PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Piercings de orelha são acessórios de moda populares tanto para homens quanto para mulheres. Embora eles sejam menos perigosos do que piercings em outros lugares do corpo, ainda assim podem trazer complicações. Para evitar uma infecção dolorosa, é importante aprender a limpar o seu novo piercing de orelha e fazer a manutenção depois da cicatrização.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando piercings novos

PDF download Baixe em PDF
  1. É preciso garantir que as suas orelhas não sejam expostas a germes ou sujeira durante a limpeza. [1]
    • Carregue um frasco de álcool em gel para mãos sempre consigo. Se você não conseguir lavar as mãos, é possível aplicar um pouco de álcool em gel para esterilizar os dedos antes de tocar o piercing.
    • No geral, evite tocar no piercing.
  2. Você pode usar álcool isopropílico ou uma solução de sal marinho. Muitos profissionais que fazem piercings fornecem uma solução de sal marinho para os clientes usarem. Se você não receber uma, misture 1/8 de colher de chá de sal marinho em 250 ml de água.
    • Evite usar álcool ou água oxigenada para limpar o piercing. Eles podem atrasar seu processo de recuperação.
  3. Faça isso duas vezes ao dia para manter a região do piercing limpa. Primeiro, coloque um pouco de solução salina no algodão ou cotonete. Você pode segurar o algodão na abertura do frasco e virá-lo rapidamente de ponta cabeça para umedecer o chumaço com álcool.
    • Se não tiver solução salina, lave a região com um sabonete sem perfume e água morna.
    • Você não precisa passar uma pomada antibiótica no piercing. Use-a apenas se houver infecção ou irritação onde o piercing está.
    • Não fique tirando a pele ou as "casquinhas" ao redor do piercing, pois fazê-lo pode causar uma infecção. Amoleça os tecidos com a solução salina e passe um paninho sobre esses tecidos com suavidade.
  4. Gire a joia um pouco para os dois lados. Segure com cuidado a joia entre os dedos e gire-a no sentido horário e, em seguida, no anti-horário. Assim, evita-se que a pele fique grudada no piercing.
  5. Você pode limpá-lo uma ou duas vezes por dia, mas não deixe de fazer isso. Uma boa maneira de garantir que não se pule a etapa da limpeza diária é torná-la parte da sua rotina, transformando-a em um hábito tanto ao levantar da cama quanto ao ir deitar. A limpeza não demora mais do que alguns minutos e pode salvá-lo de uma infecção doída.
    • Para acelerar a recuperação, aplique uma fina camada de vaselina ao redor da abertura de cada piercing. A vaselina ajudará a manter o piercing úmido (e ferimentos úmidos saram mais rápido).
  6. Se você ficar sem eles por muito tempo, os furos podem fechar. Depois de seis semanas, é possível tirá-los.
    • Não fique sem eles por tanto tempo, pois, mesmo que os furos tenham cicatrizado, eles ainda podem fechar, dependendo do tempo de cicatrização do seu organismo.
    • Alguns locais demoram mais para cicatrizar. Por exemplo, um piercing na cartilagem leva quatro meses em vez de dois. Não se deve ter pressa para tirar a joia.
    • Evite nadar enquanto o ferimento não se cicatriza por completo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando os piercings infectados

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de tratar o piercing infectado, lave as mãos com sabonete antibacteriano. Depois, mergulhe uma bola de algodão em solução salina e passe em ambos os lados da pele perfurada para desinfetá-la.
    • Atente-se aos sintomas de infecção: pus, febre, vermelhidão, inchaço ao redor da região do piercing e dor.
    • Nunca mexa em um piercing infectado com as mãos sujas. Esse ato pode trazer ainda mais complicações.
  2. Os germes e bactérias podem ficar acumulados nas peças. Limpe-as de duas e três vezes ao dia para higienizá-las até que a infecção seja curada. [2]
  3. Use um cotonete para isso. Você só precisa de um pouquinho de pomada. Faça isso sempre que esterilizar as peças com álcool.
    • A limpeza com álcool e a aplicação de pomada antibiótica ajuda no processo de recuperação da orelha.
    • Gire gentilmente os brincos assim que os colocar novamente.
  4. Para fazer a compressa, mergulhe um pano limpo em água quente. Pressione o pano contra o piercing por até 4 minutos. Repita várias vezes ao dia se precisar.
    • Analgésicos não-esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Leia a bula antes de tomar qualquer medicamento.
  5. A maioria das infecções pode ser tratada em casa, com a ajuda de limpezas e pomadas. Se a sua não ceder em uns dois dias, é preciso ir ao médico para evitar que ela se espalhe.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo o local saudável

PDF download Baixe em PDF
  1. Os furos devem ter cicatrizado por completo para que se possa tirar as joias à noite. [3] Ao retirar os piercings para dormir, você evita que as orelhas rasguem durante o sono. Além disso, você permite que a pele entre em contato com o ar, o que mantém as orelhas saudáveis.
  2. Molhe um cotonete com álcool. Esfregue-o nos furos depois de retirar as joias. Fazer isso sempre ajuda a manter o furo livre dos germes causadores de infecções.
  3. Faça isso uma vez por mês, ou então quando o local ficar sensibilizado. O tratamento regular do piercing diminui a chance de que ele infeccione. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Toque a orelha apenas quando for necessário. As mãos carregam mais bactérias do que você imagina!
  • Evite completamente joias com penduricalhos por um tempo (até que o furo consiga suportar o peso).
  • Quando você começar a usar um brinco com penduricalhos, saiba que além deles serem mais leves hoje em dia, você pode proteger mais ainda o lóbulo da orelha usando um apoio de plástico.
  • Retire as joias do piercing quando for praticar esportes ou nadar.
  • Não use uma pistola daquelas encontradas para vender em lojas ou na internet para colocar piercings. Vá a um estúdio especializado em piercings, onde se usa agulhas. Um profissional pode ajudá-lo a escolher o tamanho e estilo apropriados e, além do mais, ele sabe direitinho o que fazer.
  • Tente usar luvas quando for limpar as orelhas para ser mais higiênico ainda.
  • Troque ou lave a fronha do travesseiro com frequência!
Publicidade

Avisos

  • Não se esqueça de limpar as orelhas ou elas vão ficar infeccionadas!
  • Não tire as joias cedo demais ou então os furos podem fechar.
  • Se os lóbulos ficarem infeccionados (muito vermelhos ou inchados e doloridos), vá ao médico na mesma hora.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 266 907 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade