Baixe em PDF Baixe em PDF

Conhecida por suas cores chamativas, seu revestimento em camurça e (claro) pelas três listras características da Adidas, a linha de tênis Gazelle traz uma combinação única de performance e estilo. Se você tem um par desses calçados em casa, provavelmente já sabe que é um pouco complicado fazer a manutenção do material. Mas não se preocupe: com as dicas simples deste artigo, seus tênis vão ficar novinhos em folha por vários anos! [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo manchas da camurça

Baixe em PDF
  1. Para começar, remova o excesso de sujeira, tire os cordões e coloque folhas de jornal amassadas ou uma forma de madeira dentro dos tênis. Você pode fazer essa limpeza inicial usando uma escova para camurça ou um pano úmido.
    • Não faça muita força na limpeza, pois a camurça é macia e delicada.
    • Se você preferir, coloque os tênis em um saco protetor especializado e leve à máquina de lavar.
  2. Dependendo de onde você vive, pode ser que seus tênis fiquem cheios de grãos de sal. Nesse caso, prepare uma mistura de água e vinagre na proporção de 2:1 e aplique na camurça usando um pano. Deixe o produto secar e, por fim, passe uma escova de leve no material.
    • O vinagre branco é o mais eficaz aqui. [2]
  3. Polvilhe um pouco de bicarbonato na mancha e deixe o produto absorver o líquido por algumas horas. Na sequência, passe uma escova de dente velha no material em movimentos circulares. [3]
    • Nem sempre é fácil remover manchas de óleo e gordura. Se o bicarbonato não for suficiente, é melhor você levar os tênis a uma lavanderia profissional.
  4. Parece contraproducente, mas a melhor substância para remover manchas de água secas dos seus tênis Gazelle é a própria água — em um volume pequeno! Borrife um pouco do líquido em volta da mancha e, depois, passe a escova na camurça em movimentos circulares. [4]
    • Concentre o movimento da escova nas bordas da mancha. Seu objetivo é fazer a água seca adquirir a mesma cor que o resto do tênis.
  5. Geralmente, tênis de camurça ficam riscados quando as fibras do material sofrem algum tipo de atrito. Se isso acontecer, você pode passar uma borracha de lápis branco no local de leve. [5]
    • Não use nenhuma borracha cor-de-rosa, ou a cor dela vai se transferir ao tênis.
    • Se o risco não sair de jeito nenhum, aplique uma lixa de unha na camurça.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando as listras e a sola dos tênis

Baixe em PDF
  1. Não se esqueça de limpar o lado de dentro dos seus tênis! Depois de remover as palmilhas, borrife um desodorante nelas para matar as bactérias que causam mau cheiro (o famoso chulé). Você também pode aplicar o produto dentro de cada calçado. Por fim, deixe o material secar completamente.
    • Compre um desodorante como Tenys Pé Baruel ou Lysoform.
    • Caso você prefira uma opção mais natural, use óleo de melaleuca ou outro óleo essencial. Basta pingar algumas gotas dele em um pano e passar no interior dos tênis. Se o mau cheiro estiver forte, sature uma folha de papel-toalha com o produto e deixe-a dentro dos calçados por uma noite inteira. Muitos especialistas afirmam que a melaleuca tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. [6]
  2. Com muito cuidado, passe um pano umedecido com água nas listras de couro dos lados dos tênis Gazelle. Tente não sujar a camurça com os resíduos que você está tirando dessas outras regiões. Quando o pano ficar muito sujo, troque-o por outro e repita o processo.
    • Se as listras dos tênis estiverem muito sujas, aplique um detergente de louça diluído em água nelas com um pano.
    • Não passe nenhum produto para limpar couro nas listras. Ele pode danificar a camurça em volta.
  3. É bem provável que as solas dos seus tênis também tenham acumulado sujeira! Por isso, umedeça um pano com uma solução de limpeza diluída e passe nessas áreas.
    • Você pode ainda usar uma escova de dente velha para remover os resíduos de sujeira que estão mais grudados nas solas de borracha .
  4. Depois de limpar o couro, pegue uma escova para calçados ou um pano seco e passe em toda a superfície dos tênis Gazelle. Isso vai uniformizar a aparência e a textura deles.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Protegendo seus tênis Gazelle por mais tempo

Baixe em PDF
  1. Depois de limpar seus tênis Gazelle, você pode tomar algumas medidas preventivas para evitar que eles fiquem sujos de novo. Experimente comprar um spray protetor para camurça em uma loja de calçados.
    • Siga as instruções de aplicação do rótulo do spray.
  2. Qualquer calçado acumula sujeira com o tempo, o que cria um aspecto desgastado no material. O mesmo vale para riscos — que, inclusive, ficam mais difíceis de eliminar conforme o tempo passa. Para evitar o pior, crie o costume de passar uma escova para camurça nos seus tênis!
    • Invista em uma escova para camurça de qualidade. Ela é feita com esse material em mente e, portanto, é mais recomendada que outros acessórios.
  3. A camurça é muito suscetível a danos causados pela água. Se possível, não calce seus tênis Gazelle nos dias de chuva!
    Publicidade

Avisos

  • Mesmo que você queira acelerar o tempo que seus tênis levam para secar após a limpeza, nunca os coloque na secadora de roupa. As altas temperaturas da máquina podem distorcer o material! [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 129 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade