O arenito é muito usado em pisos e paredes de casas (principalmente em áreas externas, como o quintal e a garagem), monumentos e outras estruturas. Como essa pedra natural é muito porosa, ela costuma absorver líquidos e ficar manchada com certa facilidade. Mas não se preocupe: quando isso acontecer, você só precisa dos produtos de limpeza certos e de algumas técnicas específicas. Leia as dicas deste artigo e arregace as mangas para deixar a superfície tinindo!
Passos
-
Tire todas as partículas de sujeira do arenito usando uma vassoura. Se parte do piso ou das paredes da sua casa é de arenito, passe uma vassoura na superfície antes de começar a limpeza mais pesada. Vai ser muito mais fácil cuidar do material se não houver essa camada de resíduos em cima dele. [1] X Fonte de pesquisa
- Se o arenito não estiver no piso ou nas paredes, e sim em balcões e outras estruturas, passe um pano seco ou um pincel pequeno na superfície dele.
- Você também tem a opção de usar o aspirador de pó, que é mais prático.
-
Passe um pano úmido na superfície do arenito. Pegue um pano macio e limpo e umedeça-o em água, mas sem encharcar. Depois, passe em toda a superfície do arenito. [2] X Fonte de pesquisa
- Se o arenito estiver no piso e você não quiser ficar apoiado nos joelhos e nas mãos, use um esfregão de microfibra ou outro equipamento do tipo.
- Enxague o pano se ele ficar muito sujo, repetindo o processo até terminar de limpar de vez a superfície.
Dica: na hora de passar o pano no arenito, veja se ele absorve a água ou se ela está empoçando na superfície. No primeiro caso, é porque a pedra não tem selante; no segundo, é porque tem. O arenito sem selante fica mais suscetível a manchas e, portanto, precisa de mais cuidados.
-
Não passe produtos de limpeza doméstica comuns no arenito. A menos que o rótulo do produto de limpeza doméstica indique que ele serve para pedras naturais (como o que você usa para limpar a cozinha, por exemplo), não passe nada do tipo no arenito. Produtos que contêm ácidos, como extratos de frutas cítricas ou vinagre, são ainda mais perigosos. [3] X Fonte de pesquisa
- Produtos ácidos acabam riscando a superfície do arenito, o que muda a textura e a cor da pedra permanentemente.
-
Use detergente de louça se a água pura não for suficiente. Na maioria dos casos, dá para limpar o arenito usando apenas água pura. Contudo, se você achar que precisa de um reforço, pegue um pouco de detergente de louça. Basta aplicar um pouco do produto em um pano úmido e esfregar na superfície. [4] X Fonte de pesquisa
- Logo depois de passar o detergente, esfregue a área com uma parte limpa do pano para remover os resíduos do produto.
-
Seque a superfície com um pano. Não deixe água parada na superfície do arenito, pois ele vai absorver o líquido aos poucos. Remova tudo com um pano logo depois de terminar a limpeza.
- Passe um pano macio, limpo e seco no arenito. Isso reduz o risco de ele ficar riscado.
Publicidade
-
Remova qualquer mancha que surgir o quanto antes. Aplique um pano limpo e seco sobre as manchas no arenito, dando batidinhas de leve na superfície. Não esfregue e nem aperte o material, ou a substância que tiver caído na área só vai se espalhar mais e piorar o problema. [5] X Fonte de pesquisa
- Quase todo líquido é capaz de manchar superfícies de arenito, mas alguns são ainda mais perigosos: vinho, sucos de frutas, café etc.
-
Não use produtos de limpeza abrasivos ou que contenham agentes químicos fortes. O arenito é uma pedra bastante porosa e, portanto, pode sofrer danos ou descoloração pelo mero contato com uma série de produtos de limpeza. Os que contêm ácidos são ainda mais graves, já que descolorem a superfície de vez. [6] X Fonte de pesquisa
Dica: visto que o arenito é suscetível à descoloração, não tente lavá-lo com os mesmos produtos usados em outras partes da casa. Pensando assim, é melhor você nem instalar essa pedra em balcões e pisos se não pretende tomar todos os cuidados possíveis.
-
Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio se a água não adiantar. Você pode fazer uma solução de limpeza básica para arenito misturando bicarbonato de sódio e água. Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato em uma vasilha pequena e adicione algumas gotas de água, mexendo com uma colher até formar uma pasta viscosa. Se necessário, acrescente mais do líquido.
- A opção mais prática é comprar um produto de limpeza específico para pedras naturais em uma loja de materiais domésticos ou pela internet, mas a pasta de bicarbonato é suficiente.
-
Aplique a pasta na mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Espalhe a pasta na mancha do arenito usando a mesma colher de antes. Conte 15 minutos e, depois, passe uma escova macia no local.
- Dá para usar vários tipos diferentes de escova. Na falta de alternativas, aquela sua escova de dente velha também serve.
-
Remova a pasta com um pano úmido. Depois de tirar a mancha, é hora de você remover a mistura em si. Deixe a área secar para determinar se o processo deu certo. Se tiver dado, passe um pano limpo e úmido no local e recolha o que restar.
- Se a mancha persistir, reaplique a pasta e espere mais de 15 minutos antes de esfregar.
Publicidade
-
Passe uma vassoura na superfície do arenito. Remova os resíduos soltos da superfície do arenito que você vai limpar. Se for o quintal, use uma vassoura maior; se for uma parede ou outra estrutura exterior pequena, use uma vassoura menor. [7] X Fonte de pesquisa
- Ao remover essa camada superficial de resíduos do arenito, você vai descobrir que áreas precisam de uma limpeza mais profunda e quais estão tranquilas.
-
Molhe a superfície e deixe a água empoçar por 30 minutos. Jogue água da mangueira no arenito até ele ficar úmido. Ela vai começar a soltar tudo que estiver grudado na superfície. [8] X Fonte de pesquisa
- Deixe a água na superfície por 30 minutos antes de avançar. Isso vai facilitar todo o restante da limpeza.
Dica: se a temperatura estiver muito baixa (ou mesmo negativa), espere até ela ficar mais amena antes de molhar a superfície do arenito. Do contrário, a água pode invadir os pontos rachados da pedra e causar outros tipos de danos.
-
Esfregue a superfície molhada com uma escova com cerdas de plástico. Faça movimentos circulares para remover os resíduos orgânicos, como musgo, líquen e bolor. Continue assim até você ficar satisfeito com a cor do arenito. [9] X Fonte de pesquisa
- A maioria das escovas de limpeza doméstica dá conta do recado, das mais longas às mais curtas. O importante é que as cerdas sejam mais ou menos duras, mas não a ponto de riscarem a superfície do arenito.
- Nunca use escovas de aço ou com cerdas muito duras (mesmo que de plástico). Elas vão riscar a superfície do arenito, acelerando o desgaste. [10] X Fonte de pesquisa
-
Aplique um pouco de detergente de louça (se necessário). Caso a água pura não resolva a situação, você pode tentar remover os resíduos do arenito usando um pouco de detergente de louça neutro. Basta aplicar o produto na escova e continuar esfregando. [11] X Fonte de pesquisa
-
Use uma lavadora de alta pressão somente se o arenito for recente. Se você instalou o arenito há pouco tempo, ligue a lavadora de alta pressão em potência baixa e passe-a na superfície dele de um lado a outro. Segure o bocal em um ângulo de 45º para não deixar nada passar despercebido.
- A lavadora de alta pressão é forte demais para superfícies mais antigas, delicadas e estampadas. Só a use se o arenito for novo — e, mesmo assim, somente em potência baixa.
-
Aplique uma solução de água sanitária diluída em áreas específicas. Se ainda houver pontos descoloridos no arenito, você pode usar uma solução com água sanitária e água pura (na proporção de 1:3). É só preparar a solução e espalhar no local descolorido usando um pano. Conte até 30 minutos, passe uma escova de cerdas macias e termine enxaguando o local.
- Esse tipo de produto de limpeza pode remover a camada de proteção que surge no arenito aos poucos. Por consequência, o material acaba se desgastando em menos tempo.
-
Enxague o arenito com água. Depois de esfregar o arenito, use a mangueira para remover as partículas de sujeira que ainda estiverem no local. Isso também serve para você tirar os resíduos de água sanitária ou detergente. A superfície vai ficar muito mais bonita depois de todo esse processo. [12] X Fonte de pesquisa
- Dependendo da gravidade da situação, você pode ter que enxaguar o arenito várias vezes para identificar as áreas que ainda estão sujas ou descoloridas. Em seguida, repita o processo com a escova.
Publicidade
Materiais Necessários
Fazendo uma limpeza geral em superfícies interiores
- Vassoura.
- Pano.
- Detergente de louça (opcional).
Removendo manchas de superfícies interiores
- Pano.
- Bicarbonato de sódio.
- Escova de cerdas macias.
Limpando superfícies exteriores
- Vassoura.
- Mangueira.
- Escova com cerdas de plástico.
- Detergente de louça.
- Lavadora de alta pressão (se necessário).
- Água sanitária (se necessário).
Dicas
- Se a superfície de arenito fica do lado de fora da sua casa, talvez você possa deixá-la envelhecer naturalmente — sem a limpeza. Nesses casos, aplicar certos produtos acaba acelerando o desgaste. [13] X Fonte de pesquisa
Avisos
- Cuide bem do arenito para ele não ficar manchado ou sofrer outros tipos de danos. Se você pretende instalar a pedra em uma área muito circulada, como a entrada da casa, é melhor optar por alternativas mais resistentes.
Referências
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://www.marshalls.co.uk/homeowners/inspire-me/articles/how-to-clean-indian-sandstone-paving-3181
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ https://cemeteryconservatorsunitedstandards.org/standards/cleaning/
- ↑ https://cemeteryconservatorsunitedstandards.org/standards/cleaning/
- ↑ http://openarchive.icomos.org/1797/1/Historic%20Environment%20Scotland_Cleaning%20Sandstone%20Risks%20and%20Consequences.pdf
- ↑ https://www.naturalstoneinstitute.org/default/assets/File/stone-professionals/commercial_care_clean.pdf
- ↑ http://www.onlinetips.org/cleaning-sandstone/
- ↑ http://openarchive.icomos.org/1797/1/Historic%20Environment%20Scotland_Cleaning%20Sandstone%20Risks%20and%20Consequences.pdf