PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo sente insegurança de vez em quando. Porém, se alguém sofre com insegurança crônica, pode ser difícil trabalhar com a pessoa. Gente que diminui os outros para se sentir melhor consigo mesmo ou tem dificuldade de terminar tarefas por conta da baixa autoestima pode ser difícil de se trabalhar, mas há muitas formas de lidar com o problema. Aqui você encontra algumas dicas para trabalhar com pessoas inseguras de forma respeitosa, com compaixão e sem esquecer os seus limites.

Método 1
Método 1 de 10:

Sinais de um funcionário inseguro

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Pode ser difícil distinguir a insegurança de outros traços de personalidade, diferenças culturais ou até mesmo o medo de correr riscos. Porém, quando o comportamento de um funcionário começa a diminuir o moral ou impactar negativamente os projetos, os sinais serão: [1]
    • hesitação na hora de assumir responsabilidades e medo de fazer errado.
    • uma inabilidade de pedir ajuda ou ouvir feedback negativo ou com críticas.
    • ficar na defensiva ou ter a tendência de culpar os outros.
    • necessidade de validação externa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 10:

Elogie seu colega pelas coisas que ele faz bem.

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça elogios sinceros e específicos sobre os talentos do seu colega. Se a pessoa fica se colocando para baixo e você discorda do criticismo dela, estimule-a a ver suas próprias habilidades. Se você é supervisor, dê um feedback positivo para o funcionário em questão sempre que possível para aumentar a autoconfiança dele e ajudá-lo a ir sempre melhorando. [2]
    • Se seu colega começar uma observação com uma frase como "Isto não deve fazer sentido, mas…." o estimule dizendo "Faz sentindo sim. Você fez uma observação bem pertinente".
    • Você não precisa ficar sempre validando o que a pessoa faz, mas alguns comentários positivos ao longo da semana ajudarão a pessoa a se sentir melhor sobre a própria performance.
Método 3
Método 3 de 10:

Ajude quando precisar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça de uma forma respeitosa e casual para que ele não sinta que você está o inferiorizando ou apontando os defeitos dele. Seguindo o mesmo raciocínio, aumente a fé que ele tem no trabalho dele pedindo ajuda com alguma coisa também. [3]
    • Oferecer e pedir ajuda nutre uma atmosfera colaborativa e de confiança. Assim, seu colega perceberá que todos têm seus pontos fortes e fracos no trabalho, não só ele.
    • Diga algo como "Quando eu comecei na empresa, tive muita dificuldade com o sistema da base de dados. Se eu puder ajudar ou responder alguma pergunta, só dizer!"
    • Para pedir ajuda, tente dizer "Estou tendo dificuldade com este projeto no PowerPoint. A apresentação que você fez na última reunião estava ótima! Tem alguma dica para me dar?"
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 10:

Tenha paciência.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver supervisionando uma pessoa insegura ou trabalhando ao lado dela, faça o melhor que puder para ter compaixão e entender que levará um tempo para ela evoluir. Continue a estimulando com feedbacks positivos, principalmente se você estiver na supervisão, e confie que a autoestima dela melhorará conforme ela for melhorando no serviço. [4]
    • Se o seu colega tenta diminuir você ou despeja as inseguranças dele em você, tente não levar para o pessoal.
    • Você não merece, de forma alguma, ser maltratado, mas ajuda lembrar que o comportamento da pessoa não tem nada a ver com você.
Método 5
Método 5 de 10:

Dedique um tempo para conhecer melhor a pessoa.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se tiver tempo, tire uns minutos por dia para perguntar como ele está. Mostre interesse pelos hobbies que ele tem fora do trabalho, o que está rolando na vida dele e o que ele mais gosta no serviço. Se ele vir você como um aliado, pode ajudar a diminuir as inseguranças. [5]
    • Da próxima vez que o vir na sala de descanso, diga algo como "Oi Alex! Fique sabendo que você acabou de adotar um gato. Já decidiu qual nome vai dar para ele?"
    • Até mesmo um simples "Como está seu dia?" perto do galão de água mostrará que você se importa e pode melhorar a confiança de alguém.
    • Com o tempo, isso ajuda a estabelecer confiança entre você e o seu colega. Assim, ele pode se sentir mais seguro no cargo e na equipe.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 10:

Equilibre o oferecimento de ajuda com os cuidados consigo mesmo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Trabalhar com uma pessoa insegura pode ser bem difícil para você, caso ela dependa da sua aprovação ou fique descontando o que sente em você. Se estiver estressado no trabalho por conta dela, pare e respire fundo. Passe um tempo longe dela, com outros colegas que façam você se sentir bem. Lembre-se dos motivos pelos quais você gosta do seu trabalho e as coisas que inspiram sua gratidão independentemente dessa situação difícil. [6]
    • Se precisar de um tempo para si mesmo, diga "Desculpa interromper você, mas tenho várias tarefas para terminar hoje e preciso voltar ao trabalho!"
    • A pessoa pode tentar fazer você se sentir culpado por precisar de tempo longe dela. Se isso acontecer, faça o seu melhor para ignorar. Foque no seu trabalho e nas coisas que causam felicidade. Você não fez nada de errado.
    • Cuidar de si mesmo ajuda você a ser mais eficiente quando tiver que trabalhar com seu colega. Ao cuidar das suas próprias necessidades primeiro, você não se sentirá tão estressado e terá o que for preciso para ajudá-lo. [7]
    • Praticar o autocuidado também evita que você internalize o comportamento inseguro do seu colega ou levá-lo para o pessoal.
Método 7
Método 7 de 10:

Limite a comunicação com ele se estiver afetando o seu trabalho.

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não tem obrigação nenhuma de ajudá-lo ou de passar seu tempo com alguém que não o trata bem. Limite as conversas que tem com ele a coisas relacionadas ao trabalho apenas. Seja respeitoso e civilizado enquanto deixa seus limites bem claros. Se ele fizer algo que deixe você desconfortável, como uma alfinetada disfarçada de elogio, saia da conversa pedindo licença. [8]
    • Não dê atenção para comportamentos passivo-agressivos. Diga algo como "Obrigado pelo seu feedback. Tenho bastante trabalho para terminar, então vou voltar para a minha mesa" e saia de perto.
    • Às vezes, pessoas inseguras tentam construir autoconfiança por meio de fofocas e de diminuir os outros. Se o tal colega fizer isso, não dê atenção. Mude de assunto ou encerre a conversa. [9]
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 10:

Deixe as expectativas bem claras se você está em posição de chefia.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você é o gerente, dê instruções bem detalhadas e específicas do que espera dele. Se ofereça para responder qualquer pergunta que ele tiver e disponha-se a dedicar um tempo a mais explicando as coisas para ele. Se você é colega dele e vocês estão no mesmo projeto, responda quaisquer perguntas que ele fizer. Tente delegar tarefas e separar entre vocês para que casa um saiba, exatamente, o que precisa fazer. [10]
    • Isto ajuda o funcionário a se sentir mais seguro fazendo o trabalho sozinho.
Método 9
Método 9 de 10:

Fale sobre a performance dele de forma privada e direta se você é o supervisor.

PDF download Baixe em PDF
  1. Converse com ele de forma privada. Demonstre compaixão e respeito sobre a insegurança dele e cite alguns exemplos de momentos nos quais a insegurança afetou a ele e aos colegas. Dê soluções para que ele possa sair da conversa se sentindo mais empoderado e com vontade de melhorar. [11]
    • Seja bem sensível ao falar sobre a questão, pois pode ser bem difícil para uma pessoa insegura receber críticas construtivas. Tente começar o feedback com alguns elogios sobre as coisas que ele faz bem primeiro.
    • Comece com uma frase como "Eu sempre me impressiono com o quanto você ama o que faz".
    • Continue com o feedback. Por exemplo "A sua performance melhoraria muito se você fosse mais receptivo para as observações do seus colegas nas reuniões. Às vezes, trabalhar em equipe significa ouvir outros pontos de vista".
    • Se ele continuar a ter dificuldades e não melhorar, talvez seja necessário falar do problema novamente. Mesmo que seja difícil, às vezes a pessoa não é a ideal para o cargo. Seja sincero com ele e consigo mesmo se achar que é o caso.
    Publicidade
Método 10
Método 10 de 10:

Converse com seu supervisor ou com o RH se o problema piorar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tentou coexistir pacificamente com seu colega e as inseguranças dele estão impedindo que você faça um bom trabalho, mencione a questão de forma respeitosa com o RH ou seu supervisor. Eles podem ajudar a mediar o problema e dar ao funcionário em questão recursos para lidar com a insegurança. [12]
    • Dê exemplos específicos de como as inseguranças do seu colega afetaram seu moral e sua performance no trabalho.
    • Por exemplo, se ele entra na defensiva sempre que você tenta dar um feedback, cite como isso afeta a eficiência e os resultados dos projetos em grupo.

Dicas

  • A insegurança pode ser algo bem difícil de largar e, no fim das contas, é responsabilidade da pessoa trabalhar a questão. Mesmo que você queira ajudar, lembre-se das suas próprias necessidades e limites ao lidar com um funcionário inseguro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 141 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade