PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os seios nasais e ouvidos são conectados através da tuba auditiva, também conhecida como trompa de Eustáquio. É por isso que temos aquelas sensações horríveis de pressão e congestão nas regiões ao mesmo tempo quando elas ficam congestionadas ou inflamadas. Felizmente, existem formas simples de resolver o problema: você pode beber bastante água, tomar medicamentos, umedecer as áreas etc., além de estimular a drenagem natural evitando flutuações em temperatura e pressão e substâncias como cafeína e álcool (que pioram os sintomas). Por fim, consulte um médico caso o quadro não melhore dentro de uma semana.

Método 1
Método 1 de 2:

Descongestionando os seios nasais

PDF download Baixe em PDF
  1. Mantenha-se hidratado para seu corpo ter mais condições de expelir todo o muco acumulado no nariz e nos ouvidos. O ideal é tomar pelo menos 240 ml de água a cada hora para hidratar as membranas e diluir tudo. [1]
    • Quanto mais diluído o muco estiver, mais fácil vai ser drenar tudo dos seios nasais e ouvidos.
    • Se possível, esquente a água em uma chaleira e tome-a em uma temperatura confortável. Você também pode aromatizar a bebida com gengibre, mel e canela.
  2. Umedeça uma toalha pequena em água morna e torça para tirar o excesso. Em seguida, ponha-a no rosto e no nariz por cinco minutos (ou até ela esfriar). A alta temperatura esquenta os seios nasais e solta o muco, facilitando a expelição. [2]
    • Use água quente, mas não a ponto de queimar sua pele.
    • Você pode repetir o processo quantas vezes quiser para aliviar a pressão nos seios nasais.
    • Outra opção é lançar vapor nos seios nasais. Ferva um pouco de água em uma panela e coloque-a numa superfície plana e estável. Em seguida, ponha uma toalha no rosto e aproxime-se do recipiente. Destampe a panela de leve para soltar um pouco do vapor contra a toalha e, assim, absorver tudo.
  3. Se o muco nos seus seios nasais estiver diluído o bastante para você expelir tudo, assoe o nariz com cuidado usando um lencinho de papel. Isso vai aliviar a pressão e congestão. [3]
    • Se seu nariz estiver muito congestionado, tampe uma narina e assoe a outra.
  4. Descongestionantes de venda livre podem diluir o muco no nariz e lubrificar suas membranas, facilitando a drenagem dos fluidos. Siga a dosagem recomendada na bula. [4]
    • Compre o descongestionante em qualquer farmácia.
    • Se seu nariz estiver muito congestionado, consulte um médico e peça para ele receitar um remédio mais forte.
    • A menos que esteja seguindo orientações do médico, não tome o descongestionante por mais de três dias. Você pode acabar piorando o problema.
    • Tome cuidado com o uso de descongestionantes orais se você tem hipertensão, glaucoma de ângulo fechado ou hipertireoide. Nesses casos, é ainda mais importante seguir as orientações do médico.

    Atenção: alguns descongestionantes podem ser debilitantes. Não os tome se você for dirigir ou operar equipamentos pesados. Sempre leia a bula e o rótulo antes de tomar qualquer coisa.

  5. Mucolíticos soltam o fluido nos seios nasais e ouvidos, facilitando a drenagem. Se você é adulto, pode tomar 600 mg desses medicamentos com um copo cheio d'água duas vezes ao dia.
    • Sempre consulte um médico antes de dar mucolíticos a crianças.
  6. O spray salino umedece e lubrifica os seiso nasais, aliviando a congestão. Essa limpeza também reduz a pressão nos ouvidos e facilita a drenagem. [5]
    • Aplique uma ou duas gotas do spray salino em cada narina em intervalos de duas horas. Dá para usar o spray sempre que você quiser, inclusive como forma de prevenção.
    • Se o spray salino não for suficiente para aliviar a congestão, combine-o com outro spray que contenha um descongestionante. Talvez não seja necessário tomar nenhum descongestionante oral.
    • Caso você opte por usar um spray com medicamento, leia a bula — ainda mais se já tiver tomado algum descongestionante antes. Siga as instruções de aplicação, mas não o use por mais de três dias seguidos para não atrapalhar a recuperação dos seios nasais.
    • Você pode comprar sprays nasais (salinos ou com descongestionantes) em qualquer farmácia.
  7. Lave o interior do nariz com um higienizador nasal . O higienizador nasal é um recipiente pequeno que serve para enxaguar as passagens aéreas com uma solução salina . Para usá-lo, fique em cima da pia e incline a cabeça em 45º. Em seguida, lance metade da solução na sua narina superior enquanto respira pela boca. Repita o processo na outra narina e, por fim, assoe o nariz com cuidado para remover a água e o muco.
    • Pode ser mais confortável usar água morna com o higienizador nasal. O ideal é que ela esteja em torno de 37 °C.
  8. O unguento, como Vicks VapoRub, alivia a irritação nas passagens nasais e facilita a respiração. Aplique-o de acordo com as instruções da bula.
    • Não passe Vick VapoRub ou outro unguento que contenha cânfora em crianças com menos de 2 anos de idade. Em crianças com mais de 2 anos e adultos, aplique-o somente no peito e no pescoço — nunca no rosto ou em torno das narinas. [6]
  9. O vapor e a alta temperatura do chuveiro soltam o muco nos seios nasais e drenam os ouvidos. E mais: você vai se sentir muito melhor depois de expelir tudo. [7]
    • Tome um banho quente para criar mais vapor no box, mas não a ponto de queimar sua pele.
  10. Se seus seios nasais e ouvidos estiverem bloqueados ou entupidos, o ar seco pode piorar ainda mais a situação. Por isso, use um umidificador para criar umidade no ar e lubrificar as passagens aéreas, soltando os fluidos. [8]
    • Coloque o umidificador em um ponto alto, como uma prateleira ou cômoda, para ele distribuir a umidade por todo o quarto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Aumentando seu conforto

PDF download Baixe em PDF
  1. Circular entre ambientes muito quentes e muito frios pode deixar seus seios nasais e ouvidos ainda mais congestionados. Por isso, fique em um lugar consistente — como sua casa ou o trabalho. Se você precisar sair, pelo menos vista roupas confortáveis de acordo com o clima.
    • Quando estiver muito quente, não vá correr para tentar se resfriar. A flutuação na temperatura é capaz de piorar os sintomas.
    • Evite atividades que envolvam frio, que podem endurecer os fluidos no nariz e nos ouvidos.
  2. A cafeína e o álcool afetam a circulação e frequência cardíaca. Essas mudanças, por sua vez, aumentam a pressão nos vasos sanguíneos — o que pode afetar os seios nasais e ouvidos.
    • Evite tomar a tradicional xícara de café da manhã enquanto seu nariz e os ouvidos não desentupirem.
    • Por mais que você se sinta melhor logo depois de ingerir álcool, a pressão nos seios nasais e nos ouvidos vai só piorar quando a ressaca bater.
  3. Leite, iogurte, queijo e outros laticínios podem engrossar o muco e aumentar a irritação que ele causa. Se você tem alergia a laticínios, ela também pode desencadear sintomas como corrimento ou congestão nasal. Evite consumir esses produtos se parecer que eles pioram a situação no seu nariz e nos ouvidos. [9]
    • Você pode consumir alternativas a laticínios, como leite de soja ou amêndoas.
  4. Caldos e sopas não curam resfriados, mas podem aliviar os sintomas da congestão. E mais: eles são capazes de reduzir a inflamação e aliviar a irritação nas suas passagens aéreas. Experimente e veja se nota alguma melhora.
    • Ingredientes como alho, cebola e gengibre não só melhoram o sabor da sopa, mas também fortalecem seu sistema imunológico.
  5. A pressão nos seus seios nasais ou ouvidos pode afetar o equilíbrio e a coordenação. Quando as passagens aéreas estiverem congestionadas, não se levante rápido demais — para não ficar tonto ou até desmaiar. [10]
    • Mexa-se gradualmente quando você for sair de onde está sentado. Sente-se com a coluna reta, use as mãos para ganhar impulso e levante-se bem devagar.
  6. Inclinar o corpo ou a cabeça para frente pode piorar a pressão no seu nariz e nos ouvidos, além inibir a drenagem natural que acontece na região. Para acelerar sua recuperação, sente-se com a cabeça erguida sempre que possível. [11]
    • Tente também elevar a cabeça na hora de dormir.

    Dica: se você estiver deitado e passando mal, eleve a cabeça com um travesseiro para facilitar a drenagem dos seios nasais e ouvidos.

    Publicidade

Avisos

  • Consulte um médico se os sintomas não melhorarem dentro de uma semana.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 996 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade