Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pés sujos representam um imenso perigo à saúde, pois são um terreno fértil para diversos problemas como odor desagradável, unhas encravadas ou amareladas, dermatite, infecções fúngicas, como pé de atleta e infecções em cortes e feridas. Especialistas recomendam lavar os pés todos os dias, mesmo que eles não pareçam muito sujos. Manter os pés limpos e secos é uma das melhores maneiras de evitar esses tipos de problemas de saúde.
Passos
-
Encha o recipiente com água morna. Escolha uma temperatura agradável, mas verifique com as mãos, nunca com os pés, pois eles costumam ser menos sensíveis. É importante que a água esteja morna, mas não quente. Despeje um pouco de sabonete líquido ou detergente neutro. Mexa a água até fazer espuma.
- Caso utilize uma bacia, pegue uma que tenha espaço o suficiente para acomodar confortavelmente os pés.
- Também é possível usar o sabonete em barra comum, basta esfregá-lo um pouco debaixo da água.
- Quem tem diabetes ou outra condição de saúde similar nunca deve verificar a temperatura da água diretamente com os pés. É necessário conferir primeiro com as mãos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Coloque os pés na água. Para limpá-los corretamente, é preciso mergulhar os pés na água com sabonete. Sente-se em uma cadeira e ponha os pés dentro da bacia ou banheira, de forma que eles fiquem completamente submersos.
- Deixe os pés de molho por alguns minutos se eles estiverem muito sujos.
- Mantenha o chão ao redor da bacia ou banheira completamente seco, para não escorregar ao sair.
-
Lave os pés. Lavar os pés diariamente previne o mau odor e infecções. Esfregue usando uma toalhinha, esponja ou bucha para remover completamente a sujeira. Talvez seja preciso usar mais sabonete e esfregar vigorosamente se estiver muito sujo.
- Mergulhe a toalhinha, esponja ou bucha na água e torça para que ela fique apenas úmida, mas não totalmente encharcada.
- Esfregue suavemente cada um dos pés, dando atenção especial à sola, entre os dedos e debaixo das unhas.
- Lave a bucha antes de passar de um pé para o outro.
- Se estiver usando sabonete em barra, ensaboe os pés passando o sabonete neles.
- Troque a água antes de enxaguar se ela estiver muito suja.
-
Seque os pés. O excesso de umidade nos pés e entre os dedos pode promover a proliferação de bactérias e fungos. [2] X Fonte de pesquisa Por isso, é importante mantê-los bem secos. Além disso, secar-se depois de lavar os pés evita que eles fiquem sujos de novo rapidamente.
-
Jogue a água fora. Descarte a água suja quando terminar. O sabonete não é um produto tóxico e pode ser descartado pelo ralo normalmente. [5] X Fonte Confiável United States Environmental Protection Agency Ir à fonte
- Jogue no lixo os resíduos sólidos que ficarem no fundo da bacia ou banheira.
- Para evitar acidentes, certifique-se de que o chão está seco antes de colocar os pés nele.
-
Apare as unhas. Também é necessário cortar as unhas com frequência para manter a correta higiene. Isso ajuda a evitar unhas encravadas e o acúmulo de sujeira debaixo das unhas.
- Use um cortador de unhas em vez da tesourinha.
- Faça um único corte em linha reta logo acima do dedo. Cortar as unhas muito curtas pode resultar em unhas encravadas. [6] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Use uma lixa de unha para alisar cantos pontiagudos.
Publicidade
-
Abra o chuveiro, molhe os pés e passe sabonete. Lavar os pés deve ser parte da rotina diária, prevenindo o mau odor e infecções. Ajuste a temperatura da água até que seja agradável.
- Molhe a bucha/esponja na água e torça para que ela fique apenas úmida, mas não totalmente encharcada.
- Passe sabonete na esponja/bucha umedecida.
- Esfregue até fazer espuma.
-
Lave os pés. Use uma toalhinha, bucha ou esponja para remover toda a sujeira. Talvez seja preciso usar mais sabonete e esfregar vigorosamente, se estiver muito sujo.
- Esfregue suavemente cada um dos pés com a bucha/esponja, com atenção especial à sola, entre os dedos e sob as unhas.
- Lave a bucha quando passar de um pé para o outro. Use mais sabonete se necessário.
- Enxágue usando água limpa.
- Feche o chuveiro e saia do box.
-
Seque os pés. O excesso de umidade nos pés e entre os dedos pode promover a proliferação de bactérias e fungos. [7] X Fonte de pesquisa Por isso, é importante mantê-los o mais secos possível. Além disso, secar-se depois de lavar os pés evita que eles fiquem sujos de novo rapidamente.
- Retire os pés do box e seque-os cuidadosamente (sem esfregar) com uma toalha limpa. Isso é importante principalmente para quem tem uma condição médica como a diabetes. [8] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de secar bem entre os dedos, pois essa é uma área propícia à proliferação de fungos e bactérias. [9] X Fonte de pesquisa
- Passe um hidratante para os pés para evitar calos e rachaduras se você for diabético, mas evite a área entre os dedos. [10] X Fonte de pesquisa
-
Apare as unhas. Também é necessário cortar as unhas com frequência para manter a higiene correta. Isso ajuda a evitar unhas encravadas e o acúmulo de sujeira debaixo das unhas.
- Use um cortador de unha (em vez da tesourinha).
- Faça um único corte em linha reta logo acima do dedo. Cortar as unhas muito curtas pode resultar em unhas encravadas. [11] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Use uma lixa de unha para alisar cantos pontiagudos.
Publicidade
Dicas
- Deixe os sapatos arejarem de um dia para ou outro, evitando a umidade excessiva, que pode ocasionar a proliferação de fungos.
- Troque de meias diariamente.
- Marque uma consulta com o médico se achar que está com uma unha encravada ou com uma infecção bacteriana/fúngica.
- Experimente usar talco nos sapatos para manter os pés secos e livre de mau odor.
Publicidade
Avisos
- Não use a tesourinha para cortar as unhas dos pés se tiver uma condição médica como a diabetes. Não use objetos pontiagudos para limpar sob as unhas. Caso esteja tendo problemas para limpar ou cortar as unhas de forma segura, peça a ajuda de um médico. [12] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/diabetes/tc/diabetes-steps-for-foot-washing-topic-overview
- ↑ http://www.drpribut.com/sports/tineapedis.html
- ↑ http://www.webmd.com/diabetes/tc/diabetes-steps-for-foot-washing-topic-overview
- ↑ http://www.webmd.com/diabetes/tc/diabetes-steps-for-foot-washing-topic-overview
- ↑ http://www.epa.gov/region9/water/recycling/
- ↑ http://health.clevelandclinic.org/2015/03/how-you-can-prevent-and-treat-painful-ingrown-toenails/
- ↑ http://www.drpribut.com/sports/tineapedis.html
- ↑ http://www.webmd.com/diabetes/tc/diabetes-steps-for-foot-washing-topic-overview
- ↑ http://www.webmd.com/diabetes/tc/diabetes-steps-for-foot-washing-topic-overview
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 54 621 vezes.
Publicidade