PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As bijuterias podem ser lindas, mesmo que não sejam feitas de pedras preciosas. Mas mantê-las bonitas pode ser complicado, pois elas não suportam o mesmo desgaste que as joias finas. Ficam manchadas com a água, a exposição ao ar e até com os cremes e loções. Portanto, aprender a cuidar dos seus acessórios para que eles continuem belos pelo tempo que for possível é essencial, principalmente se você ainda quiser usá-los por anos.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Primeiros passos

PDF download Baixe em PDF
  1. Não há uma regra em relação a quando elas devem ser limpas. Em geral, quanto mais você as usa, maior a frequência com que terá de limpá-las. Procure fazer a higiene das peças uma vez a cada poucos meses ou sempre que elas começarem a ficar opacas.
    • Lembre-se de que as bijuterias não são feitas de ouro nem prata e não têm pedras preciosas. Ainda que a prata esterlina fique manchada, ela não deve ser limpa da mesma maneira que as bijuterias. Já o ouro, não mancha de jeito nenhum.
    • Se estiver na dúvida em relação a algum item, lembre-se de que as peças banhadas são consideradas genuínas, pois a camada superior é de ouro ou prata, mesmo que o material não seja maciço. Portanto, você pode usar o limpador de joias de sempre para limpar as peças banhadas a ouro e prata em vez dos Métodos abaixo. [1]
    • Se não tiver certeza da autenticidade de uma joia, peça para um joalheiro testar o metal e as pedras para ver se são verdadeiros. [2]
  2. Veja se ela tem alguma pedra. Em caso positivo, você terá de tomar cuidado com a quantidade de líquido aplicada naquela região.
    • O líquido pode entrar embaixo das pedras e soltar a cola, o que pode fazer com que os enfeites caiam mais tarde. Além disso, o excesso de água pode estragar o fundo de papel-alumínio que faz as pedras falsas parecerem brilhantes.
    • Não deixe a água se acumular abaixo das peças para que a cola que as prende não se solte. [3]
  3. Esses produtos comuns que muita gente tem em casa são bons para entrar em fissuras difíceis de limpar ou ao redor das pedras. Você também pode tentar uma borracha mágica.
    • O cotonete começará a mostrar sinais da remoção de sujeira. A ponta dele vai ficar suja.
    • Use uma escova nova, que nunca foi usada antes. Não é bom transferir o material de uma escova velha para a bijuteria. E é claro, não use a escova de dentes novamente depois de utilizá-la para limpar acessórios. [4]
    • Esfregue a escova seca e macia ou o cotonete na bijuteria para remover o azinhavre. Este é a sujeira verde que se forma em algumas peças. Os cotonetes e as escovas macias são um pouco mais abrasivos quando estão secos, e por isso podem conseguir tirar melhor a sujeira. Use um palito de dentes se ela ainda assim não sair. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Soluções caseiras

PDF download Baixe em PDF
  1. O limão há muito é usado para tirar a camada oxidada que se forma nos metais com o tempo. Você pode misturar um pouco de bicarbonato de sódio a ele. [6]
    • O limão contém um ácido natural, e esfregar uma metade dele sobre a bijuteria pode acelerar o processo de limpeza. Coloque uma peça prateada em uma xícara com limonada e um pouco de sal e deixe lá até o dia seguinte. O limão funciona ainda melhor na prata. [7]
    • Esprema a fruta em um pratinho e esfregue esse suco na peça que pretende limpar. Depois, use um pano áspero ou uma esponja para esfregar bem a bijuteria.
  2. Deixe o acessório a ser limpo na solução e use uma escova de dentes macia para limpar os cantos e os buracos. [8]
    • As correntes de bijuteria limpas no vinagre podem ficar brilhantes, e a escova macia ajuda se a peça tiver pedras, pois consegue entrar nas fendas. Você também pode aplicar o vinagre em uma esponja e usá-la para limpar o acessório.
    • Outro produto natural que pode ser usado para limpar bijuterias é o azeite de oliva. Ele dará brilho à peça, mas não se esqueça de enxaguá-lo. Outra solução é dissolver uma pastilha de menta ou hortelã na água. Em seguida, deixe a bijuteria de molho por um tempo e esfregue com cuidado usando uma escova de dentes.
  3. Esses produtos não só aumentam a chance de a peça ficar bonita, mas também fazem com que ela fique perfumada. Utilize o mínimo de água possível, porém, e reduza a exposição do acessório a ela. A água pode manchar e enferrujar as bijuterias se ficar muito tempo nelas.
    • Use uma toalha para limpar a peça com cuidado. Não é muito bom deixar a bijuteria na água por muito tempo, pois isso pode estragar a aparência ou o acabamento dela. Essa abordagem pode ser boa para peças douradas com pedras.
    • Ou, despeje água quente em uma tigela. Misture sal, bicarbonato de sódio e detergente. Coloque a joia sobre um papel-alumínio, jogue a solução por cima e deixe agir por cinco a dez minutos. Enxágue na água fria e seque bem usando um pano macio.
  4. Esse shampoo é mais suave, portanto, pode ser um bom agente de limpeza para bijuterias. Ele é ainda melhor para limpar pérolas. [9]
    • Utilize uma gota de shampoo infantil para cada gota de água. Use uma escova de dentes macia ou um cotonete para limpar as partes difíceis de alcançar. Misture até chegar à consistência de uma sopa espessa. Caso fique muito espesso, coloque mais um pouco de água. [10]
    • Enxágue o shampoo rapidamente na água fria e seque com uma toalha de mão ou um pano de microfibra.
  5. As pessoas costumam usar diversos produtos que têm em casa para limpar bijuterias. Os limpadores de lentes de contato e a pasta de dentes podem ser muito eficazes para algumas peças.
    • Mas, tome muito cuidado! Leia as recomendações e avisos da embalagem. Não use o limpador de lentes em metais preciosos e saiba que a tinta ou o acabamento podem sair. Também evite usar o produto em brincos ou se você tiver a pele sensível.
    • A pasta de dente é menos problemática quando se trata de limpar bijuteria. É só colocá-la em uma escova e esfregar sobre a peça. Esse método pode ser usado em diferentes acessórios, como pulseiras.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Produtos mais fortes

PDF download Baixe em PDF
  1. Os metais falsos ou impuros se deterioram rápido se você não usar o produto correto.
    • Esse polidor pode ser comprado em várias joalherias ou lojas de utilidades. Lembre-se de que alguns deles, geralmente feitos para os metais autênticos, são agressivos demais para as bijuterias.
    • É só deixar a peça de molho no produto por no máximo 30 segundos, tirá-la de lá e esfregar de leve para não arranhar ou estragar a bijuteria. Você pode usar uma escova de dentes para isso.
  2. Coloque em uma tigela pequena e deixe a peça lá de molho por meia hora.
    • Em seguida, tire a bijuteria e remova o excesso de álcool dela. Deixe secar ao natural por 15 minutos.
    • Se ela ainda não estiver limpa, repita o processo. Você pode colocar os brincos na água oxigenada e deixá-los de molho nela por pelo menos dois ou três minutos. A água pode borbulhar, o que significa que seus brincos estavam muito sujos e provavelmente precisam ficar mais tempo.
    • Se parecer que você está tirando mais o acabamento do que a sujeira, pare. Você pode estar esfregando com muita força. Vá devagar para não estragar a peça.
  3. Depois de aplicar a mistura e limpar tudo, enxágue a peça imediatamente na água fria. Passe água apenas o bastante para tirar a solução de limpeza.
    • Seque com o secador. Logo depois de limpar a bijuteria, coloque-a sobre uma toalha para absorver o excesso de água. Usando a toalha, seque a água em excesso. Em seguida, coloque o secador de cabelo em uma temperatura baixa e use-o para secar a peça mais rápido.
    • Mova o secador ao redor da peça para distribuir o ar. A secagem rápida diminui a chance de manchas de água e ferrugem se formarem. Continue secando a peça com o secador até terminar. [11]
    • Procure não manter o secador diretamente sobre as partes com pedras por muito tempo, principalmente se decidir deixá-lo em uma temperatura mais alta. O calor dele pode derreter a cola que segura as pedras.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Manutenção

PDF download Baixe em PDF
  1. Como tudo o que for à base de água pode manchar a peça, até o perfume e os cremes podem estragar o acabamento dela. [12]
    • Se você usar todos esses produtos primeiro, diminui a chance deles cobrirem o acessório. Espere seu corpo secar e depois coloque a bijuteria.
    • Assim, você evita parte do acúmulo de produtos que faz com que a peça pareça opaca e exige uma limpeza frequente.
  2. Se você a limpar com um pano de microfibra após cada uso, não terá de fazer uma limpeza profunda com tanta frequência.
    • Assim, você também mantém a peça parecendo nova por mais tempo.
    • Limpá-la todos os dias ainda diminui a exposição da bijuteria à água ou a outras coisas às quais ela pode ter sido exposta quando você a usou naquele dia.
  3. Você pode colocá-las em saquinhos plásticos com fecho, uma em cada saquinho. Coloque a peça lá dentro, aperte o saquinho para tirar o ar e feche.
    • Sem ar, o metal não pode oxidar ou ficar verde devido à exposição ao oxigênio. [13] Portanto, o acessório parecerá limpo e novo por mais tempo.
    • Manter a peça em um porta-joias com tampa e forrado com veludo limita a exposição dela ao ar e evita que ela sofra arranhões. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Passe esmalte transparente na bijuteria para evitar que o acabamento dela fique verde.
  • Tire a peça quando for mexer com água. Não lave a louça, tome banho ou lave o carro usando a bijuteria. Tire-a nesses momentos.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe o acessório na água por muito tempo, ou ele pode ficar manchado.
  • Use uma escova de cerdas macias para evitar danos à peça.
  • Seque a bijuteria imediatamente, ou ela pode ficar com manchas de água e ferrugem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 581 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade