Este artigo foi coescrito por Christy Irvine, PhD
. A Dra. Christy Irvine é Psicóloga e proprietária de clínica particular em Portland, Oregon. Com mais de dez anos de experiência no ramo, ela é especialista em terapia individual e para casais envolvendo várias técnicas. Dentre elas, estão a Terapia Focada nas Emoções, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Interpessoal e Terapia de Processamento Cognitivo. A Dra. Irvine é formada em Psicologia pela Whitman College e é Doutora em Psicologia Clínica pela The University of Connecticut.
Este artigo foi visualizado 5 807 vezes.
Quando seu parceiro sente muita raiva, pode ser difícil de lidar com isso, principalmente se ele está com raiva de você. Se não souber como lidar com um parceiro nervoso, as emoções dele podem causar muito ressentimento com o passar do tempo. Veja abaixo algumas formas de lidar com a raiva do seu parceiro e com ele de um jeito eficaz para mudar o relacionamento para melhor.
Passos
-
Deixe as coisas pequenas passarem, de vez em quando. Se ele estiver nervoso por conta de alguma coisa que não fará a menor diferença no futuro, deixe a raiva passar. Brigar todas as vezes que houver uma diferença de opinião é exaustivo.
- Por exemplo, se você quer muito pedir uma pizza para jantar, mas ele quer comida chinesa, provavelmente não vale a pena brigar por isso. Porém, se for um problema sobre algo grande, como finanças ou comunicação, então vocês devem conversar.
Publicidade
-
Reaja à raiva com paz e calma. Mantenha o tom de voz baixo, não grite e tente não se irritar também. Se ele se aproximar, dê um passo atrás. Se ele gritar, fale com calma. Se você não botar lenha na raiva, ele vai se acalmar mais rapidamente. Mesmo que seja difícil, se você agir da mesma forma, só vai piorar o problema.
- Controlar as suas emoções em uma situação como esta é bem complicado. Se precisar, respire fundo algumas vezes ou conte até 10 para não se irritar ou se chatear.
-
O seu parceiro provavelmente sabe que a raiva dele é um problema. Enquanto fala com ele, tente colocar-se no lugar dele para levar os sentimentos dele em consideração. Lembre-se de que essa pessoa ama você e a raiva dela não é, necessariamente, direcionada apenas para você. Essa atitude pode facilitar o trabalho dele de se acalmar e evitar que ele fique na defensiva. [1] X Fonte de pesquisa
- Isto também pode ajudar você caso esteja levando a raiva dele para o lado pessoal. Tente se lembrar que a raiva dele provavelmente vem de fatores externos e não é, necessariamente, causada por algo que você fez.
Publicidade
-
A raiva geralmente cobre outros sentimentos. Se o seu parceiro está bravo, no fundo pode estar magoado, chateado ou triste. Se ele conseguir ter uma conversa racional com você, tente ouvir o que ele precisa de verdade por baixo de toda esta raiva. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se o seu parceiro estiver bravo porque você chegou muito tarde em casa, ele pode estar apenas assustado por não ter conseguido falar com você por várias horas.
- Ou, se ele estiver bravo porque você comentou sobre algo que quer mudar no relacionamento, ele pode estar magoado ou preocupado achando que você quer terminar.
-
Você pode tentar ter uma conversa racional com seu parceiro. Assim, vocês poderão falar sobre o problema e tentar resolver. Não tente jogar a raiva dele para debaixo do tapete ou ela vai piorar com o passar do tempo. Se ele estiver calmo o suficiente, tentem conversar sobre as coisas. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Às vezes, as pessoas precisam esfriar a cabeça antes de conversar de novo. Se o seu parceiro estiver muito nervoso e vocês não estão chegando em lugar nenhum com a conversa, esperem um tempo. Deem 15 minutos para esfriar a cabeça e pensar melhor antes de conversar de novo. [4] X Fonte de pesquisa
- Talvez ele precise de mais tempo para se sentir normal de novo. Acredite, é normal que seja assim. Procurem-se para ver como estão as coisas e só voltem a conversar quando os dois se sentirem prontos.
- Dar espaço ao seu parceiro também ajuda você a se acalmar e controlar suas emoções. Lidar com um parceiro nervoso é difícil, então é importante dar um tempo se você precisar também.
-
Não assuma uma posição submissa nos episódios de raiva do seu parceiro só porque é mais fácil agir assim. Mesmo que você possa manter-se calmo e racional, ainda é possível se defender e dizer que ele está ficando nervoso demais. Expresse suas vontades e necessidades mantendo as do seu parceiro em mente também.
- Por exemplo, você pode dizer “Eu entendo que você está bravo, mas você precisa se comunicar comigo antes de explodir deste jeito.”
- Ou “Nós precisamos conseguir conversar sobre as coisas de um jeito racional sem explodir um com o outro”.
Publicidade
-
Deixe claro que seu parceiro não pode gritar com você. Se expresse também caso ele comece a agir mal ou ofender você. O respeito é uma via de mão dupla e é importante que ele seja respeitoso mesmo na hora de raiva. [5] X Fonte Confiável Mind Ir à fonte
- Diga, por exemplo: “Eu não gosto quando você grita comigo deste jeito” ou “Se for para me ofender, a gente deixa a conversa para depois.”
- Às vezes, respeitar os seus limites pode levar você a sair de perto por um tempo.
-
Faça isso quando os dois estiverem calmos e pensando direito. Converse com seu parceiro sobre o que o deixa muito nervoso e quais situações específicas parecem causar isto. Se puder identificar estes gatilhos, você pode ajudam a acalmá-lo quando parecer que ele está ficando nervoso de novo. [6] X Fonte Confiável Mind Ir à fonte
- Tente não julgar os gatilhos dele para ele não ficar na defensiva durante a conversa.
- Por exemplo, talvez seu parceiro fique nervoso quando está atrasado para os compromissos. Se for o caso, planejem-se para acordar 15 minutos antes e ajude-o a se preparar para o trabalho.
Publicidade
-
Problemas com a raiva podem afetar muito os relacionamentos. Se a raiva do seu parceiro está causando problemas para você, um profissional de saúde mental pode ajudar. Procure um terapeuta ou psicólogo para descobrir o que os dois podem fazer para melhorar a comunicação e lidar melhor com suas emoções. [7] X Fonte de pesquisa
- Seu parceiro pode ter que fazer aulas de controle de raiva sozinho.
Dicas
- Lidar com um parceiro nervoso pode ser difícil. Não deixe de dedicar um tempo para cuidar de si mesmo para poder ficar bem. [8] X Fonte Confiável Mind Ir à fonte
Avisos
- Caso sinta que está correndo perigo com seu parceiro, ligue para a polícia imediatamente. [9] X Fonte Confiável Mind Ir à fonte
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/anger-in-the-age-entitlement/200904/how-deal-angry-partner
- ↑ https://psychcentral.com/blog/how-to-switch-off-an-angry-person#4
- ↑ https://au.reachout.com/articles/when-someone-is-always-angry
- ↑ https://au.reachout.com/articles/when-someone-is-always-angry
- ↑ https://www.mind.org.uk/information-support/types-of-mental-health-problems/anger/for-friends-and-family/
- ↑ https://www.mind.org.uk/information-support/types-of-mental-health-problems/anger/for-friends-and-family/
- ↑ https://au.reachout.com/articles/when-someone-is-always-angry
- ↑ https://www.mind.org.uk/information-support/types-of-mental-health-problems/anger/for-friends-and-family/
- ↑ https://www.mind.org.uk/information-support/types-of-mental-health-problems/anger/for-friends-and-family/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!