PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O piso vinílico é uma escolha bem popular hoje em dia, principalmente para cozinhas e banheiros, pois é impermeável e fácil de limpar. Além disso, o material em si é barato, bonito e bem mais macio do que cerâmica ou madeira. Com a manutenção e os cuidados certos, o brilho original dos pisos vinílicos poderá ser conservado por anos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Manutenção

PDF download Baixe em PDF
  1. Sujeiras, pedacinhos de pedregulhos ou substâncias químicas vindas do asfalto podem ser abrasivos e, com o tempo, arranhar o piso ou deixá-lo amarelado. Sempre que possível, tire os sapatos.
    • Outra ideia é colocar tapetes em locais de muito tráfego. Na cozinha, por exemplo, coloque um tapete na frente da pia.
  2. É importante não deixar a poeira se acumular, pois, nesse caso, ela acaba sendo "moída" pelos pés das pessoas e passa a agir como um abrasivo, removendo o brilho do revestimento. [1]
    • Se não quiser usar uma vassoura, passe um pano seco ou use um aspirador para remover a sujeira diariamente.
    • Não se esqueça de limpar embaixo dos móveis e também ao longo dos rodapés.
  3. Independente de ser suco de laranja ou apenas um copo d’água, não deixe secar no piso. As bebidas adoçadas são muito difíceis de se remover depois de secas, e até mesmo a água pode danificar o revestimento se ficar por muito tempo em contato com ele. Limpar quaisquer respingos imediatamente vai manter o piso com aparência de novo e, claro, evitar que você tenha um trabalhão depois.
  4. Essa substância limpará o piso sem causar danos, o que é fundamental. Prepare a solução com uma xícara de vinagre de maçã e 4 L de água quente. Passe no piso com a ajuda de um pano. [2]
    • O ácido do vinagre limpará o piso sem deixar nenhum resíduo. Não se preocupe com o cheiro, pois ele desaparecerá dentro de algumas horas.
    • Para dar brilho, acrescente algumas gotas de óleo de jojoba à solução.
    • A dica principal é comprar um limpador que não seja feito para superfícies enceradas.
    • Esse produto é feito para pisos mais antigos, pois contêm uma camada de cera que precisa ser mantida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo uma faxina

PDF download Baixe em PDF
  1. Prepare a solução de vinagre ensinada anteriormente e acrescente uma colher de sopa de detergente para ajudar na remoção da sujeira. Aplique no piso com o auxílio de uma escova macia de náilon.
  2. O piso vinílico tem a má reputação de ficar arranhado muito facilmente. Felizmente, há um jeito de solucionar esse problema. Em um pano, aplique um pouco de óleo de jojoba ou WD-40 e esfregue nas marcas. Se os riscos forem superficiais, eles sairão rapidinho.
    • Arranhões profundos não serão removidos. A única solução é trocar o piso danificado.
  3. Se o chão estiver manchado com vinho ou suco de uva, por exemplo, limpe com uma pasta grossa feita de bicarbonato de sódio e água. Não se esqueça de usar um pano macio para aplicá-la. Como o bicarbonato é ligeiramente abrasivo, ele removerá a sujeira rapidamente.
  4. Para isso, molhe um pano macio e passe sobre a sujeira. O álcool vai limpar, mas não danificar.
    • Para remover esmalte de unhas, use um removedor sem acetona. Do contrário, a limpeza acabará danificando o piso.
  5. Não utilize nada abrasivo!
  6. Após a limpeza, enxágue com água para remover quaisquer resíduos que possam ter permanecido, pois o acúmulo de sabão e outras substâncias também acaba danificando o revestimento com o tempo. [3]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

O que não fazer

PDF download Baixe em PDF
  1. Utilize apenas os materiais mais macios possíveis.
    • Nunca raspe a sujeira com uma faca ou outro objeto afiado, pois os arranhões serão permanentes. Primeiro, deixe a mancha de molho. Depois, tente remover com um pano macio.
  2. Eles removem facilmente o brilho do piso. De preferência, utilize a solução de vinagre ou algum limpador comercial feito especificamente para aquele material.
  3. A água infiltrará através das juntas do piso, instalando-se sob ele. Use apenas a quantidade de água necessária e seque bem quando terminar.
  4. Outra dica é evitar cadeiras de rodinhas, pois elas costumam deixar marcas no revestimento.
    Publicidade

Dicas

  • Se um pano não for suficiente na hora da limpeza, utilize uma escova macia. Ela poderá ajudar na remoção de manchas mais teimosas, como comida, batom ou giz de cera.
Publicidade

Avisos

  • Como o piso vinílico é um tipo de revestimento para pisos, ele poderá soltar-se facilmente. Por isso, quando for mover algum móvel, tenha bastante cuidado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 377 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade