Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora as botas Timberland originais tenham sido criadas para superfícies irregulares, elas se popularizaram em várias partes do mundo como calçados casuais. Seja qual for a sua intenção em usar a marca, você precisa aprender a limpar as botas para estender a vida útil delas e cuidar da cor. Elas são feitas de nobuck , e, por isso, precisam de cuidados especiais. Leia as dicas abaixo para saber o que fazer. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tirando manchas pequenas

Baixe em PDF
  1. Comece a limpeza na parte superior do tornozelo e faça movimentos de vaivém até cobrir toda a superfície do calçado. [2]
    • Se a bota estiver pouco suja, essa esfregada básica pode ser suficiente para limpá-la. Se a situação for mais séria, use a escova para tirar os resíduos mais grudados antes de recorrer a outros métodos.
    • Use qualquer escova limpa e macia para limpar as botas. Se preferir, você também pode tentar comprar um kit de limpeza feito pela própria Timberland ou uma escova para limpar sapatos de camurça ou nobuck. [3]
  2. Dá para usar uma borracha simples de lápis ou camurça (ou um produto feito especificamente para os calçados da Timberland) para limpar a superfície das botas. Esfregue o acessório de leve nos arranhões até eles desaparecerem. [4]
    • A borracha (ou o outro agente de limpeza) é suficiente para tirar a maioria dos arranhões e das marcas simples. Ela só não ajuda muito a tirar os resíduos muito grudados ou a lama que cobre a bota.
  3. Passe a escova na superfície do couro mais uma vez depois de apagar os arranhões e as marcas para tirar os últimos resíduos. [5]
    • Passe a escova de leve na superfície da bota. Siga a mesma para que o calçado fique com um aspecto uniforme quando você terminar.
  4. Isso é ainda mais importante se você usa as botas Timberland todos os dias, já que a sujeira acumula fácil. Com um pouco de cuidado, dá para estender bastante a vida útil dos calçados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo uma limpeza mais profunda

Baixe em PDF
  1. Esses agentes devem ser feitos especificamente para os materiais dos calçados. As botas Timberland podem ser de camurça ou couro comum, mas as mais tradicionais são feitas de nobuck — que pode ser limpado com o mesmo agente que a camurça. [6]
    • Compre produtos de limpeza adequados para a cor das suas botas. Leia as informações das embalagens na loja para descobrir se os agentes são ideais para os seus calçados.
    • Se você não tiver certeza do que comprar, vá a uma sapataria local e peça ajuda para escolher o produto certo.
  2. Se não estiverem, lave-os à mão e espere eles secarem completamente.
    • Lave os cordões com água morna e sabonete até tirar toda a sujeira. Para uma limpeza mais profunda, esfregue-os com o sabão e mergulhe-os na água em seguida. Por fim, pendure-os no varal.
    • Você também pode colocá-los na máquina de lavar com as suas roupas, a menos que eles estejam muito sujos; nesse caso, é melhor lavá-los separadamente.
  3. Não ponha muita força na mão para não arranhar a superfície das botas — embora a escova de dentes seja segura. Tire toda a sujeira que você conseguir nesse ponto para diminuir o trabalho adiante. [7]
    • Não se esqueça das solas das botas. Elas ficam ainda mais sujas e marcadas antes da limpeza. Se você não tirar as partículas dessa região, provavelmente vai deixar pegadas de sujeira por onde passar.
    • A escova é melhor que o pano porque consegue acessar pontos menores das botas. Ainda assim, tenha cuidado para não arranhar o couro com as cerdas.
  4. Você tem que tentar preservar a forma do calçado durante a limpeza. Por isso, coloque uma mão dentro dele e faça força contra o ponto que está limpando no momento.
    • Você também pode fazer força contra as dobras e as rugas que quer reparar. A combinação da pressão e da umidade do agente de limpeza vai ser suficiente para limpar esses pontos.
  5. Enxague as palmilhas das botas e depois esfregue-as com uma escova de dentes e um detergente neutro. Não faça muita força.
    • Você também pode usar chumaços de algodão e cotonetes para tirar as sujeiras das botas. Mergulhe o algodão em água morna com detergente e passe-o nos pontos menos acessíveis dos calçados até terminar.
  6. Passe a escova em uma só direção para preservar a forma do calçado. Além disso, faça a menor força possível e aplique mais do produto conforme necessário.
    • Siga as instruções da embalagem do produto de limpeza para passá-lo na superfície das botas.
    • Você também pode usar uma escova de dentes macia para fazer uma limpeza nos pontos menores das botas.
  7. Se você notar que as partículas de sujeira estão resistindo à limpeza, use uma lixa de grão fino (400) para continuar. Passe o acessório em uma só direção e pare assim que os resíduos sumirem. [8]
    • Embora seja bastante eficaz, esse processo é delicado e só deve ser usado em último caso. Além disso, não faça muita força .
  8. Quando você ficar satisfeito com os resultados, é hora de enxaguar as botas com um pouco de água para tirar os resíduos de sujeira e do agente.
  9. A frequência da limpeza depende do quanto você calça as botas e do quanto elas ficam sujas. De forma geral, faça a limpeza mais profunda quando as manchas estiverem grandes e grudadas demais. O período pode variar: uma semana se elas ficam muito manchadas ou duas se a situação não é tão grave.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Secando e lustrando as botas

Baixe em PDF
  1. Se o calçado perder a forma depois da limpeza, use folhas de papel para restaurá-la antes que ele seque. Geralmente, a região dos dedos é a que mais sofre. Para evitar grandes problemas, amasse algumas folhas e coloque-as no calçado.
    • Você pode usar folhas de jornal, rascunho, sacos de papel ou qualquer material do tipo.
  2. Depois de passar o agente de limpeza e tirar as manchas, deixe as botas secarem naturalmente. Espere cerca de 24 horas, dependendo do quanto elas ficaram molhadas antes. [9]
    • Não coloque as botas perto de lugares muito quentes, como a boca do fogão. As altas temperaturas podem derreter as colas nos calçados ou até destruir partes do couro.
  3. Elas podem ficar com um aspecto estranho mesmo depois de secas. Isso acontece porque o couro provavelmente foi afetado. Use uma escova limpa e seca para esfregar a superfície da bota em uma só direção. Assim, ela vai voltar ao normal.
    • Se a bota estiver muito afetada a ponto de a escovação não surtir muito efeito, segure-a perto de uma fonte de calor, como uma chaleira, e passe a escova de dentes nela. O vapor vai desfazer o estrago e facilitar a limpeza.
  4. Compre um produto do tipo para proteger a superfície dos calçados e siga as instruções da embalagem para usar. De forma geral, você vai ter que aplicar um pouco do produto em um pano limpo e passá-lo por toda a superfície. [10]
    • O condicionador é feito para hidratar o couro e evitar que ele resseque, enquanto o selante à base d'água impermeabiliza o calçado. Ambos são excelentes para as botas, mas não podem ser usados ao mesmo tempo.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Escova.
  • Pano ou toalha.
  • Borracha ou agente de limpeza para camurça.
  • Detergente de louça.
  • Escova de dentes.
  • Produto de limpeza para camurça ou nobuck.
  • Lixa de grão fino.
  • Condicionador de nobuck ou camurça ou selante à base d'água.
  • Água morna.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 344 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade