PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O líquido ou os resíduos que vazam das pilhas são perigosos, então faça a limpeza com cuidado. Para não haver o risco de uma reação química perigosa, é extremamente importante identificar o tipo de pilha antes da limpeza. Se a pilha estava alimentando um aparelho no momento em que foi danificada, talvez você precise limpar ou substituir os contatos elétricos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Identifique o tipo da pilha

PDF download Baixe em PDF
  1. Os vazamentos de pilhas contêm substâncias químicas cáusticas que irritam a pele, os pulmões e os olhos. Sempre use luvas de borracha, nitrila ou látex antes de lidar com as pilhas vazando ou o material vazado. [1] É altamente recomendável usar óculos de proteção e máscara quando lidamos com baterias de carro ou de lítio. Trabalhe em local bem ventilado, em que o vento sopre para longe do seu rosto.
    • Caso sinta ardência nos olhos ou na pele, ou se o vazamento cair em você, saia do local e tire as roupas contaminadas. Enxague com água morna e corrente por pelo menos meia hora. [2]
    • Os vazamentos de ácidos, geralmente provenientes de baterias de carro, são muito mais perigosos do que os vazamentos de pilhas alcalinas.
  2. Para as pilhas pequenas, utilize plástico transparente, para que você consiga identificar o tipo de pilha antes de continuar. Para as baterias de carro e outras baterias grandes, coloque dentro de dois sacos de lixo, idealmente feitos com polietileno de seis milímetros de espessura. Feche imediatamente o saco.
  3. As baterias de carro e outros veículos motorizados são quase sempre de chumbo-ácido. [3] As pilhas menores que são colocadas em aparelhos elétricos são mais variadas, então examine o rótulo para descobrir qual é o tipo. Os tipos mais comuns de pilhas pequenas são alcalina, lítio e níquel cádmio, seguidos por chumbo-ácido.
    • O tamanho e o formato sozinhos não são métodos de identificação confiáveis.
  4. Se a única etiqueta for a indicação de voltagem (V), você pode dar um palpite: as pilhas alcalinas têm voltagens que são múltiplos de 1,5; as voltagens das pilhas de lítio podem variar, mas costumam ser escritas como múltiplos de 3 a 3,7; as voltagens das de níquel cádmio são múltiplos de 1,2; e as pilhas de chumbo-ácido são múltiplos de 2. [4]
  5. Certifique-se de seguir apenas as instruções para o tipo certo da pilha. Tratar o vazamento com a substância química errada pode causar explosões.
    • Veja o fim da próxima sessão para ter informações sobre o descarte de pilhas e a limpeza de contatos elétricos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Limpeza do vazamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses tipos de pilha vazam um ácido forte que corrói roupas, carpetes e, em alguns casos, até metais. Faça isso com luvas e proteção facial. Use uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio, até não ocorrer mais reações como efervescência e borbulhas. [5] Limpe os resíduos restantes com uma pasta espessa feita com bicarbonato de sódio e água.
    • Também despeje o bicarbonato de sódio no saco de lixo contendo a pilha danificada.
  2. Para as pilhas alcalinas, mergulhe um cotonete em vinagre ou suco de limão e esfregue o vazamento, para neutralizar a substância básica. Utilize uma escova de dente velha mergulhada no mesmo material para esfregar os vazamentos secos. A água pode causar mais corrosão, então molhe uma toalha de papel o mínimo possível e use-a para limpar o ácido. Repita até ficar limpo, depois deixe o aparelho secar por algumas horas.
  3. Para o lítio, geralmente usado em celulares e baterias de relógio, imediatamente coloque o saco com a pilha em um recipiente vedado e resistente, pois ela pode causar incêndios ou explodir. Qualquer aparelho elétrico exposto ao vazamento não é mais seguro para ser usado. Jogue o aparelho fora e limpe os vazamentos com água e nada mais. [6]
  4. Em alguns estados e países, é possível jogar fora as pilhas alcalinas no lixo comum, mas é requerido por lei que a maioria das pilhas seja reciclada. [7]
    • Alguns fabricantes de pilhas oferecem baterias de substituição gratuitas ou mais baratas.
  5. Se a pilha estava conectada a um aparelho quando vazou, os contatos elétricos talvez precisem ser limpos antes do aparelho poder ser utilizado com segurança. Raspe os resíduos com uma vareta de plástico ou madeira e use um papel toalha ligeiramente úmido para limpar, jogando-o fora imediatamente. Se os contatos estiverem corroídos, furados ou descoloridos, lixe-os com uma lixa de papel ou de metal, mas saiba que eles talvez precisem ser substituídos. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Para evitar problemas futuros, adote as seguintes práticas:
    • Não coloque pilhas de marcas diferentes no mesmo aparelho.
    • Tire as pilhas dos aparelhos que serão guardados.
    • Certifique-se de que os aparelhos eletrônicos estejam completamente secos antes de testar uma nova pilha.
Publicidade

Avisos

  • Grandes vazamentos que envolvam muitos litros de líquido devem ser controlados pelos bombeiros. Ligue para o número de emergência e mantenha todo mundo afastado do local.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 175 338 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade