
    • Fale com seu advogado após cortar as relações com o homem e comecem a discutir um acordo sobre a guarda do bebê.
    • Outro ponto a se pensar é deixar ou não o rapaz ficar na sala durante o parto. A decisão é sua, mas também é direito seu não o querer por perto em um momento tão especial.
    Publicidade
8

Façam terapia de casais para salvarem o relacionamento.

Baixe em PDF
  1. A terapia de casais será muito útil se você der mais uma chance à relação; junto ao companheiro, algumas questões serão discutidas, como o porquê da infidelidade e o fato em si, além de obter conselhos de uma pessoa neutra.
    • É consenso entre os especialistas de que superar uma traição sem ajuda profissional é muito difícil. Caso decidam que vão continuar juntos, procure um bom terapeuta de casais para que tenham sucesso no relacionamento.
9

Busque desenvolver a confiança com o cônjuge novamente.

Baixe em PDF
  1. Não vai acontecer de uma hora para outra, mas se estiver de fato arrependido e quiser que a relação volte aos trilhos, ele deverá comprovar a fidelidade e recuperar a sua confiança.
    • A maneira mais adequada de reconstruir a uma relação de confiança é comunicando-se de forma aberta e honesta com o companheiro. Fale sobre os sentimentos dele e seus, o que estão fazendo para salvar o relacionamento e se esse é o rumo certo.
    • Para voltar a confiar no homem, ele deverá pedir desculpas com sinceridade, e então poderão deixar o que aconteceu para trás.
    Publicidade
10

Atenha-se a rotina.

Baixe em PDF
  1. É normal que você sequer pense nisso logo após a traição, mas ter uma rotina é muito importante em tempos de estresse psicológico. Além disso, ela pode colocar o cérebro no “piloto automático” e fazer com você se distraia e esqueça um pouco o trauma. [6]
    • Você pode tentar incorporar algumas atividades, como yoga ou meditação, no seu dia a dia, a fim de combater o estresse.
11

Use o seu sistema de suporte.

Baixe em PDF
  1. Ligue para alguém que mora perto e diga para vir visitá-la; você decide se vai contar o que está acontecendo ou apenas falar que quer se divertir e se distrair. Caso precise de ajuda com as tarefas domésticas, peça favores pequenos, como preparar refeições ou colocar algumas coisas em ordem, pelo menos enquanto a pessoa estiver por perto. [7]
    • O sistema de suporte será bastante importante após o nascimento do filho, especialmente se não quiser prosseguir com o relacionamento (o que é muito válido). Fale com amigos e familiares de vez em quando e veja se estão dispostos a ficar com você para ajudar com os afazeres domésticos, após dar à luz, por alguns dias.
    Publicidade
12

Consulte um especialista em saúde mental.

Baixe em PDF
  1. Marque uma consulta com um terapeuta ou psicólogo e conversem sobre a situação, o que você está enfrentando e o que está sentindo. Você também pode abordar o relacionamento com o homem, o bebê e o que deverá ser feito.
    • Um profissional da saúde mental também vai auxiliá-la a recuperar um pouco de sua autoestima e confiança.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 15 184 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade