PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os faróis são um recurso de segurança vital em qualquer veículo. Aprender a acender os faróis é muito importante, mesmo que bastante simples.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Faróis em funcionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. A localização dos controles pode variar de acordo com o veículo, mas há um padrão bastante seguido, que é o que usaremos aqui. Procure por uma alavanca à esquerda do volante.
    • Alguns fabricantes colocam um painel de controle de faróis separado. Tais painéis são especialmente comuns em veículos maiores e mais espaçosos. Procure por um pequeno painel com um seletor nele. Os símbolos padrões indicadores de farol devem estar posicionados em vários intervalos ao redor do seletor.
    • No Brasil, porém, o comum é ver os controles de farol na forma de alavanca acoplada à base do volante. O braço pode estar posicionado à esquerda ou à direita do volante, mas tende a ficar na esquerda. O seletor possui uma ponta que gira e, em alguns casos, um anel mais ao meio que pode servir para ligar e desligar o farol de milha (se seu carro possuir esse recurso).
  2. Por padrão, os controles de farol começam na posição "off". Note qual símbolo indica a posição e onde ele se encontra ao longo do seletor, de modo que você possa desligar quando tiver terminado.
    • A posição "off" fica quando você gira a ponta da alavanca completamente para baixo. Ela é geralmente marcada por um círculo aberto ou vazio.
    • Hoje em dia, muitos veículos estão equipados com "luzes de posição" que se acendem automaticamente quando o veículo está ligado e os faróis estão apagados. Essas luzes só indicam a posição do seu carro e não iluminam a frente.
    • Sempre desligue os faróis ao desligar o carro. Manter os faróis acesos enquanto o veículo estiver desligado pode descarregar a bateria do automóvel. Se você se esquecer e descarregar completamente a bateria, precisará ligar o seu carro no tranco para fazê-lo andar novamente.
  3. Segure o botão de controle entre o polegar e o dedo indicador na ponta da alavanca e rode-o até que ele atinja a configuração adequada. As configurações diferentes são indicadas por símbolos separados, e você deve sentir um "clique" na chave no lugar em que passa em cada configuração.
    • A luz de posição é a primeira a acender em muitos carros. Elas possuem cor de laranja na frente do carro e vermelha na traseira.
    • O farol baixo vem logo após a luz de posição. Estes faróis fornecem luz para a frente e lateral, mas apontando para baixo. Recomenda-se usar o farol baixo sempre que sair com seu carro, especialmente ao pegar rodovias, como a BR. [1]
    • Depois do farol baixo, pode haver duas configurações. Talvez, venha a configuração de farol alto. Esse farol ilumina melhor a estrada, mas atrapalha a visão de outros motoristas: use-o apenas quando estiver dirigindo sozinho. Por outro lado, a configuração seguinte pode ser a "automática", onde o carro detecta o nível de luminosidade e se ajusta conforme a necessidade. Se não houver configuração de farol alto no botão giratório da alavanca, você precisa pressioná-la para frente para manter o farol alto ativado.
    • Os "faróis de neblina" também podem estar posicionados nesta chave, mas alguns fabricantes de automóveis colocam o controle do farol de neblina sobre um botão separado localizado ao lado dos controles de farol convencionais. Faróis de neblina usam uma grande luz apontada para baixo para iluminar a estrada. Eles devem ser usados durante más condições de visibilidade, como neblina, chuva, neve e poeira. Eles também podem ser ativados girando um anel que fica na base da alavanca de controle.
  4. Em caso de dúvida, verifique a forma como os seus faróis automotivos reagem quando você gira o botão de controle para cada posição.
    • Se você tem alguém que pode ajudá-lo, peça para essa pessoa para ficar do lado de fora, na frente de seu veículo, enquanto ele está estacionado. Desça a janela, de modo que você possa se comunicar com o seu ajudante e gire o seletor de controle de farol para cada posição. Pause em cada posição e peça para o seu ajudante para identificar a configuração.
    • Se você não tem alguém para ajudá-lo, estacione o veículo em frente a uma garagem, muro ou estrutura similar. Gire o seletor de controle de farol para cada posição, parando por tempo suficiente depois de cada configuração para olhar para a forma como a luz brilha na superfície. Você deve ser capaz de determinar qual a configuração baseado no brilho das luzes.
  5. Você deve usar os faróis sempre que a visibilidade for baixa. Se você não conseguir ver de 150 a 305 m à sua frente, os faróis devem ser ligados. [2] Recomenda-se usar os faróis baixos ao dirigir em rodovias, especialmente em dias nublados.
    • Sempre use os faróis à noite. Use os faróis baixos quando outros veículos estão nas proximidades e seus faróis altos em outras condições.
    • Use os faróis ao amanhecer e entardecer, também. Mesmo que alguma luz solar esteja presente, sombras profundas de edifícios e outras estruturas podem tornar difícil ver outros veículos. Você deve pelo menos usar seus faróis baixos durante essas horas do dia.
    • Use os seus faróis de neblina durante o mau tempo, como chuva, neve, nevoeiro ou tempestades de poeira. Não use os faróis altos uma vez que o reflexo e brilho que produzem nessas condições podem atrapalhar outros motoristas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Símbolos dos faróis

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos controles de farol estará marcada por um símbolo indicador de farol padrão. Procure o símbolo na sua alavanca.
    • O símbolo indicador de farol padrão se parece com um sol ou lâmpada de cabeça para baixo.
    • Em muitos botões de controle de farol, também haverá um círculo fechado ao lado desse símbolo indicador. O círculo indica o lado do mostrador que controla efetivamente as configurações do farol. Alinhe este círculo fechado com a configuração do farol que você pretende selecionar.
  2. Cada configuração de farol deve estar marcada por um símbolo separado, que geralmente são os mesmos para todos os veículos.
    • O símbolo "farol baixo" parece um triângulo arredondado ou a letra maiúscula "D". Linhas inclinadas para baixo se estendem para fora do lado plano da forma.
    • O símbolo "farol alto" também se parece com um triângulo arredondado ou "D" maiúsculo, mas as linhas que se estendem para fora são perfeitamente planas na horizontal. [3]
    • O símbolo do "farol de neblina" utiliza a mesma forma e tem linhas inclinadas para baixo como o símbolo "farol baixo". Uma linha ondulada deve passar, porém, diretamente através do centro dessas linhas inclinadas.
    • Se o seu veículo está equipado com luzes de estacionamento, um tipo de baixa intensidade que pode ser operado quando o veículo estiver desligado, essas luzes devem estar indicadas por um símbolo que parece com a letra "p" com várias linhas que se estendem para fora da frente arredondada.
  3. Veículos com painéis eletrônicos/digitais podem exibir uma luz de aviso quando certas luzes do carro não funcionarem corretamente. Quando uma dessas luzes de advertência piscar, você deve trocar ou consertar o farol.
    • Quando os faróis estragarem, o seu veículo pode exibir o símbolo indicador de farol padrão com um ponto de exclamação (!) ou "x" sobre ele.
    • Alternativamente, pode exibir o indicador de farol baixo com um ponto de exclamação sobre ele.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 302 024 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade