Baixe em PDF Baixe em PDF

Por ser durável e versátil, o concreto se tornou um dos materiais mais populares para pisos de exteriores e interiores. Ele é resistente a manchas e pode ter um acabamento liso ou decorado com estampas exclusivas, oferecendo uma grande flexibilidade em termos de funcionalidade e estilo para diversos ambientes. Como o concreto é poroso, é preciso fazer limpezas rotineiras para evitar a formação de mofo e o acúmulo de sujeira. [1] Os métodos de limpeza podem variar um pouco dependendo do tipo do concreto, mas a manutenção adequada é capaz de mantê-lo sempre bonito e novo, além de aumentar a durabilidade dentro de casas, em garagens, lojas ou escritórios.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando as superfícies de concreto

Baixe em PDF
  1. Para uma limpeza simples de qualquer tipo de piso de concreto e para remover manchas, você vai precisar de alguns itens básicos, como:
    • Vassoura e espanador (ou aspirador de pó).
    • Escova com cerdas de náilon para esfregar manchas.
    • Detergente de louça e água para remover manchas.
    • Fosfato trissódico, água sanitária e detergente para limpar mofo.
    • Areia sanitária para gatos ou amido de milho para remover manchas de gordura.
    • Desengordurante para tirar marcas de pneus.
    • Água sanitária, amônia ou água oxigenada para manchas mais resistentes.
  2. Retire todos os móveis, enfeites, tapetes ou passadeiras, sapatos e tudo o mais do caminho. Deixe o cômodo vazio para que a mobília não atrapalhe durante a limpeza.
  3. Remova os detritos e a maior parte da poeira com a vassoura e, em seguida, passe um espanador ou um aspirador de pó para tirar as partículas mais finas. Você deve tirar o pó diariamente e varrer ou aspirar uma vez por semana.
    • Se tiver, use um aspirador de pó, pois ele acelera a limpeza e é mais eficiente, além de evitar que a poeira e as partículas de sujeira se espalhem no ar.
  4. Se for uma mancha comum de comida ou bebida, esfregue o local usando água quente e sabão. [2] Use 1 ou 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) de detergente de louça ou sabão de Castela diluído em 2 litros de água. Para manchas de óleo ou gordura, umedeça o local com água e aplique bastante detergente por cima. Mergulhe uma escova na água morna e esfregue o local até fazer espuma. Recolha a espuma com um pano ou uma toalha e enxágue o local com água limpa. [3]
    • Para se livrar do mofo, misture 30 ml de sabão líquido, 30 ml de fosfato trissódico, 1 litro de água sanitária e 3 litros de água. Esfregue o local com uma escova de cerdas macias e enxague com água limpa. [4]
    • Para tirar marcas de pneu (da garagem), borrife água e aplique um produto desengordurante. Deixe o produto agir por quatro horas, esfregue o local com uma escova e enxágue. [5]
    • Para tirar a gordura, espalhe areia sanitária ou amido de milho no ponto afetado e deixe o produto agir por cerca de três dias. Depois, aspire ou varra o local e descarte a areia ou restos de amido. [6]
  5. Se o chão de concreto não tiver acabamento, você pode usar um produto mais pesado, como água sanitária, amônia ou água oxigenada para limpar manchas resistentes. [7] Dilua uma medida do produto de limpeza em três medidas de água e borrife a solução no local afetado. Deixe-a agir por 20 minutos e esfregue a área com uma escova. Enxágue com água limpa.
    • Sempre use luvas de borracha e óculos de proteção ao lidar com produtos de limpeza pesados e deixe o cômodo bem arejado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Limpando o concreto decorado ou polido

Baixe em PDF
  1. Você precisa de um esfregão e um balde grande, água morna e um produto de limpeza com pH neutro. [8] Não use amônia, água sanitária ou qualquer outra substância alcalina ou ácida que possa danificar o acabamento do concreto. [9] Alguns produtos que podem ser usados são:
    • Detergente de louça neutro.
    • Sabão de Castela.
    • Limpador neutro para pedras.
    • Limpador de piso com pH neutro.
  2. Misture de 30 ml a 60 ml de detergente neutro de louça ou de um limpador com pH neutro (ou a quantia indicada pelo fabricante do produto).
  3. Assim que ele ficar ensopado, torça-o. O esfregão deve ficar um pouco úmido para limpar o piso, pois o chão deve secar rapidamente sem ficar cheio de poças.
  4. Comece pelos cantos do fundo do cômodo e vá limpando em direção à porta, dando conta de uma área pequena por vez. Conforme for usando o esfregão, mergulhe-o novamente no balde e torça o excesso de água. Coloque um ventilador no cômodo para ajudar o piso a secar mais rápido.
  5. Quando acabar de limpar todo o chão, jogue fora a água com sabão do balde e troque-a por água limpa e morna. Passe o esfregão de novo repetindo todo o procedimento. [10]
    • Comece pelos cantos mais afastados do cômodo e vá andando em direção à porta, limpando áreas pequenas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Limpando o concreto da garagem ou de áreas externas

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de uma lavadora de alta pressão, uma vassoura com cerdas duras de náilon e um produto de limpeza como fosfato trissódico ou outro limpador de concreto. É possível usar uma mangueira comum de jardim se só tiver essa opção em casa. Use a mangueira na potência máxima com um bocal adequado.
    • A lavadora de alta pressão é recomendada para a limpeza de pisos de concreto, pois ela é mais eficaz. É possível alugar esse equipamento em lojas especializadas.
    • Use uma escova normal com cerdas de náilon se não tiver a vassoura.
  2. Arranque-os com as mãos e, em seguida, varra o local ou lave a superfície com a lavadora de alta pressão para tirar a sujeira e os detritos. [11]
  3. Abra a porta da garagem se for o caso e comece do fundo, indo em direção à saída. Use a lavadora ou a mangueira com bocal e molhe o piso fazendo movimentos amplos para retirar a sujeira e os resíduos. Não se esqueça dos cantos, rachaduras e fendas.
  4. Deixe a vassoura num canto da garagem ou do pátio e espalhe o limpador no piso, começando do lado oposto onde deixou a vassoura e caminhando em direção a ela. O piso deve continuar molhado nesse momento. [12]
  5. Use a vassoura ou a escova para esfregar o produto em toda a superfície do concreto e remover sujeiras, resíduos e gordura. [13]
  6. Comece do fundo da garagem em direção à porta, eliminando o excesso de produto e de sujeira. Deixe a porta aberta para o chão secar.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Protegendo o piso de concreto

Baixe em PDF
  1. Assim, ninguém corre o risco de escorregar e o piso não fica manchado. Enxugue os respingos com uma toalha ou com um pano limpo assim que ocorrerem.
  2. Um selante de boa qualidade dura bastante, portanto só é preciso reaplicá-lo a cada três ou quatro anos. [14] Esse produto protege o concreto de arranhões e manchas.
    • Escolha o selante certo para a sua superfície de concreto.
    • Use um selante à base de água para pisos internos.
  3. A cera protege o piso do acúmulo de sujeira, de manchas e abrasões, além de proteger o selante, aumentando a sua durabilidade. [15]
    • Passe uma camada fina de cera e espalhe-a com um pano de microfibra ou com um esfregão macio. Reaplique-a uma vez por ano. [16]
    Publicidade

Avisos

  • Jamais misture água sanitária e amônia. Essa mistura produz gases tóxicos que podem ser fatais para quem os inala.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 856 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade