PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As fezes de aves são apenas desagradáveis aos olhos, mas também são bastante ácidas, além de ficarem secas em pouco tempo — o que dificulta a limpeza. Se não for tirada da superfície logo que possível, a sujeira pode se solidificar e danificar o local. Caso aconteça algo do tipo com você, o melhor a fazer é tratar a situação imediatamente, usando um dos métodos listados abaixo.

Método 1
Método 1 de 4:

Limpando estofamentos e tapetes

PDF download Baixe em PDF
  1. Passe um pano umedecido em água morna algumas vezes no local para remover a parte mais densa da sujeira. Devido ao material do estofamento ou do tapete, boa parte do cocô fica acumulada e endurece sobre as fibras, o que facilita a limpeza. Esprema e puxe o material com o pano molhado para tirar os excrementos. [1]
  2. Compre o produto de acordo com o material da superfície em questão. A maioria dos limpadores domésticos gerais (encontrados em qualquer supermercado, assim como os limpadores de espuma) funciona com qualquer tipo de tapete. Borrife o material no local sujo até cobrir todo o cocô. [2]
    • Se não tiver um limpador especializado em mãos, você também pode fazer uma mistura de detergente de roupas neutro, vinagre e água morna. [3]
  3. Isso deve acontecer em dois ou três minutos. Seus compostos químicos vão começar a decompor a mancha, facilitando a sua limpeza.
  4. Passe uma toalha de rosto úmida no local mais uma vez. A potência do produto, combinada à força do seu movimento, devem bastar para tirar todo o resto de cocô do estofamento ou do tapete. Se ainda restar algo, borrife um pouco mais, espere alguns minutos e tente de novo.
    • Esfregue a superfície com força para tirar o máximo possível da sujeira das camadas inferiores do tapete.
    • Lave a toalha de rosto ou de banho imediatamente após usá-la para limpar a sujeira.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Limpando tijolos, concreto e telhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a sujeira estiver em uma superfície acessível, molhe-a antes de começar a limpeza em si. Jogue a água diretamente sobre o cocô ou use uma toalha de rosto para cobri-lo. A alta temperatura e a umidade do líquido vão começar a amolecer a mancha, soltando-a das superfícies mais duras e porosas. [4]
  2. Quando seca, cocô de passarinho forma uma pasta bem espessa, o que dificulta bastante a limpeza. Molhe todo o local; quando a água agir sobre a sujeira, ela vai voltar a ficar mais macia.
  3. Segure-a a cerca de um metro do local manchado. Ligue-a na potência máxima e mire na direção da sujeira. O jato constante de água deve terminar o trabalho, que começou quando você molhou a superfície. Só pare quando conseguir remover tudo. [5]
    • Se a mangueira tiver uma ponta ajustável, leve-a à pressão máxima e use um só jato de água para retirar a sujeira.
    • Se a mangueira não tiver uma ponta ajustável, ponha o polegar por cima da saída para bloquear parte do jato — e, assim, gerar mais pressão manualmente.
  4. Se ainda restar algum traço de cocô depois da mangueira, passe uma escova pequena e de cerdas rígidas (ou uma vassoura) pelo local; se necessário, molhe-o novamente. As cerdas vão entrar em contato com as fendas da superfície, ajudando a remover tudo o que estiver ali.
    • Limpe a escova depois de tornar a usá-la; fezes de pássaros são cheias de bactérias. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Limpando madeira de lei, tinta automotiva e outras superfícies macias

PDF download Baixe em PDF
  1. É melhor usar o pano do que passar água diretamente sobre a madeira ou a tinta do carro, pois o tecido retém calor e umidade, em vez de deixar tudo passar — o que pode até gerar mais estrago. Espere alguns segundos.
  2. Se a superfície for feita de vinil ou algo do tipo, use um limpador multiuso — ou, talvez, só o pano já baste. Borrife ou aplique uma quantidade suficiente do produto no local, a ponto de cobri-lo; não exagere para não afetar outros pontos. [7] [8]
    • Você também pode usar produtos com cera no carro. Essas soluções são feitas para remover manchas de lama, óleo e fuligem da carroceria, além de poderem dar à camada de tinta mais brilho. [9]
    • Compre materiais de limpeza especiais para superfícies temperadas. Contudo, se não quiser gastar muito, use algo que já tenha em casa: misture algum verniz de madeira natural à água quente, azeite de oliva ou suco de limão ou junte detergente de louça à água morna para fazer uma solução básica e eficaz para o exterior dos veículos. [10] [11]
  3. Superfícies como madeira de lei e tinta automotiva são facilmente danificadas; portanto, não deixe o produto no local por muito tempo. Caso contrário, ele pode penetrar e manchar as camadas mais inferiores do local. Esses materiais não são porosos — e, assim, o produto não precisa ficar sobre eles por tanto tempo.
  4. Pegue outra toalha limpa e úmida para tentar tirar a maior quantidade possível de cocô. Faça movimentos amplos e suaves, evitando o vaivém e sem colocar muita força — ou pode enfraquecer o acabamento da superfície. Depois de remover tudo, pegue uma toalha seca e passe sobre o local para terminar.
    • As toalhas de microfibra são muito macias e capazes de "capturar" a sujeira e a água; portanto, são ideais para esse tipo de limpeza. [12]
    • Tenha pressa ao limpar assoalhos de madeira de lei. Se o local ficar úmido por muito tempo, pode se distorcer e gerar farpas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Limpando peças de roupa

PDF download Baixe em PDF
  1. Leve um pouco do produto a um recipiente pequeno e misture tudo bem. Assim, você vai criar uma solução de limpeza que pode ser aplicada diretamente à área suja. Quanto às proporções do detergente e da água, algo como 1:5, respectivamente, é mais que suficiente. [13]
  2. Detergentes de roupas são bastante eficazes na limpeza de manchas duras, secas e oleosas, como cocô de passarinho. Molhe o local para amolecer tudo e deixe a solução assentar por dois ou três minutos. No fim, repasse-a se não chegar ao resultado esperado.
  3. Passe uma escova ou uma esponja descartável com cuidado no local. Deixe-o sempre molhado, mergulhando a ferramenta na solução quando necessário. Continue até tirar tudo. [14]
    • Se estiver limpando uma peça de roupa delicada, faça movimentos circulares com cuidado ou use o lado macio da esponja.
    • Se usar uma esponja, jogue-a fora após o processo. Não a guarde!
  4. Ponha-a na máquina de lavar para um ciclo normal após tirar os resíduos de cocô. Configure o equipamento nas temperaturas média ou alta e para roupas coloridas. Quando ela estiver pronta, nem vai parecer que já esteve manchada!
    Publicidade

Dicas

  • Os escovões de cozinha com cerdas rígidas são ideais para remover manchas de cocô de passarinho de várias superfícies.
  • A prevenção é uma das melhores estratégias. Se você vive ou trabalha em uma área onde há muitos pássaros, tente encontrar um local coberto para estacionar o carro e fique atento aos pontos por onde anda. Olhe para cima de vez em quando.
Publicidade

Avisos

  • As fezes de passarinho podem conter bactérias vivas e doenças. Só tente limpar a sujeira se estiver usando luvas e algum tipo de máscara para evitar as substâncias liberadas do local enquanto o limpa (eis outro motivo para molhar a superfície: reduzir a liberação de pós ou afins).
  • Se a peça suja for um casaco, um vestido ou algo do tipo (que não possa ser lavado na máquina), leve-a a uma lavanderia a seco. Nesse caso, você nem vai ter que fazer nada em casa. Esses locais possuem profissionais capazes de usar vários truques nas mangas para limpar manchas difíceis de todos os tipos de materiais.
  • Relembrando: não deixe produtos de limpeza químicos em superfícies como madeira de lei ou tinta automotiva por muito tempo. Um ou dois minutos excedentes podem causar danos a elas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 588 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade