Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você está atrasado para sair para o trabalho de manhã, a última coisa que quer ver na garagem é um carro com o para-brisas completamente coberto pelo gelo. Dirigir com gelo no seu para-brisas pode ser perigoso, e raspá-lo com um raspador de gelo qualquer toma um tempo precioso e pode ainda arranhar o vidro. Por sorte, essas não são as suas únicas opções. Descongele as suas janelas com qualquer um destes passos simples:
Passos
-
Esquente a água até uma temperatura morna. Esse método usa água para amolecer e derreter mais rapidamente o gelo nas janelas. Quanto maior a área do gelo a ser derretido, mais água será necessária. Por exemplo, se você quer apenas derreter o gelo do para-brisas de um sedan quatro-portas, precisará de apenas alguns copos. Se quiser derreter todas as seis janelas, precisará de quatro litros de água ou mais. A água não deve estar fervendo – na verdade, a rápida mudança de temperatura causada pela água muito quente pode causar uma rachadura no vidro.
- Se você toma banho de manhã, use a oportunidade para encher um balde ou jarro com água morna. Desse modo, você economiza tempo por ter que esperar apenas uma vez até que a água esquente.
- Outra razão para não usar água quente é que, em ambientes extremamente frios, ela pode congelar espontaneamente se atirada pelo ar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Derrame a água na(s) janela(s). Salpique ou jogue a água nas janelas que deseja descongelar. Você deve notar que o gelo se torna imediatamente transparente e até mesmo pode sumir por completo.
-
Limpe ou esfregue logo em seguida. Embora a água amoleça ou derreta a maior parte do gelo, em alguns casos os restos dele permanecem na janela em uma forma "lamacenta". Por sorte, esse gelo amolecido é geralmente bastante fácil de remover. Use os limpadores dos para-brisas, luvas, um raspador convencional ou outra ferramenta para tirar o gelo daí.
- Reaplique a água morna nos pontos que ainda faltam e limpe de novo.
Publicidade
-
Compre um descongelador comercial ou faça o seu. O fluido descongelador com formulação especial se encontra disponível na maioria das assistências técnicas, especialmente se você vive em regiões de inverno rigoroso. No entanto, se você não tem nenhum descongelador ao alcance ou apenas quer economizar o dinheiro, não é difícil fazer um por conta própria. Siga as instruções abaixo: [2] X Fonte de pesquisa
- Para fazer seu próprio descongelador, derrame álcool isopropílico em um borrifador limpo e seco. Adicione alguns pingos de detergente. Rosqueie a tampa para fechar e misture bem.
-
Borrife o descongelador na janela. Independente do produto (caseiro ou comercial), o processo é o mesmo. Borrife o descongelador diretamente sobre as partes geladas da janela e deixe descansar. Você não precisa esperar mais que um ou dois minutos – quanto mais descongelador usar, menos tempo tem que esperar.
-
Raspe normalmente. Use um raspador plástico, luvas, ou outra ferramenta para raspar o gelo. Você verá que o gelo sai muito mais fácil e rápido que o normal, economizando tempo. Se precisar, reaplique o descongelador em pontos mais difíceis enquanto raspa.
- Em produtos comercializados, o álcool isopropílico tem um ponto de congelamento muito baixo, então, em geral não há problema em deixar o descongelador no carro se as temperaturas previstas não forem abaixo de 29º C.
Publicidade
-
Ligue os degeladores do seu carro. Esse último recurso é apropriado quando você não tem acesso a água morna, líquido descongelador ou qualquer ferramenta de raspagem – por exemplo, caso a janela do seu carro tenha congelado no estacionamento enquanto você estava trabalhando. Já que você vai tentar remover o gelo com um cartão de crédito ou outra ferramenta improvisada, é melhor arranjar o máximo de ajuda possível. Para começar, ligue o carro e acione o degelador/aquecedor no máximo que puder. Deixe ligado durante o processo – com o tempo, isso começará a amolecer e derreter o gelo, tornando muito mais fácil o seu trabalho.
-
Arranje um cartão de crédito apropriado. Procure na sua carteira por um cartão de crédito ou algo similar. Não use um cartão laminado – esses não são firmes o suficiente para raspar bem o gelo. Se possível, tente usar um cartão que não seja tão importante, como um velho cartão vencido, já que esse método traz o risco de danificá-lo.
-
Comece a raspar. Segure o cartão pelas bordas longas em um ângulo contra a janela e pressione com firmeza. Tente manter o cartão o mais reto possível, sem deixar que se curve ou dobre enquanto raspa. Se você deixar, pode acabar deformando ou quebrando-o.
- Seja persistente! Comparado com raspadores, os cartões de crédito requerem muito mais esforço. Você pode precisar usar bastante força para alcançar os resultados.
- Se está preocupado em não quebrar o cartão, você pode querer duplicar ou triplicar a força da raspada segurando ao mesmo tempo dois ou três cartões.
-
Use seus limpadores e fluidos para ajudar. Enquanto raspa o gelo, Você provavelmente acumulará raspas nas bordas das janelas. Borrife periodicamente o fluido do carro e passe os limpadores por alguns segundos. O fluido pode ajudar a amolecer o gelo enquanto os limpadores ajudarão a remover as raspas do caminho. Entre a raspagem com o cartão de crédito, os limpadores, o fluido e o degelador do carro, a sua janela deverá ficar livre de gelo em alguns minutos.Publicidade
-
Cubra as janelas de noite. Um jeito infalível de garantir que você não vai se atrasar por janelas congeladas é evitar que o gelo se forme. Para fazer isso, cubra as janelas com uma toalha, um lençol dobrado, ou um pedaço de papelão de noite, antes que o orvalho ou o gelo se formem nas janelas. Tente arrumar firmemente a cobertura sobre o vidro para que o orvalho (que vira gelo) não se forme em pontos mais soltos.
- Um truque útil para o para-brisas é usar os limpadores do carro como suportes para segurar a cobertura no lugar. Para as outras janelas, você pode usar pequenas pedras ou outros pesos para fixar a cobertura.
-
Remova as coberturas das janelas pela manhã. Puxe as toalhas, lençóis, etc., das janelas. Elas deverão estar úmidas ou geladas, então se você pretende usá-las novamente para cobrir as janelas do carro quando estiver fora, lembre-se de colocá-las por sobre uma barreira impermeável antes de atirá-las no porta-malas.
-
Raspe individualmente quaisquer pontos congelados. Embora esse método reduza quase todo o gelo acumulado nas janelas, pode haver alguns pontos sobrando. Use um raspador plástico, a sua mão, ou outra ferramenta para removê-los caso atrapalhem a sua visão. Se estiver com pressa, você pode optar por entrar no carro e usar os limpadores juntamente com o degelador e o fluido de limpeza.Publicidade
Dicas
- Sé há previsão de geada, erga os limpadores do para-brisas para evitar que se prendam, congelados, no vidro.
- Quando as temperaturas estiverem abaixo de zero, o uso do lavador do para-brisas com os limpadores pode acelerar o processo de derretimento. No entanto, caso esteja muito frio, a fina camada de fluido restante no para-brisas deixada pelos limpadores pode congelar muito rapidamente, especialmente quando dirigindo.
- Desligue os limpadores de para-brisa antes de começar o processo de descongelamento. Assim, você evita acidentes caso volte a ligar o carro e os limpadores ainda estiverem grudados no vidro congelado.
- Os sopradores dos carros geralmente não alcançam o local dos limpadores quando eles estão desligados. Antes de desligar o seu carro de noite, suba os limpadores mais ou menos uma polegada com um rápido toque na opção de limpeza manual. Quando você ligar os sopradores na manhã seguinte, as lâminas dos limpadores serão descongeladas primeiro.
- Para gelo fino, você pode ligar o degelador no máximo e ligar os limpadores do para-brisas para fazer parte da "raspagem".
- Temperatura ambiente ou água fria funcionam rapidamente, especialmente para camadas grossas de gelo. Derrame água desde a parte de cima do para-brisas para começar a raspar.
Publicidade
Avisos
- Nunca derrame água quente sobre uma janela congelada. A rápida mudança de temperatura pode resultar em rachaduras.
- Um cartão plástico pode quebrar ou ser inutilizado caso seja usado para limpar o gelo de uma janela. Escolha um cartão pouco importante – ou mantenha na carteira um cartão vencido expressamente para essa função.
- Não use pás com bordas de metal (ou qualquer objeto metálico) para raspar o gelo ou neve de uma janela.
- Remova o gelo dos limpadores de para-brisa antes de usá-los.
Publicidade
Materiais Necessários
- Cartão plástico;
- Descongelador em spray;
- Limpadores de para-brisas.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 36 928 vezes.
Publicidade