PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O aço galvanizado é um tipo de metal com uma cobertura de zinco que evita a corrosão e aumenta a durabilidade do material. [1] Esse tipo de material é comum em chapas de metal, calhas e automóveis. [2] Por mais que o zinco ajude a evitar a corrosão e a ferrugem, ainda é preciso tomar certo cuidado na limpeza. Se fizer uma boa manutenção e limpar o aço com regularidade, você aumentará a durabilidade dele e o manterá bonito por mais tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando terra e lama

PDF download Baixe em PDF
  1. A limpeza inicial deve ser feita com um pano úmido para se remover manchas de terra da superfície de aço. A manutenção regular vai evitar o acúmulo de sujeira e de substâncias químicas com o tempo, minimizando a necessidade de limpezas mais pesadas no futuro.
  2. Dilua 1 colher de sopa de sabão para roupas em um balde de água. Aplique a solução sobre o aço e esfregue bem, focando principalmente nas áreas com acúmulo de terra ou lama. Use uma escovinha com cerdas de plástico ou de nylon para não acabar danificando ou desbotando o aço.
    • Não use produtos de limpeza muito fortes. Aqueles com pH acima de 12 podem dissolver o zinco presente no aço galvanizado, danificando-o. [3]
    • Limpar o aço dessa forma pode acabar fazendo com que as áreas que foram limpas fiquem diferentes das outras que não estavam com sujeira de terra. Nesse caso, é bom dar uma esfregada em tudo para que a superfície fique mais uniforme.
    • Lavar demais o aço, principalmente usando forças ou produtos químicos, vai reduzir o ciclo de vida do material e detonar a cobertura de zinco dele. Esfregue o aço só quando necessário.
  3. Esses produtos são feitos com a intenção de se reduzir a corrosão do material e costumam ser ótimos para aço galvanizado. [4] Enxágue bem o aço com água gelada ao terminar.
    • Sempre leia as instruções e os alertas do fabricante antes de usar qualquer produto em seu aço galvanizado.
    • Os produtos para limpeza automotiva podem ser encontrados em lojas especializadas ou na internet.
    • A maioria dos veículos modernos usa aço galvanizado justamente para evitar a formação de ferrugem na lataria. [5]
  4. Precisa limpar uma grande quantidade de aço, como o teto de um galpão? Nesse caso, uma lavadora de baixa pressão vai facilitar bastante o processo. Essa também é uma ótima opção para enxaguar várias peças de aço e eliminar os resíduos de produtos de limpeza utilizados.
    • Use uma lavadora com pressão inferior a 1450 psi, ou você pode acabar removendo a camada superior do aço. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando manchas de água

PDF download Baixe em PDF
  1. Produtos com amônia podem ser encontrados no setor de produtos de limpeza em grandes redes de supermercado. Para usá-los, misture-os com água em um balde e aplique direto sobre o aço galvanizado.
    • Saiba que a amônia causa irritação na pele e também pode causar queimaduras químicas. Proteja-se usando luvas. [7]
    • Como alternativa à amônia, você também pode usar suco de limão, vinagre branco ou removedores de cálcio, limo e ferrugem para eliminar as manchas de água do aço. [8]
  2. Esfregue a escova sobre a superfície de aço galvanizado fazendo movimentos circulares concentrados nas áreas mais problemáticas. [9] Os resíduos brancos devem começar a desaparecer.
  3. O fabricante do aço talvez possa fornecer essa opção para você, portanto, entre em contato com ele. O tratamento de passivação química reduz a probabilidade da formação de manchas de água na superfície do aço, cobrindo-o com uma camada protetora e fina de cromato à base de água. [10]
    • Investir na passivação do aço logo de cara pode poupar dinheiro e esforços no futuro, já que não vai ser preciso lidar com manchas desse tipo e nem trocar a peça após um tempo.
  4. Use água corrente para enxaguar a peça e eliminar todos os resíduos da superfície dela, pois eles podem prejudicar o acabamento do material com o tempo.
  5. O armazenamento inadequado é o responsável pelas manchas de água, [11] portanto, em vez de empilhar as chapas em uma prateleira ou algo do tipo, deixe-as inclinadas para a escoação da água em caso de chuva ou qualquer outro problema. O acúmulo de água sobre o aço cria depósitos de zinco e manchas bem chatinhas de tirar. [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Removendo sujeira de tinta

PDF download Baixe em PDF
  1. Não use nada de metal para raspar a tinta, ou você vai acabar arranhando toda a superfície de aço galvanizado. [13] Vá trabalhando pelas beiradas primeiro, eliminando o máximo possível de tinta no geral antes de focar nos pedaços mais concentrados. Não tente tirar toda a tinta agora, pois vai ser preciso usar um processo químico para isso.
    • Caso a tinta esteja fresca e ainda molhada, pule este passo e vá para o próximo.
    • Outra opção é usar uma lixa de papel ou uma escova de aço para remover a ferrugem ou a tinta da superfície. Obviamente, essas opções podem acabar criando manchas no aço galvanizado. Para manter a aparência original da superfície, evite essas ferramentas. [14]
  2. Se a pintura é recente, você pode aplicar tíner e esfregar com uma escova de nylon para removê-la. [15] Para usar o tíner, umedeça um pano limpo com ele e esfregue sobre a superfície. Em seguida, esfregue com a escovinha de nylon.
  3. Não é tão fácil remover uma pintura que já endureceu. Por sorte, muitos tipos de tinta não combinam com o zinco do aço galvanizado e acabam descascando, facilitando bem o seu serviço em muitos casos. [16]
    • Aplique o desengraxante com um paninho limpo e esfregue-o com uma escova com cerdas de plástico ou nylon.
  4. Deixar resíduos químicos sobre o aço galvanizado pode fazer com que ele desbote ou mude de cor com o tempo, portanto, limpe bem a superfície sob água corrente ao terminar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 653 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade