Baixe em PDF Baixe em PDF

A voz é o instrumento dos cantores e não existe nada mais importante na hora de fazer música do que garantir que os instrumentos estão em ordem e prontos para o show. Se você é cantor, limpar as cordas vocais é quase o mesmo que afinar um violão. Essa é a coisa mais importante que você pode fazer para ajudar sua voz a soar encantadora.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando alternativas para limpar as cordas vocais

Baixe em PDF
  1. Você pode sentir que está com um sapo na garganta, mas ninguém quer ouvir um sapo cantar, não é? Para engolir em seco, feche os lábios e engula a saliva que estiver na sua boca. Esse movimento faz as cordas vocais se mexerem e ajuda a soltar o muco que, muito provavelmente, está incomodando na sua garganta. [1]
    • Isso é bem rápido de fazer e pode ser feito logo antes de cantar.
    • Se engolir em seco não funcionar, tente arquejar a garganta, fechar a boca e engolir para obter o mesmo resultado.
  2. A água ajuda a lubrificar sua garganta. Beber água também ajuda você a limpar a garganta. [2]
    • Quanto mais você fica limpando a garganta, mais vai querer limpá-la. Não entre nesse ciclo vicioso!
  3. O som é criado quando as cordas vocais vibram. Se você continuar falando quando quiser limpar a garganta, as vibrações que o som da sua voz farão vão chacoalhar o muco naturalmente. A vontade vai passar depois de alguns minutos. [3]
    • Se a vontade de limpar a garganta continuar por muito tempo ou piorar, vá ao médico. Se houver algum problema de saúde causando isso, pode virar uma doença crônica e danificar sua voz permanentemente se você não buscar um tratamento. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Amy Chapman, MA

    Coach de Voz e de Fala
    Amy Chapman é uma terapeuta vocal e especialista em voz de canto. É certificada pela Speech & Language Pathologist e dedicou sua carreira a ajudar profissionais a melhorarem e otimizarem suas vozes. Amy já ensinou sobre otimização de voz e fala, saúde vocal e reabilitação vocal em várias universidades na California, incluindo UCLA, USC, Chapman University, Cal Poly Pomona, CSUF, CSULA. Amy é treinada em Lee Silverman Voice Therapy, Estill, LMRVT e é parte da American Speech and Hearing Association.
    Amy Chapman, MA
    Coach de Voz e de Fala

    Você Sabia? Quando sua voz está nítida, suas cordas vocais estão se tocando ou em adução. Quando a sua voz está ofegante, suas cordas vocais estão um pouco mais separadas. Para deixar a voz mais nítida, você deve, praticamente, restringir a quantidade de ar que você está soltando, o que ajuda a unir as cordas vocais. A sua postura, a posição da boca e sua faixa vocal são fatores que afetam a clareza da voz também.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Hidratando-se direito

Baixe em PDF
  1. Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar.
  2. Se você beber água gelada ou fria, as partes da garganta, nariz e boca que são usadas para cantar vão enrijecer. Se a água estiver quente, pode causar mais acúmulo de muco.
    • As cavidades dos seios da face afetam a qualidade e o som da sua voz. Se elas se contraírem ou ficarem entupidas por muco, você não vai conseguir cantar tão bem.
  3. Para aproveitar bem os benefícios da água em temperatura ambiente, tome-a em pequenos goles. O movimento que fazemos para tomar goles leva a laringe para baixo e o movimento que a garganta faz tira o muco que pode haver na laringe. Isso ajuda sua voz a soar mais clara.
    • Você pode sentir o movimento da laringe colocando os dedos no meio da garganta e tomando um gole de água.
    • Ao tomar goles de água, você limpará sua laringe e ficará hidratado ao mesmo tempo!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo distância de alimentos e bebidas perigosos

Baixe em PDF
  1. A cafeína causa irritação na garganta e nas cordas vocais. A sua voz vai soar muito mais clara se você não tomar cafeína. [5]
  2. Assim como a cafeína, o álcool irrita e seca a laringe e as cordas vocais. Já que o objetivo é manter a voz clara e hidratada, passar longe de bebidas alcoólicas é a melhor pedida.
    • Já que o álcool causa irritação, beber também pode aumentar a produção de muco, o que dificulta limpar a garganta.
    • Recomenda-se beber um copo de água a mais para cada bebida alcoólica ou cafeinada que você consumir. [6]
  3. Pratos cheios de pimenta aumentam muito a acidez no estômago, o que causa refluxo ácido. Quando o ácido volta para o esôfago, ele pode irritar os músculos usados para cantar. Comer algumas coisas apimentadas não deve causar problemas, mas só para quem não tem refluxo ácido. Só prefira evitar esses pratos alguns dias antes de quando precisa cantar. [7]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 734 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade