PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A urina de gato é uma substância tóxica que, além de causar problemas respiratórios, ainda cheira muito mal, ou seja, você não iria querer dormir perto dela. Então, se o bichano acabar urinando no seu colchão, não perca tempo. A melhor opção para se livrar do cheiro completamente é usar algum produto de limpeza alcalino para quebrar as ligações químicas da urina, ou outros produtos, como o bicarbonato de sódio, o vinagre e a água oxigenada. O segredo é limpar a urina o mais rápido possível, removendo qualquer traço do cheiro, caso contrário o gato marcará território e fará isso outras vezes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a área

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao se deparar com uma mancha recém-feita e ainda úmida, pegue toalhas velhas e pressione-as com força sobre o colchão para absorver tanto quanto for possível, trocando-as por outras secas sempre que for necessário. Você saberá que já absorveu tudo o que podia quando as toalhas começarem a sair secas. [1]
    • Lave imediatamente as toalhas para remover a urina e o cheiro dela, ou o gato provavelmente marcará território outra vez.
    • Você também pode optar por algumas folhas de papel-toalha caso não queira sujar suas toalhas.
  2. Caso o tempo esteja bom e não haja chuva, coloque o colchão para fora. Assim será mais fácil limpá-lo, diminuindo, também, o tempo de secagem. Coloque-o sobre uma superfície limpa, como uma mesa ou um terraço.
    • Para protegê-lo da sujeira, forre a superfície onde vai deitá-lo com um plástico.
  3. Se o tempo estiver muito frio ou chuvoso, deixe o colchão na cama, colocando apenas um plástico entre eles. Além disso, ponha, também, algumas toalhas sob a área afetada.
    • As toalhas e o plástico ajudarão a proteger a cama e o chão de possíveis danos causados pela água.
  4. Encha um balde com aproximadamente quatro xícaras de água em temperatura ambiente, despejando-o sobre a área do colchão onde o gato urinou. [2] Concentre-se na área afetada, sem encharcar o restante do colchão.
    • Isso fará com que a água dilua a urina, diminuindo o odor.
  5. Depois de molhar o colchão, pegue algumas toalhas secas e coloque-as sobre a área molhada, pressionando-as bem. Use quantas forem necessárias, até que comecem a sair secas. [3]
    • Como dito anteriormente, lave-as imediatamente após o uso.
    • Também troque as toalhas sob o colchão por outras secas.
    DICA DE ESPECIALISTA

    James Sears

    Profissional de Limpeza de Lares
    James Sears é um especialista em tudo que for relacionado à faxina: de limpeza de ambientes ao oferecimento de experiências transformadoras para o lar, reduzindo a bagunça e renovando seus cômodos. James se formou na University of Southern California. É um pioneiro na indústria da limpeza e lidera uma equipe na Neatly. Seu grupo de especialistas em limpeza atua em Los Angeles e Orange County, California.
    James Sears
    Profissional de Limpeza de Lares

    O segredo para remover a urina de gatos é secar, evaporar e eliminar o odor. Use luvas e toalhas de papel para absorver o máximo possível da urina. Depois, aplique bicarbonato de sódio para remover o máximo possível do cheiro. Para prevenir futuros acidentes, não deixe o gato dormir na sua cama.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando a urina

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem alguns produtos que podem ser usados para remover urina de gato do colchão. Os limpadores alcalinos são feitos especificamente para quebrar a matéria orgânica tanto da urina, como do sangue. Use meia xícara do produto, aumentando a quantidade dependendo do tamanho da mancha. Você também pode misturar as seguintes substâncias para criar soluções caseiras: [4]
    • De ¼ a ½ xícara de vinagre misturado com a mesma quantidade de água (dependendo do tamanho da mancha);
    • De ¼ a ½ xícara de água oxigenada misturada com a mesma quantidade de água e 1 colher de sopa de detergente para roupas ou removedor de manchas;
    DICA DE ESPECIALISTA

    Amy Mikhaiel

    Profissional de Limpeza de Lares
    Amy Mikhaiel é especialista em limpeza e CEO da Amy's Angels Cleaning Inc., uma empresa de faxina residencial e comercial de sucesso. A Amy's Angels foi eleita o melhor Serviço de Limpeza pela Angie's Lists em 2018 e foi o serviço de faxina mais requisitado pelo Yelp em 2019. A missão dela é ajudar mulheres a alcançar estrategicamente suas metas financeiras estabelecendo confiança e empoderamento por meio da limpeza.
    Amy Mikhaiel
    Profissional de Limpeza de Lares

    A forma de limpeza depende do tempo que a mancha está no colchão. Se o acidente aconteceu nos últimos quatro dias, você ainda pode limpá-lo com bicarbonato de sódio, vinagre e sabão. Se o problema é recorrente, é melhor contratar profissionais de limpeza de estofados.

  2. Despeje-o lentamente sobre a área afetada, tomando o cuidado de cobri-la por inteiro. Se estiver aplicando com um borrifador, remova o spray e passe o líquido diretamente sobre a mancha.
    • Fazer a aplicação com um borrifador não permitirá que o líquido penetre o suficiente na mancha e remova a urina por completo. [5]
  3. O processo de absorção deve acontecer por 15 minutos, dando tempo suficiente para que o líquido penetre tanto no colchão, como na mancha, dissolvendo a urina. [6]
  4. Passados os 15 minutos, ponha toalhas secas sobre a mancha. Pressione-as contra o colchão, uma por uma, absorvendo excessos de água, urina e limpador. Faça isso até ter absorvido tudo o que era possível.
    • Lave as toalhas sujas imediatamente.
  5. Polvilhe aproximadamente ½ xícara do produto sobre a área atingida, para que ajude a secar ainda mais a umidade e remover os cheiros de urina e limpadores do colchão. [7]
  6. Secar o colchão naturalmente é uma ótima maneira de remover melhor a urina, promovendo uma limpeza ainda melhor. [8] Caso tenha conseguido fazer todo o processo ao ar livre, deixe o colchão secar em um local coberto, onde ele não se suje ou tome chuva.
    • Se não pôde levar o colchão para fora, deixe um ventilador virado para ele, diminuindo o tempo secagem. Pode levar de dois a três dias para que fique completamente seco.
    • Para dormir nele antes que seque, cubra a área afetada com uma ou duas toalhas e um saco plástico, fazendo a cama como de costume. Na manhã seguinte, remova tudo e deixe o colchão secar naturalmente.
  7. Depois que tiver se aglomerado e absorvido todo o líquido que podia, use um aspirador de pó para limpá-lo do colchão. Caso o colchão continue úmido, você pode passar mais bicarbonato para que continue eliminando a umidade e os odores.
    • Talvez seja necessário acoplar uma escova de cerdas rígidas ao aspirador para remover o bicarbonato do colchão. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma condição médica pode estar fazendo com que seu gato urine em outros lugares além da caixinha de areia. Para eliminar essa possibilidade e buscar um tratamento, caso haja algo de errado com ele, leve-o ao veterinário e explique a situação. Possíveis causas médicas para o problema incluem: [10]
    • Diabetes;
    • Dores causadas pela artrite;
    • Pedras nas bexigas ou nos rins;
    • Infecções no trato urinário;
    • Hipertireoidismo.
  2. A ansiedade é outro problema comum que pode fazer com que o gato urine fora da caixa de areia. Existem muitas coisas que podem deixá-lo estressado, mas se a ansiedade for a causa do problema, você terá que ajudá-lo a se acalmar para evitar que se repita. Causas comuns de estresse e ansiedade felina são: [11]
    • Novos membros na família, como um bebê ou outro animal. Se for o caso, ofereça a seu gato um espaço seguro onde possa relaxar e pense em outra maneira de acostumá-lo a esse novo membro.
    • Outros gatos ou animais rondando sua casa. Nesse caso, não deixe o gato sair e tome medidas para impedir que os outros animais continuem aparecendo.
    • A dieta, principalmente se for muito restritiva, pode estressar o gato. Pergunte a seu veterinário qual a melhor solução se suspeitar que esse seja o problema.
    • Falta de atenção ou brincadeiras. Embora os gatos sejam criaturas solitárias, eles ainda precisam de atenção. Tire um tempo todos os dias para brincar com ele e acariciá-lo.
  3. A regra geral é ter uma caixinha por gato e outra extra. [12] Isso é ainda mais importante quando seu gato já é mais velho, não consegue chegar ao banheiro rápido o suficiente, ou está começando a ter problemas com escadas. Nesse caso, procure manter uma caixa de areia em cada andar da casa.
    • Se você mora em uma casa térrea, coloque uma caixa de areia nos dois quartos que ele prefere.
  4. Os gatos são animais muito limpos e, às vezes, param de usar a caixa de areia se estiver muito suja ou não for limpa com frequência. Alguns deles não vão sequer usá-la se não for esvaziada depois de casa uso.
    • O ideal é remover a sujeira uma vez por dia e trocar a areia a cada duas ou três semanas. [13]
  5. Os animais idosos podem sofrer dores nas juntas e artrite, então entrar e sair de uma caixa com laterais altas acaba causando muita dor. Compre outra com as bordas mais baixas e veja se isso faz alguma diferença. [14]
  6. Uma das soluções mais simples de evitar que o bichano urine na cama e deixando-o longe dela. Essa dica é ainda mais importante caso você seja alérgico a ele, já que a urina do animal provoca reações alérgicas. [15]
    • Veja se ele está urinando em outros lugares também. Evitar que o gato entre em seu quarto pode fazer com que pare de urinar na cama, mas ele pode começar a fazê-lo em outros lugares, especialmente se a causa do problema ainda não foi encontrada.
  7. Elas são ótimas para mantê-los livre de qualquer tipo de respingos, incluindo urina, bebidas e outros líquidos que podem causar odores e manchas. Essas capas são como lençóis com elásticos, ficando diretamente sobre o colchão. Depois de colocá-las, basta arrumar a cama como de costume.
    • Se seu gato urinar no colchão outra vez, remova a roupa de cama, lave-a e passe um limpador multiuso qualquer sobre a capa plástica.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe o gato fora do quarto até limpar o colchão completamente. Caso ainda tenha ficado algum cheiro, o gato marcará território outra vez.
Publicidade

Avisos

  • Leia todos os rótulos e instruções nas embalagens dos limpadores alcalinos e removedores de urina antes de aplicá-los em seu colchão. Alguns produtos podem conter substâncias que mancham, descolorem ou causam danos permanentes a ele.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Toalhas limpas;
  • Plástico grande;
  • Limpadores alcalinos;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Aspirador de pó.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 126 794 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade