Baixe em PDF Baixe em PDF

Os porquinhos-da-índia geralmente não fazem muita bagunça, mas eles podem deixar manchas e excrementos pela gaiola ou pela casa. É importante limpar todos os resíduos do animalzinho para evitar a propagação de doenças. Limpe a gaiola pelo menos uma vez por semana e troque o forro do local onde o animal faz as necessidades todos os dias. Quando acontecer algum “acidente” fora da gaiola, limpe o local imediatamente.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando fora da gaiola

Baixe em PDF
  1. Vocês estão brincando fora da gaiola e o animalzinho não conseguiu se segurar? Simplesmente coloque-o de volta na gaiola enquanto limpa a área. Caso tenha sido um acidente em grande escala, termine a brincadeira naquele momento e não o retire da casinha por algum tempo. Colocá-lo de volta gaiola vai evitar que ele cause uma sujeira maior, pois ele poderá terminar de se aliviar lá.
  2. Tente adquirir uma pequena pá de plástico para retirar os excrementos sólidos do porquinho-da-índia. Geralmente as fezes do animal são pequenas e sólidas, fáceis de pegar com uma pá. Caso não tenha ainda, use uma toalha de papel. Nunca pegue nas fezes do pet com as mãos.
  3. Pegue uma toalha de papel, dobre para deixá-la ainda mais absorvente e pressione sobre o local. Não esfregue a área, principalmente se for em um tapete ou carpete, pois isso fará com que a urina penetre ainda mais.
  4. Depois de retirar os excrementos, use um desinfetante que seja seguro à saúde do animalzinho. Caso não seja possível, use um spray antibacteriano normal, mas espere 24h antes de colocar o porquinho-da-índia naquela área novamente.
    • Faça uma solução caseira usando partes iguais de água e vinagre branco.
    • Outra opção é misturar 30 ml de peróxido de hidrogênio com uma colher de chá de detergente. Teste antes em uma pequena área do tapete verificar se o material é resistente. [1]
  5. Para acidentes em tapetes ou carpetes, use bicarbonato de sódio para remover o cheiro. Polvilhe um punhado do produto sobre a mancha e espere cerca de 15 a 20 minutos. Passe o aspirar de pó, se possível. O cheiro vai desaparecer. [2]
  6. Antes de deixar o porquinho-da-índia brincar naquela área novamente, espere que o desinfetante seque completamente. Isso evita que o pet seja exposto a produtos químicos. O ideal é esperar um dia inteiro antes de colocá-lo de volta nesse lugar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando forro fora da gaiola

Baixe em PDF
  1. Fazê-lo cria uma barreira entre o chão e o pet. O forro vai pegar qualquer excremento que o porquinho-da-índia deixar quando estiver fora da gaiola. Além disso, ele servirá como um limite natural para o animalzinho, incentivando-o a permanecer em um só lugar. [3]
  2. Quando a hora da brincadeira acabar e o animal já estiver de volta na gaiola, é hora de retirar o forro do chão. Dobre as bordas antes de enrolar, pois isso evitará que quaisquer pedaços ou respingos caiam no chão acidentalmente.
    • O jornal pode ser jogado fora diretamente na lata de lixo.
    • No caso do cobertor de lã, abra-o em cima da lata de lixo e balance com cuidado para se livrar dos detritos. Lave-o antes de usar novamente.
  3. Recolha rapidamente quaisquer fezes que tenham caído do forro no chão. Mantenha sempre uma pequena pá ao lado da gaiola. Use a pá para recolher os detritos do chão e jogue na lata de lixo mais próxima.
  4. Sendo um animalzinho inteligente, ele pode ser treinado para se aliviar apenas no jornal ou qualquer outro forro que seja usado. Quando perceber que o pet está prestes a fazer xixi ou cocô, coloque o jornal perto dele. Depois, dê um petisco, como uma cenoura ou outro legume. Depois de algumas semanas, o animal vai aprender que só deve usar aquele local para fazer as necessidades. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando a gaiola

Baixe em PDF
  1. Todos os itens devem ser tirados da gaiola. Desencaixe o bebedouro e lave-o junto com a tigela de comida. Os brinquedos não precisam ser limpos a menos que estejam cobertos de fezes ou urina.
  2. Enquanto limpa a gaiola, o pet pode ficar em uma caixa de transporte ou em algum local com barreiras, para você não perdê-lo de vista. Outra ideia é pedir que outro membro da família tome conta do animalzinho por um tempo. [5]
  3. Use uma pá um pouco maior para retirar o forro da gaiola, colocando tudo em um saco de lixo. Use um saco de lixo grande e descarte-o imediatamente após terminar. Cuidado para não deixar nada cair no chão.
    • Se possível, você também pode usar o aspirador de pó na gaiola para limpar quaisquer pedaços menores restantes.
  4. Caso use jornal como forro no fundo da gaiola, você deve enrolá-lo antes de jogar fora. Dobre as bordas antes de enrolar, para que fezes e outros detritos não escapem.
  5. Se você usa alguma manta ou cobertor de lã como uma caminha para o pet, retire cuidadosamente da gaiola. Balance o pano em cima do saco de lixo para retirar lascas de madeira, jornal ou fezes. Lave à mão ou na máquina de lavar. Use água morna ou fria e um detergente suave. Pendure para secar.
    • Use meia xícara de vinagre ao lavar a manta para eliminar odores.
  6. Borrife o produto por toda a gaiola. Deixe descansar por alguns minutos, e limpe-a com um pano limpo e seco. Você consegue encontrar produtos seguros para animais de estimação em uma pet shop. Ou, faça uma solução caseira misturando partes iguais de vinagre branco e água.
  7. Espere até que a gaiola esteja completamente seca. Então, coloque um forro limpo no fundo da gaiola. Não deixe nenhum espaço da gaiola descoberto para facilitar a próxima limpeza.
    • Caso use folhas de jornal inteiras, coloque-as uma sobre as outras para garantir que o fundo esteja todo coberto.
    • Se você usa jornal ou papel picado como forro, coloque uma camada que tenha cerca de três centímetros de grossura. [6]
    • Caso use apenas panos, coloque-os no fundo da gaiola e estique com as mãos para que o chão fique completamente coberto.
  8. É importante que a gaiola esteja completamente seca. Não se esqueça do bebedouro ou da tigela de comida. A limpeza geral deve ser feita semanalmente, mas, se a gaiola começar a feder antes disso, limpe-a imediatamente. [7]
  9. Entre os dias de limpeza geral, retire as fezes com a pequena pá de plástico. Faça isso pelo menos uma vez por dia. Tente manter um horário regular para limpar a gaiola do porquinho-da-índia.
    Publicidade

Dicas

  • Limite o espaço onde o animal fica quando está fora da gaiola com divisores de plástico ou metal, ou algum outro tipo de barreira. Além de evitar “acidentes” em lugares delicados da casa, será mais seguro para o animal, pois ele não se perderá de vista, indo para algum lugar perigoso ou até correndo o risco de ser pisado.
  • Deixe sempre um pedaço de jornal no local onde o pet costuma fazer as necessidades, para facilitar a limpeza.
Publicidade

Avisos

  • Alface em excesso pode causar diarreia em um porquinho-da-índia.
  • Use o pano do animal somente para ele. Por exemplo, se for um pano de prato, não o use para secar a louça.
  • Mesmo que o porquinho-da-índia fique solto por um cômodo, deixe ao menos a porta fechada, para que ele não acabe em algum lugar perigoso.
  • Cuidado com a limpeza ou ao pegar em um porquinho-da-índia fêmea que esteja grávida. Roedores podem carregar um vírus que causa defeitos de nascimento. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 049 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade