Baixe em PDF Baixe em PDF

O teto é como um ímã de poeira, gordura e fumaça — ainda mais na cozinha, na lavanderia e em áreas próximas a portas, janelas e lareiras. Manchas cinzas, pretas e amarelas de fumaça não são apenas feias, como também podem danificar a pintura e o drywall. Felizmente, essas manchas podem ser removidas por inúmeros meios — basta se preparar adequadamente e usar os materiais certos para cada tipo de mancha.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a área

Baixe em PDF
  1. Quando se lida com materiais de limpeza cáusticos, é preciso haver um bom fluxo de ar no cômodo, o que pode ser feito de várias maneiras, sendo a mais fácil dentre elas simplesmente abrir a janela ou ligar o ventilador.
    • Se o cômodo em questão é desprovido de janela, deixe a porta aberta e ligue um ventilador em velocidade máxima.
  2. Como a sujeira de fuligem e fumaça pode cair do teto, o forro minimizará a limpeza posterior. Isso é importante acima de tudo em tetos e paredes que já foram danificados pela fuligem, substância que pode se soltar e cair.
    • O forro ainda serve para proteger o piso de poeira e de respingos da solução de limpeza. Uma lona grossa é o forro mais indicado.
  3. Alguns produtos de limpeza são cáusticos e não se deve entrar em contato direto com eles. Providencie um par de luvas de limpeza grossas (evite luvas médicas de látex, que se furam facilmente e podem derreter ou queimar-se quando expostas a determinados agentes de limpeza).
    • A maioria dos mercados tem luvas de limpeza grossas o bastante para o trabalho. Ou você pode dar uma olhada na seção de limpeza da loja de ferragens mais próxima.
  4. Como detritos podem cair do teto, é importante abrigar os olhos com óculos de proteção. Dependendo da ventilação do cômodo, você pode usar uma máscara simples que cubra a boca e o nariz, ou um respirador para trabalhos pesados. [1]
    • Também pode ser interessante usar um chapéu para evitar que detritos caiam no cabelo e nas sobrancelhas, embora esse item não melhore a segurança.
  5. Apoie-se em um escadote bem firme para alcançar o teto e as paredes; evite escadotes frouxos e escadas para ambientes externos. Desse modo, você terá mais equilíbrio e estabilidade, que são essenciais para que se consiga esfregar o teto com eficiência.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando a fuligem

Baixe em PDF
  1. Antes de começar com a limpeza, use o aspirador de pó nas porções do teto e da parede onde será feita a limpeza. Como a poeira pode se aderir à fuligem e ao óleo liberado pelas partículas de fumaça, o uso do aspirador de pó diminuirá o tempo, os panos limpos e os produtos de limpeza que você terá de usar na remoção das manchas. [2]
    • Essa etapa é ainda mais importante em tetos chapiscados ou de textura irregular, posto que a água e o pano não podem penetrar tão bem em todos os recessos.
  2. Isso terminará de remover a sujeira desalojada pelo aspirador. [3]
    • Existem esponjas projetadas especificamente para a remoção de fuligem ou poeira de fumaça à venda em lojas de ferragens.
  3. Para uma área pequena, pode-se começar a limpeza com um detergente de louças. Em uma área maior, será necessário algo mais forte. Uma solução como o fosfato trissódico (ou TSP) pode facilmente eliminar gordura, fuligem e outras manchas, melhorando a limpeza. [4]
    • O TSP jamais deve entrar em contato direto com a pele, sendo importante manuseá-lo com luvas. Empregue na tarefa um trapo ou uma esponja que você não se importe de perder, pois eles podem se manchar e até se desfazer com a exposição à substância.
  4. Depois de borrifar a solução, esfregue a área com gestos firmes. Será necessário, caso haja muita fuligem, usar vários panos ou esponjas. Convém ficar próximo de uma fonte de água para enxaguar a sujeira e os detritos.
  5. Uma única aplicação pode não ser o bastante para tirar toda a sujeira, sobretudo no que diz respeito a manchas muito grandes e profundas. Refaça a limpeza até que sejam removidas todas as marcas.
    • Se a área já foi muito afetada, pode ser necessário fazer uma solução com uma concentração maior do agente de limpeza. Lembre-se de aumentar a concentração gradativamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Removendo manchas de fumaça de cigarro

Baixe em PDF
  1. Fumaça de cigarro pode criar pequenas protuberâncias em tetos e paredes que, uma vez endurecidas, têm de ser raspadas para que se possa fazer a limpeza adequada. Você pode raspá-las com uma espátula ou uma faca de manteiga. [5]
    • Caso as substâncias estejam por demais entranhadas na parede, a raspagem pode arrancar parte do reboco ou do drywall. Nesse caso, talvez seja preciso fazer os devidos reparos antes de prosseguir.
  2. Uma vez removidas as protuberâncias, misture uma quantidade suficiente da solução de vinagre ou TSP para cobrir a área várias vezes. Um balde de 4 L deve bastar para uma área pequena, como um banheiro. Para obter os melhores resultados, siga as instruções do rótulo do agente de limpeza. [6]
  3. Mergulhe o trapo ou a esponja na solução e esprema o excesso, o que evita que ela respingue no seu rosto. Lembre-se de colocar as luvas antecipadamente.
    • Quando o pano ou a esponja se sujarem de todo, mergulhe-os na solução e esprema o excesso novamente.
  4. Ao terminar a limpeza numa pequena área, seque-a com uma toalha ou um pano limpos. Assim, você terá uma ideia de onde precisa refazer a limpeza. Parecerá que a sujeira foi removida enquanto a solução estiver úmida, mas ela ficará visível outra vez quando seca.
    • Se possível, use um pano de microfibra, que é um tecido que não solta fiapos em tetos texturizados.
    Publicidade

Dicas

  • Convém saber com que tipo de fumaça se está lidando, já que o método de limpeza que a fumaça de cigarro exige é diverso do exigido pela fumaça de incêndios, de velas, do preparo de alimentos etc.
  • Existem produtos de limpeza específicos para a sujeira de fumaça, inclusive esponjas e soluções de limpeza. Lance mão deles caso esteja lidando com manchas muito teimosas.
  • Ponha uma pequena tigela de vinagre no cômodo onde está a mancha de fumaça. O vinagre absorverá os odores que podem impregnar o ar depois da limpeza das paredes e do teto.
Publicidade

Avisos

  • Se você sentir tontura ou dor de cabeça, interrompa a limpeza e vá para uma área mais bem ventilada antes de prosseguir.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 960 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade