Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pessoas arrogantes pensam que sabem tudo e se os outros deixarem, realmente podem irritar qualquer um. No entanto, ao invés de ficar nervoso, o melhor a se fazer é encontrar uma boa abordagem para lidar de maneira eficaz com estes indivíduos.
Passos
-
Entre num confronto com uma pessoa arrogante tendo total ciência de que você é uma pessoa boa e forte. Quando existir uma sensação bem-estar interno, não há nada que uma pessoa arrogante possa dizer ou fazer para enfraquecê-lo. Seu senso de confiança e auto-estima irá proibi-lo de ser vulnerável com um indivíduo arrogante. Ele pode não conseguir entender você, dizendo até coisas nocivas e cruéis; porém, você vai ignorar isto quando sentir-se seguro consigo mesmo.
-
Utilize este encontro como uma oportunidade para melhorar suas habilidades de ouvir os outros e de tolerar. Talvez sua fraqueza seja a impaciência, frustração, a irritação ou pode ser que você sinta-se intimidado. Tente dar uma guinada nas suas abordagens negativas e trate isto como uma oportunidade para aprender, onde você deve ouvir sem julgar. Faça um esforço para tolerar a pessoa, procurando entender o que a motiva e o que você sentiria caso estivesse na mesma posição. Claro, não há lugar para tolerar o mau comportamento, mas ao menos você poderá ouvir com a mente aberta e acabar surpreendendo a pessoa arrogante.
-
Considere as maneiras que você utiliza para interagir com as pessoas. Você se afirma ou prefere agradar os outros; é do tipo que só reclama ou é um cara tímido? Os arrogantes procuram por aqueles que não se afirmam porque gostam de mandar, desmandar e irritar os outros. Caso tenha dificuldades nesta área, talvez você deva melhorar sua auto-afirmação, bem como aprender a responder adequadamente aos tipos arrogantes.Publicidade
-
Avalie a situação. Por que você acha que tal pessoa está sendo arrogante? Ela foi condescendente com você ou não lhe dirigiu a palavra uma vez sequer? Se nunca houve nenhum incidente que mostrou que esta pessoa se julga superior a você, não a tache como arrogante tão rapidamente. Pode ser que esteja sendo injusto com ela.
- Se você sentir que seus interesses e necessidades não estão sendo respeitados por alguém, pode ser o sinal de que se trata de uma pessoa arrogante, principalmente se o indivíduo insistir que a maneira que ele fala para fazer algo é a única correta.
-
Ouça a conversa destas pessoas. Elas só falam de si mesmas? Ficam bravas ou irritadas se o centro da atenção for direcionado a outra pessoa? Estão sempre se vangloriando, diminuindo os outros e comportando-se como se soubessem tudo? Estes são sinais infalíveis de arrogância. Interromper conversas e intrometer-se também indicam prepotência ao conversar.
- Procure pela pessoa que constantemente diz que é melhor que todos. Pode ser sutil ou evidente, mas você certamente vai saber quem é.
- Leve em consideração a maneira com que a pessoa é desdenhosa em relação às suas ideias ou pensamentos. Atitudes deste tipo sinalizam que ela acredita ser melhor que os outros.
- Este indivíduo minimiza tudo que você valoriza, especialmente em público?
- Ele parece ser mandão ou age assim? Procure um tom de voz que indica autoritarismo e uma atitude de desprezo.
- O arrogante sequer percebe que você está entediado na conversa. Pessoas presunçosas nunca percebem isto!
-
Tente observar se você está incluído ou excluído na tomada de decisões em relação a esta pessoa. Os arrogantes raramente incluem os outros quando for necessário decidir algo pois eles têm certeza de que não estão equivocados e já possuem as respostas. Menos preocupante ainda é se a decisão vai ou não afetar você.
- Esta pessoa passa tempo com você, trabalha ou conspira com quem é do escalão mais alto? Isto acontece porque um indivíduo metido acredita que só e deve ficar próximo a quem é da "elite".
-
Saiba que as pessoas arrogantes são, na maioria das vezes, muito inseguras. Quando buscam dominar e controlar os outros, elas se sentem no comando, o que reflete o grande medo de ser dominado e controlado. Um indivíduo mesquinho tem dificuldade em admitir que está errado e independente de quão ridículo, ele irá, muitas vezes, agarrar-se à uma crença em que acredita, mesmo quando seu conhecimento estiver ultrapassado ou quando não leva em conta perspectivas mais amplas. Infelizmente, muitos arrogantes têm, na verdade, menos experiência de vida do que fingem; é tudo de mentira, embelezado pela imaginação e inveja.
- Ser uma pessoa esnobe é um sinal clássico de prepotência. Os arrogantes fingem que sabem de tudo; e, em alguns casos, até sabem bastante sobre algum tema que acreditam ser muito exclusivo.
- É muito difícil para uma pessoa mesquinha entender a complexidade. Ela é muito mais feliz com situações comuns, de fácil previsão e tendem a ver a vida desta maneira. Isto pode levá-la a fazer muitas suposições, mas na verdade, tenha um conhecimento bem limitado.
- A ansiedade pode trazer à tona um senso de arrogância sem uma intenção real de tratá-lo como alguém inferior. Neste caso, o ansioso simplesmente está sobrecarregado por estar deslocado durante uma conversa e tenta demais parecer esperto e inteligente. Isto pode, no final das contas, parecer como se ele estivesse tentando mostrar que é superior aos outros, dando a impressão de ser pretensiosa, esnobe. Olhe de maneira mais profunda ao sujeito em questão antes de julgar suas motivações. Uma pessoa ansiosa estará interessada na sua receptividade, enquanto uma arrogante não irá se importar e nem se desculpará por falar demais.
Publicidade
-
Não deixe que isto suba à sua cabeça. Pode ser mais fácil falar do que fazer, mas ao ignorar a superioridade prática, você derruba todo o propósito deste comportamento. Seja bondoso ao interpretar os exageros e suposições óbvios da pessoa, tentando encontrar maneiras para ignorar a conversa "superior" dela (especialmente se for um parente ou alguém que você vê com frequência). Procure por algo que possa aproveitar neste encontro: entre tanta arrogância, provavelmente existem coisas que valem a pena saber ou explorar melhor juntos. Talvez este indivíduo seja um bom contador de histórias ou até charmoso, mesmo com sua evidente prepotência.
-
Ao encontrar alguém pela primeira vez, o melhor é sempre dar à pessoa a chance dela revelar totalmente sua verdadeira natureza. Isto significa ouvir atentamente e permitir que ela fale livremente. Seja educado e aceite o que é dito sem tentar argumentar. À medida que a pessoa fala, sua personalidade estará mais exposta e você poderá julgar se ela é mais amigável e equitativa ou se está mergulhada na insegurança, logo, passível de comportamentos irritantes.
- Se, pela conveniência, a pessoa se encaixar na segunda categoria (ou seja, for chata e desagradável), planeje de forma silenciosa a obtenção dos detalhes que você veio adquirir ou da transação que deve realizar com ela, resolvendo tudo de forma tranquila e rápida, saindo da presença do indivíduo o mais cedo possível.
-
Tenha tato. Ao saber lidar com a situação, você ainda poderá apontar coisas óbvias ou que são questão de sorte ao invés das habilidades reais da pessoa. Pense o quanto você deve à sorte e à bondade dos outros em sua vida. Ressalte também que muitas pessoas lutam arduamente na vida e que é impressionante elas têm sucesso. Isto irá dar sinais de que você não vai ficar calado, ouvindo o arrogante falar sobre as "habilidades supernaturais" dele.
-
Mude o assunto da conversa. Isto pode "desanimar" uma pessoa arrogante que busca dominar a conversa abordando um certo tema, que é confortável para ela discutir. Se houver uma tentativa de retornar a um assunto antigo, aponte de forma educada que você já esclareceu seu visão sobre isto, retornando ao tema em questão. Isto irá ajudar a mostrar claramente que você não está ali o dia inteiro para ver um show "stand-up" deste indivíduo.
-
Evite interagir muito com os arrogantes. Existem algumas maneiras interessante de diminuir o impacto de uma pessoa prepotente, que está dominando a conversa e exagerando em tudo, como se estivesse num palco.
- Sorria muito. Fale bem pouco. Concorde com um aceno de cabeça de vez em quando. Evite ser "sugado" pelo arrogante. Um murmuro ocasional, como "ah", "ah-hã" ou "hmmmm" pode ajudar. Depois, planeje sua saída.
- Ria muito alto, de forma claramente inadequada. Isto irá desconcertar o arrogante e lhe dará uma chance de mudar o assunto.
- Uma técnica simples, que é muito usada por adolescentes, é o comentário "É mesmo?". Diga-o com um tom de incredulidade, olhando a pessoa diretamente em seus olhos e dizendo nada mais. Treine esta técnica na frente do espelho para aperfeiçoá-la.
-
Discorde de maneira educada. Você não é um saco de pancadas ou um espelho. Você tem direito a dar voz à sua opinião com educação. Portanto, use esta oportunidade para fazer isto numa maneira que mostre que também existem outros pontos de vista. Mantenha a calma e a educação a fazer isto. Por exemplo:
- "Você tocou num ponto interessante. No entanto, descobri que isto não é verdade na minha linha de trabalho. Pela minha experiência, X acontece ao invés disto em praticamente 99% dos casos. O 1% não vale a pena ser levado em conta."
- "Com certeza, é uma maneira de encarar isto. No entanto, pela minha experiência, vi as coisas acontecerem de forma bem diferente. Por exemplo..."
-
Use o humor para atacar a arrogância. Isto é muito importante. Geralmente, os tipos vaidosos são muito egocêntricos para perceber que os outros estão debochando deles. Finja que você não entende conceitos simples e observe os arrogantes tentarem provarem a superioridade deles.
-
Fique distante se você precisa manter sua cabeça sã. Caso ainda não tenha encontrado um método confiável para lidar com esta pessoa, faça seu melhor para não ficar no caminho dela. Isto lhe dará tempo para descobrir uma maneira de responder melhor a ela ou irá simplesmente manter você longe desta presença irritante.
- Se você precisar reconhecê-la de maneira geral, dentro de um grupo, você pode conseguir fazer isto falando com eles como um todo ao invés de conversar especificamente com o arrogante: por exemplo, ao invés de dizer "Olá, Juliana", diga "Olá pessoal". Além disto, não pergunte "Como vai?", pois isto pode ser respondido de forma rude.
-
Se trabalhar com uma pessoa prepotente e arrogante, sempre que ela estiver vindo em sua direção, "fique ocupado". Pegue o telefone e finja que está conversando com alguém. Se a pessoa está querendo especificamente sua atenção, deixe-a esperando por mais tempo que puder. Tenha uma planilha do Excel aberta no computador, que possa ser editada várias vezes. Quando você finalmente der atenção à pessoa, faça de maneira distraída, alegre e impessoal, enquanto já começa a realizar outra tarefa. Por exemplo, diga algo como "Ok, como posso ajudar?" enquanto você pega o telefone. Esta técnica geralmente funciona muito bem, pois você está, na prática, colocando a pessoa arrogante em seu lugar. É exatamente o oposto do que ela quer.
-
Seja honesto. Abra-se polidamente para o arrogante se ele não parar de irritar você. Não grite, xingue ou insulte mais do que for necessário, pois isto só fará com que você fique com má fama.
-
Seja educado sempre. Ter boas maneiras irá evitar que você pareça o malvado na confusão. Será claro que você tentou e que está sendo paciente. Mas também ficará evidente que você não tolera idiotas.
- Quando você deixar a presença desagradável desta pessoa, poderá vangloriar-se de seu profissionalismo, sua ciência inteligente das dinâmicas e de sua presença de espírito para escapar rapidamente e não gastar um minuto mais perto de uma pessoa tão desagradável. O arrogante, por outro lado, ficará com uma sensação de surpresa profunda após este encontro tão "prazeroso" com um indivíduo estável e educado, sentindo-se como um "asno" em comparação a você e sabendo que o comportamento rude e mal-educado nunca o afetará. Ele também perceberá que não pode controlar, machucar, irritar ou destruir você com sua presença negativa, algo que parecem não saber controlar ou resistir por dentro deles mesmos.
Publicidade
Dicas
- Geralmente, pessoas arrogantes não irão ouvir o que você tem a dizer, portanto apenas sorria e acene com a cabeça quando perceber que foi ignorado por uma. Seja seguro de si.
- A arrogância nasce quando a pessoa acha que não é amada pelas outras. Lembre-se, então, de quantas pessoas o amam só porque você é como é. Seu coração está cheio e o deles está vazio.
- Quando um arrogante estiver enchendo muito sua paciência, diga: "Posso lhe perguntar como é que você tornou-se um especialista neste assunto? Você estudou? Aprendeu isto após uma experiência ruim? Existe algo que você não saiba e que poderei lhe ajudar?"
- Não tenha medo em mostrar, com cuidado , que você não tolera ou aprova certas atitudes desta pessoa. Seja direto em contestar ações deles para que saibam o que é certo e o que é errado.
- Algumas vezes, uma pessoa arrogante pode ser muito competitiva, apontando pequenos erros e imperfeições. Se ela fizer isto, responda calmamente, dizendo algo como "obrigado por me avisar." Evite parecer sarcástico demais.
- Com educação, diga a elas o que parece que estão fazendo (atenção à palavra-chave: "parece"). Ou então, diga "Está até me dando a impressão que...". Por exemplo: "Está até me dando a impressão de que você está se defendendo". Estes indivíduos irão recuar um pouco e na maior parte das vezes, "defenderão a defesa" deles, mas você expôs seu ponto de vista. Não argumente; simplesmente siga em frente.
- Diga à pessoa o que você sente quando sempre acham que tudo se resume a ela!
Publicidade
Avisos
- Tente não entrar em nenhum tipo de debate com os arrogantes, pois eles nunca irão ouvir seu lado e, se ouvirem, irão dizer sempre que você está errado. Muitas vezes, os arrogantes tentarão fazer com que você sinta-se inseguro e culpado. Eles desejam mostrar controle sobre a situação. Se acontecer com você, não fique irritado, é isto que os esnobes querem. Ao invés disto, interprete de forma consciente as ações que tentam diminuí-lo e tente entender a conclusão que eles desejam. Aja de forma sábia e controlada, mas não prolongue a situação respondendo de maneira irritada ou hostil.
- Os arrogantes podem ser tão chatos que só irão impactar sua vida de forma negativa. Alguns julgam que estes tipos de pessoas não merecem viver, mas você sim. Nem o mundo nem você precisa delas; eventualmente, ninguém mais gostará destes indivíduos, portanto, apenas ignore-os.
- Ignorar uma pessoa mesquinha pode fazer com que ela lhe deixe em paz, mas saiba que estes tipos conseguem "contaminar" o ar em volta deles. Logo, mesmo que não conversem com você, você ainda pode ficar irritado ao tê-los por perto.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 141 790 vezes.
Publicidade